Testada e aprovada: Barra Grande, no Piauí, uma praia BBB

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_3351" align="aligncenter" width="450" caption="Pousada Ventos Nativos, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Pousada Ventos Nativos, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Um dos pontos altíssimos do meu rali pelo litoral brasileiro no ano passado, para terminar o 100 praias que valem a viagem, foi ser apresentado a Barra Grande, uma linda praia piauiense 50 km a leste de Parnaíba. Nos últimos anos, o lugar foi descoberto por kitesurfistas gringos; quem me deu a dica foi o Thiago Parente, que é de Teresina.

Passei muito rapidinho -- era um rali, pouquíssimo propício a um campo inicial -- mas meu radar acusou um potencial altíssimo. A beleza da enseada; a gostosura do mar (meio que de tombo, bem diferente do padrão rasinho e encrespado do litoral do meio-norte); o astral do vilarejo (potencializado pelo bom-gosto dos que estão chegando) e a dificuldade de acesso (não há aeroporto por perto) me fizeram declarar Barra Grande o grande achado da expedição. ("A melhor parada para descansar e pegar uma praia entre os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara", foi mais ou menos o que eu, ahn, decretei.)

[caption id="attachment_3352" align="aligncenter" width="300" caption="Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Um dos primeiros a ir conferir a dica foi meu chapa André Galhardo, diretor de arte carioca com raízes piauienses. Depois de ter passado muitas férias na infância e adolescência em Parnaíba, ele estava curioso para testar a novidade, a bordo da patroa e do pimpolho. E eu, curioso com o que ele ia achar.

Ao voltar ele já me mandou um email dizendo que tinha adorado. Mas o fidibeque completo só chegou há algumas semanas (logo depois do blog se mudar para cá). Aí vai o relato completo -- incluindo as roubadas smile

Acabei de ler seu post das ostras catarinenses - e jurei que ainda hoje te escreveria para falar sobre as ostras piauienses de Barra Grande smile Lá nos esbaldamos, aproveitando a cotação de R$ 5 a dúzia! Ainda com delivery: Marcos, dono de uma das fazendas de ostras que fica no delta logo ao lado, ainda leva um isoporzinho na sua pousada com ostras recém-colhidas, limão e faquinha... (O telefone do rapaz:           86/9931-0176         .)

[caption id="attachment_3353" align="aligncenter" width="450" caption="Café da manhã pé-na-areia, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Café da manhã pé-na-areia, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Para ser perfeito, só faltava um bom espumante, nacional mesmo. Mas as cervejinhas do Bistrô, bar/restaurante da pousada Ventos Nativos sempre estavam geladinhas. O dono do Bistrô e da pousada é o Mathieu, um francês de 25 anos que há 5 passou por lá para andar de windsurf e conhecer a família de sua mãe. Aí, já sabe - virou clichê: o francês enlouqueceu com lugar, decidiu ficar... e se apaixonou pelo kite.

(Aliás, é muito engraçado ouvi-lo falar português com sotaque de piauiense: "Ô neguim, sigure a vela do kite pra mim, sigure...")

[caption id="attachment_3355" align="aligncenter" width="300" caption="Pousada Ventos Nativos, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Pousada Ventos Nativos, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Ficamos lá mesmo na Ventos Nativos e fomos ultra bem tratados. Pé-na-areia, na frente da ponta que surge na maré baixa, super café da manhã... diária de 140 paus/casal - e não cobraram nenhum adicional pela presença do João, de 4 anos. (Detalhe: todas as "melhores" cobram 140 reais mas só "a melhor" não cobra adicional por criança.)

[caption id="attachment_3354" align="aligncenter" width="450" caption="Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Sobre a praia... bem sobre a praia o que acrescentar, já que você já definiu tão bem Barra Grande: simplesmente um dos melhores banhos de mar do Nordeste. Praia com água cristalina, piscininhas etc etc... pedir mais o quê?

Ok, pediria só para os kites invadirem com menos freqüência o melhor banho de mar do nordeste, ficando lá na pontinha deles, bonitinhos. Tira a tranqüilidade - e é perigoso mesmo, ainda mais com crianças na área.

[caption id="attachment_3356" align="aligncenter" width="450" caption="Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

É um esporte lindo e fiquei feliz ao ver como o kite traz progresso sem quarto-de-empregadizar* o lugar. Mas eu precisava ter tido a infeliz idéia de tentar aprender a velejar naquela pranchinha? Olha, sou carioca, 20 anos de praia, surfista etc etc... mas aquela coisa é muito difícil!!! É fácil cair na tentação, por isso peço que desencoraje desavisados com todas as forças.

Os "instrutores" tentam faturar uma grana com um "curso rápido" que custa por volta de 800 reais mas que, na maioria das vezes, resulta apenas em litros de água salgada no seu nariz.

Porque depois de aprender a empinar a pipa, o próximo passo é dominar a técnica de "Body Drag" - que consiste ser arrastado pelo Kite na água sem prancha. Mais ou menos como nos filmes do velho oeste, quando o mocinho é arrastado no chão por uma corda presa ao cavalo do bandido, sacumé? Litros de água no nariz, nem quero lembrar sad  Algo pior aconteceu com uma turista: "dragou" uma caravela, aquela água viva... ai, ai, ai.

Ou seja, melhor caminhar pela praia, ver os gringos arrepiando ou pegar um bote da Barratur -- e passear 1h pelo Delta para tirar fotos de cavalinhos marinhos.

[caption id="attachment_3357" align="aligncenter" width="450" caption="Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Mas voltando à praia, se não me engano você não citou outro ponto fortíssimo: na maré baixa surge uma ponta de areia e rochas, que entra mais de 1km para dentro do mar. Bem na frente da Ventos Nativos. Quando a maré começa a subir, surgem dezenas de piscinas e algumas ilhas -- sensacionais! Diria que é a "melhor ponta do nordeste" wink - pelo menos bem mais longa e interessante que a de Corumbau.

Enfim, tinha muito mais coisa para fazer. Ir para Jeri pela praia por exemplo. Mas relaxamos e depois de 4 dias voltamos para a fazenda do meu avô, felizes da vida por termos descoberto esse paraíso. O João adorou.

[caption id="attachment_3358" align="aligncenter" width="450" caption="Barra Grande, Piauí (foto: Gabriela Galhardo)"]Barra Grande, Piauí (foto: Gabriela Galhardo)[/caption]

Obrigado, André!

Eu acrescento: Barra Grande é uma excelente opção para pegar praia em julho: lá em cima no meio do ano o tempo já está firme, o mar está azul, e os preços são camaradíssimas. Além da Ventos Nativos, considere as pousadas Casa TartarugaBGK, Vento do Mar, Rota dos Ventos, Casa Taboa (         86/3369-8051         ) e Pontal da Barra ( 86/3369-8100 ).

Como o aeroporto mais próximo é o de Teresina, 410 km para o sul, aproveite para visitar outros tesouros do Piauí, como os parques da Serra da Capivara e das Sete Cidades. Os passeio ao Delta e aos Lençóis Piauienses podem ser feitos a partir de Barra Grande mesmo.

*quarto-de-empregadização: o André se refere a um fenômeno que eu já relatei e que costuma acontecer em vilarejos de praia recém-descobertos por forasteiros; os nativos tentam dar um upgrade a suas pousadinhas, mas acabam transformando acomodações rústicas em bregas. Barra Grande do Piauí conseguiu pular essa fase...

Leia também:

Ponha no mapa: Barra Grande do Piauí

147 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Tatiana
TatianaPermalink

Vamos ao Piauí em família, no mês de julho, um grupo de 10 pessoas, com adultos, crianças pequenas e idosos. A idéia é combinarmos Teresina (meus pais são de lá, querem rever a cidade), Parnaíba, Luís Corrêa e, depois de ler esse post, Barra Grande, claro! Alguma sugestão de hotel em Parnaíba? E alguém conhece uma agência de viagem que possa nos ajudar na locação de uma van para os traslados?
Valeu!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O melhor hotel de Luís Correia é o Islamar. Eu pediria para o hotel/pousada intermediar a van.

Tatiana
TatianaPermalink

Riq, obrigada. Estamos mesmo pensando em ficar no Islamar e depois uns dias em alguma das pousadas em Barra Grande (alguma é melhor para criança pequena?). Mas eu achava que pra fazer o Delta tinha que ficar pelo menos um dia baseado em Parnaíba - ou não? Já estou até em dúvida se fazemos o Delta, porque as opiniões sobre o passeio não foram muito empolgadas... Já fizemos o passeio do Rio Preguiças e se for mais ou menos o mesmo estilo...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É no estilo, mas com um mangue menos bonito (na minha opinão) e sem a parte de dunas.

Barra Grande tem passeios mais bacanas, como o dos cavalos-marinhos. Está a apenas 50 km de Parnaíba, é uma viagem curta, dá pra passear lá à hora que quiser.

Débora
DéboraPermalink

Riq, qual o melhor caminho (boas estradas/tempo) para ir de Teresina a Jericoacoara? Por Parnaíba/ Barra Grande/ Camocim ou pelas serras cearenses, por Tianguá?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não vou saber te dizer, Débora. Nunca andei pelo interior. Pelo litoral é bem tranqüilo; as estradas estão boas, e o trecho Camocim-Jijoca é novinho.

bertolino rodrigues
bertolino rodriguesPermalink

Parabéns pelas informações.

Fui e gostei muito.

Um grande abraço!

Tatiana
TatianaPermalink

Super obrigada, Riq!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Esse Piauí é o que há de mais diferente em todo o nordeste, com seus parques nacionais e suas praias MARAVILHOSAS, apesar de ser o menor litoral de um estado brasileiro apenas 68 km de praias!!!!Parabéns a todos os piauienses

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Como o Riq disse lá em cima. A dica é minha, mas nunca fui conferir. Agora chegou a hora e estou ansioso. Dia 9/7 vou passar o fim de semana na BGK, to levando minha máquina e o moleskine e espero fazer um campo pra atualizar todas as infos de Barra Grande.

Ruy Neuber
Ruy NeuberPermalink

Riq, chequei sábado de viagem. Tive sorte, peguei chuva apenas uma tarde em São Luis e uma manhã em Fortaleza. Passei 03 noites em Barra Grande. Como era Baixa da Baixa temporada, no primeiro dia só havia eu de turista. Fiquei na Pousada Ventos Nativos, e o atendimento foi muito bom. Mesmo sendo o unico hospede no primeiro café da manhã o mesmo foi montado completo. Eles estavam terminando a contrução da terceira Palafita perto da praia, tudo bem decorado e de bom gosto. Da praia tem um por do sol incrivel. Eu gosto de fazer caminhada, perto da cidade, a areia é meio grossa e a praia torta, mas andando para a esquerda uns 30 minutos fica melhor. Quantos aos restaurantes, estavam todos fechados. Apenas no ultimo dia uma pizzaria perto da BGK abriu. No geral eu gostei. Apesar de estar sozinho, me senti numa praia deserta, ao contrario de Luís Correia/Atalaia onde me senti numa praia abandonada.
Em Jeri acabei ficando no Mosquito Blue. Acho que continua sendo o mais bonito da vila, mas para quem vai na alta temporada com o hotel lotado, deve deixar a desejar. Um funcionário me disse que fica uma loucura o café da manhã e o restaurante.....
Jantei no restaurante TAMARINDO, ao lado do hotel. Muito bonito e a comida também é boa.
Um abraço e obrigado pelas informações.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Hahaha, adorei a distinção entre praia deserta e praia abandonada. É bem isso mesmo. Praia construída, sem gente, é deprê. Praia pouco urbanizada, vazia, é gostoso smile

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Voltei. E as primeiras impressões estão lá no blog.

http://tprodrigues.wordpress.com

Ruy, uma pena os restaurantes não estarem funcionando. No último fim de semana já estavam todos. Bandoreiros, pizzaria, manga rosa, e um sushi, novidade na Pousada Ventos Nativos em parceria com um restaurante de Teresina.

Tatiana
TatianaPermalink

Acabo de voltar de um tour de 10 dias pelo Piauí em família - 7 adultos, 2 idosos e 2 crianças pequenas. Foi simplesmente maravilhoso! Recomendo muito.
Em Teresina, ficamos no hotel Rio Poty, bastante confortável, embora o serviço tenha sido um pouco devagar às vezes. Jantamos no restaurante Aprisco, especializado em carneiro. Muito bom! Também gostamos de visitar o Centro de Artesanato do Mestre Dezinho, em frente à praça Pedro II. Ah, e nosso melhor jantar por lá foi no Cocobambu, excelente opção para quem tem crianças (o parquinho é ótimo e seguro!) e pra um grupo grande, por ter várias opções diferentes no cardápio.
Viajamos para o litoral com uma van alugada com motorista à disposição, durante 7 dias, por R$ 2.223, preço bem razoável para a quantidade de dias, pessoas e a kilometragem que cobrimos (fomos de Teresina a Barra Grande, depois a Luís Corrêa, depois a Parnaíba, e de volta a Teresina). A empresa que intermediou a van, Piauitour, foi muito prestativa e eficiente (os contatos são a Bya e o Geraldo, (86) 3227-9100 e (86) 9981-9796).
Em Barra Grande, ficamos na Casa Tartaruga, uma pousadinha pequena, de apenas 4 apartamentos, mais afastada do "centro" da vila, aonde está a maioria das pousadas e restaurantes. A Casa Tartaruga é na verdade uma casa de veraneio de um francês que vem ao Brasil apenas uma vez por ano para fazer kite surf e é simplesmente linda, linda, linda! O atendimento é muito simpático e só o que ficou um pouco a desejar foi o banho: os chuveiros mereciam um upgrade pra fazer jus à pousada. O contato direto da pousada é a Índia ou o Ricardo: (86) 3369-8152. A praia em frente à pousada é ótima e mais tranquila ainda que a parte aonde estão as outras. A Barraca da Ostra, ao lado da Casa Tartaruga serve um almoço ótimo na praia. Também provamos as ostras do Márcio, que o Tiago mencionou: de primeira! No jantar, gostamos mais do Manga Rosa do que do Bandoleiros... Mas ambos estavam sem cajuína...
Em Luís Corrêa, ficamos no hotel Islamar, entre as praias do Coqueiro e Atalaia. A infraestrutura externa do hotel é linda, mas está precisadíssimo de uma reforma nos apartamentos e de um upgrade no serviço. O hotel ficou fechado durante 3 anos, com a maresia depreciando tudo, e só reabriu no início deste ano, arrendado para um empresário local. Deu pena de ver como um local tão bonito está decaindo... Mas a praia e a piscina de lá são simplesmente maravilhosas - e, mais uma vez, desertas!
No Coqueiro, jantamos no Paulo's, um restaurante muito simples à beira da estrada, de cozinha regional deliciosa!
Fizemos o passeio do Delta com a Ecoadventure (Márcia ou Rejane, (86) 3323-9595, (86) 9952-4446). No geral, foi um bom passeio, mas não sei se vale a pena o tempo que se fica no barco... A paisagem do rio Preguiças, nos Lençóis, é mesmo mais bonita. As dunas então... O melhor do passeio é a parada na praia na Ilha das Canárias, muito bonita, com mar de um lado e rio do outro.
Então, foi isso. Muita cajuína e praias maravilhosas no litoral piauiense. As dicas do Riq e do Tiago foram super boas! Obrigada!

Itallo Victor
Itallo VictorPermalink

Olá Tatiana, visitando posts do nosso amigo @riqfreire acabei lendo sobre sua viagem ao Piauí e tive a ótima notícia em saber que nós a recebemos e vi que você elogiou nossos serviços. Ricardo que me perdoe aproveitar o espaço, mas nós que agradecemos por tê-la em nosso estado e por ter ficado encantada com o passeio.

Um abraço, volte mais vezes.

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Tatiana, que bom que aproveitou a terrinha.

Lindomar Araujo
Lindomar AraujoPermalink

Fiquei super feliz em ler as reportagens e fotos do meu querido lugarejo, vc está de parabens por descobrir e valorizar esse povo hospitaleiro muito grato por tudo, um forte abraço.

Rafael Marques
Rafael MarquesPermalink

O DELTA DO PARNAÍBA É MARANHÃO! VISITEM TUTÓIA, ILHA DO CAJU, MELANCIEIRAS, A PRAIA DO AMOR, BALNEÁRIO LAGOINHA, CANÁRIAS, MORRO DO MEIO, POLDROS, GUAJIRU, ILHA DE COROATÁ, ILHA DO CAJUEIRO, ARAIOSES E APRECIE AS REVOADAS DOS GUARÁS, OS MACACOS, OS CARANGUEJOS, OS CATADORES DE CARANGUEJOS, OS CAVALOS MARINHOS, AS DUNAS, OS MANGUEZAIS..........SE QUEREM O MELHOR DO DELTA, VÁ AO MARANHÃO!

Flávia Katiusse
Flávia KatiussePermalink

Olá pessoal!
Sou de Teresina-PI, mas só esse ano fui conferir a Barra Grande que desabrochou com os campeonatos de kitesurf.
As estradas que dão acesso a Parnaíba e a Luís Correia estão boas, mas cuidado com animais na pista. Quanto à estrada que dá acesso a Barra Grande, um pouco mais de atenção, pois a pista é sinuosa e com muitos animais.
O que mais acho lindo nessa estradinha, são os carnaubais que acompanham o mar. Acho super exótico e bem característico da região.
Pra quem gosta de tranquilidade, atendimento simples, mas acolhedor e praia sem vendedores ambulantes, Barra Grande é o lugar.
O restaurante Bandoleiros tem ótimas pedidas de pratos (preparados pelos proprietários), como por exemplo, o risoto de carne de sol e de frutos do mar. Para sobremesa, um enorme crepe de nutela com banana, acompanhado de sorvete de creme. Sem contar no charme do restô, com músicas super legais e clima bem descontraído.
Vale a pena conhecer.

NEIDE ARAUJO
NEIDE ARAUJOPermalink

sou de barra grande piaui minha cidade e maravilosa, meu irmao esta agora na barragrande eu so vou em abril 2011 com meus filhos,para conhecer a praia eu vivo em brasilia df.

Nazaré
NazaréPermalink

Passei o fim de semana no Paraiso,"Barra Grande", meu Deus obrigada por ter nascido nesse lugar tão maravilhoso, sempre quando visito Barra Grande, fico ainda mais encantada.

gabriel santana
gabriel santanaPermalink

meu nome e gabriel e estou estou viajando para barra grande com meu pais para curtir as pais eu sou apaixonado pela praiasooooooo

Luciano Paes Landim
Luciano Paes LandimPermalink

Estive em Barra Grande várias vezes. Fico impressionado com as pousadas que são maravilhosas, a rusticidade do local, o passeio do cavalo marinho ninguém pode deixar de fazer. Ainda tem o belo pôr do sol que é belíssimo, nunca vi igual. E o bom é que as pousadas são em sua maioria na beira do mar, não precisamos nem de carro pra tá se deslocando.

@paulogustavo
@paulogustavoPermalink

Estou torcendo para que o Riq resolva voltar ao Piauí e conhecer melhor a Praia de Barra Grande.

Minha recomendação é a Pousada BGK (Barra Grande Kitecamp), que tem a melhor estrutura. São 18 chalés: quase a metade são palafitas bem charmosas e confortáveis, mas mesmo os mais simples não decepcionam. Tem um restaurante à beira-mar na própria pousada. Tudo é rústico, mas de muito bom gosto e novinho. O atendimento é atencioso e bem treinado.

Não faltam opções de hospedagem. Há umas outras 10 pousadas, que ficam todas praticamente uma ao lado da outra, numa mesma rua turística, sendo algumas à beira do mar e outras do outro lado.

Na mesma rua há também 7 restaurantes, nos quais você pode ir revezando as refeições. Os pratos têm apresentação caprichada e o atendimento é simpático. Estão fazendo um bom trabalho na recepção aos turistas.

Estacione o carro na pousada e esqueça-o, pois dá pra passar todos os dias do passeio andando a pé. A pracinha do povoado fica próximo à rua turística, então dá pra ir ao comércio também a pé para comprar algum item que tenha esquecido.

O aeroporto mais próximo, em Parnaíba, foi reformado recentemente, mas infelizmente não recebe voos regulares. É necessário vir de Teresina, e pegar a estrada a partir de lá. A estrada está em bom estado. São cerca de 40 quilômetros a partir de Parnaíba ou Luís Correia, as cidades mais próximas que ficam no Piauí. Pode-se também chegar vindo de Jericoacoara.

@paulogustavo
@paulogustavoPermalink

OBS: dois itens em falta em Barra Grande:

1) carro com som alto;

2) cadeira de plástico.

alyne
alynePermalink

estou vendendo uma casa de praia em Barra Grande,aos interessados :
(86)33230679 falar com Lucia,darei todas informaçoes necessaria

Heron Castro
Heron CastroPermalink

Heron Castro sempre curti Barra

Heron sempre curti Barra Grande com a familia. A melhor praia do
Nordeste.

socorrinha monteiro
socorrinha monteiroPermalink

lugar lindo sou de parnaiba coonheço tudo bjs

Luís Roberto Alcântara

Nossa que praias lindas, isto sim, é que é um verdadeiro paraíso. Já estive de férias em Parnaíba e Luis Correia, mas não jeguei a ri em Barra Grande, a cidade é linda e o melhor de tudo é que não poluição nas praias. A gora já sei prá qual praia vou nas férias.

James Clark
James ClarkPermalink

Olá, preciso de uma casa na Barra grande-PI, minha família e amigos como de costume queremos fazer uma viagem pra lá, todo ano a família se junta com amigos e fazemos, nosso destino agora é Barra grande, alguém poderia me informar alguma casa na qual agente possa ficar ?
Para alugar, grande abraço, James Clark.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, James! A gente aqui não tem esse canal não.

Tente em http://www.aluguetemporada.com.br ou ligue nas pousadas para ver se alguém sabe quem pode te ajudar.

Queilan Pedro
Queilan PedroPermalink

Me encho de orgulho do meu Piauizão quando vejo reportagens desse tipo, sou apaixonado pelo litoral, apesar de nãõ conhecer tudo ainda...
Lindas fotos, parabéns pela reporgem, ficou show de bola!!!
Em breve conheceri também Barra Grande...

Soares
SoaresPermalink

Nos dias 06 07 e 08 de julho de 2012 etive em Parnaiba e Luis Correia Piauí, aluguei uma pousada simples com ar condicionado para casal, confesso que devido as praias de São Luis do Maranhão estarem poluidas e proibidas para banho, os turistas que frequentavam a capital maranhense agora estão indo para o litoral piauiense, parnaiba está com um porte de cidade capital, passei pela vida noturna e observei que bares e lanchonetes estavam superlotados e muitos carros com placas de fora. Moro em BSB, mas conheço muito bem são luis do maranhão, os novos banheiros da praia de atalaia em luis correia piauí, superam e muito a capacidade de atendimento dos banheiros da praia mais famosa de são luis a via litoranea, parabens ao prefeito da cidade que está dando conforto aos turistas, visitei a praia de barra grande que é um show de bola praia limpa e tanquila mar sem maré alta.

Leticia C
Leticia CPermalink

como vai de barra grande para jeri sem ser pela praia? existe alguma estrada asfaltada? tô querendo ir, mas me dizem que pra chegar la tem que ser em carros tipo 4x4, e o meu é um palio 1.4, quero muito conhecer e chegar la no meu carro mesmo! mesmo que em algum ponto que seja inviavel de chegar no meu carro eu alugue um por lá. mas quanto mais perto de jeri, melhor! e ai? me ajudeeeeem!
agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leticia! Não recomendamos ir pela praia de modo algum. O trânsito de carros pela areia é um câncer do litoral brasileiro, não faça isso em lugar nenhum.

De Barra Grande vai-se a Jijoca pelo asfalto, são 120 km. Em Jijoca você deixa o carro e pega uma jardineira ou jipe para Jeri.

Rute Endo
Rute EndoPermalink

Olá, Riq. Estou indo para o Reveillon em Barra Grande e me atrasei um pouco para comprar passagem para Teresina, agora está caríssimo. Estou cogitando ir por Fortaleza, você acha que é viável ou seria melhor tentar por S. Luis? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rute! Quem responde é A Bóia.

O Expresso Guanabara liga Fortaleza a Parnaíba e também São Luís a Parnaíba. A viagem dura exatamente o mesmo nos dois trechos: 10 horas no convencional e 8 horas no leito, noturno. Há mais horários desde Fortaleza.

Veja o que melhor se encaixa no site da viação:

http://www.expressoguanabara.com.br/

gelson
gelsonPermalink

moro em toledo pr .tem alguma empresa de turismo daqui que faz a praia de barra grande?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gelson! Barra Grande do Piauí não é um destino que conste da lista de pacotes de operadoras. Você pode comprar passagem e estadia por conta própria, usando os sites das cias. aéreas e ligando para as pousadas, ou pedir auxílio a um agente de viagem para fazer isso por você.

Rute Endo
Rute EndoPermalink

Como sempre acertando nos destinos, Riq! Passei uma virada incrível em Barra Grande. Cidadezinha com um povo simples, prestativo e acolhedor. Comi PF's de R$10,00 ótimos, muita tapioca, sucos, sorvetes e caipirinhas com frutas nordestinas que a gente ama. E a "ceia" da virada foi no Bandoleiro, restaurante fofo, comida fantástica e música ambiente de qualidade. Me bateu certo arrependimento no meio do caminho de ida (5 horas de ônibus de Teresina até lá), mas passou rapidinho quando vi a praia e senti a vibe boa trazida pela ventania que faz do lugar um paraíso do Kitesurfing, Feliz 2013 com muita luz e paz e keep up the good work! Beijos

Tania Fontenelle
Tania FontenellePermalink

Preciso do contato de Bosco, isabel e Lu, os mais famosos instrutores de kitesurf de Barra Grande, com conhecimento e pratica internacionais. Só com eles terei coragem de iniciar-me nesse esporte e quero que seja em Barra Grande pois é maravilhosa e perto de Parnaiba, minha cidade tb maravilhosa, mas como alguem ja falou, já tá com aspecto de capital de litoral, mas graças a Deus que é só aspecto. Bosco ....kd vcs????????????????????? É pra hj!!!!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tania! Infelizmente não temos como prestar esse serviço. Somos um blog.

robson is
robson isPermalink

Quantos KM de Terezinha-PI a Barra Grande-PI

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Robson! 450 km.

Ana Christ
Ana ChristPermalink

Estive em maio no Piauí e me encantei por Barra Grande, mas minha surpresa foi mesmo o pequeno vilarejo de Cajueiro da Praia. Na verdade, a Barra Grande faz parte do município de Cajueiro, mas pela fama essa praia acabou ganhando nome próprio (o que deixa os moradores de Cajueiro um pouco enciumados e eu mesma ouvi várias vezes eles dizerem: "Barra Grande é só um bairro de Cajueiro!" hehehe). As praias de Cajueiro não são tão boas como as de Barra Grande, mas o principal atrativo é o Rio Timonha, onde a ICMBio realiza o Projeto Peixe Boi, monitorando a maior comunidade desses animais do Brasil (cerca de vinte indivíduos que vivem soltos no estuário do rio). O passeio pelo rio é incrível e fomos com um barqueiro local, o Seu Biel, que sabia tudo da região e aprendemos muito. Pra finalizar, ainda tomamos café na casa (simples e humilde) do próprio barqueiro. Por não ter estrutura de turismo, nos sentimos verdadeiramente imersos na realidade local e até na pousada que nos hospedamos (e só haviam duas na cidade) fomos recebidos como amigos.
Nosso ideia era ficar apenas um dia lá, mas pela receptividade calorosa da comunidade acabamos optando por ficar dois dias e não nos arrependemos. Foi um dos pontos altos da nossa viagem pela Rota das Emoções!

Marco Antonio Marques
Marco Antonio MarquesPermalink

Estou programando a minha ida a Barra Grande e estou estudando tudo a respeito, deixa eu dar a minha colaboração: A Azul esta com voo de Fortaleza para Parnaíba por R$79,00... Pelo que eu li Parnaíba fica a 75km de Barra Grande, o voo inaugural foi semana passada, final de março. Grande abraço e boa viagem a todos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marco! A notícia já tinha sido publicada pelo Ricardo Freire, mas a gente agradece, de toda forma.
https://www.viajenaviagem.com/2014/03/azul-agora-voa-a-parnaiba-barra-grande-do-piaui-ficou-mais-perto/

Kleyton
KleytonPermalink

Voa tarde, prezados amigos, estou interessado em conhecer barra grande, estou indo na proxima semana, e gostaria de saber como sao as aguas, as praias e alguma sugestao de pousada, estou indo com minha esposa e meu filho de 8 meses, nso quero passar por problemas. Aguardo infirmacoes.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kleyton!

Leia um guia atualizado sobre Barra Grande do Piauí:
https://www.viajenaviagem.com/2014/03/azul-agora-voa-a-parnaiba-barra-grande-do-piaui-ficou-mais-perto/

Aline
AlinePermalink

Olá!!!
Saberia me dizer se há algum ônibus que vai do aeroporto de Teresina direto para PARNAÍBA? Não consigo encontrar boas informações.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Do aeroporto você precisará ir à rodoviária de Teresina. Lá haverá ônibus freqüentes pela viação Guanabara.

http://www.expressoguanabara.com.br/

georgia
georgiaPermalink

Olá Ricardo Freire, estou indo com meu marido para Lençóis maranheses e voltaremos para SP por Fortaleza, temos costume de viajar de bike pela praia e estou com dúvida de levar a bike. Pretendemos conhecer os lençóis e depois ir descendo para Barra Grande e ir a Jericoacora pela praia (parando em camocim, tatajuba). Será que dá para pedalar parte da viagem? Eu conheço de jeri a camocim e sei que esta região dá para pedalar. Mas de barreirinhas a Paulino Neves, tutoia e Barra Grande eu não conheço e não sei se a melhor opção seria pegar um barco para Parnaiba. Gostaria de uma dica. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Georgia! Quem responde é A Bóia. Não existe mais barco entre Tutóia e Parnaíba, é preciso ir de ônibus. A estrada é asfaltada a partir de Paulino Neves. Entre Barreirinhas e Paulino Neves é areião. Trata-se de uma região muito pouco povoada.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Leia o post mais atual sobre o litoral do Piauí:

Parnaíba e Barra Grande do Piauí, agora com vôos desde Fortaleza

(com dicas sobre pousadas e passeios)