Gripe suína: contra a paranóia, o melhor remédio é a informação

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

guadalupe

Atualização: clique aqui e leia as sensatas recomendações do médico-viajante-blogueiro Rodrigo Purisch.

A anunciada pandemia de gripe suína é a primeira grande doença a ameaçar o mundo na era da banda larga. A penúltima ameça à saúde mundial, a gripe aviária, ocorreu em 2003/2004, antes da verdadeira massificação da internet -- e bem mais longe dos Estados Unidos, que é o maior centro difusor de notícias.

Claro que existe a possibilidade de essa epidemia ser realmente para valer, ao contrário do Ébola, da gripe aviária ou mesmo da ameaça de cólera da década de 80 (que quase levou à falência os restaurantes japoneses de São Paulo, à toa).  As medidas tomadas na Cidade do México não encontram precedentes nos outros surtos.

Mas existe também a possiblidade de estarmos vivendo mais uma histeria passageira.

Pelo sim, pelo não, recomendo que você acrescente ao seu mix de informações sobre a doença esta página aqui, do Centro de Prevenção de Doenças americano: http://wwwn.cdc.gov/travel/contentSwineFluMexico.aspx?s_cid=tw_epr_58.  Até o momento (8h40 de segunda-feira, dia 27, pelo horário do leste dos EUA), o departamento não desrecomenda viagens ao México; apenas sugere  precauções. A página é atualizada constantemente. No instante em que esta página recomendar que se evite viajar ao México, aí sim, a coisa vai estar feíssima.

Agora à noite a orientação mudou. O departamento recomenda evitar qualquer viagem não-essencial ao México.

Obviamente ninguém quer viajar para adoecer, e é natural que viagens sejam desmarcadas por conta da possibilidade, por mais ínfima que seja, de pegar essa gripe.

Acho inútil, porém, ficar conjecturando quais lugares fora do México possam estar mais imunes a uma eventual epidemia. Se a coisa for realmente incendiária, vai se espalhar rapidinho para todo lugar -- incluindo este aqui onde estamos. Neste caso, vai ser melhor estarmos perto de um hospital onde se fale a nossa língua e seja aceito o nosso plano de saúde.

Em suma:

Se você está com muito medo da gripe suína, sugiro pôr a sua viagem em observação, de quarentena, até sabermos melhor sobre ela.

Mas se você quiser se sentir seguro para manter seus planos de viagem (inclusive ao México) , sugiro contrabalançar as manchetes dos portais com visitas a páginas isentas de sensacionalismo, como esta dos gringos.

112 comentários

Marcie
MarciePermalinkResponder

sábios conselhos: como eu sempre falo a cultura americana floresce com o alarmismo. Algumas precauções, sim. Histeria coletiva, não.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Riq, acabei de vir da ANVISA, onde fui buscar o meu certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.

Estou indo só pro Peru, mas me recomendaram evitar aglomerações (!) e levar uma dessas máscaras cirúrgicas, just in case... A servidora que me atendeu estava com um calhamaço de papel com recomendações da ANVISA em Brasília, mas ela ainda não tinha lido.

Ricardo Freire

Wanessa, nesse momento deve ter muito gringo cancelando viagem pro Brasil... shock

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Riq, por causa desses ataques de pânico, pode até ser q rolem umas promoções pro México quando tudo voltar ao normal! Aí eu aproveito pra ir. Fiquei morrendo de vontade desde aqueles seus posts no Viajeaqui...

Marcio Nel Cimatti

Falei ontem a tarde com um amigo que está morando na Cidade do México.
Ele me falou que devido à proximidade e influência dos EUA no México é que há essa histeria que o Riq citou acima.

Como a Marcie disse é importante para quem viajar tomar algumas precauções, mas nada de histeria.
Vamos acompanhar os próximos dias!

Abs!

Maryanne  hotelcaliforniablog.wordpress.com

Aqui na California estamos muito proximos do Mexico e os casos que apareceram aqui foram todos na fronteira ( 7 na area de San Diego). Mas cada dia que abro o jornal, vejo que piora um pouquinho. O jornal de hoje diz que talvez exista um caso em Sacramento ( só 1 hora de SF), mas ainda nao esta confirmado. Mas como disse o Ric, nenhum voo daqui pro Mexico foi cancelado ainda ( e olha que tem vaarios por dia). Mas duvido que tenha alguem querendo ir pra la agora....

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Eu acho que cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, mas vamos nos ater aos fatos: quantas pessoas até agora morreram da gripe suína? Poucas. E quantas pessoas morreram de febre amarela o ano passado aqui: muitas. E quantas pessoas morrem por ano de leptospirose ou dengue, aqui mesmo, no patropi? e tuberculose? O risco de guerra biológica ou terrorismo biológico é muito baixo dedido a própria bilogia de um vírus desse tipo (influenza ou febres hemorrágicas como ebola): ele muta muito rápido, faz alguams vítimas num surto e depois muta de novo e perde a virulência E/OU nosso organismo adquire imunidade. Os piores vírus são os retrovírus, como o HIV, que não mata de imediato o hospedeiro. Então, eu sugiro, como o Riq, informação antes da paranóia.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Desculpem os erros de digitação, mas o teclado aqui é péssimo:
"dedido" = devido
"bilogia" = biologia
"alguams" = algumas

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Aqui no Canada o negócio esta começando a se tornar mais histeria, nada muito desesperador, mas já estamos com alguns casos por aqui. Toda noite o telejornal comenta sobre o assunto e diz que ainda não é motivo para histeria...
O importante é ficar de olho e informado... desespero só piora a situação.
Essas são as recomendações canadenses:

Recommendations for travellers

1. Get vaccinated against seasonal influenza

2. Wash your hands
2.1. By washing your hands with soap under warm running water, you will reduce your chance of getting the flu.
2.2. Alcohol-based hand gel can also be used if soap and water are not readily available. It's a good idea to keep some with you in your pocket or purse when you travel.

3.Practice proper cough and sneeze etiquette
3.1. Cover your mouth and nose to reduce the spread of germs. Remember to wash your hands afterwards.

4.Monitor your health
4.1. If you develop symptoms of influenza or human swine influenza while you are travelling or when you return to Canada, you should see seek medical attention immediately
4.2. Tell the health care provider who sees you that you have travelled to Mexico

Zé
PermalinkResponder

As informações que eu tenho daqui são:

1. Eles estão bem preocupados com o que pode acontecer

2. A probabilidade de se espalhar é grande

3. Não vai ser muito grave

4. Quanto à parte ruim, prefiro não comentar

E se eu tivesse uma viagem marcada para o México, cancelaria já!

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Zé, mesmo que a viagem esteja marcada pra daqui a dois meses? wink

Zé
PermalinkResponder

Fabio, nesse caso eu esperaria um pouco mais (umas 3 semanas) pra ver como é que ficaria a situação por lá (os casos dessa gripe no México são mais graves shock ). E também veria com a CVC se daria para cancelar a viagem sem pagar multa, sei lá.

E só para não deixar o pessoal assustado... Quando eu disse lá em cima no meu comentário que eu preferiria não comentar a parte ruim... Bom, a parte ruim que eu me refiro não é sobre a doença propriamente dita (que não deve ser muito grave, acho), mas sim sobre como os EUA estão "handle" o caso. É uma opinião minha e só não comento isso aqui por "sigilo profissional" (eu trabalho na Divisão de Doenças Infecciosas aqui da universidade e não acho correto sair comentando por aí o que é discutido em reunião de trabalho. Acho que vocês me entendem, né?)

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Pensei exatamente nisso, Zé - acho que as coisas vão ficar bem mais claras daqui a umas semanas.

O negócio é esperar a poeira baixar. wink

graça
graçaPermalinkResponder

estou com passagem par orlando para agora sabado dia 2 vc acha que devo cancelar estou indo com minha filha de 10 anos e vamos seguir dia 11 para ny .

Marcie
MarciePermalinkResponder

como sempre esse povinho alarmista está fazendo um mega big deal, não?

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Zé, querido, minha prima cancelou.
Alarmista ou não, ela não quer nem saber. E minha família, do jeito que é, encheu a cabeça dela que com tanto lugar para ir, pra quê se arriscar assim?
Vai pagar as multas da agência e pelo jeito vai para as Ilhas Maurício e África do Sul.
Eu não ia. Não mesmo. Como não vou pro Rio em época de surto de dengue.

Zé
PermalinkResponder

Oi Mô, queridona! mrgreen

Olha, eu também não iria não.

E o Riq já disse tudo. O post dele tá perfeito. Muita calma nessa hora e muito bom senso wink

Ricardo Freire

Mô, Maurício é perfeito para o briefing resort chic. Quer saber? Nesse departamento, mais bacana que Cancún. Grande saída!

Ufa! Eles vão ter uma lua-de-mel linda! Felicidades!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Oba! Enfim uma solução! rs

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Ai, ai, a gente passa em NY semana que vem e a alarmista da minha sogra já está falando que a viagem é um suícidio... E o pior é que mostrar documentos e notícias não adianta, quando o medo é irracional. Sei não.
De todo jeito, Riq, obrigada pelos links!

Denise Mustafa

Riq, queria pedir permissão pra pedir a contribuição dos tripulantes. Faço mestrado em Ciências da Comunicação no Porto (Portugal) e estava agora procurando um tema de trabalho pra minha cadeira de Cibercultura. Depois dessa big discussão sobre lugares de viagem (Brasil X exterior) me surgiu a idéia de fazer algo ligado a essa contribuição virtual no campo do turismo. Ou seja: a facilidade que temos, hoje em dia, de viajar pro exterior (por exemplo) foi muito facilitada também pelo ciberespaço. As fronteiras diminuiram. E não falo só da possibilidade de poder "viajar" virtualmente pros lugares que sonhamos ir, mas desde o planejamento da viagem dos sonhos até o dia em que ela acontece, contar nossas experiências no momento em que estamos vivenciado, pedir dicas de o que fazer já estando in loco (e ai a GRANDE contribuição do twitter, por exemplo).

Bom, são só idéias que acabaram de me chegar e que eu peço que, se alguém tiver uma colaboração, sugestão, dica, opinião, que coloque aqui ou me mande por email. Vai me ser de grande ajuda!

Denise Mustafa

ah, desculpa, o email é: denisemustafa@gmail.com

Marcie
MarciePermalinkResponder

olhem um novo vídeo sobre a gripe suína: os USA estão mudando os alertas para viagens ao México.
http://www.cbsnews.com/video/watch/?id=1n&tag=watchnow

LucianaM.
LucianaM.PermalinkResponder

No twitter , durante o final de semana, passei o mesmo site do CDC para alguém, não lembro quem! Acho que é bom ficar de olho, mas se a preocupação é grande o jeito é adiar a viagem. Acho que é preciso bom senso, nem histeria, nem "esse troço é bobagem", afinal a gente não sabe...Estou torcendo para que seja como o papo do "bug do milênio".
Abç,

Tita
TitaPermalinkResponder

Eu tô com tudo reservado ha meses e simplesmente não tô acreditando no que ta rolando, sendo que meu voo decola dia 30/04! Ja resolvi cancelar a cidade do méxico, mas acho que no Yucatan ao menos por enquanto não há riscos! O problema é que minha parceira de viagem não quer arriscar... aí bate aquela dúvida: será que vou sozinha mesmo? Putz, por essa eu não esperava... se alguém tiver notícias frescas sobre a situação em Cancun me fala, por favor! Estou evitando ler jornais brasileiros porque eles são muito chegados a uma tragédia... enquanto isso vou rezando pra poeira baixar nos próximos 2 dias que seguem. haja otimismo!

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

ZÉ, você que está aí nos EUA, o que que você acha: estamos com passagem marcada para NY no domingo. Ficamos 4 noites lá e seguimos pra Londres, com tudo já reservadinho, por nossa conta.
A minha irmã já está nos EUA, em Las Vegas, e encontra com a gente em NY.
Você cancelaria/adiaria?
Estou acompanhando os reports direitinho, e ainda não vi motivo pra pânico (mas eu quero tanto ir, que sou meio suspeita).
O que você acha?

Zé
PermalinkResponder

Dani, eu não cancelaria. Só cancelaria se essa viagem fosse para o México. Continue acompanhando as notícias. Se o negócio piorar pra valer até sexta ou sábado, aí é pra se pensar.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Brigadinha, Zé! Vou acompanhando, vou acompanhando (mesmo porque a minha irmã já está aí nos EUA mesmo). Mas que me deu uma vontade enorme de comprar Tamiflu, isso deu!

Natalie
NataliePermalinkResponder

Ihh Zé... também embarco para NY no sábado a noite. Acho que vou me trancar em casa e cancelar a internet. Essas notícias deixam qualquer que vai viajar um pouco apreencivo. Complicado não saber ao certo até que ponto é exagero da mídia. Mas é bom poder contar com as notícias de vcs por aqui.

Zé
PermalinkResponder

Vai com fé, Natalie!

Olha, por enquanto a situação aqui está sob controle, sem pânico, tudo numa nice! E acho que vai continuar assim grin

Acho também que a mídia não está exagerando. Sou far sou gudi!

E se eu ficar sabendo de alguma coisa importante de bastidores que não tenha sáido na mídia, eu passo pra vocês, OK? mrgreen

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Sempre podemos contar com você, Zé!
Agora vou o resto da semana mais tranqüilinha...
Olha eu: shock

Maryanne  hotelcaliforniablog.wordpress.com

Gente calma. Aqui ta tudo normal. Ninguem sai na rua de mascara nem nada.Äcabei de conferir o New York Times e els estao dizendo que nao é mesmo pra viajar pro Mexico, mas aqui nos EUA, por enqto nao tem problema nao. Tb li que a Russia e a China ja cortaram toda a importacao de carne suina no Mexico e a Indonesia e o Libano ja baniram todos os produtos com porco. Depois os EUA que sao alarmistas?!?!?!Ah, os europeus tb tao dizendo que nao é pra vir pra ca, mas afinal, todo mundo sabe que andar de aviao é um perigo em qq situaçao.Eu tenho ataques qdo sento na minha poltrona e vem aquele cara infectado do meu lado, tossindo e assoando o nariz a viagem toda.Haja virus...

Nil
NilPermalinkResponder

Oi Ricardo, voce esqueceu de comentar que ate poucos anos atras as manchetes dos jornais diziam que a SARS iria mater um monte de gente... acho que tudo isso e' muito e' muito alarme, os noticiarios nos EUA estao falando sobre esta nova gripe sem parar (acho que e' porque nao tem outro assunto). Concordo que tudo deve ser estudado com cuidado mas a cada dois anos parece que surge uma nova doenca para colocar o mundo todo em panico...

Zé
PermalinkResponder

Nil, a diferença é que esse vírus da gripe suína é transmitido facilmente entre seres humanos. Vamos ver no que vai dar.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Argh, estou ficando paranóica seguindo os noticiários!
E agora tem até gente com gripe em... BELZONTE!
E dois casos confirmados na Escócia, além dos 40 norte-americanos. Isso tá parecendo filme de horror.
Vou é parar de acompanhar, isso sim.

Denise Costa
Denise CostaPermalinkResponder

Pelo sim pelo não vou adiar minha viagem pois vou com meu bebe de 7 meses...

Ernesto, o pato

So um lembretinho: os aviões modernos tem pouca circulação de ar, e portanto são um meio ideal para a circulação de virus. Se hovuer alguem infectado, a chance de contaminação é alta.

E, enquanto isto a Anvisa sequer arquiva os nomes de quem veio do Mexico, no que poderia ser uma tentativa intelgente de pelo menos reduzir a possibilidade de contato, para que se notificasse as pessoas que sentassem ao lado de um infectado para que rapidamente procurassem um posto de saude.

Não se deve ter neuras, mas precauções.

Ernesto, o pato

Correção: pouca renovção de ar, pois este e recirculado.

Roderic
RodericPermalinkResponder

O Centro de Prevenção de Doenças americano aumentou o alerta:

Travel Warning: Swine Influenza and Severe Cases of Respiratory Illness in Mexico — Avoid Nonessential Travel to Mexico

Ricardo Freire

Obrigado, Roderic! Acabei de atualizar.

Agora é acompanhar para ver por quanto tempo a recomendação se sustenta.

Moisés
MoisésPermalinkResponder

Que beleza...

embarco dia 30 para a Europa na torcida que o surto seja contido. A propósito, estou indo com o seguro saude (Schengen Certificate, da Axa Assistance USA) fornecido pelo meu cartão visa (para quem compra a passasem com ele). De acordo com a central de atendimento é só ligar para o telefone indicado que eles indicam os profissionais adequados. Alguém ai já utilizou o serviço deles?? Sabem se funciona direitinho??

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Olha... eu já usei serviço da AXA. Foi relativamente tranquilo, mas o atendimento telefônico foi em inglês macarrônico. Não esquece de levar uma cópia impressa ao embarcar, a maioria das "devoluções" de brasileiros em alfândega anda sendo por falta de seguro saúde.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Eu tuitei hoje um post do @oatila muito bom (http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/04/o_que_voce_precisa_saber_sobre.php)
e tem também o do @carloshotta ( http://scienceblogs.com.br/brontossauros/2009/04/a_gripe_suina_vai_se_tornar_um.php).

A Lucia quando passar por aqui certamente dirá que eles são caras consciensiosos - ambos fazem parte do portal do scienceblogs.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Riq, eu sabia que aqui encontraria respostas. Ouvi agora no Jornal (acho que o Nacional da Globo) que é para evitar ir aos EUA!!! Eu tenho possibilidade de ir daqui a 1 mês...

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Bom, eu encaro viagens para países civilizados em meio a essa crise da seguinte forma:

1. Se o vírus for altamente transmissível, vai logo chegar ao Brasil 'anyway', bem como ao resto do mundo.

2. Se tem um país preparado para lidar com epidemais de grande porte, esse país são os EUA.

3. A menos que haja evidências de que a proliferação geográfica é restrita, não acredito que seja razoável cancelar viagens. Aguardando alguns dias teremos ideia sobre este aspecto.

Thyago
ThyagoPermalinkResponder

André, faço uma observação no seu comentário:

Concordo com o primeiro argumento, e em tese com o segundo: a questão, nesse caso, são as consequências. Os Estados Unidos podem até lidarem muito bem com epidemias, mas se você estiver numa redião endêmica, o que você não vai ter é sossego. Serão triagens, desconfortos, segregações, limites e observações que lhe farão desejar estar em casa. Não com a viagem cancelada, tudo bem, mas, adiada.

Seria o mesmo que dizer que o país com a maior força militar do mundo garante segurança em viagens até sob ataques massivos de Antrax.

Além do mais, quando se tem crise em "casa", o que não se deseja são visitas. A Europa é mestre nesse assunto!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

O vírus não vai chegar ao Brasil, gente, vai ser apenas uma "marolinha".

Sandríssima
SandríssimaPermalinkResponder

Recomendo, também, os informes do Ministério da Saúde no link http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Estou nos EUA ate o final da semana, na empresa que estou trabalhando já temos va´rios cartazes desses de como tossir e se te derem máscara é para usar e tal...mas o maior pânico vem dos brasileiros...todo mundo que falo está apavorado com o fato de eu estar no Texas, que já tiveram casos e tal...

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Falaram também que pra quem está chegando dos EUA no Brasil, tem que preencher algum formulário, entrar em contato com a Anvisa...mas não achei nada não...

Joana
JoanaPermalinkResponder

Estou indo pra Espanha dia 30 também e todo mundo não pára de falar nos meus ouvidos.. acho tudo um grande exagero, já tem mais suspeitas de casos aqui no Brasil do que lá. A cada 5 min o Globo dá notícias de novos casos. A mídia fica muito pressionada pela população que busca informação, assim como os órgãos de saúde pública que querem mostrar serviço.
Não sei se vcs leram uma reportagem na Época sobre a dengue que reflete bem isso: uma cidade paulista vizinha a uma do Rio de Janeiro não tinha um caso sequer de dengue, enquanto que a epidemia rolava solta desse lado daqui da fronteira. A cidade carioca notificava todas as suspeitas como casos de dengue, pra garantir que o paciente estaria sendo tratado e não morreria, sem nem esperar o diagnóstico final.

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

Dengue, uma questão seríssima de educação (o mosquito vive próximo dos criadouros). Outra doença viral de comportamento atípico como esta gripe suína, que foge ao padrão costumeiro, segundo os epidemiologistas, preopupa, sim. E muito!!!! Nós brasileiros - eu, baiana, e enfrentando a epidemia agora com letalidade alta da dengue por aqui - desacostumados com boa assistencia à saúde, temos que nos preocupar, sim. Convivo com isto e, garanto, não é brincadeira. Vir para a Bahia, tb, se tornou atividade de risco: repelente ao acordar de 2/2 horas... E boa sorte, meu povo!

Kristen
KristenPermalinkResponder

Logo agora que a Anac liberou o piso dos preços das passagens internacionais vem essa onda de pânico com a gripe suína. Tava bom demais pra ser verdade ou pão de pobre só cai com a manteiga pra baixo.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Tem cara de que eles já sabiam desse surto , e se adiantaram mrgreen

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Cheguei de NY terça passada e não havia nenhuma movimentação nos aeroportos daqui ou de lá, nada. Tanto é que só soube quando cheguei. Não vi uma só pessoa de máscara nos EEUU. Acho que o pânico está maior por aqui.

Carol Owen
Carol OwenPermalinkResponder

Eu tou com passagem pra Cancun comprada e hotel reservado em Play del Carmen pra proxima quinta, 7 de Maio. A American Airlines somente vai ressarcir pessoas que viajam ate dia 6 de Maio. Moro em Washington, D.C e por enquanto aqui a tal gripe ainda nao chegou, mas a midia tah fazendo todos ficarem com medo. Estou pensando em pagar os "penalties" e mudar meu destino pra St. Thomas ou Ilhas Cayman. O que vcs acham?

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Recebi um e-mail da Copa com vôos para Aruba, entre outros na região, dizendo: Aruba US$ 699* com acompanhante grátis (sem taxas)?. Acreditem!

Thyago
ThyagoPermalinkResponder

Acho que a gente já está se encaminhando pra uma fase de menos suposição, e um pouco mais de alerta. Com o pouco conhecimento que, naturalmente, nós temos agora, e com base somente no "guia" deles, documento público ao qual temos acesso, já estamos tecnicamente no nível 6 de alerta.

"Phase 5 is characterized by human-to-human spread of the virus into at least two countries in one WHO region. (...) the declaration of Phase 5 is a strong signal that a pandemic is imminent"

Na página do CDC, eles já confirmam 64 casos somente nos EUA. O que significa 2 países numa mesma região da OMS, como descrito na fase 5.

Já na página da OMS, eles já confirmaram os seguintes casos:

"The following countries have reported laboratory confirmed cases with no deaths - Canada (6), New Zealand (3), the United Kingdom (2), Israel (2) and Spain (2)."

Isso já nos coloca no alerta máximo, e nos coloca realmente numa situação de pandemia. O resto, agora, é política, se levarmos em conta apenas os dados técnicos pra essa análise:

"Phase 6, the pandemic phase, is characterized by community level outbreaks in at least one other country in a different WHO region in addition to the criteria defined in Phase 5."

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Thyago: shock
shock
shock

Joana
JoanaPermalinkResponder

Estou indo amanhã pra três dos países com casos confirmados: Inglaterra, Alemanha e Espanha.... estou com medo mas tentando não pensar nisso, não existe a chance de desmarcar a viagem...

Marcie
MarciePermalinkResponder

Pronto: agora a Organização Mundial de Saúde elevou o alerta para o penúltimo nível de pandemia. Isso significa, entre outras coisas, que meus clientes já não querem mais viajar. O que por sua vez significa que vou ficar dura em pouquíssimo tempo. Ainda não sei se vou desmarcar viagens marcadas - mas ainda tenho tempo para ver como andam as coisas. Eu ainda quero acreditar que estão exagerando, mas já começo a pensar em certas precauções.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Ah...esqueci: aqui também não tem o Tamiflu. Para quem não sabe eu estava até segunda em São Paulo, onde procurei como louca o remédio. Agora eles informaram que o Tamiflu que eles têm não é suficiente para todos. Como bem disse alguém no Twitter: no Tamiflu, tamufu!

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

A OMS aumentou o índice de preocupação para 5.
shock

Denise Mustafa

meu povo, tem alguém ai que mora na espanha, mais especificamente em Madrid? Quero saber como é que tá a situação de "pânico" por lá pq vou passar um mero final de semana em Madrid e meu namorado já tá aqui enchendo minha cabeça, com medo de entrar em avião, metrô, e etc!
e aqui em Portugal ficam anunciando o tempo todo que a espanha tá com num sei quantos mil caros (exagerei) e que até AQUI já tem um suspeito. Que por acaso está em quarentena aqui no Porto, no Hosp. São João! Ufa!

Denise Mustafa

*mil casos #correcção

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

A gente está deixando a história "cozinhar" pra ver... smile A mais de 6 semanas da viagem pra Cancun, vamos acompanhando os desdobramentos. Acho que até lá ou já está controlado, ou está totalmente espalhado - e daí cada um toma o remédio e toca a vida. (Zé, me avisa se estou falando bobagem!)

Por enquanto, um pé em cada canoa. Ainda não tiramos o visto (está com pouca fila e sai em poucos dias). E se cancelarmos (toc, toc, toc!) com mais de 30 dias de antecedência a multa é de apenas 2%. Mas já reservei o aluguel de carro e encomendei um guiazito (Rough Guide Directions, Publifolha) da região.

A conferir! wink

Zé
PermalinkResponder

Fabio, vai cozinhando o galo mais um pouco! Mas, hmm, sei não... tô achando que você não vai pro México (toc, toc, toc!). E será que, mesmo que a situção melhore um pouquinho, você vai viajar tranquilo? :rool:

E, ó, a Roche e a Glaxo vão aumentar a produção de anti-virais, mas, mesmo assim, acho que não vai ser fácil de encontrar/comprar os remédios contra a gripe, não (se bem que, aí no Brasil, tudo é possível. Aqui nos EUA não vai ser fácil. Acho que eles vão dar prioridade ao tratamento das pessoas com caso confirmado da gripe suína)

Vamos aguardar! mrgreen

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Estamos em fogo baixo, Zé. wink Sem sair correndo pra cancelar, mas de olho nas notícias.

Sabe o que pega (ops!) numa situação destas? Mesmo que você tivesse certeza de que não tem perigo, como é que fica um lugar com pontos turísticos restritos e restaurantes fechados?

Como você havia sugerido, vamos ver como rola até tipo o final da semana que vem... Se os cenários continuarem piorando, a gente vê o que faz - se cancela ou se troca o pacote por outro destino que se mostre "seguro".

Valeu pelos toques, and keep posting! wink

Marcie
MarciePermalinkResponder

Fabio....por favor...daria p/mudar o destino da sua viagem, só essa vezinha????

Os histéricos aqui já estão considerando parar os voos....Não posso acreditar que isso seja possível... ENfim...pls mude de idéia, tá?

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Marcie, fica tranquila que, pelo andar da coisa, sua sugestão pode prevalecer... wink Já estou levantando alternativas, just in case.

Ricardo Freire

Fabio, eu também tinha pensado nessa. Mesmo que a situação se resolva nessas seis semanas, Cancún vai ser uma cidade fantasma por alguns meses. Essa gripe é um Wilma 2.

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Pois é, Riq! No momento estou mais preocupado com isso do que com a doença em si.

Mesmo considerando que a histeria diminua (no 11 de setembro a gente estava em Paris e no dia seguinte tinha detector de metal até pra entrar em loja de CD...), o turismo lá deve sofrer com os cancelamentos.

(Ou então vai ser A época das pechinchas e upgrades!) wink

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Riq, aproveitando que estou levantando alternativas... Pensando em praia, rola algum nordeste em junho?

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

By the way, trocar Cancun por outro destino no Caribe - Aruba, St. Maarten - é seis por meia dúzia, não é? sad

(Palpito que toda a região vai pagar o preço e ficar meio às moscas por um tempo.)

Ricardo Freire

Fabio,

praia no Nordeste em junho é difícil.

As apostas mais seguras são

1) Pará-Maranhão-Piauí-Ceará, onde o verão começa mais cedo (o verão começa na Amazônia em junho e vem "caminhando" em direção à costa leste do Nordeste)

2) Sul da Bahia (Arraial, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau), onde provavelmente vai fazer tempo bom... a não ser que uma frente fria muito forte consiga escapulir do Sudeste.

Já com relação ao Caribe, não acho que seja trocar seis por meia dúzia, não.

Enquanto a pecha de intocável estiver restrita ao México, os outros lugares da região são uma bela alternativa -- eu iria pra Aruba ou Curaçao ou St Maarten ou Cuba na boa. (Só não recomendo Punta Cana com mais ênfase porque nunca fui, e não sei o que há para fazer fora dos hotéis.)

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Queridos, eu até me sinto mal por não ter dado o devido crédito à tal gripe, mas realmente ainda acho que tem ruído demais. Tudo bem, nível 5 pandemia, mas...e a mortalidade? Eu acretido que em 1 mês ou no máximo 2 a coisa já estará controlada.

Marcie querida, Tamiflu tá em SUPER FALTA por aqui. Nem hospitais estão conseguindo.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

A recomendação "extra-oficial" que tá rolando no meio médico para quem vai viajar para áreas de risco, é se vacinar contra a gripe comum (influenza humano) pois a gripe suína tem alguns genes do influenza humano e (teoricamente) exisitiria alguma proteção, mas isso ainda é muito teórico.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

E enquanto isso o pânico corre solto: China e Rússia cancelaram a IMPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA do México e EUA, segundo a CNN. Hã?
E uma notícia assaz importante: em Israel, estão chamando a greve suína de "Mexican flu" pra não terem que falar o nome do bicho, considerado sujo para judeus e mulçumanos. Hããããã?
Blé, agora não consigo mais trabalhar, só olhando as notícias alarmintas...
shock

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Olha, eu estou com o @PauloQuerido : morreram SETE pessoas. Morre mais que isso por dia de disenteria...

Mas é bem verdade que não estou de viagem marcada (Rio de Janeiro pra mim não é viagem né?)

Eu queria a Sylvia aqui arrumando a minha mala...buááááá...

beijos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar