Gripe suína: está na dúvida para viajar? Meu pitaco: use o mesmo critério que você usaria em caso de dengue

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

hulk

Vou repetir o que eu escrevi na caixa de comentário de outro post.

Não tenho acesso a informações privilegiadas, como o Zé. Mas o que eu vejo no noticiário é: um país em estado de emergência (México), outro em estado de alerta (Estados Unidos), bastante pânico -- e baixíssima mortalidade fora do foco principal da epidemia.

Concordo que viajar para o México está fora de cogitação -- até porque, uma vez chegando lá, vai estar tudo vazio e sem-graça. Não foi para isso que você trabalhou.

Quanto aos outros lugares, enquanto a situação permanecer como está -- muita gente em observação, pouquíssimos casos confirmados, somente um caso fatal fora do México -- eu usaria o Critério da Dengue. Que é pessoal e intransferível, pois não.

Se você é do time que não viaja para lugar do Brasil onde haja foco de dengue, então não vá para os Estados Unidos ou para nenhum lugar onde a doença já possa ter chegado.

Mas se eu nunca tivesse ligado demasiadamente para o risco de pegar dengue hemorrágica nas férias, eu não me deixaria paralisar pelo noticiário da gripe suína, não.

(Claro que, a partir do momento em que as pessoas começarem a ser hospitalizadas aos montes, eu mudo de opinião correndinho...)

Atualização: clique aqui e leia as sensatas recomendações do médico-viajante-blogueiro Rodrigo Purisch. (Obrigado, Ernesto!)

91 comentários

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Acabei decidindo adiar minha viagem para Florida para Agosto. Para não ficar muito triste pensei em ir para Florianopolis por alguns dias agora em Maio...será que já está muito frio ? Obrigada...

Ricardo Freire

O outono é caracterizado por dias agradáveis e noites friazinhas -- a não ser quando passam as frentes frias.

Para esta semana, por exemplo, a Somar prevê dias ensolarados; chuva só na sexta e na segunda. Temperaturas entre 15 e 25 graus.

http://tempoagora.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/Florianopolis-SC

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Ric, pois é pelo que vi dá para aproveitar uma prainnha. Será que a cidade fica muito abandonada/vazia ? Obrigada...

Ricardo Freire

As praias vão estar bem vazias durante a semana, naturalmente.

Mas Floripa é uma cidade grande e tudo mais funciona -- restaurantes, ostras, Box 32, shoppings, lojas da Bocaiúva.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Crianças, só pra dar notícias: igual apontado aí em cima, viajei direitinho, sem problemas. Nós fomos os únicos no vôo com máscara, ficou todo mundo olhando esquisito pra gente (mas como diz o marido, melhor prevenir do que remediar, e passamos o nosso ridículo tranqüilos).
No aeroporto de BH, ninguém de máscara nem nada. No de Miami, nada. No de New York, tampouco. (só teve uns engraxates que fizeram um "vade retro" pra gente passando de máscara). O fuzuê é só no Brasil mesmo. Tó tudo normal pelas ruas.
Aliás, hoje de manhã no aeroporto vimos uma entrevista com uma cientista que disse que grande parte dos resultados positivos pra gripe suína foram falsos positivos, outras gripes mal diagnosticadas.
A minha irmã que já estava nos EUA nos disse que a recomendação aqui é NÃO usar máscara, que não serve pra nada (a não que você esteja doente, pra não transmitir) e observar os cuidados de higiene básicos.
Resumindo: desestressa, povo. Se o país mais alarmista, onde tem mais casos, não está nervoso, não é caso pra desespero. Cautela, sim. Pânico, nem pensar.
Seguimos pra Inglaterra em alguns dias, e reporto de lá também.
ANDRÉ: o meu medo também era esse. Relaxe!

Karina Oliveira

Bom dia a todos. Estou embarcando para Washington DC no próximo dia 27 e claro, estou receosa em ser barrada na imigração por conta deste alarde todo, mas em relação à gripe súina não estou nem um pouco temerosa, ainda mais sabendo que a gripe comum mata milhares de pessoas no mundo e ninguem noticia... Minha amiga que mora em DC disse que por lá nem se fala nisso, ninguém está usando máscaras e este não é nem assunto de roda de bar... rs... portanto pessoal, fiquem tranquilos que se Deus quiser vamos embarcar, passear, trabalhar, todos em paz e seguros! Abraço!

André
AndréPermalinkResponder

Valeu a dica, pessoal. Minha viagem está de pé.
Ricardo, parabéns pelo blog!
A propósito, em Saint Michel (Normandia) é muito chuvoso nesta época do ano? E qual o melhor site para pesquisar sobre a atual temperatura média na França. Abraço.

Ricardo Freire

André, tirando o sul do país, não dá pra contar com tempo bonito na França, não. A precipitação média mensal nem é alta para os padrões tropicais (eles não têm torós), mas espere encontrar mais tempo nublado do que ensolarado em qualquer época do ano.
http://www.zoover.co.uk/france/normandy/le-mont-saint-michel/weather

Cid Alexandre
Cid AlexandrePermalinkResponder

Só Alarde, barulho e sensacionalismo.

Quem assistia a Globo no período dos surtos de vaca louca, quem já vivenciou o Bug do Milênio (que segundo toda a mídia iria acabar com o planeta), quem já ouviu falar dos mega ataques biológicos com anthrax e varíola genéticamente modificada (alguém ainda se lembra da epidemia do ebola que aniquilaria a humanidade?), do caos que a gripe do frango causaria no mundo (matou 20 pessoas que lidavam com frangos diariamente na Ásia), já está gato escaldado do jeito DATENA de ser da imprensa.

Se compararmos as 30 mortes causadas por Gripe A no mundo diante das mais de 50 mortes por dengue hemorrágica na Bahia só ano passado e começo deste ano, das milhares de mortes causadas por malária no Centro Oeste e Norte do país anualmente, das 3 mil mortes causadas por tuberculose no Brasil no ano passado (isso sem falar na pneumonia, doença de chagas,...) veremos que comparar a periculosidade desta gripe com qualquer outra doença acima citada encontrada no Brasil é subestimar a inteligência de qualquer um.

Vou pra Califórnia em Junho e nem penso em cancelar a viagem.

Coitado dos porquinhos que, mesmo sem pegar a gripe, levaram o fardo e deram nome pra doença.

Ricardo, seu blog é fantástico (tirando a overdose de fotos a exemplo do seu último post, seria perfeito). Mas o blog é seu, eu sou mero expectador, admirador seu e visitante constante do seu espaço.

Cid.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Pessoal, estou em Berlim! Aqui no aeroporto, absolutamente ninguem, mas ninguem mesmo de mascara - como na Inglaterra. Nem passageiros nem funcionarios. Alias, eu ja tinha relatado a minha experiencia em Heathrow, hoje embarquei em Stansted e nada de novo... nem um aviso na parede, um cartaz, absolutamente tudo na normalidade.

Aqui em Berlim ainda nao fui nas areas fechadas (Parlamento, museus, etc), mas nas lojas e nas ruas... vida normal!

cassia
cassiaPermalinkResponder

Alguem em ny?
Como estão as coisas por aí? Temo não aproveitar minha viagem marcada prá junho, pois programei teatro, jogo de basquete (ambientes fechados), fora as comprinhas naquelas lojas maravilhosas e lotadas!

Ricardo Freire

Leia os depoimentos da Dani S. e da Marcie, mais acima.

Está tudo normal em Nova York.

Aos poucos está-se provando que essa gripe não é mais perigosa do que a gripe comum.

cassia
cassiaPermalinkResponder

Obrigada, Ricardo.
A propósito, muito legal e útil o seu blog.

André
AndréPermalinkResponder

Obrigado Ricardo.

Sem querer dar uma de hipocondríaco, que remédios posso levar na bagagem sem ter problemas na entrada, em Paris (tipo pepsamar, remédio pra gripe, buscopan, vitamina C, etc.).

Valeu,
André.

Júnior
JúniorPermalinkResponder

André,não vejo problema nenhum e levar remédos.Lembre-se que os líquido só são permitidos como bagagem de mão os com volume de até 100ml sendo que os mesmos devem estar acondicinadose saco plástico que não exceda a 1 litro.

Carla Morais
Carla MoraisPermalinkResponder

Olá, pessoal, li vário depoimentos de vocês e gostaria de compartilhar minha dúvida!!
Estou com viagem marcada para o México, para julho/09, visitar minha irmã que mora lá há quatro anos.
Estamos receosos, apesar dela passar muita tranquilidade e dizer que está tudo sob controle e que estão levando um vida normal, apenas tendo mais cuidados com higiene do que o normal.
Não sei até que ponto tudo o que a mídia coloca é verdade ou exagero. Para ela que está lá, viviendo o dia-a-dia, soa como exagero, pois não conhece ninguém que teve a doença. Então fica a dúvida, estão escondendo informações ou gerando polêmicas para abafar crise econômica!!!
Abraços,
Carla -SP

Ricardo Freire

Carla: a sua IRMÃ está dando uma informação OBJETIVA: ela não conhece ninguém que tenha contraído a gripe.

Já divulgaram informações oficiais de que esta gripe não é mais perigosa do que a gripe comum. A gripe comum, quando vira pneumonia, também mata. Se divulgassem todos os casos de morte por pneumonia na primeira página do jornal, todos ficaríamos apavorados.

Se você não está grávida nem tem imunidade baixa, não há porque temer. Até porque estará do lado da sua irmã.

Carla Morais
Carla MoraisPermalinkResponder

Olá, Ricardo!!!
Obrigada pelo retorno....e como vc disse, a informação é objetiva e verdadeira!!!
Valeu!!!
Abraços. Seu blog é muito interessante!!!

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Riq e trips: o CDC atualizou hoje as recomendações de viagem ao México.

CDC Travel Health Warning for Novel H1N1 Flu in Mexico Removed
Updated: May 15, 2009

CDC’s Travel Health Warning recommending against non-essential travel to Mexico, in effect since April 27, 2009, has now been downgraded to a Travel Health Precaution for Mexico.

Original aqui:
http://wwwn.cdc.gov/travel/content/travel-health-precaution/novel-h1n1-flu-mexico.aspx

Maria das Graças

Riq, é obrigatório o seguro quando se viaja para a Comunidade Européia. Lembro-me também de ter lido aqui no blog o caso de alguém que relatou o fato desse seguro mínimo obrigatório não cobrir algumas ocorrências. Como isso funciona e o que devemos fazer a mais para obtermos uma cobertura completa para um viajante que passará 42 dias na Espanha?

Ricardo Freire

As agências de viagem vendem os seguros chamados pelo trade de "embaixada". A exigência do Espaço Schengen é que cubra 30.000 euros em despesas médicas e repatriamento. Há várias categorias (bronze, prata, ouro) que vão aumentando o nível de cobertura. Há seguros de diferentes prazos de validade.

Maria das Graças

Riq, voce é muito atencioso e eu lhe agradeço a pronta resposta. Vou pesquisar. Os viajantes são meus netos que passarão 40 dias por lá.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar