Rua da Salsicha, Blumenau

wurtstrasse

Se eu fosse ditador do Brasil, um dos meus primeiros decretos seria reverter os nomes das ruas que tiveram seus nomes trocados.

A Rua do Bom Jesus, no Recife, voltaria a ser Rua dos Judeus.

A Rua dos Andradas, em Porto Alegre, retomaria seu nome original, Rua da Praia.

(No departamento cidades, não sei se seria tão automático assim. Florianópolis voltaria a ser Desterro, claro; mas acho que Belo Horizonte fica melhor que Curral d’El-Rey.)

Nesse meu desbatismo (!) logradoureiro (!!) em série (!!!), sem dúvida a reversão mais divertida seria a da rua principal de Blumenau.

De Rua 15 de Novembro, ela voltaria a ser Wurststrasse. Rua da Salsicha!

Aproveitaria e já batizaria alguma transversal de Rua da Mostarda.

:mrgreen:

27 comentários

Riq

Já que voce está por ai, uma dica a uns 300 km. e a Cidade de Treze Tilias, vale o desvio. E linda, um pedaço da austria no Brasil!

    Ernesto, a minha pauta eram a vinícola Villa Francioni e a Serra do Rio do Rastro.

    Mas tenho certeza de que Treze Tílias deve ser muito bacana.

    Agora que já sei o caminho…

Acho um erro colocar nome de gente em logradouros, sejam quais forem. Exceto no caso de personagens HISTÓRICOS, de fato, mortos há pelo menos 50 anos, que já tenham sido devidamente julgados pelo tempo. Se o cara não consta em nenhum livro de História (com “H” maiúsculo) não deveria virar nome de rua, nem de praça, nem de nada.

Até porque a maioria dos nomes que vemos em ruas, praças, aeroportos, fóruns e cidades acaba sendo de figuras que, no máximo, aparecem em livros de tribunais ou em ocorrências policiais.

Pior é a Av. Praia de Icaraí, em Niterói, que todo mundo sempre conheceu com esse nome e mudaram para Av. Fulano de Tal… O nome nem pegou, mas vai explicar isso aos Correios, aos caminhões de entrega…

    Arthur, acredita que até hoje eu não sei o nome novo da Praia de Icaraí? E moro apenas a uma quadra dela… 😛 (Comigo funciona como a reforma ortográfica – é uma questão de desobediência civil!)

    Carla, nem eu. Acho que é Jornalista Fulano de tal. Nem procurei no maplink para ver.

Riq descobri que a RUA DO BOM JESUS, em recife, já teve outros nomes: 1. Rua do Bode (Bechestraet), na época dos holandeses. 2. Rua da Cruz 3.do Comércio e 4.dos Judeus. O nome Bom Jesus provém do antigo Arco do Bom Jesus, que existia, até 1850, como uma das portas da cidade. Em 1635, no local foi construída a primeira sinagoga das Américas. Recentemente, teve até uma exposição no Shopping Plaza (Casa Forte) de fotos antigas, entre outras havia uma do arco, coisa belíssima!!, foi de dá dó saber que foi demolido. É isto.

Riq, parabéns pela produção dos tripulantes:
Como ri com a praça Scooby Doo, do Guilherme Lopes, inspirado pela Mariana “de Toledo” – isso aqui é melhor que café após o almoço!

Ana, que poesia bonita! Um colega meu ao entrar na empresa onde trabalhamos foi chamado ao palco por morar na Rua do Sonho, em Jacarepaguá. Ou seja, o sonho ainda existe tb!!! 😉

Xi,colocamos 8 países. Ficou assim:

Londres 2dias, mas nem conta, é só para não sair direto.
Amman 3 noites, 2 dias,
Cairo 1 dia Ela quer conhecer as piramides. Pensei em ir de Amman ao Cairo um dia e voltar no outro.
Bangkok 4 dias estamos em dúvida por causa das monções
Bali 4 dias
Tokio 3 dias Ela não quer, colocamos apenas para encaixe de voo, dá para cortar
Sydney 4 dias
Cairns 3 dias
Aukcland 4 dias

O que sugere para cortarmos?
Ou está bom assim?

Obrigada

    Não estou entendendo nada, Fabiana. Não eram 35 dias?

    Se eu recomendo ficar pelo menos 3 dias em cada lugar e você me devolve uma lista com 1 dia pro Cairo, por que você pede o meu conselho?

    Bangkok não tem tanto problema ser na monção; o que não dá é ir pra praia na chuva.

    Na Nova Zelândia chegue por uma ilha, saia por outra e fique pelo menos 7 dias. O ideal são 10 ou 15.

    São 35 dias, porém não conto um dia e meio, nem o tempo que estamos voando! Aliás para ela serão 40 dias, pois vai ficar 5 dias na casa de uma amiga em Oslo Só nos encontraremos em Londres para iniciarmos a RWT.

    Conheço grande parte dos países da viagem, o que nunca fiz, foi uma viagem volta ao mundo. Por isso, resolvi perguntar. Achei que receberia respostas mais educadas!!!

Riq, tem um poema lindo de Manuel Bandeira que vc deve conhecer “Evocação do Recife”, no qual ele fala do medo que sentia dos nomes lindos das ruas da infância dele se transformarem em ruas “Dr. Fulano de tal”. 😀

Vai aí um trechinho!!

“Rua da União…
Como eram lindos os nomes das ruas da minha infância
Rua do Sol
(Tenho medo que hoje se chame de dr. Fulano de Tal)
Atrás de casa ficava a Rua da Saudade…
…onde se ia fumar escondido
Do lado de lá era o cais da Rua da Aurora…
…onde se ia pescar escondido”

P.S: Essas ruas e os respectivos nomes ainda existem tal como Bandeira as conheceu!!! 🙂

    Que bom que lá os nomes permanecem, Ana… Em Petrópolis, a Rua do Encanto de um poema de Bandeira virou uma “Rua Fulano de Tal”, nem me lembro o nome… Como alguém pode ter coragem de trocar de nome uma rua que se chama Encanto?!?

    Que bom que lá os nomes permaneceram, Ana… Em Petrópolis, a Rua do Encanto de um poema de Bandeira virou uma “Rua Fulano de Tal”, nem me lembro o nome… Como alguém pode ter coragem de trocar o nome de uma rua que se chama Encanto?!?

    Que bom que lá os nomes se mantiveram, Ana… Em Petrópolis, a Rua do Encanto de um poema de Bandeira virou uma “Rua Fulano de Tal”, nem lembro o nome… Dá a maior pena! Como alguém pode ter coragem de mudar o nome de uma rua que se chama Encanto?

ei riq, se fores a saint joaquim, passa na vinícola villa francioni que é coisa de outro mundo. ficadica 😉

Ai, não se faz isso com alguém que não teve tempo de tomar café da manhã! Socorro!

(Post ótimo, mas na cabeça só ficou “salsicha, salsicha, salsicha, salsicha”…)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito