10 praias top do Brasil, no Guardian — com um toque deste blogueiro

praiadoriacho

Acaba de entrar no ar no site do Guardian britânico um rankingzito de 10 praias top do Brasil.

Ao contrário do que aconteceu com uma matéria recente da Condé Nast Traveler, desta vez eu gostei bastante do resultado.

O ranking foi feito por dez pessoas, a maioria ingleses, recrutados pelo editor Gavin McOwan. Cada um pôde indicar uma praia. Eu fui convocado aos 45 do segundo tempo, quando as outras nove já estavam definidas. Gavin me pediu que não repetisse nenhum estado que já estivesse mencionado. Então perguntei: Alagoas já foi?

Não tinha sido, he he 😆

Claro que a lista não coincide nem com as minhas, nem com as suas top-ten. Mas é um conjunto bonito e diversificado.

A lista, publicada em ordem geográfica de norte a sul, começa com uma praia de rio — Alter-do-Chão, no Pará, lacuna grave do meu currículo.

Depois vêm a dupla Baía dos Porcos-Praia do Sancho, em Noronha,  a nossa Praia do Toque, e daí  Taipus de Fora, Caraíva, Arpoador, Lopes Mendes, Praia da Fazenda (Ubatuba), Bonête (Ilhabela) e Lagoinha do Leste (Floripa).

Eu só ponho dois reparos. Um, Caraíva — acho a praia menos bacana da região (mas entendo quem goste, por conta do astral e da localização beira-rio). E o outro, a Praia da Fazenda — que é bonita de ver, sobretudo do alto, mas na vida real tem areia dura e escura. (Os gringos que ficam na Pousada Picinguaba adoram — e o autor da dica foi mais um deles.)

Veja também: a galeria de fotos da matéria.

70 comentários

Ricardo, tudo bem? Gostaria de saber se pode dar dicas sobre ficarmos (um casal) uma semana hospedados na praia de Picinguaba (Ubatuba), e se conhece e pode recomendar a Pousada Santa Martha das Pedras. Muito obrigada, parabéns pelo seu trabalho que nos ajuda tanto, e um abraço,
Thelma

    Olá, Thelma! A pousada é charmosa e bem localizada. O Ricardo Freire acha uma opção mais simpática do que a Pousada Picinguaba, que é mais cara e prefere receber estrangeiros.

Ressucitando o tópico aqui, só para dar a minha opinião: Caraíva é o meu lugar preferido em todo o litoral brasileiro, local aonde eu quero ir pelo menos uma vez ao ano por muito tempo! Mas em se tratando de beleza cênica, talvez eu não a colocasse nem entre o top 10 praias da Bahia. Certamente nesta lista entrariam praias de Itacaré, Morro, Boipeba, Barra Grande, Mangue Seco, Espelho e talvez praias em Trancoso, Arraial ou Santo André.

Mas que Caraíva é um lugar sensacional, é! E o bom é que muita gente não gosta, o que não é de se estranhar, já que o esquema lá é outro, o de tranquilidade (menos na alta temporada!).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito