Lucia Malla, longe da praia na Croácia

plitvice-andreseale

Sempre que aparece alguma pergunta sobre Croácia aqui, eu repito o clichê praias + cidades históricas.

(Só estive lá uma vez, no longínquo 1990, três dias em Dubrovnik. O lugar se chamava Iugoslávia.)

Pois a danada da Lucia Malla descobriu um lugar sensacional, fora do circuitão: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, ou Plitvicka Jezera.

O parque fica entre Zagreb e Split, e desde 1979 é patrimônio natural da Unesco. A Lucia explica por quê:

O parque de Plitvice é composto por 16 lagos dispostos em degraus naturais, compostos de tufo calcário, rocha formada pela sedimentação das partículas de carbonato de cálcio presentes em alta quantidade na água da região. Os tufos vão se formando à medida que a água flui, num processo relativamente rápido e constante de modificação da paisagem local. Uma cachoeira que hoje existe pode estar ano que vem calcificada e a água ter se deslocado para outra queda. De acordo com a guia do parque, os níveis de calcário são tão elevados na água que qualquer objeto que ali caia se calcifica em pouco tempo. O exemplo disso é que vimos inúmeros galhos de árvores calcificados no fundo das lagoas.

O lago mais alto fica a 636m de altitude, e o mais baixo a 503m. Portanto, em 8km de extensão do sistema de lagos, há um desnível de mais de 100m de altura. Os “degraus” são a chave para apreciar o parque: a cada “degrau” por onde a água passa, vai sendo “filtrada” naturalmente. Vem daí a beleza maior de Plitvice: cada lago em um nível tem uma tonalidade diferente. É belíssimo.

Para ver mais fotos bacanas do André Seale, saber como a Lucia descobriu essa preciosidade e ver como chegar, clique aqui.

Atualização

Na caixa de comentários, a LucianaM avisa que a Luisa do Arquivo de Viagens também postou seu relato de Plitvice com fotos tiradas no verão.

E em seu blog, a Luisa lembra que a Carla Castro do Made in Carla também já tinha passeado por lá — o post está aqui.

71 comentários

Já que a Croácia é o assunto do post e um provável destino para as minhas férias de Julho, se alguém tiver mais alguma dica de lá, tô aceitando de bom grado!

Esse parque é um dos musts da Croácia. As fotos estao líndissimas, parabéns! Eu estive por aqueles lados em 2006 e lembro de ter ficado chocada com o caminho até lá, muitos vilarejos abandonados e campos minados num lugar tao tranquilo, impossível de imaginar o que se passou naquela regiao a tao pouco tempo atrás.

Esse lugar é simplesmente lindíssimo. Eu adoro mar, mas confesso que troco a areia+cerveja+pousada por um bom hotel+lagos+vinho…
Hummmmm.

A Lucia mexeu num vespeiro, hehe…um dia tenho que ir até Plitvice 😉
PS: A Luisa do Arquivo também aproveitou para postar as fotos delas também!

Lucia, que lugar belo !! Tenho amigos que estiveram na Croácia no ano passado e acharam o ponto alto da viagem 😉

Riq, longe da praia, mas não longe da água… hahahaha!

Sylvia, esse parque é de tirar o fôlego. Fora q é super-tranquilo de andar, as trilhas são ótimas. 🙂

Grande Lucia ! Enviei o link pros meus amigos João e Sonia que
vão saracotear por ai , sem saber direito o que fazer .

Riq, desde que um amigo meu mostrou fotos de sua viagem pra lá, este lugar incrível virou a “imagem” da Croácia pra mim… 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito