100 praias que valem a viagem: Juqueí

juquei

chinelinho Durante muito tempo, Juqueí foi, senão o patinho feio, pelo menos o patinho sem-graça do litoral de São Sebastião. Não que tenha mudado alguma coisa nos departamentos topografia e relevo. A praia continua grande e reta; ninguém aproximou os seus dois cantos ou mexeu no recorte (nem, felizmente, tirou as ilhas do horizonte). As mudanças em Juqueí ocorreram do do lado de cá da areia. Enquanto Maresias crescia estabanadamente e Camburi apostava no quanto-mais-lama-melhor, Juqueí  ganhou uma urbanização mínima – e acabou se tornando a praia mais arrumada da turma. Algumas ruas têm até calçada! Com as melhorias, instalaram-se por aqui restaurantes de qualidade, pousadas charmosas e hotéis confortáveis, num círculo virtuoso que faz de Juqueí, hoje, a praia mais civilizada ao sul de São Sebastião.
     

Como chegar. Juqueí está a 160 km de São Paulo via Imigrantes e 140 km via Ayrton Senna e Mogi-Bertioga (com um trecho com velocidade controlada no anel viário de Mogi das Cruzes).

Quando ir. O litoral do Sudeste está sujeito a frentes frias o ano inteiro. Na primavera e no verão elas são mais freqüentes; o tempo fica mais firme no outono e no inverno.

Onde ficar. Juqueí tem uma fartura de bons hotéis pé-na-areia. Entre os mais bem-estruturados, o Beach, no canto esquerdo, próximo ao comércio, tem uma localização um pouco mais conveniente do que o Juquehy Praia, no meio da praia. Das pousadas, a Alcatrazes é a mais confortável, e a Chez Louise et Louis , a mais aconchegante. A duas quadras da praia, a Montão do Trigo  tem quartos com ótimo astral. Junto ao centrinho, a Pousada Terra  tem uma jacuzzi junto à piscina, e a novinha Étoile  tem quartos simpáticos, em que o branco predomina. 

Barra do Una tem poucos hotéis, mas o nível é alto. Localizados à beira-rio, o Canoa Resort tem sua própria marina; a Estalagem do Píer leva os hóspedes à praia de barco.

Vai por mim. O lugar mais gostoso para pegar praia é nas tendas na areia do Badauê. Seu complemento Chapéu de Sol é um pouquinho mais careta. No canto esquerdo da avenida da praia, um trio de bons restaurantes: o Gulero, que fica numa casa tradicional e tem um agradabilíssimo quintal; o Mascavo ( 12/3863-3220 ), de cozinha contemporânea, e o desencanado Bistrô, que tem uma lojinha anexa. 

O Shopping Juquehy, também no canto esquerdo, tem café, pizzaria e lanchonetes; difícil é conseguir lugar.

7 km para o norte, num deck debruçado sobre a Praia Preta, a balada Banana’s Point ( 12/3863-1644 ) tem também sushibar e pizzaria funcionando madrugada afora.

Pertinho: Barra do Una. 7 km ao sul, tem o maior rio da região desembocando no canto esquerdo da praia; é o centro náutico do litoral sul de São Sebastião.

As outras 99 praias? Estão aqui.

Tem alguma dica para dar de Juqueí? Divide com a gente!

44 comentários

Hoje tenho casa em juquehy, e concordo hoje é uma das praias mais lindas do brasil, mas tem que ficar atento, com os preços das coisas , ficaram muito caros em relação ao mercado.falando em mercado o Costa azul tem preços bons, não vale apena trazer alimentos de são paulo e região, fica a dica.

Chamar o Juquehy de patinho feio é um engano na minha opinião. É difícil achar praia mais bonita não só no Brasil mas no mundo.

    Taís, você leu o que o Ricardo escreveu? Ou leu sem prestar atenção ou não entendeu. Algumas décadas atrás, 10 a 20 anos, Juquehy era mesmo um patinho feio. Era. Não é mais. Deu pra entender? Ou precisa repetir. Vamos lá;

Minha sugestão é acrescentar às sugestões de pousadas em Juquehy, a aconchegante e muito confortável Pousada do Almirante. O atendimento é excelente, funcionários prestativos, atenciosos e simpáticos ! A limpeza primorosa!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito