[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0xF_Kxo1a4U]
Lugar de tango não é só no palco ou em exibições de rua para turistas. O que não falta em Buenos Aires são lugares onde o tango pode ser ouvido e dançado por amadores, curiosos e aficionados em geral. São as milongas -- noites de baile que se realizam em salões cidade afora.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KzV_8rRxic0]
Não espere o ambiente dos shows para turistas, nem a destreza das parejas profissionais. Se fizer questão de charme, dê uma chegadinha na sobreloja da Confitería Ideal, onde acontecem milongas todas as tardes. É pertinho da Florida, e está em todos os guias -- por isso, atrai mais turistas do que as outras. Pudera: imagine se houvesse uma Estudantina no segundo andar da Confeitaria Colombo...
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=xrlsS7ejzp4]
Algumas milongas têm dias específicos para acontecer; outras têm dias mais concorridos que os outros. Esta semana a escritora americana Marina Palmer, que se mudou em 97 para Buenos Aires por causa do tango (e escreveu "Kiss and Tango", uma espécie de "Um ano na Provence" portenho), passou o seu roteiro de milongas para o blog Gridskipper.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=M3FiGuOF2cY]
Señorita Palmer recomenda, às segundas, a milonga do Salón Canning; às terças, Porteño y Bailarín; às quartas, La Nacional; às quintas, El Niño Bien; às sextas, La Estrella (que se realiza no mesmo clube de outra milonga, La Viruta, em Palermo Viejo); e nos fins de semana de verão, duas milongas ao ar livre: aos sábados, La Calesita (Comodoro Rivadavia, 1350, em Núñez); e aos domingos, La Glorieta, nas barrancas de Belgrano.
Para assistir a todos os vídeos de tango feitos por OneTangoSpring, o cara de quem eu peguei emprestado os youtubes deste post, clique aqui.
29 comentários