Charada da 6a.: busão

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

charada24abr

A foto da charada desta sexta-feira me foi enviada por um leitoro -- ou por uma leitora, não posso dizer. Provavelmete por ambos, mas eu não posso entregar mais do que a foto está mostrando.

Trata-se de um país originalmente colonizado pela Espanha, como os mais perspicazes por aí podem quiçá ter notado mrgreen

Se você me apertar, eu posso talvez até confessar que já estive por lá. Mas as câmeras digitais ainda não tinham sido inventadas.

Seu chute é muito bem-vindo, principalmente se você não tiver certeza. Quem acertar cidade e país primeiro leva a posse temporária do Troféu da Bóia até sexta que vem.

Boas viagens!

Resposta:

trofeu703OK, essa era BEM difícil -- porque, como a Sylvia listou, podiam ser uns doze ou quinze lugares. Me conhecendo como eu me conheço mrgreen eu preciso confessar a vocês que eu teria chutado as Filipinas, como alguns calcaram bravamente. Talvez eu tivesse googlado imagens de ônibus nesses países todos pra ver em que raio de lugar deixam ônibus circular sem placa na frente -- mas parece que são muitos. Acredito que o vencedoro da rodada (sim, foi um leitoro) tenha se baseado no meu histórico de viagens para chutar: ele sabe que a América Central e do Sul são grandes lacunas no meu currículo, mas que eu já estive no... Panamá na encarnação passada (devo ter comentado aqui que o ar condicionado era sempre tão gelado e as ruas sempre tão abafadas que meus óculos embaçavam toda hora). O Guilherme Lopes, portanto, leva o Troféu da Bóia essa semana para Belo Horizonte. Aêêêêêê...

Mas queria outorgar (!) também umas menções honrosas. Primeiro, à Dani G., que teve a idéia de googlar "Corredor" e descolou uma foto de um primo-irmão do busão do post. Depois, à Lena, que foi a primeira a acertar a autoria da foto (Ernesto e Cibele) -- e à Carla2, que lembrou que eles estiveram agorinha no Panamá. E, finalmente, ao nosso homem do clima, o Leandro, que deu o chute mais divertido: Quetzaltenango, na Guatemala (já quero ir pra lá).

Ah, sim: para dar um verniz cultural à charada, o Beto lembrou em boa hora que esses ônibus são chamados, em muitos países, de busetas. (E a propósito, ele convida para a leitura de seu último post, totalmente ambientado em Ilhabela: No reino encantado do Pinto.)

Esta foto é só um trailer do superpost do cruzeiro do Ernesto e da Cibele pelo Caribe que eu vou publicar em première mundial semana que vem aqui no blog.

Enquanto isso, parabéns, Guilherme! O bóia-quente da semana!

71 comentários

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Seo ônibus estivesse super decorado e colorido, mas fosse bem mais velhinho e caindo aos pedaços, seria um "guagua" cubano. Também estive por lá no tempo das máquinas analógicas (e do Fidel!).

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Olha só: pensando na viagem do Ernesto e da Cibele eu só teria idéias de lindas praias, mas essa foto me surpreendeu! Vamos esperar as outras grin

Carlos Nascimento

Este é um "diablo rojo" panamenho. No mundo hispanicoparlante nem todo ônibus é buseta. As busetas são micros com capacidade menor que 25 PAX (varia de acordo com o país, só os andinos). Acima de 25 PAX e menos que 30/35 já é um busetón, cujo modelo mais comum são os Volare da nossa Agrale.
O inspirador destes modelos coloridos foram as "chivas colombianas" que são os nossos paus-de-arara melhorados, pois os originais são uma carroceria de madeira, bancos tambpém, montado em um chassi de caminhão, adaptados especialmente para subir as íngremes estradas andinas transportando gente e cara de todo o tipo. No Panamá também usa o termo chiva para este ônibus mas o nome mais usado é, sabe-se lá a razão "diablo rojo", ainda que sejam multicoloridos. autobus ou bus é o ônibus urbano, se o mesmo ônibus é usado para transporte interurbano ou turístico já muda o status para autocar, já em Portugal autocarro é o nosso ônibus e urbano enquanto que o autocarro turístico, e às vezes o interurbano é chamado também de camioneta, não confundir com camionete.
Esta é mais uma cultura inútil acumulada em consultorias turísticas no mundo latino.

Ricardo Freire

Hahahaha, muito bom, Carlos!

Charada inútil + cultura inútil = charada útil!

mrgreen

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Eu sugiro que seja criado um troféu para quem mais bóia (ops!) nessas charadas... Esse eu levava! mrgreen

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Preciso lembrar de recusar reunião na sexta de manhã para vir dar uma espiadinha rsrs Mas teria que contar com a chance de, na hora que subir uma foto de algo que eu conheça, reconhecer, pq se nem os lugares que eu já fui eu reconheço, imagina os que nem penso em quando visitarei ha ha!!! Tô no pré ainda disso e vcs já citam até o autor da foto, parabéns! wink

janayna
janaynaPermalinkResponder

gostei muito do dia 1 de abril

ECASTRO
ECASTROPermalinkResponder

Este onibus, sao conhecidos como "Dablos Rojos" ou diabos vermelhos, sao os veiculos tipicos do transporte urbano do Panama.
Republica situada na "divisa" do mundo com a America do Sul.
Para conhecimento geral, o Panama, esta entre as tres principais economias da America Latina. O IDH do Pais, esta entre os 8 mais bem colocados do mundo. A economia cresce entre 7 e 10% aa. Indices sustentaveis a mais de cinco anos seguidos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar