Ótimas resenhas x overbooking

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Tenho uma amiga que vai passar o Natal em Roma e achou um bed & breakfast charmosíssimo (tanto que se intitula "relais").

Ela perguntou a minha opinião. Eu gostei do que vi no site e daí entrei no TripAdvisor.

As resenhas são ótimas. Só que há três casos relatados de overbooking, em que os hóspedes foram remanejados para outros hotéis. Os três casos foram em setembro, novembro e dezembro do ano passado; depois disso, o relais já teve seis resenhas, cinco delas positivas.

Eu contei isso para a minha amiga, e ela perguntou se corria risco. Eu respondi que sim, né -- afinal, há três casos relatados.

Então sugeri que, se quisesse fazer a reserva, pelo menos mencionasse o fato nos emails. Tipo: "I'm concerned about three overbooking cases mentioned on TripAdvisor, could you please guarantee that we won't be transferred to any other hotel? Thank you!"

O que vocês me dizem?

Sylvia, tu que costuma(s) reservar direto com os hotéis, o que farias?

Sou todo ouvidos.

24 comentários

GiraMundo com Jorge Bernardes

Em Julho agora, eu me hospedei no ótimo Hotel Roemer de Amsterdam.

O hotel está super bem colocado no ranking do Trip Advisor. Li todos os reviews e peguei um em que a mulher no Reveillon sofreu overbooking lá e meteu o pau no hotel.

Foi super difícil conseguir reserva lá, apenas um "consolidador" confirmava, TODOS os outros não mostram disponibilidade.

Ainda assim, tomei um ar e coragem e completei minha reserva online, confiando que aquele havia sido um caso isolado.

Troquei emails com o hotel para pedir carro, berço e outros detalhes, como um sinal de "olha, eu tô indo aí, veja se confere minha reserva".

Deu tudo certo, achei o hotel espetacular!! Localização, atendimento, quartos, café, serviço, tudo!

Ainda vou fazer um post sobre eles.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Eu costumo reservar direto nos sites dos hotéis porque acho menos arriscado do fazer através de terceiros.

Eu faria exatamente o que vc recomenda, ou seja, logo após efetuar a reserva e ter o número de confirmação, mandaria um e-mail à Central de Reservas reportando os fatos relatados no Tripadvisor e pediria algo por escrito. Todavia, não reservaria o hotel se ele me cobrasse antecipadamente. Só faço reservas do tipo em hotéis que debitem no Cartão de Crédito ao check-out.

Eu enviaria também, no mesmo e-mail, os links das resenhas que relatam as ocorrências de overbooking.

Aliás, por falar e reservas on line, já nem me recordo mais há quantos anos não compro diárias de hotéis no exterior através de agências de viagens (exceto quando em pacotes). Todas são feitas diretamente no site do hotel e com pós-pagamento.

Quando se tem filiação a alguma rede (no meu caso, Starwood) tudo se torna aidna melhor. Também já comprei através do Expedia.com e não tive problemas

Eu faria apenas mais uma recomendação: se ela conhecer alguém que fale bem o idioma local ou o inglês, dê uma ligadinha, não custa tanto e lhe dará segurança adicional, além do e-mail.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

GIRA, você poderia me dar mais dicas deste hotel, já que eu irei a Amsterdam em março de 2008, finalizando minha viagem a Bangkok e Cingapura? Agradeço!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Acredito que o questionamento é válido e seria interessante solicitar a confirmação destacando que o quarto está garantido e que não ocorrerá mudança de acomodação ou de hotel.

Além disso, próximo da viagem seria necessário entrar em contato e confirmar se está tudo certo.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Já vi as resenhas do hotel do GIRA e entrei no site. Quem quiser....

http://www.hotelroemer.nl/site.html

filipe
filipePermalinkResponder

Aproveitando o embalo da discussão aí vai uma sugestão para enquete: quem usa ou já usou os consolidadores? Quais (booking, venere)? Tudo certo ou teve algum problema? Eu já reservei vários usando o booking, sem um pingo de problema. Já reservei algumas vezes também direto no site da rede accor, dependendo se consegue ótimas promoções. Acho um assunto importante pois na primeira vez todo mundo fica um pouco receoso, assim podemos dar força para quem nunca usou os consolidadores. Abraços e boa viagem.

Ricardo Freire

Nunca tive nenhum problema -- seja com Expedia, com Venere ou, antes deles, com sistemas de reservas online encontrados no site de hotéis.

Ao contrário de todo mundo, eu fico mais nervoso quando não debitam nada do que quando debitam. Sei lá, acho que ao haver débito o compromisso é mais forte. (Opinião pessoal absolutamente NÃO fundamentada, diga-se.)

Uma vez, na primeira viagem que fiz com reservas feitas pela internet (em 2001, para Espanha e Portugal), meu hotel de Sevilha não achava nenhuma reserva feita no meu nome.

Eu já estava sem saber o que fazer, quando lembrei que... por uma questão de vencimento de cartão de crédito, eu não tinha feito a reserva no MEU nome grin A reserva estava lá, certinha.

Majô
MajôPermalinkResponder

Tenho feito todas as reservas diretamente com o hotel, confirmo uma semana antes. Por garantia ainda imprimo os e-mails, mas nem precisei usar, pois nenhum falhou. Nenhum pediu depósito adiantado, só paguei quando do fechamento da conta.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Antes do tripadvisor a gente reservava sem saber nada :roll: , tinha
na melhor das hipóteses uma recomendação de um guia ou de um pax
de sei lá quantos anos atrás lol
Hoje, só marca bobeira quem tem preguiça né ??

Quanto a este caso especificamente eu só reservaria se :
1- O check in for feito cedo no hotel ( isto quer dizer até as 13 h ) :
mesmo que seja preciso esperar para liberarem o quarto ( coisa que
nunca me aconteceu ) . Depois deste horario eu não arriscaria de jeito nenhum .
2- O hotel me garantisse por e mail que receberei a acomodação escolhida.
Para isso funcionar necessario fazer contato por email sempre com a mesma pessoa, ter o nome dela em mãos ( assim como toda a correspondencia impressa e em mãos na hora do check in ) e de preferencia reconfirmar tudo um dia antes da chegada .

Aliás, vale lembrar que chegar no fim do dia ou a noite em qualquer hotel
é complicado. É preciso deixar isso bem claro e ter tudo impresso .
Insisto em imprimir pois muitas vezes ( muitas mesmo) os emails impressos salvaram a pele e garantiram a tarifa .

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Pois é, quando eu fiz a reserva por e-mail no Hotel Familia, em Paris, eles me escreveram uma tarifa com café da manhã que era na realidade a tarifa sem café da manhã. Na hora que chegamos e fizemos o check-in, a tarifa apresentada foi outra. Como eu estava com o e-mail impresso em mãos, fiz valer a tarifa mais baixa.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

É isso Jurema !
Aliás, vcs sabiam que isso funcionou comigo até no grupo accor ?
Reservei com 5 ou 6 meses de antecedencia e a tarifa subiu uns 30 %
Na hora de pagar mostrei o e mail e cobraram o valor impresso
( nem eu acreditei :roll: )
Por outro lado me quebrei em Toronto pois achei que no primeirissimo
mundo sem gersons não precisava imprimir . Reservei pelo site um
"pacote promocional do hotel" com transfer e café e não é que cobraram
o café ? Fiquei friiia ( e braba ) pois sabia que não tinha como provar sad

GiraMundo com Jorge Bernardes

Eita Arnaldo. Vc não me deu tempo nem de almoçar e já arrumou tudo smile Esse cara é bom... mas está nos meus planos fazer um post sobre cada hotel da viagem com a Clara, então depois vc confere os detalhes lá no GiraMundo.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

GIRA, nem adianta. Fui lá dar uma olhaa e no site deles não há vagas para a data que eu preciso....

George
GeorgePermalinkResponder

Ola Riq e tripulação.Eu ja fiz muitas reservas pelo site do Sofitel,pelo do SLH(Small Luxury Hotels),pelo do LHW(Leading Hotels of the world),SEMPRE imprimi a confirmação e NUNCA tive problemas.Uma vez eu reservei o Hotel Castiglione em Paris por um agente de viagens,fui fazer o check in as 14hs00(logo no comeco)e me disseram que alguns quartos estavam com "problemas" e que iam me mandar para outro hotel da mesma categoria.Como eu estava de carro,fui devolve-lo...e quando voltei os problemas haviam desaparecido...e acabei ficando no mesmo Hotel.Portanto,sem essa de 1º mundo.IMPRIMAM sempre as confirmaçoes e liguem 1 semana antes e na vespera se possivel.
Alias,alguem pode me dizer quais os paises do 2º mundo hoje em dia?

Carla
CarlaPermalinkResponder

Em relação aos consolidadores, uso sem susto. Mas, como boa filha de mineiros que sou, ou seja, geneticamente desconfiada, imprimo tudinho e levo. Gostei muito do Asia Rooms - eles foram super sérios quando precisei adiar a viagem ao Uruguai no início do ano, remarcando tudo sem complicação e sem custos. Agora em julho arrisquei o Travel 2 Peru para reservar os hotéis e também fiquei muito satisfeita. Aliás, sou do time do Riq, prefiro que debitem ao menos a primeira noite - sei que não tem fundamento, mas parece que a reserva é mais "sólida"... wink

Carla
CarlaPermalinkResponder

Aliás, lembrei de uma historinha dos primórdios das reservas via Internet... Reservei um Days Inn em Washington pelo site deles - e não é que quando cheguei lá o hotel estava fechado para reformas?!? Já estava começando a entrar em pânico quando vi que havia um único funcionário do hotel esperando para nos levar de limusine ao Capital City (que hoje é o Hilton!), para onde haviam transferido a nossa reserva sem nenhum custo adicional, claro... Nada mal, né? wink

Carla baiana
Carla baianaPermalinkResponder

Ah, eu tambem sou do time do Riq. Reservei meu hotel em Roma e eles nao me cobraram nadinha, tive que ligar pra la essa semana pra confirmar porque ja tava ficando preocupada.
Quanto aos sites de reservas, eu prefiro sempre fazer a reserva com eles, principalmente quando vamos pra outro pais. As taxas ja estao todas inclusas e nao tem surpresas. No caso do Canada, por exemplo, os impostos sao altos e a gente sempre acaba pagando mais do que pensou que ia pagar. Alem do mais, eles oferecem as melhores tarifas.
Eu uso www.hotels.com, www.expedia.com e www.priceline.com. Este ultimo sendo o mais interessante deles porque pode funcionar como um leilao. Tendo sorte e sabendo jogar voce pode ficar num hotel muito legal por pouca grana. Na ultima vez que usei, fiquei num 4 estrelas em Toronto por $60 dolares a noite, em pleno feriado!

loris
lorisPermalinkResponder

Faço todas as reservas possíveis pela internet. Nos consolidadores , eu tenho mais segurança principalmente quando já está debitado no cartão.
Até hoje não tive problema algum. Na França e na Alemanha envio o email direto par o hotel e até agora não tive nenhum problema.
esse ano começo um tipo de reserva diferente o agriturismo na Itália , vamos ver se funciona. Na Argentina e nO Chile tive muitas dificuldades nas reservas diretas nos hotéis , muitos não respondem. Numa estancia em Santa Rosa enviei o dinheiro pelo western union e achei um pouco complicado. Em Roma uma vez o dono do hotel me disse que se eu reserva-se diretamente com ele , sairia mais barato.
muito interessante este post. E quais são os sites confiáveis ?
já conheço o expedia, o venere, o best western etc.

Rodrigo Purisch

Tudo pela Internet.

Gosto muito da política da Accor (Ibis, Mercure..). Já reservei na Choice (Confort Inn), nos Toyoko Inn (Japão) e no Marriot. Inclusive foi essa reserva do Marriot que me levou a fazer todas as próximas pela Internet. Não existia o site brasileiro, nas agências não existia mais disponibilidade e no site tinha disponibilidade e ainda com promoção junto com a visa!

Em Las Vegas, os sites próprios dos hotéis tinham tarifas muito melhores que as dos consolidadores (promoções).

Nos hotéis que não fazem parte de cadeias, tento diretamente no Hotel. Nunca tive problema na Tailândia (vários), Cingapura e no Vietnã.

Consolidadores: Expedia (me cobrou antecipado), mas conseguiu uma tarifa muito boa numa "pousada" em South Beach (Miami). Hotel Conexions me cobrou antecipado e uma reserva com boa tarifa em Nova York. Já fiz uma reseva no Sawasdee na tailândia sem problemas.

Resumindo, Hotel e Aviões: Primeiro olho no site da cia, depois nos consolidadores. Se for igual, vou direto no site, se não consolidador e também fico um pouco mais tranquilo nos consolidadores quando me cobram algo adiantado.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Arnaldo por aqui em março, que legal!!!!

Ótima oportunidade para a 1º conVnVenção na Europa!!

O que acham? Quem pode???

Abs!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Tenho um amigo que gostou muito do PriceLine e recomenda sempre. Ele me conta que conseguiu uma diária no Waldorf Astoria por uma ninharia...
Mas eu tenho um pouco de medo de me sair com algo estranho. Prefiro ter o controle de tudo, ter o poder de escolha, sabe?
Nunca usei consolidadores, mas vejo que todo mundo tem boas experiências com eles.
Quanto às reservas...nós sempre levamos e-mails e comprovantes. Um pouco desconfiada, filha de mineiras, sabecumé? grin

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Aliás, como a Carla disse aí em cima... wink
E filha de mineiros, corrigindo.

Candida
CandidaPermalinkResponder

Desculpem minha ignorancia, mas sempre achei que fazendo a reserva direto com o hotel, estaríamos pagando a balcão, o que não sería vantagem, por isso sempre em viagens internacionais, procuro uma agência, mas com tantos experts afirmando que fazem as reservas direto, pergunto. Financeiramente, qual a melhor forma para fazer as reservas????

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Candida:
Para mim , o melhor é pagar o preço menor .
Isso significa procurar nos atacadistas e no proprio hotel.
A palavra mágica é " internet rates " , ou seja ninguem será comissionado
com a venda .

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar