Resumo de viagem: Europa barata

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

vtabril

Pessoal, enquanto não organizo o relato completo dos 3 meses que passei na Europa ano passado, aí vai o relato resumido. Está chegando às bancas a edição de abril da Viagem & Turismo, em que eu dou o caminho das pedras para aproveitar 8 grandes cidades européias: Lisboa, Madri, Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim e Londres.

Ali estão os passes de museus que valem a pena, o melhor jeito de usar o transporte público, dicas para se dar bem à mesa, quais os melhores bate-voltas, como continuar a viagem a partir de cada lugar.

Tem também sempre umas três boas indicações de hotel até 100 euros.

Garanta o seu exemplar na banca ou, se preferir, consulte a versão online, que já está no ar aqui.

262 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Adriana Fernandes
Adriana FernandesPermalink

Reservamos o Hollyday Inn pelo Booking, mas tivemos que pagar antecipadamente por ser uma opção promocional. Quando viajamos já tínhamos pago o cartão de crédito mas não levamos a fatura. Chegando lá... não tinha reserva em nosso nome e só iríamos ficar em Amsterdam 1 noite. A gerente insinuou que eu estava mentindo sad Tinha um turista americano brigando pelo mesmo motivo no balcão. Ficamos no hotel mesmo, pagamos uma diária (caríssima) e tive que mandar os comprovantes para a gerente por e-mail, sendo que eu fiquei em Colônia fazendo um curso e meu marido veio embora para o Brasil. Olha que blz
No fim, deu tudo certo, eles estornaram o valor. O site Booking não quis intermediar a solução do problema. Uma lembrança chata, mas teve happy end!

Rafael Freitas
Rafael FreitasPermalink

Ricardo,

Gostaria de indicação de hotel em sevilha??

Acho que vou alugar um carro para poder ir fazer um passeio pela regiao como cordoba..tem mais alguns lugares naquela região legal de conhecer??

grato,

Rafael.

Paulo
PauloPermalink

Ricardo,

Sou o Paulo que enviou as mensagens do dia 39/08/2009 acima, falei ali sobre algumas coisas da nossa viagem mas esqueci de falar sobre a furada.

Em Paris aonde passamos 8 dias, eu e a minha esposa ficamos no Hotel Du Loiret, em Marais, na "8 rue des Mauvais Garçons 75004",

De inicio para localizar esse hotel foi muito dificil, pois a rua do mesmo nao consta em nenhum mapa (nao tem no google maps e nem nos 03 mapas que compramos la), tivemos que pedir informações nas ruas e em pontos turisticos para localiza-la.

Apesar de bem localizado, por ser em uma rua perpendicular a Rua Rivoli e proximo a estação do metro do Hotel de Ville, ao Louvre, a Catedral Notre Dame, tivemos pequeno problema.

De quinta a sabado é praticamente impossivel dormir nesse hotel, pois ele fica a poucos metros de duas boates alternativas (uma para simpatizantes do grupo masculino e outra do grupo feminino) e de um mercado que vende cerveja a noite inteira.

A vida noturna ali é intensa e só termina as 5:00 da manha e, por isso, ouvimos desde pessoas brigando, pessoas quebrando garrafas, sirene de policia, sirene de ambulancias. A vida noturna ali é mais intensa e hard core do que a Farme de Amoedo em Ipanema aonde as pessoas parecem ser mais civilizadas.

Nao temos qualquer preconceitos, mas vou te dizer que foi dificil de aturar, pois tiveram noites que voltamos de restaurantes por volta das 00:00 ou 1:30 da manha, e ao entrarmos na rua do hotel, nos deparamos com pessoas fazendo uso de drogas (até injetaveis) em uma escada que fica ao lado do zue outras vezes vimos pessoas usando o ponto como banheiro na maior naturalidade (moças rapazes baixavam as calcas para urinar sem a menor preocupação com aqueles que estavam a volta)

Alem disso nenhum quarto desse hotel possui ar-condicionado ou ventilador.

Tivemos que tomar muito vinho para conseguir dormir nesse hotel!

Tai a nossa furada!

Abraços,

Leonardo
LeonardoPermalink

Olá ricardo, eu gostaria de saber se você poderia me indicar algumas cidades para eu ir em janeiro de 2011, pois eu faço 18 anos e eu gostaria de umas ferias muito boas.
Boates a noite, gastronomia e conhecer outras coisas.

abraços.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sul da Bahia é o canal. Faça base no Arraial d'Ajuda.

Gisela
GiselaPermalink

Ricardo,

a boa é comprar passagens de trens (tipo Paris-Brugges) pelo site da Rail Europe ou lá mesmo??

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

http://www.voyages-sncf.com

Simule Paris-Bruges, mas antes de comprar simule também Paris-Bruxelas-Paris (às vezes tem ofertas boas nesse trecho; Bruxelas-Bruges-Bruxelas é sempre 13 ou 15 euros cada perna e não é preciso marcar assento).

https://www.viajenaviagem.com/2009/08/um-pulinho-em-bruges/

Patrícia
PatríciaPermalink

Olá Ricardo,

Estou indo para a Europa agora na primeira quinzena de setembro (31 de ago a 14 de set) chego em Frankfurt e volto por Londres.
Pensei em fazer Frankfurt 2 dias, Bruxelas 2 dia,Amsterdã 2 dias Paris 6 dias e Londres 3 dias só que não sei como devo ir a esses lugares se de trem ou avião.
Também estou na dúvida se vou a Roma ao invés de ir a Bruxelas e tiro um dia em Paris.
O que acha?

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Prezadíssimos Comandante e tripulação, SENSACIONAL o VnV !!! Já li centenas de posts e não consigo parar! Já postei aqui mas não lembro onde nem se veio a resposta, mas como progredi, cá estou eu de novo. Eu e minha filha (15 anos) vamos à Europa no final de 22/12 até 17/01 e cheguei ao seguinte roteiro, que submeti à sua apreciação e de sua calorosa trip:
22/12: TAP Rio - Lisboa (chegamos às 06:50h)
23/12 à 25/12 - Lisboa e arredores (conheço pois já morei lá);
25/12 à 27/12 - Berlim
27/12 à 29/12 - Munich
29/12 à 02/01 - Paris (a prioridade da viagem é o presente que minha filha quer de 15 anos, mesmo sabendo que o réveillon não tem o mesmo "glamour" que no Rio - irônico, né?)
02/01 à 08/01 - Roma (e algumas cidades que pretendo escolher, com a sua ajuda, é claro!);
08/01 à 10/01 - Napoli (bate-volta a Pompei);
10/01 à 12/01 - Florença
12/01 à 17/01 - Paris
17/01 às 23:50h - retorno ao Brasil.....snifff snifff

Riq (sentiu a intimidade?), o que acha? Só vou inverter a ordem na Itália e colocar Roma-Florença-Napoli, que faz mais sentido geograficamente, correto? Sem querer abusar e já abusando, pretendo fechar esta viagem ainda este mês, portanto ficaríamos muito felizes se pusesse nos ajudar a decidir o quanto antes, ok? Muuuuuuuito obrigado por tudo ! Forte abraço a todos os que colaboram para esta maravilha que é o VnV e aguardem muitas dicas, assim que voltarmos do nosso sonho.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson e Mariana! Infelizmente o Ricardo Freire não tem tempo de analisar roteiros individuais. Mas existem uma série de posts que você pode checar para ver se o que você planejou bate com o que ele recomenda:

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/reveillon-fora-do-brasil-o-que-esperar/

Vamos subir a pergunta para o Perguntódromo, vamos ver se o pessoal dá palpite.

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

ok, obrigado. Entendo que não analisam roteiros individuais, mas estou tão apreensivo... Se eu fosse sozinho, tudo bem, mas com uma adolescente, sabe como é... Já li inúmeros posts aqui, vou ler estes também (ou novamente).. Obrigado... sniff sniff... Aguardo ajuda dos trips... please...

Andre L.
Andre L.Permalink

Bom, deixa eu dar uns pitacos, já que foram solicitados... Eu não entendi bem se o presente de 15 anos é reiveillón em Paris ou "apenas" Paris. Se for apenas Paris, eu trocaria a agenda para passar o reveillón em Berlin, onde a parte cênica (fogos etc.) é mais legal, muito mais legal que em Paris.

Seja como for, vc deixou muito pouco tempo escalado para Berlin. Apenas 1 dia inteiro. É uma cidade interessante para adolescentes com um mínimo de interesse em conhecer as coisas, primeiro pq os eventos históricos e os fatos são mais próximos, coisas de 1980 e não 1880 apenas. Segundo pq a cidade tem um ar moderno, diferente. Eu DEFINITIVAMENTE dedicaria mais dias para Berlin.

Já München, nessa época, eu cortaria do circuito, substituindo por alguma escala na Suíça (Bern, Luzern, Interlaken) ou Áustria (Innsbruck). Vc vai viajar no meio do inverno, mesmo que não pretenda esquiar, é legal ir a um destino "alpino". A turma mais nova costuma gostar tbem. Se sua filha for mais aventureira, há vários programas mais light que dispensam todo o ritual de comprar equipamento de ski para programa de um dia apenas. Vale a pena. Eu INCLUIRIA algum destino alpino na viagem, coisa de 2 noites que seja.

Acho que essas duas passagens por Paris são descabidas, vá lá só uma vez. Por outro lado, imagino que tenha passagens compradas e precisa sair desde lá. Por isso, repito: tente convencer sua filha que virada de ano em Berlin é mais legal do que em Paris, e que depois vcs voltam a Paris. Outra vantagem é que em Berlin muito menos lugares fecham nos dias que antecedem/suceded 1/1 do que em Paris.

Em relação à Napoli, acho ok os 2 dias que vc pretende ficar lá. No alto inverno, os dias são curtos, fazer bate-e-volta desde Roma para Pompeii ou Ercolano fica corrido demais.

Desde Firenze, eu faria uma day-trip para Bologna. É uma cidade muito legal, até porque tem bem menos muvuca, e se sua filha for antenada, há várias lojas de música independente e outras coisas parecidas.

Uma sugestão, e apenas isso: desde Lisboa (onde vc pode ficar mais 2 dias além do programado, para aí sim visitar arredores), vá para Berlin. Fique em Berlin até 1/1. De lá, parta de avião para Zürich, e passe 2 noites em Interlaken. Use uma para ir a Jungfraujoch, e outra para fazer rapidíssimos e muito práticos bate-e-volta a Luzern ou Bern.

De lá, siga de trem para Firenze de trem. É um pouco demorada a viagem (7h), mas o trecho até Lugano é muito bonito no inverno. De Milano até Firenze são 2h10 em trem de alta velocidade, só.

Em Firenze, eu separaria um dia para aquele bate-e-volta em Bologna, e depois rumaria para Roma (2h05 de trem rápido), e então Napoli. De Napoli dá pra ir a Paris de avião, e se é a cidade que sua filha realmente quer conhecer, fazer da última escala o ponto alto da viagem, por assim dizer.

Dessa forma que eu sugeri, vc faz os trechos mais sujeitos a complicações climáticas de vôo de trem (Que é mais confiável que avião nessas horas), e guarda a cereja do bolo para os últimos dias.

Eu não tenho filhos, nem casado sou, mas de viajar com quem tem já aprendi que essa tática de deixar o melhor para o final sempre ajuda.

E, por fim, lembre-se sempre: os dias são curtíssimos. Use a estratégia de um bom café bem cedo, um almoço "en passant", para aproveitar a escassa luz solar, e deixe as refeições mais legais para jantares, que podem até sair mais cedo.

Não sei como é sua filha, mas cidades como Berlin ou Firenze são relativamente tranquilas para alguém andar de dia sozinho. Adolescentes andam soltos e sem problemas, pelo menos de dia. Se ela gostar da ideia, pense em deixá-la andar por alguns lugares em alguns dias sem a cia. de vcs, os pais. Tragam cada um um celular, comprem cartões pré-pagos e venham. Separe um ou dois dias para fazer o equivalente a deixar a filhota no shopping para passear e buscá-la depois, se ela for o tipo de quem gosta de andar por aí.

Sylvia
SylviaPermalink

Não entendi a razão de passar por Paris 2 vezes na mesma viagem.
É muito mais lógico voar direto de Milão ( ou de Roma)via LIS e não ficar perdendo tempo nos aeroportos .

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Sei lá, achei o roteiro bem legal, gostei!
Bom, Munique e Berlim estarão muuuito frio, mas sem problemas.

Realmente, duas idas para Paris parece que vai causar deslocamentos e entradas/saídas de hotéis demais. Eu consideraria uma ida só para lá.

Quanto a Napoli, eu não sei se colocaria duas noites lá. Por que não considerar um bate-volta para Pompéia desde Roma, procure aqui no Vnv um post com uma decrição bem detalhada feita pelo Ricardo? Com isso, você ganharia uma ou duas noites em Florença.

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Desculpe, minha pergunta-testamento ficou muito longa mas consegui descrever tudo o que precisava. Abraço !

Val
ValPermalink

2 paradas em Paris? se ela gostar de Balada, leve-a na Showcase, uma balada embaixo da ponte Alexandre III. Minhas filhas de 15 e 17 foram em abril.

Patricia Batista Figueiredo

Reforço a dica da Showcase e ainda acrescento a Duplex: é uma balada subterrânea, a entrada é quase de frente pro Arco do Triunfo. Pessoal bem jovem e de vez em quando tem umas noites temáticas de estudantes estrangeiros.

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Pois é, amigos, na verdade a prioridade da viagem é Paris, por isso as duas idas, será que não é boa opção ?

Val
ValPermalink

Paris sempre é ótimo..mas as idas e vindas cansam...não dá pra estender uma estadia?

Perguntódromo: o leitor pergunta, o leitor responde

[...] Viagem de fim de ano pela Europa com filha adolescente: o que vocês acham do meu roteiro? (Anderson) [...]

Arimar França
Arimar FrançaPermalink

Também não entendi por que passar duas vezes por Paris. Se a prioridade é Paris, eu ficaria com Lisboa, Paris, dando uma esticada de trem até Londres, cidade que todo adolescente adora e depois, se desse tempo, Roma, Florença e Veneza.

Aline
AlinePermalink

Arimar, realmente nao acho que você precise ir duas vezes a Paris. Faz muito mais sentido ficar uma vez só mais longa. Na hora de comprar a passagem,compre Rio-Lisboa e depois sua última cidade (Berlim ou Munich?)-Rio. Sai mais em conta e vc volta de conexao numa boa. Quanto à ordem das viagens, acho que também depende dos vôos. Você vai usar low cost?

Agora a minha opiniao pessoal: acho muuuito lugar para uma viagem só. Como assim 23 a 25 Lisboa e arredores? Se você chega 23 e vai embora outra vez dia 25, você fica com 1 dia inteiro na cidade. Acho que náo sobra tempo para arredores... Eu faria Lisboa e arredores (com um pouco mais de calma), Paris e mais um país (Alemanha ou Itália). Mas isso vai de cada um, né?

Espero ter ajudado.

Beijos.

Aline

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Caramba, quanta mensagem legal! Amigos Aline, Arimar, Val, Patrícia, Renato, Sylvia e André (quantas dicas!)e à querida Bóia, é claro. Antes de tudo, muito obrigado. Vou ficar louco com tanta informação(rsrs). Tentarei pontuar:

1- ainda não comprei nada, portanto estou livre para montar o roteiro que quiser;
2- sabemos que o reveillon em Paris não é aquela maravilha que temos no Rio, por exemplo, mas este é o sonho dos 15 anos dela: reveillon em Paris, logo preciso priorizar isso, entendem?;
3- quero proporcioná-la a experiência dos hostels, mesmo que em quarto só para nós dois;
4- de fato, pelo menos 2 noites em Londres seriam legais, via Eurotunnel seria show, o que acham?
5- Preciso ir à Lisboa porque vivi lá e quero rever amigos;
6- Já vi que 2 vezes Paris não faz sentido, OBRIGADO A TODOS!;
7- Aline, devo usar low cost sim!;
8- Val e Patrícia, valeu pelas baladas: vou programar sim!;
9- Pensei em aéreo Rio-Lisboa e depois a volta ao Rio por Roma,o que acham?
10- Podem me sugerir um roteiro dia a dia ? Sei que é muito abuso meu mas estou preocupado.
Um bilhão de vezes obrigado por tudo...desculpem.

Sylvia
SylviaPermalink

Eurotunel é caro pra dedéu e duas noites em Londres não dá pra nada!

Rita Meireles
Rita MeirelesPermalink

Oi Anderson e Mariana.
Já que vc vão passar, pelo que entendi, 9 noites-10 dias em paris, os dias pre e pos reveillon são meio mortos e muita coisa fecha, logo deixem para fazer passeios ao ar livre nesses dias, e para ir à museus e monumentos dias depois do reveillon pois aí a situação já está normalizada. Já viajei no inverno para europa e uma coisa que eu aprendi é que não podemos ter um roteiro muito rígido e pré-progamado, pois o inverno por lá é úmido e a chuva atrapalha bem. Por isso quando não chover façam caminhadas e passeios externos, e quando chover, vão a museus e monumentos (e se abriguem por lá enquanto conhecem o local).
Já que querem a experiencia de hostels, recomendo um em Berlim (City Hostel Berlin) no bairro Mite, na berlin oriental (cityhostel-berlin.com), pertissimo do metro, custo-beneficio muito bom, tem elevador (muito importante em hostels) e café-da-manha incluso. E o que é melhor, Berlim é uma cidade que ainda está se transformando e por isso os jovens adoram tanto; é possível vivenciar uma história mais recente e ver as mudanças do ontem para o hoje de forma bem clara. Aí que vontade de voltar...rs

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Amigos, esqueci uma coisa muuuuuito importante: Seguindo as regras de sites seguros, acho que consigo comprar TUDO pela internet, mas percebo que o parcelamento é apenas até 5 vezes; Pedi a uma agência para montar um pacotão e eles parcelam em 10 X ! Como é uma grana alta, será que vale a pena comprar por uma agência ?
Danke schon... merci ... thanks ... grazie ... obrigado.

Sylvia
SylviaPermalink

Hehe .. se vão parcelar em 10 vezes , verifique os valores das duas compras e veja se a diferença vale a pena eekops:

Rita Meireles
Rita MeirelesPermalink

Anderson,
Organizar viagem dá um trabalhão! Se vc não tem tempo nem paciência para isso, vale a pena pagar mais e deixar com a agencia. Particularmente, eu gosto de organizar a viajem (a expectativa dá um gostinho a mais) e mais ainda de economizar. Isso porque eu sou uma pessoa muito organizada e detalhista. Se essas não são características suas, então deixa com a agencia. Mas a vantagem é que vc está indo para a europa e lá as coisas são mais eficientes do que aqui no brasil, há muuuita informação e organização, e é beeem facil viajar por conta própria, sem agencia, desempacotado como diz o Riq. Se vc falam um mínimo de inglês, vão conseguir se virar bem.
Comprar passagens e tickets pela internet exigem um pouco mais de atenção, pois é preciso apresentar o mesmo cartão de crédito que usou para pagar, em algumas situações como viajar de trem , por exemplo. Saiba que vc vai carregar uma papelada, como confirmação de reservas de hoteis, codigo de barras de tickets eletronicos, reserva de passagens, etc. É preciso ser organizado! Mas é incrível como é tudo bem prático! Aqui no site o Riq dá vários passo-a-passo para compras pela internet. E se preparem para as máquinas de auto-atendimento em quase tudo na europa! E boa viajem!

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Rita, estou com tempo e paciência para organizar a viagem, de fato a viagem já começa quando começamos a organizá-la, não é? Também sou muito detalhista e isso talvez esteja me atrapalhando tanto nessa organização. Também sou organizado e estou percebendo que não dá para fazer o roteiro "engessado", como você falou. Preciso relaxar um pouco. Já li trocentos de posts. Quanto às agências, acho que dei azar porque me ofereceram um roteiro meio doido mesmo. Vou refazer a o roteiro. O André L. me falou dos Alpes e é verdade: já que vamos no inverno, tentarei incluir um destino alpino. Muuuuito obrigado pelas suas dicas.

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Queridos Ricardo, Bóia e amigos do VnV, sou eu de novo (êta cara metódico, hein? Já sei, podem falar, sem problema. Hehehe. Só gostaria de dizer que ainda não fechei o "pacotão" da minha viagem com a minha filha, portanto as ideias, dicas, pitacos e etc... continuam a ser muito bem-vindos. Seguindo ideias, já penso em:
22/12 à 25/12: Lisboa e arredores;
26/12 à 02/01: Paris;
03/01 à 05/01: Berlim;
06/01 à 08/01: ?????? Alpes suíços ou Áustria ??
09/01 à 11/01: Firenze;
12/01 à 17/01: Roma (incluindo bate-volta à Pompei ?)
O roteiro melhorou ? Me ajudam a melhorá-lo?
Obrigado, danke, merci, grazie...
Anderson e Mariana

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Caros Anderson e Mariana
Eu sou novata em viagem pra Europa, mas as dicas que dou são as seguintes:
- fiz minha primeira viagem pra lá no mÊs passado com meu marido. Eu organizei a viagem toda sozinha, comprei e reservei tudo pela internet. As passagens paguei em 5x (Air France). Os hotéis (todos da rede Accor), eu entrava nos sites várias vezes até encontrar promoções e pagava um ou dois por mês. Passagens de trem idem. Resultado: na hora de embarcar, as passagens áereas e de trem e toda a estadia já estavam pagas! Chegando lá deu tudo certo, levei os números das reservas impressos e foi ok!
- penso que vc poderia entrar por Lisboa e sair por Roma. Quando entrar no site da cia aérea, coloque a opção "multi-destinos" (coloque inclusive os trechos internos que vc deseja, sai mais barato e é mais interessante que low cost, visto que a restrição de bagagens não é tão espartana).
- o dia em que a gente chega de vôo internacional nem conta como dia de passeio.
- depois de Berlim: o que vc acha de descer até a Suíça de trem: os Alpes realmente são belíssimos nessa época e a viagem é liiiiinda (e os trens suuuuper confortáveis).
- desça então para a Itália e pegue o vôo de volta a partir de Roma.

Espero ter te ajudado um pouquinho. Vai dar tudo certo!
Um abraço

Rita Meireles
Rita MeirelesPermalink

Oi Anderson e Mariana
No quesito dia de chegada eu discordo que não seja um dia de passeio, principalmente para os jovens, que usam pilha duracel que não acaba nunca! Mesmo que vc queira descansar da viagem, e como vc já conhece Lisboa, pode bolar um roteiro para sua filha caso ela queira aproveitar a tarde sem vc. E o melhor é q vcs estarão em Lisboa e, adivinhem só, se fala português lá, rs. Dificilmente ela terá problemas em aproveitar a cidade sozinha.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! Segundo o Ricardo Freire, não dá para contar com o primeiro dia não:
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/o-primeiro-e-o-ultimo-dia-da-viagem-internacional-nao-conte-com-eles/

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Prezadíssima Bóia, já não estava considerando os dias de chegada e saída mesmo... entre os milhares de posts aqui do VnV, este foi um dos que li.
Quanto à ordem das cidades, o que você achou ?(Considerando agora o retorno ao Brasil por Paris, que minha filha pediu) ? Obrigado novamente.
Abraço do
Anderson e Mariana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson e Mariana! Eu sou apenas uma Bóia. Normalmente só encaminho para posts onde as perguntas encontram suas respostas. A regra é clara: só quem palpita aqui em roteiro são os leitores! Boa viagem!

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Prezadíssima Bóia, as dicas e pitacos dos trips aqui do VnV estão sendo fundamentais para que eu organize minha viagem. Percebo que já estou completando o roteiro, mas postei hoje à tarde uma mensagem com o dia-a-dia da viagem para finalizar tudo mas ela não está aqui, será que fiz algo de errado ? Obrigado de novo! Abraços
Anderson e Mariana

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Anderson! Seu comentário entrou sim! Dá uma olhadinha: https://www.viajenaviagem.com/2009/04/resumo-de-viagem-europa-barata/comment-page-3/#comment-136818

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Oi, Rita, obrigado pela dica. De fato, é difícil incluir o dia de chegada como obrigação de passeio, mas como você falou, eu conheço Lisboa portanto vai dar para dar um giro "porreiro e fiche"(legais), como dizem por lá.
Obrigado,
Abraço do
Anderson e Mariana

Andre L.
Andre L.Permalink

Não recomendo ir de trem de Berlin para Zürich e muito menos Interlaken ou Luzern. A Alemanha não é um país continental, mas é grande, e entre Berlin e Zürich são pelo menos, na melhor das hipóteses, 9 horas de viagem. Muita coisa para preocupação com tempo, e se for pra aproveitar paisagem, melhor ir de carro.

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Prezado Andre, você está certo no tempo de viagem, são 9 horas mesmo. Mas o que achou da ordem das cidades (mudando a volta ao Brasil por Paris, que minha filha pediu)? A ida à Innsbruck (ou Interlaken que tem a estação de esqui ?)vale a pena, pelo menos duas noites?
Obrigado pelas grandes dicas (de novo).
Anderson e Mariana

Andre L.
Andre L.Permalink

Eu não entendi qual é a sua nova ordem de cidades. Interlaken é interessante pq de lá vc pode tanto it a montanhas como a vales. E, se o tempo estiver ruim, vc de trem facilmente escapa para Luzer, Bern ou outras cidades em menos de 1h. Em Innsbruck, a montanha é mais baixa, mas sinceramente não há tanta diferença assim. É impressionante de qualquer forma: é o mesmo que querer comparar cataratas de 120 ou 160m.

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Prezados André e trips do VnV, o único pedido da Mariana é voltar ao Brasil de Paris. O restante tenho que decidir, entende ? O que gostaria de aproveitar:
1 - Reveillon em uma cidade animada(Berlin ?);
2 - Conhecer uma estação de esqui(Insbruck? Mas quando?);
Até o momento, graças à ajuda do VnV,acho que melhorei muito meu roteiro, que atualmente está assim:

21/dez QUA Viagem à Lisboa
22/dez QUI LISBOA
23/dez SEX LISBOA
24/dez SÁB LISBOA
25/dez DOM LISBOA
26/dez SEG LISBOA
27/dez TER LISBOA-BERLIM
28/dez QUA BERLIM
29/dez QUI BERLIM
30/dez SEX BERLIM
31/dez SÁB BERLIM
01/jan DOM BERLIM-FIRENZE
02/jan SEG FIRENZE
03/jan TER FIRENZE
04/jan QUA FIRENZE - ROMA
05/jan QUI ROMA
06/jan SEX ROMA
07/jan SÁB ROMA
08/jan DOM ROMA
09/jan SEG ROMA (OU ROMA-NAPOLI OU ROMA-POMPEI)
10/jan TER ROMA - PARIS
11/jan QUA PARIS
12/jan QUI PARIS
13/jan SEX PARIS
14/jan SÁB PARIS
15/jan DOM PARIS
16/jan SEG PARIS
17/jan TER PARIS - RIO
18/jan QUA CHEGADA AO RIO

Que tal? Pitacos serão bem-vindos...

Grandes e fortes abraços a todos...
Anderson e Mariana Chauvet

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Acho ótimo usar o dia 01/01 para deslocamentos em viagens urbanas, uma vez que normalmente tudo está fechado e as cidades costumam estar 'de ressaca'.

Andre L.
Andre L.Permalink

Entendi. Retire um dia em Berlin e um dia de Paris e vá a Interlaken (Suíça) ficando lá por duas noites. Estação de esqui, em si, não é muito interessante se vc não for ficar um período maior e praticar o esporte. Mas há montanhas - como é o caso de Interlaken que oferecem muita coisa interessante pra vc fazer mesmo não indo esquiar, como subir para Jungraujoch e adjacências.

Há trens ICE diretos Berlin-Interlaken uma vez ao dia, que demoram (10h de viagem), ou então avião até Zürich ou Basel-Mulhouse, continuando (facilmente) de trem até Interlakne.

Eu sei que as opiniões aqui no VnV variam, tem gente que não vê "nada de mais" em ir para um lugar frio durante um inverno já gelado, mas eu acho que vale a pena pela experiência. De Interlaken vcs podem seguir a Firenze de trem (6h15 de viagem) ou avião (voltando a Zürich ou Basel-Mulhouse e pegando vôo dali).

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Prezadíssimos Andre L., Bóia e TODOS os trips... sem palavras para agradecer as dicas. Foram dias e dias perguntando, respondendo, perguntando, respondendo... Agradeço a todos pelo auxílio nesta montagem de roteiro. A primeira etapa considero cumprida. Muito obrigado. Forte abraço !!
Ainda nos falaremos por aqui... até breve....e...
Viaje na viagem !
CARPE DIEM !

Obs.: como posso incluir uma foto no meu perfil aqui do VnV ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Anderson! Você cadastra sua foto aqui:
http://en.gravatar.com/

grin

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Prezada Patricia, antes de tudo obrigado, é claro que ajudou sim.
- Vou simular os pagamentos da maneira que você sugeriu, pagando aos poucos. Já tinha pensado nisso, estou esperando o orçamento da agência e comparar os dois;
- esqueci de colocar na msg que minha filha quer voltar ao Brasil de Paris, portanto devo priorizar isso. Além do mais, li aqui no VnV que o ideal é deixar "a cereja do bolo" para o final;
- vou simular os "múltiplos destinos", conforme você sugeriu;
- quanto à ideia de ir de Berlim para Innsbruck, como o André (grande André!) informou, de fato são 9 horas de trem. Achei um low cost por 80 euros e o voo dura 1h 30min;
- obrigado pelo "tudo vai dar certo".
Abraços
Anderson e Mariana Chauvet

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Anderson e Mariana: o roteiro tá lindo. Mas eu, particularmente, tiraria esses dias nos alpes e distribuiria os mesmos entre Paris e Berlim, pra vcs poderem curtir de verdade essas duas cidades. E em Roma acho que dá, sim, pra incluir o bate-e-volta a Nápoles e Pompéia, embora não seja tão perto assim. Ou vcs podem colocar um dia a mais em Florença para fazer um bate-e-volta para uma das adoráveis cidadezinhas da Toscana ali perto, como San Gemignano.

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Prezada Mari, obrigado pelas sugestões. Vou cogitar suas sugestões, principalmente a de bate-volta em Napoli.
Abraços do
Anderson e Mariana

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Alô amigos trips do VnV... Gostaria de algumas dicas sobre hotéis BBB em Innsbruck? Outra dica: alguém conhece a estação de esqui em Firenze (Florença) ? Pensei em Innsbruck mas só achei hotéis caros. Tem como comparar as duas estações de esqui? Abraços e obrigado...
Anderson e Mariana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson! Querer se hospedar numa estação de esqui no inverno é pedir para pagar caro. Uma boa medida para economizar seria dormir em Munique e pegar o trem a Garmisch-Partenkirschen. Assim você chega fácil a uma estação de esqui!

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Olá, prezada Bóia. Penso em locar um carro e ir de Munich até o castelo de Neuschwanstein, que pelo Via Michelin é perto. Calculando os preços do trem pela Raileurope {R$ 62,00 X 4 (2 pessoas ida e volta)}, e seguindo o seu pitaco, que tal que ficar com o carro mais uma diária e, partindo de Munich, um dia ir à Garmisch-Partenkirschen e outro ao castelo, o que acha? Neste período de inverno, é interessante ir de carro ou o trem é o melhor?
Aproveitando: como ficarei pelo menos duas ou três noites em Firenze, descobri que há uma estação de esqui lá também. Desta forma, economizo toda essa manobra para conhecer a estação de esqui e junto tudo em Firenze. O que acha?
Obrigado novamente...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson e Mariana! Não se baseiem nos preços da Raileurope, são caríssimos. De Munique a Neuschwanstein e também a Garmisch Partenkirschen vocês podem ir com BayernTicket, que sai 29 euros para duas pessoas, sem nenhuma taxa extra.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/passo-a-passo-como-ir-de-munique-ao-castelo-de-neuschwanstein/

Há tanta coisa para ver nos arredores de Florença, que perder um dia para subir a uma estação de esqui de acesso difícil é um pecado.

Entenda que dirigir na neve, em estradas montanhosas, para quem não está acostumado, é difícil e arriscado.

val
valPermalink

se vc não vai esquiar não vale a pena...

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Oi, Val. Pois é, estou considerando seriamente isso... vou decidir... obrigado.

Anderson e Mariana
Anderson e MarianaPermalink

Entendi... Caracas, quando penso que estou expert no assunto, lá vem novidade... Obrigado, estava baseando tudo no raileurope. Continuarei na minha programação... forte abraço e boa semana!!!

Bruno
BrunoPermalink

O mais barato quando estive por lá era mesmo o Ibis que fica colado à estação de trem de Innsbruck e portanto é bem prático para chegar e sair. Caminhando, chega-se no centro em 10 minutos.

Denise
DenisePermalink

Anderson,

o castelo de Neuschwanstein vale muito a pena, é um local bem interessante, com um lago belíssimo. Acredito que sua filha gostaria. Sabe que Walt Disney inspirou-se neste castelo para fazer o da Cinderela, não ?

Celina
CelinaPermalink

Oi Anderson e Mariana. Eu estive em Innsbruck em pleno janeiro de 2010(nevascas e nevascas por toda a Europa) e ameeeei! Ficamos eu e meus filhos no Breinoessl Hotel, bem na rua principal da cidade e embora as opiniões no Tripadvisor não sejam animadoras, valeu muito. Ótimo café da manhã e na cara do gol, sem ser um absurdo. A cidade é uma gracinha e subir as montanhas é lindo mesmo se vocês não forem esquiar. É uma experiência para sempre...

http://maladerodinhaenecessaire.wordpress.com/tag/innsbruck/

Ana Karina
Ana KarinaPermalink

Olá,
Eu e minha família (total de 5 pessoas) estamos planejando ir para a Europa pela primeira vez em janeiro de 2013, nenhum de nós fala outra língua e acho que isso é vai afetar o passeio. Pretendemos ficar no máximo 10 dias, pois meus pais não poderão tirar férias nesse período, além de que minha mãe não gosta muito de ficar mais de 4 dias no mesmo lugar. Vamos começar o passeio por lisboa e terminar por lá, pois temos passagens porto alegre - lisboa com ótimos preços. Gostaria de dicas para montar um roteiro passando por lisboa, paris, londres, berlim e/ou roma. Gostaria de saber também se é melhor ir de trem, avião ou onibus (levando em consideração que a comunicação com outras línguas será complicada.

Grata
Ana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Karina! Para nove dias, leia este post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Paula Silva e Lima
Paula Silva e LimaPermalink

Muito legal o post, parabens

LÚCIA DE MEDEIROS
LÚCIA DE MEDEIROSPermalink

Prezada Bóia,

Adorei a sua sugestão de hospedagem em Santiago (Chile): o Hotel Orly. Gostaria, agora, de sugestões de hotéis em Paris, de preferência com a mesma boa localização e qualidade do hotel chileno. Não estamos querendo fazer pacotes - tipo CVC - e estamos perdidos nas milhares de opções.

Desde já, obrigada,

Lúcia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lúcia! Recomendamos primeiro ler sobre Paris e suas regiões:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/em-que-regioes-de-paris-e-melhor-se-hospedar/

Depois, veja os relatos dos leitores sobre os hotéis que recomendam nas áreas que você preferir. Assim é mais fácil smile
O link está no pé do post.
Dê uma olhadinha também nas recomendações do Conexão Paris.