O assunto é quente: deu na CNN, na GloboNews e, só entre ontem e hoje, a Erica, a Lena e a Sylvia comentaram aqui no blog.
Trata-se do Trivop, o primeiro videoguia de hotéis na Internet.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nAqdSIK1on8]
Eu já tinha visto há algum tempinho em algum dos blogs gringos em que eu garimpo notícias para o programa de rádio, mas achei meio incipiente; acabei não dando a nota e ainda esqueci completamente do assunto.
Acho o seguinte: pode ser uma ferramenta bacana, mas para isso acontecer o site ainda precisa tomar muito Nescau. Por enquanto, ainda está muito no começo, e demasiadamente beta para ser realmente útil.
A falta de busca de hotel por nome é desesperadora. Mas da primeira vez que eu pesquisei havia busca por nome, e era pior ainda -- como tem muito pouco hotel no catálogo, dava só "não encontrado".
Concordo que é bacana o fato de haver link para as resenhas do TripAdvisor; mas o ideal seria o contrário -- lá no TripAdvisor haver link para o Trivop sempre que houvesse um vídeo cadastrado. (Ou seja: dificilmente esse Trivop vai ser um site ponto-de-partida; vai ser um lugar onde vamos procurar vídeos de hotéis que tenhamos encontrado em algum outro site.)
O que me preocupa é o jeito que o site escolheu para crescer. Se vocês rolarem a página inicial até o fim, vai ver que eles estão à procura de todo tipo de vídeo de hotel -- pode ser feito pelo próprio hotel, por cinegrafistas independentes ou por hóspedes.
Sem falar que o formato inicial dos vídeos é muuuuito chato; parece aqueles infomerciais antigos de hotéis de campo e restaurantes que passavam sábado de noite na TV (eu fico imaginando uma locução por cima "Sofisticação e requinte você encontra no hotel...."). Mas gosto muito do fato de mostrarem a rua e os arredores.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=SwXTbj95nX8]
Anfã... acho o seguinte:
1) que esse Thomas Owadenko (aí embaixo tem o vídeo de uma entrevista com ele) teve uma idéia web 2.0 bacana e pôs em prática rapidinho para tentar ser comprado por bilhões por uma Expedia da vida e ser anexado a um portal de resenhas tipo TripAdvisor;
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=bD5bkGnMgoU]
2) que deve acontecer uma banalização de vídeos de hotéis, que passarão a ser incorporados aos sites oficiais (quando feitos pelos hotéis) e às resenhas dos hóspedes nos TripAdvisors da vida (do mesmo jeito que hoje os caras sobem fotos).
8 comentários