Chapada Diamantina chic: últimos dias nas bancas

Vista do Pai Inácio, Chapada Diamantina

Esse ano, um pouquinho antes do Carnaval — e sem eu contar no blog — aproveitei uma carona e dei um pulinho até Lençóis, na Chapada Diamantina.

Não dá para dizer que foi uma visita de verdade; fiquei só três dias — dois deles, enfurnado no quarto do hotel, terminando a matéria que vai sair na capa da Viagem & Turismo de abril (Europa barata).

Mesmo nessas condições, fiquei encantado com o lugar. E pude perceber que a Chapada não é só para mochileiros empedernidos ou andarilhos contumazes. Já dá para fazer turismo de charme por lá.

Saí com a idéia (haha! este blog NÃO segue a reforma ortográfica caça-níquel das editoras de dicionários e livros didáticos brazucas!) de voltar e fazer uma matéria sobre a Chapada charmosa.

Ainda quero voltar, ainda pretendo escrever sobre a Chapada, mas ao folhear a última Próxima Viagem (capa: Lisboa) vi que a matéria que eu queria fazer já foi feita e publicada na edição de março.

chapchic2

Luís Patriani e Valdemir Cunha mostram uma Chapada linda como sempre, e charmosa como nunca.

Como a chegada da nova edição, no início do mês, implica no recolhimento da edição anterior, recomendo que os interessados em ir à Chapada passem rapidinho numa banca e garantam o seu exemplar.

Revista Próxima Viagem, março 2009

(Não, eu não sei quando vou conseguir escrever a minha versão dessa história…)

38 comentários

Lá vou eu fazer você cuspir toda sua sabedoria. TÔ programando o pós reveillon lá na Chapada (espero que não chova demais, pelos seus cálculos é roleta russa, certo? eu fui no Corpus Christi e peguei meio chuva, meio sol)e estou com as seguintes questões:

a) quero porque quero dormir uma noite em Igatu, porque achei a cidade um encanto, e ela fica perto de alguns passeios bacanas

b) Não fiz (e estou super a fim de) fazer Buracão, Lapão e a trilha Capão-Guiné que dizem ser linda.

c) Preciso mostrar pra lordrastajr os básicos de lá (Fumaça, Poço Azul, Encantado – não tenho certeza se fui nesse, no Azul eu fui)

Me parece que o mais recomendado seja fazer um babado chamado “Volta da Chapada” (eu sempre lembro do Asterix quando penso nisso), se eu achar algo no qual eu me encaixe (coisa que vai ser difícil).

Mas estou quase alugando um carro em Lençóis e indo na do Ernesto e pegando passeio por passeio (até porque aí posso escolher cada hotel nos lugarzinhos e fazer com calma a Chapada). Tá com cara disso, né? E vai rolar uma interação maior com o lugar também…

Gente, em Lençóis (morei lá 2 anos, e não sou roots);vale a pena se hospedar no Canto das Águas, que é maravilhoso. E para quem quer apreciar um café da manhã estiloso, sugiro a Pousada do Alcino, que é uma simpatia e inteligentíssimo, e faz uns pratos diferentes no café da manhã. Na minha época ele servia também para quem não estava hospedado.
Para quem quer economizar ou não: Pizza do Povo!Baratinha e muito gostosa!
Para quem quer se esbaldar na pizza: Pizza na Pedra!Maravilhosa!!!
Divirtam-se…

Estou querendo ir à Chapada Diamantina durante o carnaval. Mas só terei 5 dias, é tempo suficiente? O que vocês acham?

Obrigada!

Pousada do Alcino ou Serrano? Qual o melhor?

    Mirian, se ainda te respondo a tempo… as duas sao ótimas! Já fiquei na Serrano há 4 anos, os quartos são ótimos, o atendimento cortês e o café da manhã delicioso. Fica perto da praça, mas tem que subir uma ladeirinha pra chegar. Ouço falar muito bem da Estalagem do Alcino, mas não posso falar “de cadeira”. Espero ter ajudado!

Jane,

Estive na Chapada, pela Venturas, com um esquema que adorei. Pela manha fechávamos as malas que ficavam na porta dos quartos, então saiamos para os passeios, caminhávamos, caminhávamos… e quando chegávamos ao próximo hotel…tcham… as malas já estavam lá, em cada quarto. Dessa maneira fizemos um pequena travessia com muito conforto.

Olá, semana passada um amigo me apresentou ao seu site. Por insistência desse amigo, estou progrmaando viajar nas férias (que serão em março/10). Me interessei pela Chapada Diamantina. Vc tem infos mais atualizadas, dicas de locais para ficar, tempo nessa época do ano? Sou sozinha, vc acha q devo ir com agência de viagens? Me ajude. Bjs

    Não tem época ruim para ir à Chapada, não. É mais seco no meio do ano, porém mais verde em outras épocas.

    Um post sobre a Chapada Diamantina está nos planos, mas vai demorar um pouquinho.

    O melhor hotel é o Canto das Águas; uma pousada sempre bem recomendada é a Pousada do Alcino.

    Lá você vai ter que fazer todos os passeios em grupo, mesmo. Se você tem tempo sobrando, vá por conta própria e arranje os passeios por lá. Se você tem tempo mais contado, e não quer ter trabalho, vá com uma agência tipo Freeway ou Venturas, que têm roteiros excelentes e garantia de que os passeios que você espera vão sair todos os dias do programa.

    Jane,

    Perdoe-me a intromissão no papo de vocês, mas acho que tenho como contribuir.

    Não se preocupe: lá na Chapada é impossível se sentir só, e segura, mesmo para uma mulher que vá sozinha, como imagino seja o seu caso. Lá conheci tanto garotos quanto garotas, tanto gringos como brasileiros, que foram sozinhos e curtiram muito.

    Fiquei lá por cinco dias em viagem solo. Fui num impulso, sem planejar nada e deu tudo certo. Fiz um passeio por dia, contratados lá mesmo, pela Lentur, cada dia com um grupo diferente.

    O pessoal costuma levantar bem cedo, seguir nos passeios, voltar às pousadas à tardinha, tomar banho e sair para a farra. De dia a cidade é morta, à noite ferveção total. Nas últimas noites parecia que eu conhecia todo mundo na rua, afinal tinha passado cada dia com um grupo diferente.

    Vá se gostar de sol na cabeça, caminhadas puxadas, banho de água fria no mato e suco de mangada, mas esta tem que ser da fruta tirada do pé: é pra beber de joelhos em respeito ao privilégio.

Fui uma vez, e quero ir outra ainda – agora Leozinho já pode fazer as trilhas numa boa.

Alguém sabe se aquele passeio no Vale do Paty só tem a versão roots ou já tem umas coisas mais ajeitadinhas?

Emília, bora? 😆

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito