Próxima parada: ViajeAqui

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pessoal,

Este foi o post mais difícil de escrever da história do blog. Talvez porque seja o mais importante, também.

Queria convidar vocês a me acompanhar em mais uma etapa dessa viagem, que começou na virada do ano de 2004 para 2005, lá no Zip.net, e que continuou, desde janeiro deste ano, aqui no ambiente Wordpress.

O próximo post já vai ser publicado num novo espaço dentro do portal Viaje Aqui, para onde o Viaje na Viagem se muda a qualquer momento (assim que se ajustarem alguns detalhes técnicos).

viajenoviajeaqui450.jpg

(Atendendo a pedidos: a bóia foi junto!)

O motivo da mudança é que, a partir de agora, eu me torno, de fato, um blogueiro profissional.

Passo a ser re-mu-ne-ra-do, olhem que conceito interessante lol , para exercer a atividade à qual tenho devotado mais tempo, energia e, por que não?, fé, desde aquele primeiro post de quase três anos atrás.

Não que o blog vá passar a pagar todas as minhas contas -- esse momento ainda está um pouco distante shock --, mas já é um começo.

Contas à parte, é claro que essa baldeação só vai valer a pena se vocês vierem comigo.

"Blog" não é mais uma palavra que dê conta de definir completamente o Viaje na Viagem. De uns tempos para cá, a palavra certa é "comunidade". Vocês não vão me abandonar nessa hora, né?

(Imaginem aqui um emoticon com olhar pidão.)

Não vou esconder de vocês: vamos sentir falta de algumas funçõezinhas bárbaras aqui do Wordpress. A lista dos 10 comentários mais recentes, que foi decisiva na transformação do VnV de blog em comunidade, não vai mais estar no topo da barra lateral (nem em lugar nenhum; só o Wordpress oferece essa função). Mas já estou pensando em outras maneiras de dar o máximo destaque às contribuições da tripulação.

Mas não se preocupem, que as vantagens do VnV no novo espaço também vão ser evidentes. Em primeiro lugar, eu vou poder dedicar mais tempo, mais energia (e mais fé) ao blog. A média diária de posts deve subir sensivelmente -- assim como a minha disponibilidade para pesquisar e responder.

Vou poder me dedicar a uma tarefa que estava na minha listinha há tempos: compilar/editar/atualizar os posts mais acessados, separando o joio do trigo e deixando a pesquisa mais fácil. Na nova fase, por sinal, vou preparar os posts já pensando em como eles funcionarão melhor como material de pesquisa.

Vocês podem esperar também tutoriais ilustrados sobre como usar os sites de planejamento e reservas de viagem, e miniguias atualizados dos destinos do Freire's.

Tudo isso e mais blogagem ao vivo de viagens, que agora devem ficar mais freqüentes, graças à maior proximidade com a Viagem & Turismo.

Sem esquecer as seções já tradicionais aqui da casa, como as enquetes (começo quarta-feira, para deixar todo mundo chegar do feriado), as charadas e o rolê habitual pelos blogs da comunidade (que vão conquistar muito mais leitores).

Enfim, vai dar um trabalhão danado, mas no final das contas vai ser mais divertido ainda.

Semana passada dei um pulinho até a redação do núcleo de Turismo na Editora Abril para dar o OK definitivo e conhecer as possibilidades do novo espaço.

    nei400.jpg

O Claudinei Montes, o Nei, é o controlador de vôo dessa nova etapa. É pra ele que vamos pedir as gambiarras que vão possibilitar que se extraia o máximo das ferramentas que temos hoje à disposição. (Brevemente teremos outras, mais, desculpaê, up-to-date.)

    rogdan400.jpg

Os dois homens-chave nessa tarefa são o Danilo Vespa e o Rogerio Fratin, que estão fazendo as reformas hoje possíveis para que o blog possa funcionar 100%. Já consegui que instalassem permalinks (URLs individuais por post) e só estou esperando chegar o esqueminha de como incluir várias fotos por post (algo que até anteontem não era possível com a ferramenta da Abril) para começar a blogar loucamente. Existem outros pedidos na fila, mas vou pentelhar um de cada vez grin (O próximo será reconstituir na barra lateral o blogroll com todos os blogs da comunidade VnV.)

    bettina400.jpg

Vou ter o prazer de ser colega da queridíssima Bettina Monteiro, que edita o portal. A propósito -- já contei que os outros blogs vão mudar também? Pois vão: todos os blogs vão ter postos inéditos diariamente (deixando, portanto, de ser meras colunas semanais); e o que é melhor: todos os posts poderão ser vistos num blogão-agregador. Além dos blogs, o portal continuará a ter colunistas semanais de primeiro time.

    kiko400.jpg

E esse aí é o culpado -- no melhor sentido -- pela mudança de endereço: o nosso Kiko Nogueira, a quem vocês podem parabenizar pela inteligência, perspicácia e bom-gosto pelo email knogueira arroba abril ponto com ponto br. lol

Então tá. Já em um postzinho inicial lá no blog novo. Só estou esperando me mandarem o atalho da publicação de posts multifotos para sair postando. Vocês saberão quando isso acontecer: eu vou pôr o endereço novo grandão no alto desta página.

(Ei, não esqueci de nada do que está na fila: Buenos Aires, Aracaju, Caribe para quem vai com milhas TAM a Caracas, por que eu apóio a Copa no Brasil -- e as perguntas que aparecerem.)

Enquanto isso, vocês bem que podiam dar uma passadinha lá e espalhar bons fluidos na primeira caixa de comentários da nova fase. Bora demarcar nosso novo território!

vnvva451.jpg

Obrigadíssimo a todos! Até daqui a pouco -- !

116 comentários

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Patsy, vou deixar minha mãozinha virtual aqui tá ? :roll:

adriana
adrianaPermalinkResponder

Todos juntos mudando de escolinha... Então nem vai parecer que a escolinha tá mudando, né? O que eu queria saber é como arrumar ESSA malinha de viagem!! Mas vamo-que-vamo!

Alexandre Giesbrecht - AVIVIXE

Em inglês há uma expressão fantástica para o que penso da situação: "mixed feelings". É exatamente isso: ao mesmo tempo em que fico feliz pela, digamos, evolução e conquista de ume spaço merecido, por outro lado fico triste de ver um lugar que sempre me recebeu tão bem ver suas luzes apagar. No fim das contas, é como uma mudança de casa por parte de amigos: os amigos continuam lá; o endereço é que mudou. O problema é que meio que virou uma mudança de Higienópolis para o Glicério.
smile
O ViajeAqui ainda tem de evoluir *muito* para poder limpar as botas do Wordpress. Felizmente, parece que isso está razoavelmente bem encaminhado. Espero que logo, logo o "Glicério" possa ter mais cara de "Higienópolis". Na vida real também!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

É exatamente o que penso! O RIQ merece tudo iso, de bom e do melhor! Mas nós não seremos mais os mesmos lá como fomos aqui...

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Arnaldo e Beto, larga disso já! shock
Vamos logo.. mrgreen

Beto
BetoPermalinkResponder

Tá bããããão...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Plim plim ... tem uma saida !!!! lol lol
Vamos pedir usocapião desse espaço aqui smile hehehe
Ai ficamos com os dois .
Ernesto, prepara a papelada !!

Eli
EliPermalinkResponder

Meninos, parem de pirraça, sejam bonzinhos e obedientes, chega de rebeldias. Manda quem pode e obedece quem tem juízo: já pra casa nova......... isso é uma ordem e não se discute.

Eli
EliPermalinkResponder

Tá legal, também já sinto saudades.
Saudades... coisa gostosa de se sentir e curtir. Mas, se todos vão junto não tem porque chorar, vai ser tudo de bom...

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Nossa Riq, que legal! Super merecido. Tenho certeza que todo mundo vai se acostumar com o novo espaço e vc vai ter mais sucesso ainda.
Uma pergunta: O destino de viagens daqui vai continuar no ar? Tava enrolando pra separar as dicas pra minha próxima viagem, e queria saber se preciso correr pra fazer isso ou nao...

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Tá, eu vou, mas tomara que me sequestrem no meio do caminho!

Zé
PermalinkResponder

Vixe!! Pelo que você falou, Riq, acho que o negócio vai ser muito bão!!
Agora, me responde: vai poder ter carinhas grin grin grin ou não cry cry cry ?E o meu avatar cry cry cry ?

Brincadeirinha, Riq. Sinceramente, estou muito feliz por você. Vai dar tudo certo. E PARABÉNS...

Eu a Débora e os meninos já estamos mudando de mochila e cuia prá lá. Com ou sem carinhas...

Ah, como você vai ter mais tempo e fé para pesquisar e responder nossas perguntas, por favor, vá pesquisando aí pra mim uma viagem ao Cazaquistão de submarino. É meu sonho de consumo! lol

Abração e boa sorte!!! mrgreen

PS: Você sabe que eu sou da turma do fundão e, portanto, vou continuar fazendo bagunça. Nem adianta dar bronca, viu?

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Riq e tripulação: não tenho escrito muito porque só agora me acertei com a rede wifi do cruzeiro. Mas posso adiantar que a travessia Manaus-Belém foi uma das coisas mais lindas que já fiz na minha vida. Agora estou a caminho de Natal, onde, infelizmente, desembarco, por outros compromissos assumidos anteriormente (o navio segue até o Rio!).
De qq maneira, estou empolgadíssima com mudança para o Viaje Aqui! Desejo sucesso imenso, Riq, até porque migraremos todos, sem dúvida, já que nos sentimos também meio "donos" do pedaço lol lol lol

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Sylvia, vc é um gênio! grin
Onde tá o Ernesto? Ou a Flávia penido?
A gente vai lá, faz um comentário comportado e corre pra cá! grin
Betôôô! Arnaldôôô! Zééééééééééé! Vooltem aqui!!! grin

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Eu não vou sair, nunc amais...nem vou pra lá....tou acorrentado no Beto e no pé da cama...e se sair serei SEQUESTRADO!

Ricardo Freire

Maryanne, o arquivo vai continuar todinho aqui, não se preocupe. Mesmo que arranjem um jeito de transferir tudo pra lá (acho difícil), não vou apagar nadinha do que está aqui.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Sou um "sem terra" virtual, usocapiei, com ou sem direitos....não saio ...nem morto!

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Riq, tô feliz por você, mas tô me sentindo "quinem" cachorro que caiu da mudança... sad

O Alexandre acertou: mixed feelings...

e se ficar confirmada a inexistência de carinhas vou chorar... cry cry cry sad

sad mrgreen cry lol shock grin :roll:

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

NÓS NÃo vamos abandonar o RIQ, mas sair daqui, não saio não, ah, não...se não saio, não saio não..

Carla2
Carla2PermalinkResponder

também tô tentada a me acorrentar ao Arnaldo, que tá acorrentado ao Beto, que tá acorrentado à cama... essa escolinha é tão mais legal.... sad

Ricardo Freire

Bagunceiras e bagunceiros do fundão: quem disse que precisa se comportar por lá?

Olhem o que eu escrevi no post: bora demarcar o nosso novo território!

As regras -- ou a falta de -- continuam as mesmas. Só não tem o crédito na barra lateral, mas podem deixar que eu vou arranjar um jeito de valorizar as participações.

Pra Emília: é claro que a sinceridade continua valendo. O conteúdo não tem nada a ver com os patrocinadores.

O único que vai precisar se comportar sou eu, que agora não vou poder dar mais piti...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Mô ... o negócio é o seguinte :
Presta beeem atenção tá ?
Esta semana ainda vou almoçar no Faena de ALPARGATAS RUEDA
E
tomar chá da tarde no Alvear de HAVAIANAS
Na volta , mas sóoo na volta vou me mudar para "lá" ( e vou chamar o
novo endereço de LÁ por muito tempo ) e vou levar as alpargatas e
as havaianas comigo.
MôÔô .. quero te convidar para pegares tua malinha com o kit turista
e passar LÁ semana que vem pra fazer uma visita , tá ???

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

PÔ, RIQ, é claro qeu a gente sabe que vc não tá ligado a nenhum compromisso de vender nada nem dar opinião comercial....nem rpeicsa esclarecer isso....

Rosa
RosaPermalinkResponder

De Manaus à Belém de navio?????????? Conta mais Mari... isso é novidade da boa.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

RIIIQQQ !!
Sem piti o meu cargo fica extinto ..
Vou ficar no limbo
Vou acabar no conselho..
sad
sad
sad

Rosa
RosaPermalinkResponder

e a frasqueira, vai ou não vai?????????????????

Ricardo Freire

Sylvia, só quem não pode dar piti sou eu...
:roll:

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

A fransqueira afundou de desgosto... sad
(rs..eu tô amando esse dramalhão sincero, gente!)

Paulo e Ana
Paulo e AnaPermalinkResponder

Que medo hein Riq, estamos aqui em Los Angeles e vc me dá uma notícia destas, brinadeiras a parte desejamos a vc tudo de bom e pode esperar a gente por lá, amanhã postamos no blog San Diego e LA, estamos indo hj p/ Santa Ynez Valley. um grande abraço.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

tou também no mesmo drama sincero que a Mô

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Dramalhão é eu não conseguir fazer nem um comentariozinho LÁ!!!! Cumequifica?
Acho que a Mô tá certa de novo, a gente vai lá, espia e depois vem aqui pra fuxicar...isso aqui podia ser o fórum sincero VnV :roll:

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Bah Riq eekops: é que sem o teu piti eu vou fazer o que ????
lol

Ricardo Freire

Ué, dá o piti tu!!!!
lol

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Valeu Riq, vc merece.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Hola,
Agora llego. Me he perdido algo????.
Onde tengo que ir???.
Ricardo, parabéns e muitos beijos!!!

Rodrigo Purisch

Riq,

Parabéns pela conquista que te deixa mais próximo do que você sempre sonhou, trabalhou, lutou para atingir: ser um turista profissional e agora um pro-blogger (também não gosto muito desse último termo).

Há sempre um momento onde é necessário decidir para onde se quer ir e toda mudança implica em ganhar-se algo e, muitas vezes, perder alguma coisa. Por isso as mudanças assustam.

Para nós esses "mixed feelings", como o Alexandre citou, decorrem da mudança de um local "dominado", onde nós vamos entrando e abrindo a geladeira, para um novo dentro da casa da dona Abril. Assusta inicialmente. Ainda não tivemos tempo para absorver as mudanças e imagino o tempo que levou para tomar essa decisão.

Mesmo que o novo endereço seja melhor que esse, torcemos por você, esse lugar vai fazer parte da nossa memória emocional, ele já mora no nosso coração. Aqui foi uma terra muito fértil para a tripulação e nela criamos raízes profundas por causa disso.

Mas o mundo evolui, as coisas mudam e nós sempre nos adaptamos. Daqui um tempo as flores voltam a brotar de novo.

Desejo Sucesso!

Um abraço

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ok, Turista profissional tem mesmo que ter carteira assinada... Estamos aqui nos esforçando para ficarmos felizes por você. Porque você merece. Mas confesso que minha primeira reação quando vi hoje cedo que você estava se mudando da nossa rua, foi ir pro bar, afogar as mágoas. Tô me sentindo assim como alguém que abre mão de andar de BMW com motorista em nome do transporte público coletivo. Sabe como é? Ok, ok, a casa é meio apertada, mas acho que vai caber todo mundo aqui.

Parabéns! Você merece bem mais ainda!!!

PS: Colei este meu comentário de "lá" pra cá, não é questão de ser resistente, mas isto aqui é muito mais legal.

Fabio Nitschke Gomes

Riq

Vou na carona do Rodrigo Purisch: toda mudança traz perdas e ganhos - e eu acho que o problema não são só os "mixed feelings", mas também as "borboletas no estômago" (como dizem os alemães) por nos depararmos com algo novo...

Aqui não deu nem um ano e parece que foi taaaaaaanto tempo, né? smile Mas se vamos sentir falta desta interface mais limpa (ou dos comentários logo ali sob o texto, ou dos últimos visitantes...), certamente também todos ganharemos muito com uma equipe turbinada nos bastidores e você com maior dedicação (se é que é possível...).

Desde já meus parabéns - e boa sorte nesta nova fase! wink

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Perder o que é ruim é péssimo. Imaginem só perder o que é bom? Verdadeiro horror... rs Mas, no fim das contas, estou feliz pelo Ricardo. Conheci o blog há muito pouco tempo. Foi o diferencial na organização de uma viagem que farei em dezembro. Se tudo der certo, pretendo retribuir as informações preciosas que encontrei por aqui, dividindo a experiência depois. Desde já, parabenizo o Ricardo. Vale a pena ver reconhecido um trabalho tão profissional. Mais sucesso!

Fabio Nitschke Gomes

Riq, pra tua lista de pendências lá na casa nova: precisa MESMO exigir - e revelar! - os emails dos comentaristas? :-S

(Sorry, não consegui comentar lá...)

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Fabio , coloca qualquer coisa com @.com.br que ele aceita.

Majô
MajôPermalinkResponder

Nossa, Riq um dia sem entrar e molta novidades, não tô entendeindo, nem quero entender por enquanto. Daqui não arredo pé mrgreen

SUCESSO NA NOVA CASA !!!!!!!!!!

Lea
LeaPermalinkResponder

PARABENS RIQ!
Já fiz as malas...
E deixei lá meu comentário.
Todos pra casa nova, gente!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Riq, não leve a mal a minha pergunta, não...é que aqui nós sabíamos que não havia vinculação a nenhuma empresa e isso é que era tão bacana. Fico feliz que o pessoal da VT tenha te dado carta branca (imagino também que sem isso você não iria, não é mesmo?)
Estou com um pé lá e outro aqui mrgreen

Fabio Nitschke Gomes

Pois é, Sylvia, mas se é assim faz algum sentido? grin

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

E precisa fazer sentido ,Fabio ?
Hoje nada faz sentido ... sad

maria luiza
maria luizaPermalinkResponder

Parabéns.
Apesar de não participar muito, leio diariamente.
A Enquete "Europa no inverno" está ótima e cada dia uma novidade.
Por favor...ela tem que continuar!!!!

No mais, é sempre uma delícia quando as coisas crescem e com certeza, vc é, disparado a melhor informação para viagens na internet..
Abraços

Luiza

Andrea Battoni

Gente, tripulação, Riq, todo mundo...

Tô chegando agora e nem tenho palavras....
Sabe, além da primeira "escolinha", daquele frio na barriga que dava na hora que deixavam a gente no portão e íam embora, me lembrei também de quando tive que mudar de cidade prá fazer faculdade...da primeira vez que peguei um avião sozinha... do primeiro comentário que fiz aqui...sempre a mesma sensação... Acho que é coisa de primeira vez!

Olhando aqui prô Wordpress, me sinto na casa da família para o almoço de domingo, querendo saber como foi a última semana de todos, onde estiveram, o quê sentiram, quais suas melhores impressões...
Mas a gente tem que evoluir, não é mesmo?!
Melhor evoluirmos juntos - todos de mão bem coladinhas, fechar os olhos e ... mergulhar - ou voar - tendo como guia nosso sempre Comandante!

Riq,
o quê é bom prá você é melhor ainda para nós. Tímidas, "pitizeiras", ligadonas e ligadões, turma do fundão, xeretas de plantão, avivixes, vibanas, vamos todos com você!
Parabéns! Sucesso! Break a leg! Merde! E tudo mais de bom!
FUI!!!!!

SandraM
SandraMPermalinkResponder

Riq, meu querido:

Tô muito, muito feliz!
Poxa, tô feliz de verdade!

Que bom q está tendo o reconhecimento de um trabalho tão árduo e q certametne te consome tanto tempo e energia.

É verdade q ele pode ser prazeiroso, mas sem dúvida alguma, vc tinha q ser remunerado por ele.

São dicas excelentes q vc nos dá além de compilar e conseguir extrair outras tantas de seus seguidores (cada vez mais viajados e experientes).

Vim falar do meu feriado, mas vou correndo para o espaço novinho em folha.

Sorte, muita sorte, meu querido.

Se bem q não acredito em sorte qdo se talento e inteligência.
rsrs

Bjs, bjs,bjs

Netto
NettoPermalinkResponder

Parabéns pela nova fase. E isso só chegou pq vc ficou grande demais, sua tripulaçao cresceu mto, é preciso um aviao jumbo pra caber tanta gente q te segue. Não costumo escrever mas tenho mto a agradecer por todas as informações que aqui obtive ou atraves de outros tripulantes. Rota, Rio, SP, Lençois, todas as minhas últimas viagens passaram por aqui, mto obrigado. Não se preocupe, iremos te seguir.......

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar