Lucia Malla, longe da praia na Croácia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

plitvice-andreseale

Sempre que aparece alguma pergunta sobre Croácia aqui, eu repito o clichê praias + cidades históricas.

(Só estive lá uma vez, no longínquo 1990, três dias em Dubrovnik. O lugar se chamava Iugoslávia.)

Pois a danada da Lucia Malla descobriu um lugar sensacional, fora do circuitão: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, ou Plitvicka Jezera.

O parque fica entre Zagreb e Split, e desde 1979 é patrimônio natural da Unesco. A Lucia explica por quê:

O parque de Plitvice é composto por 16 lagos dispostos em degraus naturais, compostos de tufo calcário, rocha formada pela sedimentação das partículas de carbonato de cálcio presentes em alta quantidade na água da região. Os tufos vão se formando à medida que a água flui, num processo relativamente rápido e constante de modificação da paisagem local. Uma cachoeira que hoje existe pode estar ano que vem calcificada e a água ter se deslocado para outra queda. De acordo com a guia do parque, os níveis de calcário são tão elevados na água que qualquer objeto que ali caia se calcifica em pouco tempo. O exemplo disso é que vimos inúmeros galhos de árvores calcificados no fundo das lagoas.

O lago mais alto fica a 636m de altitude, e o mais baixo a 503m. Portanto, em 8km de extensão do sistema de lagos, há um desnível de mais de 100m de altura. Os "degraus" são a chave para apreciar o parque: a cada "degrau" por onde a água passa, vai sendo "filtrada" naturalmente. Vem daí a beleza maior de Plitvice: cada lago em um nível tem uma tonalidade diferente. É belíssimo.

Para ver mais fotos bacanas do André Seale, saber como a Lucia descobriu essa preciosidade e ver como chegar, clique aqui.

Atualização

Na caixa de comentários, a LucianaM avisa que a Luisa do Arquivo de Viagens também postou seu relato de Plitvice com fotos tiradas no verão.

E em seu blog, a Luisa lembra que a Carla Castro do Made in Carla também já tinha passeado por lá -- o post está aqui.

71 comentários

Fabio Nitschke Gomes

Riq, desde que um amigo meu mostrou fotos de sua viagem pra lá, este lugar incrível virou a "imagem" da Croácia pra mim... wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Grande Lucia ! Enviei o link pros meus amigos João e Sonia que
vão saracotear por ai , sem saber direito o que fazer .

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Riq, longe da praia, mas não longe da água... hahahaha!

Sylvia, esse parque é de tirar o fôlego. Fora q é super-tranquilo de andar, as trilhas são ótimas. smile

Majô
MajôPermalinkResponder

Lucia, que lugar belo !! Tenho amigos que estiveram na Croácia no ano passado e acharam o ponto alto da viagem wink

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Bonito e mágico lugar!!!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

A Lucia mexeu num vespeiro, hehe...um dia tenho que ir até Plitvice wink
PS: A Luisa do Arquivo também aproveitou para postar as fotos delas também!

Carol Wieser
Carol WieserPermalinkResponder

Esse lugar é simplesmente lindíssimo. Eu adoro mar, mas confesso que troco a areia+cerveja+pousada por um bom hotel+lagos+vinho...
Hummmmm.

LucianaM.
LucianaM.PermalinkResponder

O pessoal do "Arquivo de Viagens" http://arquivodeviagens.wordpress.com/ está com um post com fotos lindas do lago no verão.

Deiatatu
DeiatatuPermalinkResponder

Esse parque é um dos musts da Croácia. As fotos estao líndissimas, parabéns! Eu estive por aqueles lados em 2006 e lembro de ter ficado chocada com o caminho até lá, muitos vilarejos abandonados e campos minados num lugar tao tranquilo, impossível de imaginar o que se passou naquela regiao a tao pouco tempo atrás.

Rogéria
RogériaPermalinkResponder

Já que a Croácia é o assunto do post e um provável destino para as minhas férias de Julho, se alguém tiver mais alguma dica de lá, tô aceitando de bom grado!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

A Croácia e o parque de Plitvice estão na minha Wish List, que inclui a Puglia (Itália) e a Provence, de desejos mais fortes. Mas a lista é grande....

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Estive na costa da Dalmácia ano passado e tive (com muito esforço) tirar os lagos para a viagem não ficar pesada. Ficava contra - mão e eu deveria obrigatoriamente ir a Zagreb por causa do vôo da TAP. Mas, como em todo lugar deve haver algo não feito como desculpa pra vc voltar (e a Croácia certamente está na lista das repetições...)

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Rogéria, eu vou publicar mais alguns posts sobre Croácia em breve. Aguarde cenas dos próximos capítulos... grin

maria
mariaPermalinkResponder

Lucia,

escrevi algum tempo atras que gostaria de informaçoes da Croacia pois vou num congresso em set/09 em Dubrovinick.A dica foi boa e tenho outra pergunta:
vi um site de aluguel de barcos da Croacia(parece que este é O lugar certo para a extravagancia) e estou pensando em pegar um barco para ver as ilhas por + - 5 dias.....Será que é um,a boa idéia?

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Maria, certamente é o lugar! A época talvez já não permita banhos de mar, já que a água em julho era em torno de 24°, ligeiramente mais fria do que aqui no Ceará, mas bem mais aquecida do que no Rio.

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Não perca a ilha de Hvar (pronuncia-se cuár).

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Cada vez gosto mais da Croácia...por tudo que tem aparecido parece ser tão legal...está na minha listinha também...junto com tantos lugares...

maria
mariaPermalinkResponder

Thanks Lili,
parece que a temperatura da agua é um problema sempre por lá.Estive em Santorini em set/08 e segundo os locais a temp. é sempre perto de 21 graus,muito diferente do nordeste ,por exemplo.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Maria, dizem que as ilhas são ótimas. Principalmente se vc curte mergulho, tem diversos naufrágios legais. Nós não tivemos tempo de ir, infelizmente. sad

MARRY
MARRYPermalinkResponder

OLÁ LUCIA, TUDO BEM?
ESTOU INDO PARA A SERVIA E ESTAVA PENSANDO IR DE TREM ATE A CROACIA, VC SABE QTO TEMPO FICA???
BEIJOS

Ricardo Freire

De Belgrado a Zagreb são 7h17 de viagem.
De Belgrado a Split, 15h20, via Zagreb.

Fernando Moreno

Oi Riq, tudo bom?
Olha só, até seguindo uma dica sua, depois da costa amalfitana que estou indo agora em maio, vou passar uns dias na Puglia.
Pesquisando na internet, vi que tinha um ferry de Bari pra Dubrovnik. Você sabe alguma coisa sobre esta travessia?

O ideal em Dubrovinik é ficar dentro da área da muralha?

Surgiu esta ideia de passar alguns dias lá antes de seguir pra Paris. Se você puder me ajudar, fico mais uma vez grato.

Um abraço,

Ricardo Freire

Sai às 22h, chega às 7h.
Compre em http://www.jadrolinija.hr
Preços: http://www.jadrolinija.hr/pdfs/EUR.eng.Hrv-It.09-novo.pdf
"Deck" significa poltrona. Evite.

vanessa
vanessaPermalinkResponder

O que voces acham de Croacia, Grecia e Turquia em agosto. Fica muito corrido para 15 dias? Thanks.

Ricardo Freire

Se você fizer um destino em cada país, não... Mas a logística de zanzar pelos três é complicada e cara.

https://www.viajenaviagem.com/2009/07/turquia-as-dicas-da-carla-tolosa/

https://www.viajenaviagem.com/2009/08/emilia-na-grecia/

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Oi, eu e meu namorado estamos programando uma passagem por zagreb no final de maio, gostariamos de saber quais seriam os principais locais a serem visitados nesta cidade tao cheia de atrações. Ficaremos 3 dias. Obrigada!

Ricardo Freire

Eu seguiria as dicas do New York Times:
http://travel.nytimes.com/2009/09/06/travel/06hours.html

Giordana Martins

Fiquei sua fã depois da reportagem da revista da Gol. Estou precisando pegar dicas sobre deslocamento split-hvar-korcula-dubrovinik, sei que existem ferries, mas por que site é melhor comprar? E vale a pena comprar antecipadamente? Estou indo em Maio 2011. Outra dica é que lugares ir na Croacia, teremos 15 dias e estarei indo de Fortaleza, Ceará. Daria para unir a Croácia a outro pais nesses quinze dias? E somos velejadores o que você sabe sobre aluguel de veleiros? Obrigada desde já.

Ricardo Freire

A maior cia. de ferries da Croácia é esta aqui:
http://www.jadrolinija.hr/default.aspx?lang=2

Maio ainda é baixa temporada, mais do que comprar com antecipação você precisa ter certeza de que as linhas que você quer já estão funcionando.

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Giordana, estive lá fazendo exatamente esse roteiro. Comprei tudo pela Jadrolinija, assim que chegava em cada cidade. Como fui no verão e não tive qualquer dificuldade em conseguir os horários que queria, não aconselho comprar com muuuuita antecedência não... Alguma flexibilidade pode ser interessante. Não entendo nada sobre velejar, mas achei o mar bastante parado, principalmente comparando com o nosso (também sou de Fortaleza).

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Giordana
Vou em setembro à Croácia por 9 dias e estava com muitas duvidas sobre a logística de deslocamento.Chegarei em Zagreb e sairei por Dubrovnyk e,inicialmente pensei em alugar um carro pra fazer o percurso passando pelos lagos Plitvice e descendo para Split, Hvar e Dubrovnyk mas o carro para pegar ferry mas atrapalha que ajuda. Achei um link de um carinha que faz uma mega acessoria pra quem viaja por conta própria e estou achando bem interessante. Ele reserva hospedagens em aparts e B&B super charmosos, organiza os transfers, dá dicas e te deixa com celular local toda a viagem. Está indicado pelo Fodor's ent?o é confiável. Faz contato com ele que o retorno é rápido e sem compromisso.
www.jaywaytravel.com
Outro site util é www.croatiatraveller.com
Quando voltar posso te dar dicas, se você precisar ou mesmo agora, de como estou planejando tudo. Fiz uma pesquisa grande a respeito e podemos trocar umas idéias.
Quanto a jadrolinja eles ainda nao tem os horários para 2011, fazem atualizaç?es de tempos em tempos.
Riq, desculpe a intrometida aqui,rs...vim ver se me respondiam uma pergunta e acabei dando uma resposta.
Aliás a pergunta era: alguem já foi a Trogir? Ele recomenda ficar lá em vez de Split e estou em dúvida.

Ricardo Freire

O pessoal que conhece os destinos realmente a fundo sabe de lugares que a gente não imagina. A nossa tendência é sempre ir pelo caminho percorrido. Ou pelo menos nunca abrir mão dos nomes famosos.

Se eu fizesse uma consutoria pra um gringo que queira ir à praia no Nordeste, certamente diria para ele ignorar Porto de Galinhas e Maragogi e ir direto pra Rota Ecológica. O cara ficaria cabreiro...

VAL
VALPermalinkResponder

Eneida, não conheço Trogir, mas Split é uma cidade bem bacana, com ótimos restaurantes. Estive entre maio e junho por alguns lugares da Croácia e Dubrovinyk foi o que mais gostei. Indicaria ficar uns dois dias em Orebice, um lugar delicioso no meio do caminho para Korcula e Hvar...Boa viagem!

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Estive em Split em 2008 e fiz um bate-e-volta até Trogir. Não sei bem qual é o estilo de viagem que você curte, mas na minha opinião, Trogir está mais para daytrip do que local para fixar hospedagem.

Não lembro exatamente qual o tempo de viagem mas é bem fácil ir e voltar de ônibus, deve ser algo em torno de uma hora e meia com saídas de 30 em 30 minutos da estação de Split.

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

O aeroporto de Split na verdade fica mais perto de Trogir, sendo que Split é bem animada. Não conheci Trogir - ficou p/ a próxima, mas Split é muito bacana!

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Eu até que abro mão de lugares famosos sem problema. Vou sair de Zagreb batida, sem dor na consciência pra conhecer os Lagos Plitvice, rs..
A maioria das pessoas daqui que foram a Split falam bem de lá, mas não foram a Trogir, que é pequeno, e Patrimônio cultural da Humanidade. Acho que nenhum dos 2 é furada mas mesmo assim não consegui decidir.
BTW, Porto de Galinhas não recomendo mesmo pra ninguém, concordo contigo.
Val
Quando marquei a passagem não achei que ficaria tão corrido, já estou arrependida de não ter reservado mais tempo. Infelizmente não vou dispor desses 2 dias a mais, mas é sempre um bom motivo pra voltar. Obrigada pela dica mesmo assim.

Lorena
LorenaPermalinkResponder

Eu irei com uns amigos para a Croacia no começo de Set só que vou pegar o Ferry em Ancona até Split, reservei uma cabine para nós e reservei para o carro, pela BlueLine, que é a outra Empresa que faz essa linha, e pelo que pesquisei acho que vai dar certo (quanto voltar eu conto). Ficaremos uns dias entre Hvar e Split depois subo p/Alemanha, vai depender de como vai estar por lá, por isso deixamos uns dias em aberto.

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Acho que vou optar por Split que é, pelo menos uma unanimidade e, se der com um bate- volta pra Trogir. Tem water taxi facil.Tambem vou no inicio de setembro: chego dia 4 em Split e vou dia 6 para Hvar( pronuncia-se cúar). Dia 8 saio para Dubrovnik e fico até dia 11. Acho que valeria a pena ficar mais tempo, mas agora é tarde...Pelo que pesquisei não vale estar de carro para ir a Dubrovnik. o car ferry leva 2 h e para em Stari Grad que fica em outro lugarejo da ilha. O comum leva 50 min até Hvar town. Em Split tambem acho que nao vale estar de carro, não sei se vale pra ir a Alemanha ou alugar lá mesmo. Tem varias low cost operando Alemanha. Quem sabe nos esbarramos por lá!

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Eneida, com esse tempo em Split (chegando dia 4 e partindo no dia 6) eu nem consideraria um bate-e-volta a Trogir, não faz sentido. Gaste o dia 5 no Palácio do Diocleciano e se der e for o seu estilo, vá até o museu do escultor Ivan Mestrovic.

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Corrigindo, o carro não vale para ir à Hvar.
Para Dubrovnik também é complicado, mas aí é outra história..

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Eu estive em Trogir uma vez e em Split 2 vezes, mas sempre foram viagens de dia inteiro, nao dormi em nenhuma delas. Sao duas cidades bem diferentes e a escolha vai depender do tipo de experiencia que se quer ter.
Trogir eh super pequena, lindinha, historica e achei bem romantica, mas tem cara de ser meio parada de noite. Se o objetivo for curtir a cara metade e nao se preocupar com o resto do mundo, eu ficaria em Trogir.
Split eh maior, tem mais vida, mais restaurantes, e um porto bem movimentado no verao, o que significa tb que a cidade tem mais transito e menos charme (o que nao significa que Split seja uma cidade desinteressante). Se o objetivo for ver gente, bares e animacao, Split eh bem melhor que Trogir.

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Luisa
Achei um forum no Trip Advisor em que as pessoas falam mais ou menos o mesmo que vc.À noite, em Trogir tem ótimos restaurantes na promenade, lanchas de todos os tamanhos ancoradas em frente e 1 da manhã a cidade morre. Vou com amigos que gostam de uma esticada noturna, optamos por Split que é mais animada e tem mais ferrys partindo para as praias.mas Trogir também deve ser tudo de bom.

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Obrigada Lili pelas dicas. Realmente temos que nos conter pra não cair em overplanning, mas esse Jayway me deixou louca pra ver esse local também, e o comentário do Riq faz todo sentido. Acho que vai ficar pra próxima. Bjs

claudio sousa
claudio sousaPermalinkResponder

Estou em Split, a cidade e legal, mas acho fundamental ficar em HVAR, pois e a Buzios-RJ da Croacia,sendo que fica central, tornando facil o deslocamento para outras cidades do litoral e ilhas pelo mar em otimo ferry boat. Split e bonito. Zagreb, so ficaria uma noite, chegando pela manha, pois e o suficiente para visitar o centro historico.
Alguem sabe quanto tempo fica de distancia entre o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, ou Plitvicka Jezera e Split ?
abcs

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Depoimento pós viagem:Os lagos Plitvice são mesmo de uma beleza única, imperdíveis! Cheguei em Zagreb e no dia seguinte saí de manhã para os lagos, dando para ver tudo nesse dia. Passei a noite num B&B e na manhâ seguinte fui para Split, levando 3 a 4 horas porque o limite de velocidade é baixo e a estrada muito policiada. Apesar de tentarmos nos manter no limite, fomos parados e multados ou subornados, sei lá. A polícia disse que teríamos que pagar em cash, mas deu "desconto". Achei que era propina mas me disseram que é assim mesmo que funciona.Split é uma cidade linda e bem conservada que vale a visita. Hvar é mesmo o lugar para curtir, relaxar e querer voltar! De lá fui de ônibus para Dubrovnik. A estrada é linda mas o ônibus era bem ruinzinho.As opções para o trajeto não são fáceis porque avião tem escala e toma quase o mesmo tempo. Carro acaba sendo dispensável nas ilhas pelos ferrys mais lentos e falta de necessidade. A comida é deliciosa principalmente para quem aprecia frutos do mar. Os preços são razoáveis e o povo bem simpático.Dubrovnik também é linda! O passeio nas muralhas é mesmo mágico, e finalizamos vendo o pôr-do-sol num bar encravado nos rochedos.Fomos até Montenegro num bate-volta que vale principalmente pela baía de Kotor, que é cercada por majestosas montanhas(Urais). Uma paisagem que lembra certos filmes da China, que não se transmite em fotos..Espero voltar a Croácia com mais calma, os leres das cidades históricas já feitos para curtir mais a ilhas e cidadezinhas litorâneas pequenas.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Estive lá, e é de fato belíssimo! Um passeio inesquecível. O idel é ir no outono... as árvores decoram o parque com tons de amarelo, laranja, vermelho e verde. Um espetáculo!
Tenho algumas fotos de lá no meu blog:

http://madhumita2.wordpress.com/2010/10/07/plitvicka-jezera-parque-nacional-da-croacia/

Chhers!

marco avena
marco avenaPermalinkResponder

Inventei uma viagem que começa na Croácia ( Zgreb e Dubrovnik) e depois segue para Grecia. Como devo fazer esse trajeto ? Minha ideia era ir de Zagreb para Zakynthos (ilha Jonica) e fuçar outras ilhas por ali de Ferry, para só depois fazer as tradicionais Mikonos, Santorini e Rodhes( essas eu já conheço).
Qual é o meio de transporte mais racional, rapido e barato da Croácia para Zakynthos? Qual a melhor época do ano ? Quantos dias é o periodo ideal para cada cidade Croata ? Eu invento e depois fico correndo atrás, né ?...Help !!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Assim como não há ônibus direto de Jericoacoara a Trancoso, não há transporte entre a Croácia e ilhas gregas. Tanto a Croácia quanto a Grécia são países que recebem turistas europeus do norte; não há um fluxo entre a Croácia e uma ilha grega que justifique o transporte direto. Você vai precisar ir de Zagreb a Atenas.

Não vale a pena fazer viagens malucas e pingadas no verão e para ilhas. O transporte é complicado, você perde muito tempo no caminho. Como o Ricardo Freire diz, a Europa não vai sair do lugar grin

marco avena
marco avenaPermalinkResponder

Obrigado... Já imaginava que teria que seguir pelas capitais... E aproveitando da boa vontade... Para chegar na Croácia, qual o melhor caminho ? Acredito que terei que pingar na Europa, mas...qual o melhor local ?
Desde já agradeço a atenção...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Para rentabilizar passagens aéreas o melhor caminho é procurar um agente de viagem. Praticamente todas as cias. aéreas que unem o Brasil à Europa chegam à Croácia. Procure incluir os trechos internos nas passagens transatlânticas.

bruna
brunaPermalinkResponder

Olá!!
Estou com uma viagem marcada para a Croácia mes que vem (10 dias), vou pra Split, Trogir e Dubrovnik e gostaria e fazer um day trip para Montenegro, alguém sabe alguma empresa confiável? ou algum site para pesquisa?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Não queira "passar um dia em Montenegro" só para adicionar mais um país à sua lista. Isso não leva a nada. Primeiro estude Montenegro. Veja o que você quer VER em Montenegro, além do carimbinho no passaporte. E então cheque se o que você quer ver é factível a partir de algum dos lugares onde você vai na Croácia.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/02/o-turista-nunca-chega-2/

bruna
brunaPermalinkResponder

Olá Bóia!!!!
Acho que fui muito resumida no meu comentário.. hehehe
Já andei estudando o destino, alias, a idéia de Montenegro surgiu a pouco tempo, depois que comentei com uma colega da França que iria passar uns dias na Croácia e ela me disse q tinha ido de férias pra Croácia, Montenegro e Albania. Vi a fotos e achei super bonito e pensei, pq não? Porém, o que me trouxe aqui foi pelo seguinte: no caso dela, ela alugou um carro e percorreu toda a região e eu não tenho como fazer isso.. se for viável e eu achar uma empresa de turismo confiável, estou pensando em ir.

Já entrei em contato também com a Embaixada na Sérvia e eles me confirmaram que Brasileiros não precisam mais de visto para visitar Montenegro, porém para ir à Sérvia é necessário, então acho que isso foi um bom sinal!!

Se alguém puder me indicar alguma agência, agradeço!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Funciona assim: em qualquer lugar do mundo você vai encontar todos os passeios disponíveis na recepção do seu hotel. Daí é só marcar. Mas é uma bobagem fazer Montenegro em um dia...

Carol Souza Lima

Olá, pessoal, passei 2 dias na Croácia agora em Agosto (o porquê de tao pouco tempo esta no meu blog) e estou escrevendo uns posts sobre a viagem toda e tem mtas explicaçoes de logistica , ferry pra Hvar , Dubrovnik, etc. Sofri pra achar informações e acho que nao custa compartilhar.

Bjs

Kátia
KátiaPermalinkResponder

Acabamos, eu e meu noivo, de voltar do Leste Europeu onde incluímos uma passagem pela Croácia. Mais especificamente Split e Dubrovnik. O que mais nos espantou foi não ter encontrado nenhum comentário aqui sobre outro parque nacional da Croácia chamado Kraka. É tão bonito quanto Plitvice, só que menor e mais perto de Split, portanto mais acessível. Acabamos desistindo de Plitvice para fazer um day trip para Kraka. Vale à pena!

Agora, o que definitivamente não vale à pena na Croácia é viajar de trem! Péssima escolha, sistema ferroveiário sucateado, trens velhos e funcionários despreparados...

Jayme
JaymePermalinkResponder

Estive em Split, Hvar e Dubrovnik na segunda quinzena de Agosto de 2011, alta temporada, tudo de bom, excepcional, um show !
Quem precisar de dicas, é só perguntar.

Marília Peixoto

Oi!
Acho muito legal conhecer a Croácia no inverno pois é totalmente diferente do verão! Os Lagos Plitvice são um espetáculo em cada estação! E o Parque Krka concordo com a Kátia, vale muito a pena, principalmente no verão quando dá pra tomar banho enquanto se caminha!

Michele
MichelePermalinkResponder

Estive na Croácia no ano passado e amei. Cheguei por Dubrovink e fiz Makarska-Split-Hvar-Brac(Bol)-Dubronvnik. Foram quase 2 semanas, curtindo o litoral com algumas escapadinhas para conhecer as cidades históricas. Adorei Dub. e Split, porém em julho, com todo aquele calor acho que essas cidades maiores acabam cansando e que o mar das ilhas foi bem mais interessante. Deixei minhas impressões aqui: http://planejandoaviagem.wordpress.com/2011/09/12/croacia-sul-da-dalmacia-2. Agora, em junho de 2012, estou preparando a proxima: uma semana em Trogir e arredores. Gostei da dica do Parqur Krka. Vou ver se consigo visitar.

Cristiana
CristianaPermalinkResponder

OLá

Estou a pensar fazer uma peq trip en setembro. Praga/Brno - Eslovenia-Croacia-Hungria

Quais os melhores transportes da rep checa para eslovenia? Sera preferivél ir primeiro a vienna? e comboio da croacia para a rep checa há?

Se houvesse poderia fazer Brno-Viena-ESLOVENIA-CROACIA-REP CHECA

Alguem consegue ajudar me?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiana! Os trens no Leste são lentos e as rotas não são as que você esperaria.

O melhor lugar para pesquisar rotas é o site da ferrovia alemã: http://www.bahn.de/international .

Ronaldo
RonaldoPermalinkResponder

Olá Riq, Bóia e viajantes amigos. Estou começando a planejar uma trip para os Balcãs em agosto de 2014 e gostaria da opinião de vcs. Penso em gastar quatro full-days na Eslovenia, sete na Croacia e três em Montenegro, chegando por Ljubliana e voltando por Dubrovinic. Duvidasgriná pra se locomover na Eslovenia usando sómente o sistema ferroviário, tendo Lubliana como base? Na Croácia, além do óbvio, Split e Dubrovinic, o que mais vale uma visita/estadia? Zagreb? Hvar? Finalmente, Montenegro, alguém pode dar dicas do que fazer, além de Kotor?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronaldo!

Provavelmente uma semana seja pouco para a Croácia no alto verão.

Dê uma olhadinha nos blogs listados aqui, há enorme conteúdo sobre o país:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/croacia/

Na Eslovênia, o Lago Bled está a pouco mais de 1 hora de ônibus de Ljubljana. A linda cidade de Maribor está a 2 horas de trem, já a caminho da Croácia.

Vamos pôr a sua pergunta de Montenegro no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

Ronaldo
RonaldoPermalinkResponder

ok, Bóia, obrigado pelas dicas.

Inácio
InácioPermalinkResponder

Ronaldo:
Estive por lá em setembro de 2012 - Croácia, Sérvia, Kosovo, Macedônia, Albânia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia.
Em Montenegro, sugiro que incluas Budva no teu roteiro.
Na Croácia, seria interessante visitar o Parque Nacional de Plitvice e na Eslovênia as grutas de Postojna.
E, se possível, visite Sarajevo, capital da Bósnia. Em termos de história, na há nada na região que se compare...

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Concordo plenamente com o Inácio. Eu tb estive na Croácia, Montenegro, Bosnia e Slovenia. (agosto 2013)
Ficamos 5 dias em Dubrovnik e fizemos passeios de bate-volta para Montenegro (incluindo Budva) e Bósnia (Mostar é linda).Acho 3 dias em Montenegro demais.
Ficamos 3 dias em Split, de onde fomos para Hvar, que é linda também. Vale a pena dormir uma noite.
Zagreb é bacana, mas não voltaria.
Liubliana é um encanto. Também fizemos passeios de bate-volta para Bled e Postojna.
Foi uma das melhores viagens que fiz na vida.

Leonardo Sá
Leonardo SáPermalinkResponder

Ronaldo,

Na Croácia, eu recomendo acrescentar Hvar, é imperdível! PAsse uns 4 dias na ilha e faça passeio pelas redondezas. Split pode ser uma noite apenas!

Em Montenegro, você vai poder curtir praia em Budva, uns 3 dias por lá são bem relaxantes. Menos do que isso, acho que fica muito pinga-pinga o roteiro.

Como o país ainda é um pouco menos turístico, sugiro ir primeiro em Montenegro e depois para a Croácia!

Estive por lá em junho agora. Caso queira mais informações, estou por aqui!

Abs,

livia
liviaPermalinkResponder

Ola! Gostaria de saber se alguem tem alguma informacao de como seria a Croacia em fevereiro? Vale a pena conhecer hvar no inverno?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Vá à praia somente do fim da primavera ao comecinho do outono. No inverno não haverá nada em Hvar.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Esse é o lugar mais incrível da Croácia! As praias são lindas, as cidades históricas muito interessantes, mas esse parque é algo realmente surreal! Apesar de não ser tão simples se localizar por lá, vale cada passo. Aqui fiz um relato do nosso dia por lá: http://www.queroirla.com.br/lagos-de-plitvice-um-dos-melhores-motivos-para-ir-a-croacia/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar