10 praias top do Brasil, no Guardian — com um toque deste blogueiro

praiadoriacho

Acaba de entrar no ar no site do Guardian britânico um rankingzito de 10 praias top do Brasil.

Ao contrário do que aconteceu com uma matéria recente da Condé Nast Traveler, desta vez eu gostei bastante do resultado.

O ranking foi feito por dez pessoas, a maioria ingleses, recrutados pelo editor Gavin McOwan. Cada um pôde indicar uma praia. Eu fui convocado aos 45 do segundo tempo, quando as outras nove já estavam definidas. Gavin me pediu que não repetisse nenhum estado que já estivesse mencionado. Então perguntei: Alagoas já foi?

Não tinha sido, he he 😆

Claro que a lista não coincide nem com as minhas, nem com as suas top-ten. Mas é um conjunto bonito e diversificado.

A lista, publicada em ordem geográfica de norte a sul, começa com uma praia de rio — Alter-do-Chão, no Pará, lacuna grave do meu currículo.

Depois vêm a dupla Baía dos Porcos-Praia do Sancho, em Noronha,  a nossa Praia do Toque, e daí  Taipus de Fora, Caraíva, Arpoador, Lopes Mendes, Praia da Fazenda (Ubatuba), Bonête (Ilhabela) e Lagoinha do Leste (Floripa).

Eu só ponho dois reparos. Um, Caraíva — acho a praia menos bacana da região (mas entendo quem goste, por conta do astral e da localização beira-rio). E o outro, a Praia da Fazenda — que é bonita de ver, sobretudo do alto, mas na vida real tem areia dura e escura. (Os gringos que ficam na Pousada Picinguaba adoram — e o autor da dica foi mais um deles.)

Veja também: a galeria de fotos da matéria.

70 comentários

Brigadim Riq , vou seguir a risca !

    Belém + Alter é uma super viagem bacana pra fazer com milhas.

    Se voltarem com a promoção no segundo semestre, fica perfeito: a melhor época pra Santarém é entre setembro e novembro, e pra fazer tudo são necessários três trechos.

    Pensei em usar uma montanha de milhas da TAP que vão vencer no segundo semestre ( a não ser que a outra-metade mude de ideia quanto a Noronha 😳 )

Viva! Uma lista decente! Que legal que lembraram de você!
Também gostei muito da escolha do Arpoador!
O perguntódromo voltará?
Abç,

    Luciana, em breve o blog vai ter um espaço que funcionará como forum.

    Enquanto isso, dá pra perguntar no post mais recente ou, de preferência, num post que seja relacionado ao assunto (dá para achar no arquivo da barra da direita).

    Este blog tem ferramenta que avisa quando há comentários em posts antigos, e o Comentódromo do alto da barra direita põe o post de novo em evidência para todos os visitantes.

    Que legal, Riq! Quero ver essa novidade! Vai ser tipo twitter, em real time?

Quantos dias preciso ficar em Ilha Grande ? tres está ok ?

    Dois inteirões, com tempo bom, é o mínimo. Um dia para ir a Lopes Mendes (que fica para um lado) e outro para a Lagoa Azul (melhor quando feita em conjunto com o Saco do Céu, e muito melhor se der para tratar um barquinho para fazer essa sem precisar subir na escuna).

    No terceiro dia eu iria pra Paraty :mrgreen:

    Sylvia, dá pra ficar até mais, pelas praias. Considere que se você chegar e sair pelas balsas, são elas que vão te pautar os horários destes dias (e isso pode interferir no teu tempo livre por lá).

    Procure ir durante a semana, porque nos finais de semana e feriados a farofa corre solta.

    Estou com a Emília: Cachadaço foi um dos lugares mais impressionantes que já conheci. Mas chegar lá à pé (trilha a partir de Dois Rios) foi uma epopéia – coisa de umas 7h de caminhada, atravessando a ilha e voltando já à noite para a Vila do Abraão. (Sim, valeu cada gota de suor!) 😉 Mas de repente rola chegar de barco…

    E como o Riq sugeriu muito bem, Paraty sempre está no caminho (de volta pra SP). Parada obrigatória para um almoço com caminhada no centro histórico, no mínimo, ou pra fechar a semana com chave de ouro!

    Até que enfim encontrei alguém que foi a Cachadaço! Já achava que tinha sido uma alucinação coletiva, hehe… Não é um espetáculo de praia? Ficamos totalmente abobados quando chegamos lá. Mas foi um pouco puxado chegar até lá: caminho pouco usado, cheio de teias de aranha, várias cobras…A volta foi uma aventura ainda maior, mas é uma história muito longa.
    E endosso o Fabio, Sylvia: tem tanta coisa para fazer que dá para ficar mais tempo sem enjoar (gostando de trilhas e praias, claro).

    Explicando a minha fórmula dois-dias-de-sol-em-Ilha-Grande: a partir do terceiro dia você precisa necessariamente ser andarilho para ver praias novas (ou então voltar a Lopes Mendes, o que sempre é possível).

    Já quem não curte trilha vai se dar melhor passeando de barquinho tuc-tuc-tuc em Paraty… (ou indo de carro às praias de Trindade).

    Nossa! Parece que já estou me comunicando por telepatia… Assim que vi a lista, pensei em corrigir minha falha de currículo e visitar Lopes Mendes em julho. Ia pedir umas dicas, pq eu não curto essas idéias de trilhas com aparições de cobras. Acabei ficando sem entender: Dá pra ir de barco pro cachadaço? A melhor opção de hospedagem continua sendo na Vila do Abraao?

    Os passeios de barco normalmente oferecidos são:

    Lopes Mendes – vários barcos de manhã, com volta à tarde fazem o transporte simples até a enseada de Palmas. De lá você pega uma trilha que sobe e desce um morrozinho. A caminhada dura uns 20 minutos.

    Lagoa Azul – passeio mais comum de saveiro. Saída praticamente todos os dias.

    Fora esse, há outros passeios de saveiro, e também uma lancha que teoricamente faz a volta inteira da ilha, mas dificilmente tem quorum.

    Dá pra tentar negociar passeios de barco personalizados, com a associação de barqueiros.

    Acredito que um passeio ao Caxadaço fique muito caro, porque fica do outro lado da ilha. A trilha desde o Abraão leva três horas, e é preciso voltar no mesmo dia.

    https://www.ilhagrandeon.com.br/caxadaco.htm

    Para fazer o básico e trilhar, é melhor ficar no Abraão.

    Para fazer mais passeios de barco, é mais interessante ver a programação das pousadas fora da vila, como a Sankay, http://www.pousadasankay.com.br . Elas normalmente oferecem um passeio de barco por dia, e de repente podem ir a praias em que você esteja interessada.

    Quando eu fui à Ilha Grande segui essa fórmula dos 2 dias intuitivamente. Até tentei fazer a trilha pra Dois Rios, mas descobri que não levo muito jeito pra andarilha, não… O problema é que fiquei com um gostinho de quero mais que não passa, e olha que já faz tempo… Minha vontade era voltar pra fazer pelo menos esse passeio de lancha que dá a volta inteira na ilha – meio frustrante saber que quase nunca tem quorum… 😛

    Quer dizer que no feriadão de 11 de junho rola farofão é ?
    Não me importo nadicas com farofa SE eu for ficar muitos dias SEM farofa :mrgreen:
    Vou ter que repensar, então 😎

    Eu não iria à Ilha Grande em: feriadão, réveillon, janeiro e carnaval.

Conheço pouco de praias, mas do que conheço, tenho que concordar com eles. As de Noronha são básicas e maravilhosas, Lopes Mendes é bacana (se bem que a minha preferida na ilha é Cachadaço). Lagoinha do Leste e Bonete são uns chuchus. Só essa da Fazenda que está estranha: com tanta praia de babar em Ubatuba! Jeri estaria na minha lista também e alguma de Boipeba.

Achei bacana que, das praias do Rio de Janeiro, tenham escolhido o Arpoador – seria a minha escolha também… 😉

Te deixaram de bandeja o filé mignon é Riq ? 😎
Fui conferir hospedagem em Alter e não encontrei nadinha ( ao menos pelas fotos dos sites ) .
Alguma sugestão ? Tou achando uma boa idéia para uso de milhas 😆

    vc pode ficar em Santarem, que tem uma estrutura melhor de hotelaria, e ir visitar Alter durante o dia. De carro, leva entre 30 e 40 minutos, tambem há onibus de e para Alter durante todo o dia. Caso queira ficar na vila de alter do chao, uma sugestao eh a pousada do mingote http://www.pousadadomingote.com.br.
    Há tambem o Beloalter, pra quem tem um pouco mais de $$ pra gastar, e nao abre mao de conforto: http://www.beloalter.com.br. Há ainda varias outras opcoes de hospedagem, pros mais diversos bolsos, basta procurar com calma. Agencias de turismo de Santarem sao um boa opção.

    Espero poder ter ajudado.

Riq, você tá mega famoso, me dá um autógrafo ? :mrgreen: Quanto à sua escolha, claro que eu adorei.
O Arpoador no Rio é realmente é um cantinho especial e tem uma vista de cair o queixo no por do sol.

Também estranhei o período sugerido de janeiro a julho, para Alter-do-Chão. Ric, olha a dica que você me deu 2008: – ROSA, usando meus poderes paranormais (hehehe) eu diria que você vai amar Belém, não vai gostar das praias e só vai curtir Marajó se conseguir um esquema eco-vip. O que eu faria com esses 10 dias de viagem: dividiria entre Belém e Manaus para fazer render a passagem (5 noites — 4 dias inteiros em Belé — duas em Manaus e duas ou três num hotel de selva. Uma outra triangular bacana é Brasília-Belém-São Luís-Brasília. Se for para fazer só o Pará, eu adiaria a viagem até setembro para fazer também Santarém e Alter-do-Chão. – 26/03/2008 – 14:33

    Rosa, a matéria do Guardian não fala na época certa para ir a Alter-do-Chão, não…

Putz, adorei a citação de Taipus de Fora. Barra Grande é linda demaaaais! E uma das poucas ilhas baianas fora do circuito axé/reveillon/balada. Ainda dá pra ir e curtir a calmaria! Faltou praia cearense, eu achei…

🙂

Viva Alter-do-Chão!!!

Agora não está bom. O rio está cheio!

Vão entre Setembro e Dezembro!

Ah, e Riq, veja este incidente, em viagem de turísmo, acontecido com um professora universitária baiana na França, semana passada:

https://xipaia.wordpress.com/?p=1525&preview=true

O que que você acha?

    É uma história igual às da Espanha, Lafa.

    Infelizmente, quando eles querem encasquetar, não há o que fazer.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito