Vídeo do sábado: Tbilisi, Geórgia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zAMR5S6BZ4A]

Admito: até semana passada eu não imaginava que Tbilisi, a capital da ex-república soviética da Geórgia, fosse sequer visitável -- que dirá interessante.

Se me perguntassem onde fica a Geórgia no mapa, eu não saberia dizer que ela está imprensada entre a Rússia, ao norte, e a Turquia, a Armênia e o Azerbaijão, ao sul.

Mas como essas informações nunca vêm sozinhas, no intervalo de sete dias eu vi (1) Tbilisi ser mencionada pelo casal Lonely Planet como um dos 25 lugares que eles recomendam no planeta e (2) a cidade ganhar uma matéria extensa na Travel & Leisure.

Fazer o quê? Mais um lugar pra listinha...

14 comentários

Arthur
ArthurPermalinkResponder

A trilha sonora do vídeo poderia ser Georgia on my mind...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Now Georgia is on my mind too... lol

Sabrina
SabrinaPermalinkResponder

Meu namorado acabou de voltar da Georgia e disse que o lugar é lindíssimo. É um país pobre mas as pessoas são muito simpáticas e hospitaleiras. Agora eu também quero ir... Recomendado!

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Ricardo, acho que é a primeira vez que comento no seu blog, mas leio sempre. Adorei esse post, pq meu marido fala em Tbilisi pelo menos uma vez por semana. Eu tb não tinha idéia das coisas legais que existem lá. Quem sabe no ano que vem... Enquanto morarmos em Londres, vamos aproveitar!
Obrigada pelos artigos sempre interessantes!

Karinissima
KarinissimaPermalinkResponder

Riq, Georgia é maravilhosa. Estou preparando um roteiro Georgia-Azerbaijão-Turquia para a próxima viagem que fizer ao lado da minha mãe. Ops, minto, não será a próxima. Em breve as turcas embarcarão pro Paquistão... De tanto que eu enchi o pacová dela, ela topou. smile

Aaaah gente... Assistam DESDE QUE OTAR PARTIU no Telecine Cult. O filme é maravilhoso e é ambientado na Geórgia.

Riq... Pq vc não faz uma enquete de filmes que mostram lugares fora do roteiro? Porque de Paris e Nova York já sabemos de cor quais filmes devemos assistir. Mas Geórgia... smile

Se alguém quiser conhecer Peshawar, minha cidade no PK, aluguem "Neste Mundo". Vocês vão odiar. grin

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Eu sou fascinada por essa região, não me perguntem o porquê...Armênia e Azerbaijão também estão na lista (já nem sei em que posição estes lugares estão na lista, pra ser sincera, ela tem mudado tanto...).
Achei muito interessantes esses prédios com balcões, me pareceu um lugar agradável...e o interior deve ser cheio de lindos mosteiros.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Riq, estou na expectativa de uma viagem para Russia, agosto próximo, quinze dias, aproveitando uma estadia de três meses de parente que trabalha no Itamarati. Já sei que não preciso mais de visto. Vou ter onde ficar. Mesmo sabendo que na capital tem muito pra se ver, queria dicas de lugares próximos para visitar, coisas imperdíveis, já que repetir essa viagem vai ser bem difícil.

Ricardo Freire

A melhor fonte de informação pra Rússia, Rosa, é o blog da Luisa, o Arquivo de Viagens.

http://arquivodeviagens.wordpress.com/category/russia/

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Rosa, continua precisando de visto, sim. O Senado brasileiro ainda não aprovou a isenção de visto russo, de modo que a exigência permanece. A obtenção do visto é relativamente cara (tudo vai sair uns R$ 400) e complicadinha/burocrática. O http://www.waytorussia.net/ talvez facilite as coisas. Se você não puder/quiser ir pessoalmente à embaixada em Brasília, vai ter de enviar o passaporte para lá por meio de uma agência de turismo credenciada. Eu não tenho aqui comigo agora os dados dessa agência, mas a própria embaixada fornece. Ainda que você vá ficar menos de trinta dias, peça visto para trinta dias. Não muda nada no procedimento nem no preço e você ganha mais liberdade para o caso de acontecer alguma coisa e/ou você querer ficar mais tempo.

No mais, o blog da Luisa é "a" fonte em português de viagens para a Rússia. Repeti boa parte da viagem dela e recomendo fortemente. Em http://www.viaggio-mondo.com/ você também encontra alguma coisa em português.

Aproveite esse país absolutamente fascinante que é a Rússia.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Beleza, tou indo lá olhar.
Obrigada, Riq.

Gabriela Moniz

Estou indo turistar no Azerbaijão em dezembro e gostaria muito de conhecer a Geórgia também.
Não consigo encontrar nenhum blog que tenha dicas sobre Baku. Conhece algum?
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Sempre tem bom conteúdo no New York Times:

http://www.nytimes.com/2010/10/31/travel/31baku-nextstop.html

Gabriela Moniz

Obrigada! Vou dar uma lida nessa matéria do NYTimes. Espero voltar com muita história para contar!

ione melo
ione meloPermalinkResponder

Olha, obrigada. Super dica esta no NYTimes. Vou para Geórgia em março/2014 e recolhi muita coisa de lá. Abração.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar