Testada e aprovada: Barra Grande, no Piauí, uma praia BBB

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_3351" align="aligncenter" width="450" caption="Pousada Ventos Nativos, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Pousada Ventos Nativos, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Um dos pontos altíssimos do meu rali pelo litoral brasileiro no ano passado, para terminar o 100 praias que valem a viagem, foi ser apresentado a Barra Grande, uma linda praia piauiense 50 km a leste de Parnaíba. Nos últimos anos, o lugar foi descoberto por kitesurfistas gringos; quem me deu a dica foi o Thiago Parente, que é de Teresina.

Passei muito rapidinho -- era um rali, pouquíssimo propício a um campo inicial -- mas meu radar acusou um potencial altíssimo. A beleza da enseada; a gostosura do mar (meio que de tombo, bem diferente do padrão rasinho e encrespado do litoral do meio-norte); o astral do vilarejo (potencializado pelo bom-gosto dos que estão chegando) e a dificuldade de acesso (não há aeroporto por perto) me fizeram declarar Barra Grande o grande achado da expedição. ("A melhor parada para descansar e pegar uma praia entre os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara", foi mais ou menos o que eu, ahn, decretei.)

[caption id="attachment_3352" align="aligncenter" width="300" caption="Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Um dos primeiros a ir conferir a dica foi meu chapa André Galhardo, diretor de arte carioca com raízes piauienses. Depois de ter passado muitas férias na infância e adolescência em Parnaíba, ele estava curioso para testar a novidade, a bordo da patroa e do pimpolho. E eu, curioso com o que ele ia achar.

Ao voltar ele já me mandou um email dizendo que tinha adorado. Mas o fidibeque completo só chegou há algumas semanas (logo depois do blog se mudar para cá). Aí vai o relato completo -- incluindo as roubadas smile

Acabei de ler seu post das ostras catarinenses - e jurei que ainda hoje te escreveria para falar sobre as ostras piauienses de Barra Grande smile Lá nos esbaldamos, aproveitando a cotação de R$ 5 a dúzia! Ainda com delivery: Marcos, dono de uma das fazendas de ostras que fica no delta logo ao lado, ainda leva um isoporzinho na sua pousada com ostras recém-colhidas, limão e faquinha... (O telefone do rapaz:           86/9931-0176         .)

[caption id="attachment_3353" align="aligncenter" width="450" caption="Café da manhã pé-na-areia, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Café da manhã pé-na-areia, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Para ser perfeito, só faltava um bom espumante, nacional mesmo. Mas as cervejinhas do Bistrô, bar/restaurante da pousada Ventos Nativos sempre estavam geladinhas. O dono do Bistrô e da pousada é o Mathieu, um francês de 25 anos que há 5 passou por lá para andar de windsurf e conhecer a família de sua mãe. Aí, já sabe - virou clichê: o francês enlouqueceu com lugar, decidiu ficar... e se apaixonou pelo kite.

(Aliás, é muito engraçado ouvi-lo falar português com sotaque de piauiense: "Ô neguim, sigure a vela do kite pra mim, sigure...")

[caption id="attachment_3355" align="aligncenter" width="300" caption="Pousada Ventos Nativos, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Pousada Ventos Nativos, Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Ficamos lá mesmo na Ventos Nativos e fomos ultra bem tratados. Pé-na-areia, na frente da ponta que surge na maré baixa, super café da manhã... diária de 140 paus/casal - e não cobraram nenhum adicional pela presença do João, de 4 anos. (Detalhe: todas as "melhores" cobram 140 reais mas só "a melhor" não cobra adicional por criança.)

[caption id="attachment_3354" align="aligncenter" width="450" caption="Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Sobre a praia... bem sobre a praia o que acrescentar, já que você já definiu tão bem Barra Grande: simplesmente um dos melhores banhos de mar do Nordeste. Praia com água cristalina, piscininhas etc etc... pedir mais o quê?

Ok, pediria só para os kites invadirem com menos freqüência o melhor banho de mar do nordeste, ficando lá na pontinha deles, bonitinhos. Tira a tranqüilidade - e é perigoso mesmo, ainda mais com crianças na área.

[caption id="attachment_3356" align="aligncenter" width="450" caption="Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

É um esporte lindo e fiquei feliz ao ver como o kite traz progresso sem quarto-de-empregadizar* o lugar. Mas eu precisava ter tido a infeliz idéia de tentar aprender a velejar naquela pranchinha? Olha, sou carioca, 20 anos de praia, surfista etc etc... mas aquela coisa é muito difícil!!! É fácil cair na tentação, por isso peço que desencoraje desavisados com todas as forças.

Os "instrutores" tentam faturar uma grana com um "curso rápido" que custa por volta de 800 reais mas que, na maioria das vezes, resulta apenas em litros de água salgada no seu nariz.

Porque depois de aprender a empinar a pipa, o próximo passo é dominar a técnica de "Body Drag" - que consiste ser arrastado pelo Kite na água sem prancha. Mais ou menos como nos filmes do velho oeste, quando o mocinho é arrastado no chão por uma corda presa ao cavalo do bandido, sacumé? Litros de água no nariz, nem quero lembrar sad  Algo pior aconteceu com uma turista: "dragou" uma caravela, aquela água viva... ai, ai, ai.

Ou seja, melhor caminhar pela praia, ver os gringos arrepiando ou pegar um bote da Barratur -- e passear 1h pelo Delta para tirar fotos de cavalinhos marinhos.

[caption id="attachment_3357" align="aligncenter" width="450" caption="Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)"]Barra Grande, Piauí (foto: André Galhardo)[/caption]

Mas voltando à praia, se não me engano você não citou outro ponto fortíssimo: na maré baixa surge uma ponta de areia e rochas, que entra mais de 1km para dentro do mar. Bem na frente da Ventos Nativos. Quando a maré começa a subir, surgem dezenas de piscinas e algumas ilhas -- sensacionais! Diria que é a "melhor ponta do nordeste" wink - pelo menos bem mais longa e interessante que a de Corumbau.

Enfim, tinha muito mais coisa para fazer. Ir para Jeri pela praia por exemplo. Mas relaxamos e depois de 4 dias voltamos para a fazenda do meu avô, felizes da vida por termos descoberto esse paraíso. O João adorou.

[caption id="attachment_3358" align="aligncenter" width="450" caption="Barra Grande, Piauí (foto: Gabriela Galhardo)"]Barra Grande, Piauí (foto: Gabriela Galhardo)[/caption]

Obrigado, André!

Eu acrescento: Barra Grande é uma excelente opção para pegar praia em julho: lá em cima no meio do ano o tempo já está firme, o mar está azul, e os preços são camaradíssimas. Além da Ventos Nativos, considere as pousadas Casa TartarugaBGK, Vento do Mar, Rota dos Ventos, Casa Taboa (         86/3369-8051         ) e Pontal da Barra ( 86/3369-8100 ).

Como o aeroporto mais próximo é o de Teresina, 410 km para o sul, aproveite para visitar outros tesouros do Piauí, como os parques da Serra da Capivara e das Sete Cidades. Os passeio ao Delta e aos Lençóis Piauienses podem ser feitos a partir de Barra Grande mesmo.

*quarto-de-empregadização: o André se refere a um fenômeno que eu já relatei e que costuma acontecer em vilarejos de praia recém-descobertos por forasteiros; os nativos tentam dar um upgrade a suas pousadinhas, mas acabam transformando acomodações rústicas em bregas. Barra Grande do Piauí conseguiu pular essa fase...

Leia também:

Ponha no mapa: Barra Grande do Piauí

147 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rosa
RosaPermalink

Puxa vida, vou ter que conhecer esse Paraíso só mais pra frente, já estou com tudo pronto pra Bonito, em julho, e Lagos Andinos, em setembro. Mas, essa brasiliense, filha de piauienses ficou com água na boca. Preciso voltar mais vezes as minhas origens. E com mais tempo para curtir. Ótimo relato e fotos do André, já me convenceu. Um voo até Teresina, alugar um carro e rumo ao litoral. A estrada de Teresina ao litoral é boa e não choveu, sol firme e água morna em Parnaíba e Luiz Correa (isso em julho de 2007).

Denise Mustafa
Denise MustafaPermalink

Já fiquei morrendo de vontade de conhecer! Como eu disse, eu sonho com praia e sol, porque o frio por aqui não acaba nunca!
Barra Grande já é nome de grandes lugares mesmo!
Ah, parabéns pelas fotos! Estão lindas!

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Fotos belíssimas. A partir de setembro os ventos ficam mais fortes e a galera do kite invade mesmo. Seria bom vir entre junho e setembro pra não ficar "crowded" de kite surfistas.

Rafael Redondo
Rafael RedondoPermalink

Além de Barra Grande, recomendam outros pontos do Piauí? Esse estado é um grande mistério pra mim.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Hehe, tá tudo no post, Rafael: parques da Serra da Capivara e Sete Cidades, Delta do Parnaíba, Lençóis Piauienses.

Pra Serra da Capivara um ponto de partida alternativo é Petrolina, em Pernambuco.

Sete Cidades pode ser feito no caminho entre Teresina e Parnaíba.

Delta e Lençóis Piauienses, desde Parnaíba, Luís Correia ou Barra Grande.

Rafael Redondo
Rafael RedondoPermalink

Obrigado, Riq e Paulo Gustavo.

Vi na correria e não tinha lido o relato do André Galhardo lol

Andre Galhardo
Andre GalhardoPermalink

Outro segredinho: também vale a pena sair da estrada principal e dirigir 40Km até Pedro II, onde a Associação Xique-Xique produz as mais belas redes do Brasil. Êpa, acho que vou ter que escrever outro email pro Riq com mais detalhes a respeito. wink

Paulo Gustavo
Paulo GustavoPermalink

Rafael,

Você pode fazer uma parada em Sete Cidades, que fica na metade do caminho entre Teresina e Parnaíba. Saia cedo de Teresina, se possível antes de o sol nascer (são 2h30min até Sete Cidades). Passe o dia caminhando pelas trilhas guiadas (vá preparado para sol e calor em julho). Há um hotel decente bem na entrada do parque. Se tiver fôlego, almoce lá e siga viagem no fim da tarde. Se não, durma e continue na manhã seguinte.

Já a Serra da Capivara é pra baixo. Se você sair de Teresina, é contramão ir até lá e voltar ao litoral. Quem vem do litoral leste pode começar por lá; quem vem do litoral norte, pode terminar lá. Não conheço ainda, mas é um espetáculo. Parque nacional muito bem conservado, com o maior sítio arqueológico do mundo. Sete Cidades seria uma espécie de versão "pocket" da Serra da Capivara, mas esta é muito mais impressionante.

SandraM
SandraMPermalink

É, é baratinho. Mas é tão longe..não sei, não. Acho que prefiro Miami... rsrs... Brincadeirinha, gente.
Bom dia!
bjs,

CarolBSB
CarolBSBPermalink

kkkkk, Sandra, essa foi ótema! grin

Flavia
FlaviaPermalink

Sandra M, só vc...eu grunhi aqui!!! lol

É a minha próxima - se tudo der certo pra eu sair em julho, é pra lá que eu vou. Mas pelas contas que eu estou fazendo, é mais barato ir por Fortaleza, porque a Azul está com uns preços excelentes (algo como R$500,00 ida e volta).

SandraM
SandraMPermalink

Fortaleza!!!Iupi!!

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Ótima alternativa para o passeio de Jeri conjugado com Fortaleza. Não é fazendo propaganda contra o turismo em Fortaleza, não, mas é que essas chuvas já esgotaram a paciência. Quase maio e ainda chovendo? Sei não... Os dilúvios dão a impressão de que não vão parar tão cedo.

SandraM
SandraMPermalink

Lili do céu!!O q eu procurei teu email! Ainda não sei aonde salvei. O fato é que passei o feriado do dia 21 aí e menina, fui conhecer o L'Ô! Foi uma refeição maravilhosa. Os ambientes estão muito bem decorados e a sensação de aconhego desde lá embaixo. O lombo de sirigado estava indefectível, perfeito, saboroso e com uma linda apresentação (só de lembrar deu água na boca) o couvert nada mal tb. Os únicos "senões": Chegar e dar de cara com os moradores do lado de lá foi chato. Me senti num zoólogico sendo espiada por todos os lados (sabe a q me refiro, né?) e a falta de um pratinho para o couvert. O serviço foi simpático, talvez um pouquinho confuso, mas nada que tenha comprometido nossa visita. Adoramos!!
Bjs,

Mariana "de Toledo"
Mariana "de Toledo"Permalink

Gente, que maravilha.

Amei as fotos.

E genial o comentário da SandraM grin

Carlos Castelo
Carlos CasteloPermalink

Na qualidade de único representante do "boom" da publicidade piauiense em São Paulo e de amigo e colega de trabalho do Galhardo, me sinto na obrigação de postar aqui. Inclusive porque o post está belíssimo, oportuno e justo. O Piauí, afora as piadas do Juca Chaves, tem realmemte muitíssimo a oferecer. Ressalto, como disseram acima, o Parque Nacional da Serra da Capivara, que tem uma pousada mantida pelo Fundham (Fundação do Homem Americano) que é de todo boa e confortável. Parabéns ao André pelo furo e ao Riq pela inteligência de sempre em tudo o que faz.

Zayra
ZayraPermalink

Carlos, o furo foi do Riq: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/112280_comentarios.shtml?1311328.
O André foi lá pra conferir. wink

Rosa
RosaPermalink

Se não for pedir muito, um roteirinho gastronômico básico de Teresina complementaria bem o post. Uma paradinha na cidade muito quente do Brasil, na ida ou volta, é uma boa pedida.

Zayra
ZayraPermalink

Rosa, sou do Piauí e moro em Porto Alegre. Como vou a cada ano, ano e meio a Teresina, corro o risco de dar dica de algum lugar que já fechou. Mas encontrei esta listinha aqui:
http://www.piaui.com.br/internas.asp?ID=217
Destes, conheço e recomendo os Favoritos e o Dona Maria. Tem um outro bem simples e bem antigo: Carnaúba. Mas a comida é ótima e o preço é justo. Ou era. wink

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Rosa prometo que assim que chegar num pc te passo as dicas.

Lu
LuPermalink

Confesso que nunca tinha me animado mto pelo Piauí, mas depois deste post e das fotos, e da possibilidade de aliar Barra Grande c/outros lugares, já que é tão longe, comecei a ficar interessada, apesar de ñ gostar mto de vento. Além disso, um achado do comandante há que ser considerado sempre (vide o Toque nos velhos tempos!)!!

Bem, pelo que li, junho a setembro é a época boa p/ir lá, fugindo dos kites e do vento forte. Barra Grande é um vilarejo? Gostaria de mais informações sobre como conjugar Barra Grande c/Lençóis Maranhenses, que ñ conheço. Dá prá fazer por cta própria ou melhor entrar num pacote e esticar no final p/B.Gde? E, se desse p/esticar mais, valeria a pena ir até Jeri? Como se vai, só de 4x4?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Barra Grande é um vilarejozinho muito do bonitinho, Lu. É um distrito de Cajueiro da Praia, que já é uma vila maiorzinha. Fica perto de Parnaíba, cidade antiga, porta do Delta, e de Luís Correia, que é o "balneário" do Piauí (a elite tem casa na praia do Coqueiro; há outras praias mais desertas, como Macapá, e outras superloteadas, como Atalaia).

O lugar só é longe, mas o acesso é por asfalto.

Dá para vir de carro desde Jijoca (uns 110 km a leste), em estrada novinha. Jijoca é o lugar mais próximo de Jericoacara aonde se chega pelo asfalto.

Para vir do Maranhão o melhor é pegar um 4x4 em Caburé até Tutóia, voltando então ao asfalto (ou atravessando o delta em barco fretado).

O meu post sobre Lençóis + Delta + Jeri está aqui; substitua Luís Correia por Barra Grande. https://www.viajenaviagem.com/2007/04/de-sao-luis-a-fortaleza-pra-flavia/

Lu
LuPermalink

Valeu, Riq! Vou lá olhar o post! Mas, duvido mto que eu me anime a volta a Jeri...era tão bonito qdo fui há uns 20 anos...só mesmo se o maridão quiser conhecer!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Lu, pro meu gosto Jeri tá mais bacana hoje do que há vinte anos...

Barra Grande tem o charme da Jeri daquela época -- só que sem as dunas (e com pousadas melhores do que Jeri de 1989).

Denise Mustafa
Denise MustafaPermalink

Lu, jeri sempre vale a pena! Só recomendo que vc vá em épocas sem feriados como semana santa, carnaval e reveillon (pq ai fica lotado, caótico, cheio de carro de som tocando tudo que é tipo de música que vc imaginar). Fora dessas épocas a praia continua linda, as lagoas maravilhosas e a duna emocionante. Vale voltar lá!

Lu
LuPermalink

Tá bom, tá bom, se é assim, vou reconsiderar! Valeu!

Carmen
CarmenPermalink

Sorte que umos vão antes a conhecer e testar para que despois podan ir outros... Vou anotar rápido. Minha lista de dicas do Brasil é enorme...
Lindas fotos

Cida L
Cida LPermalink

Conferi Barra Grande em janeiro deste ano e assino embaixo de tudo que o Riq e o Galhardo disseram. O lugar é realmente bonito, e tem a grande vantagem de não ter a super-lotação da maioria das praias em epoca de férias escolares. Fiquei hospedada em Luis Correia, e lá recomendo também uma visita ás praias de macapá e maramar, cada uma mais bonita e agradável que a outra. E pra quem for aventureiro, faça a viagem de carro, de Brasília são "só" 2300 quilometros. Vale a pena para ver melhor e conhecer o sertão nordestino, desconhecido da maioria dos brasileiros do "sul".Sete Cidades também vale a visita, as formações rochosas são impressionantes.. O passeio ao Delta, na minha opinião é o mais desinteressante de todas as belezas que o Piauí tem a oferecer.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

opa! mais um BBB que eu preciso conhecer no Brasil - quando eu voltar! hehehe

Lucia Malla
Lucia MallaPermalink

Olha, o Piauí foi um dos estados brasileiros q mais me surpreendeu positivamente. Achei bem preparado pro turismo, com lugares deliciosos e muito barato. Não fui a Sete Cidades, mas fiquei com água na boca pra ir. E esse post só aumentou minha vontade mais ainda. smile

Raquel
RaquelPermalink

Oi, Renato, tudo bom?
Posso pedir uma ajuda sua e dos leitores?
Minha mãe quer ir à Rússia (Moscou e São Petersburgo), mas como é longe e caro pretende montar um roteiro, tipo Rússia + Leste Europeu ou Rússia + Escandinávia, com uma parada em Portugal no final da viagem para ver a família. A idéia dela é ir em agosto, tem medo de pegar muito frio, mas é alta temporada... Outro problema, minha mãe odeia excursão e quer ir com um roteiro mais ou menos esquematizado, mas que dê uma certa liberdade para mudar alguns planos.
O que você acha? Melhor deixar para setembro? Encarar uma excursão? Rússia + Escandinávia? Rússia + Leste Europeu? Estou rodando a web atrás de informações, mas como é difícil!
Obrigada!

Dani S.
Dani S.Permalink

Raquel, o nome do Comandante é RICARDO, tá?
A escolha da dobradinha com Rússia vai depender dos interesses da sua mãe. Descreva pra nós, que fica mais fácil dar pitacos. Escandinávia é famosa pela beleza natural; o Leste Europeu é mais legal pra quem curte cidadezinhas charmosas.
A Luíza - cujo blog está listado à direita - já escreveu tudo a respeito de como organizar uma viagem independente à Rússia. Eu ainda não me arriscaria (mas é a minha opinião). A solução mais viável seriam os pacotes, já montados, mas sem excursão. Sei que a operadora especializada em Rússia no Brasil é a Tchayka, cheque com eles primeiro.

Raquel
RaquelPermalink

Dani,

eu sei, foi ato falho porque o chefe é Renato e estava atazanando a paciência enquanto eu digitava.

O interesse dela é mais cultural, sempre, mas a idéiá de juntar a Escandinávia é que depois ela poder voltar ao Leste Europeu com Alemanha...

Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Raquel, eu nunca fui à Rússia. Mas, como já disse a Dani, todos que vão falam da dificuldade que é se virar sem saber russo ou entender o alfabeto cirílico.

Ao lado de destinos como Egito e Índia, acredito que este seja um lugar onde seja possível aproveitar melhor em grupo guiado, sobretudo se houver uma ênfase à cultura.

Para ver como se virar sozinha, siga o conselho da Dani e vá aos posts da Luisa no Arquivo de Viagens http://arquivodeviagens.wordpress.com/category/russia/

A agência mais especializada em Rússia, como já disse a Dani, é a Tchayka http://www.tchayka.com.br/

Agosto é o mês mais quente do ano em toda a Europa. (Isso não significa que ela vá passar calor na Rússia, mas vai ser o mês em que vai passar menos frio.)

A escala em Portugal está mais fácil, agora que a Tap voa até Moscou.

Mesmo que você não pegue excursão, resolva essa viagem com um agente, porque destrinchar essa passagem (seja para as bandas da Escandinávia, seja na Europa Central) vai dar bastante trabalho, e trem não é uma opção.

Raquel
RaquelPermalink

Ricardo,

obrigada! Desculpe ter te chamado de Renato, já postei aqui outras vezes, mas o chefe (Renato) estava atrapalhando enquanto eu escrevia!

Eu também acho que é melhor ir em grupo, vou tentar convencê-la!

Obrigada pelos links!

Bjs grandes

Andre Galhardo
Andre GalhardoPermalink

Nossa, nem imaginava que meu despretencioso email poderia ganhar o selo PRQ (Padrão Riq de Qualidade) e virar post. wink
Fico ainda mais feliz ao ver que pude ajudar a revelar esse segredinho do Piauí para tanta gente. Obrigado pelos comentários!
Outra dica: quando forem de carro de Teresina... não se esqueçam de fazer rum pit-stop no Posto Cocal de Telha (Km 227, entre Campo Maior e Pitipiri) e passar na lanchonete para comprar um vidro de doce de caju + o melhor queijo de coalho do Brasil, feitos na fazenda do meu avô, Argeu. wink

Zayra
ZayraPermalink

Em julho iremos ao Piauí, e como a visita a Parnaíba é certa, Barra Grande que já estava na lista, agora está confirmada.
Li o post e enviei pra uma colega do trabalho que já morou em Jeri e que conhece a região, perguntando se ela conhecia BG. Ela me respondeu: "se eu conheço BG??? Eu tenho um terreno lá!!" smile
Ela encaminhou o post pros amigos que foram de Jeri pra BG, abrir pousada, restaurante, etc.

PêEsse
PêEssePermalink

Pode parecer bobo, mas ri demais com essa de "Renato" e com o começo da resposta da Dani S.

Raquel, além dos imprescindíveis posts da Luisa, em português também há alguns comentários de cunho prático no guia do Zizo Asnis(www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2547650&sid=124224217113778655919660&k5=2AA08628&uid=).

Sobre agências, outra com foco na Rússia é a Tchekhov (www.tchekhov.com.br).

Para uma pequeno adiantamento do que você vai encontrar lá, veja algumas fotos em http://netviagens.sapo.pt/forum/home.aspx?topDestinos=Russia

Fique por dentro Bbb » Blog Archive » Testada e aprovada: Barra Grande, no Piauí, uma praia BBB | Viaje …

[...] para terminar o 100 praias que valem a viagem, foi ser apresentado a Barra. fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Rosa e tripulação, seguem as dicas de restaurante: A Zayra acertou em relação aos Favoritos e o Carnaúba, já para o Dona Maria eu torço o nariz, prefiro o original lá na Praia do Coqueiro em Luis Correa.
Dentre os restaurante da cadeia Favorito prefiro o Favorito Bistrô, onde o chef é meu amigo e compadre Naim Santos (ex Cantaloup). Para comida regional eu iria no Restaurante Longá. Para uma boa Carne de Sol procuraria o Restaurante São João e se a pedida é um café com charme, iria ao Madame K. Se quer algo no estilo pré-balada eu iria ao Matisse e depois a boite Super 8 que fica em frente. No quesito hotéis procuraria o Metropolitan Hotel e consideraria também o Rio Poty Hotel, Luxor Hotel e Palácio do Rio.

Serviço:
Favorito Bistrô - http://www.favoritorestaurante.com.br/
Av. N. S. de Fátima, 2616 (Fátima)
tel: (86) 3233-8222

Restaurante Longá -
Av Ininga, 1245 Teresina - PI, 64048-110 - (0xx)86 3232-6868

Restaurante São João
R JOAO CABRAL, 2340, TERESINA, PI - (86) 3213-1472

Madame K
Rua Angélica, 245 Teresina - PI - 86 3233-4466

Matisse
Av Sen Área Leão, 2020 - São Cristóvão, Teresina - (0xx)86 3233-6862

Super 8 - Boite - http://boitesuper8.com/
Av. Homero Castelo Branco, 309

Zayra
ZayraPermalink

Thiago, faz muuuuito tempo que fui ao Dona Maria de Teresina. Já fui também ao do Coqueiro, e não sabia qual era o original. smile
Já tinha ouvido falar do Restaurante Longá, mas ainda não o conheço. Essa listinha que você preparou vai me servir em julho também. wink
Obrigada.

Rosa
RosaPermalink

Zayra e Tiago, bom dia e obrigada pela atenção. Não conheço Teresina, só passo por lá, seja para ir para o litoral ou para cidade dos meus pais, interior, 60Km de Picos. Como tenho parentes em Teresina, pretendo ficar uns dias para conhecer na próxima ida.

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Rosa,qual cidade especificamente e a dos seus pais?

Rosa
RosaPermalink

Valeu muito Tiago. Eu tentei uma passagem em promoção na TAM para o feriado, dia 1º/05 ou 11/06, mas não rolou. Quem sabe no 2º semestre. Está tudo anotadíssimo.

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Vocês leram sobre isso?
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2009/04/29/ult2682u1152.jhtm
É o ataque de piratas ao MSC Melody.
Sinceramente? Gripe, piratas, deportação, tarifas altas, entre outras coisas...vou tirar férias em casa! grin

Marcie
MarciePermalink

Tô nessa!

Andre Galhardo
Andre GalhardoPermalink

Outro grande segredo do Piauí é o Gérson Castelo Branco, um super arquiteto/designer que desenhou as primeiras casas da praia do coqueiro utilizando só materiais locais, como troncos de carnaúba. Lembro que fui ao coqueiro ainda criança e meu pai não parava de elogiar a arquitetura das casas, realmente surpreso por encontrar jóias naquele deserto (na época a elite piauiense s´ø frequentava a Pedra do Sal e a Praia do Atalaia). Confiram algumas aqui: http://www.gersoncastelobranco.com.br/web/A1projetos.html# Parece que o Gérson já utilizava princípios de arquitetura sustentável décadas antes disso virar o assunto da moda. wink

Rosa
RosaPermalink

Há Tiago, não sei nem se tem no mapa: Francisco Santos.
Acho que tem 10 mil habitantes, e lá tem muita pedra, a cidade parece que fica num buraco, é interior mesmo. E é bem pobre, com esgoto correndo nas ruas e porcos, galinhas e bode também. Os 20 Km de asfalto da BR até lá, chegou a bem pouco tempo.

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Rosa, já passei lá em 2004 quando corria um enduro de motos que tinha partido de Picos. Mas foi só de passagem mesmo.

Ana Cristina
Ana CristinaPermalink

Eu gostei demais do post sobre Barra Grande - como estou indo para os Lencois no fim de junho e como tinha planejado passar um dia e uma noite em Parnaiba depois de Cabure - acho que vou passar direto para Barra Grande.
Riq voce escreveu que podemos fazer o passeio pelo Delta a partir de Barra Grande. Voce sabe quem faz o passeio ou como funciona?
Estou te seguindo no twitter com o nome de cristandaya.
um abraco
Espero que essa gripe suina nao atrapalhe minha viagem pelo Brasil estou chegando no dia 13 de junho depois de fazer um safari no Kruger NP.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ana Cristina, Parnaíba fica a 50 km de Barra Grande. Se você só vai ficar um dia e quer fazer o passeio do Delta, é melhor ficar em Parnaíba ou Luís Correia mesmo; você não vai ter tempo de aproveitar Barra Grande.

Mas como disse a Cida um pouco acima, o passeio do Delta é o menos interessante do Piauí -- e oferece ainda menos novidade para quem fez o passeio do Preguiças, nos Lençóis Maranhenses. Ao nível da água você não percebe muito que está num "delta"; a paisagem é fluvial "normal".

Se você ficar mesmo em Barra Grande (as pousadas são bem mais charmosas) e quiser fazer um passeio, é melhor pegar esse da Barratur http://barratur.blogspot.com para ver os criadouros de ostras no mangue ou a colônia de cavalos-marinhos.

Ana Cristina
Ana CristinaPermalink

OI Riq obrigada pelas sugestoes - estou inclinada a fazer a barra grande e pensando em ficar um dia mais.

patsal
patsalPermalink

Desculpem atravessar o assunto, mas estou pegando carona na popularidade do post. Vou em julho para o Pantanal, com meu filhote de 10 anos. Vamos para um hotel-fazenda, por 5 dias. Alguém tem alguma dica? Já saiu algum post sobre este destino?
Se não, prometo que na volta eu conto tudo.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalink

Patsal, que hotel-fazenda vc vai? Eu estive na Fazenda San Francisco, em Miranda, e escrevi sobre em meu blog em setembro/outubro do ano passado.

Murilo
MuriloPermalink

Riq vou te pedir licença para tirar uma duvida sobre outro assunto. Tenho 05 noites para aproveitar o Uruguai em dezembro deste ano e gostaria de saber como dividir entre Colonia de Sacramento, Montevideu e os balneários (Punta del Este)? Já pensei em ficar 05 noites em Montevideu e ficar indo para Punta de carro (alugado) mas talvez não compense. O que vocês acham?

Sylvia
SylviaPermalink

Que datas são estas Murilo ?
Natal ? Ano novo ? sim , isso faz toda a diferença eekops:

Murilo
MuriloPermalink

Foi mal Silvia. Os dias são de 17 de dez de 2009 à 22 de dezembro de 2009. Gostaria de passar pelo menos 1 noite em Colonia. Obrigado por me ajudar.

Sylvia
SylviaPermalink

Então , 1 noite em Colonia , 2 noites em Montevideo e
2 noites em Punta . Procure viajar cedo para Punta para aproveitar dois dias e duas noites . Deixe Punta para o fim , pois muitos lugares só abrem em 20 dez ( e outros só após o natal ) .

Murilo
MuriloPermalink

Muito obrigado pela sua dica (Punta no final é uma sacada muito boa! Já registrei). Você sugere fazer nesta ordem mesmo: Colonia/Montevideo/Punta? (Só adianto que saio de Buenos Aires vou para colonia e começo a saga uruguaiana). Só tinha pensado em deixar montevideu por último, porque volto pra casa (Recife) do aeroporto de Montevideu. Mas diante da sua sugestão é melhor ir pra Punta no final mesmo e no último dia voltar de Punta para MVD para tomar o vôo de volta, não é mesmo?

Agora, Sylvia, só por curiosidade e adiantando que sou iniciante neste apaixonante mundo de viagens, você é a mesma que Riq citou no seu livro "100 dicas para viajar melhor", na dica nº 93? A do per favore?

Murilo
MuriloPermalink

Sylvia, para facilitar sua resposta, vou apresentar meu plano de viagem em um novo comentário. Dá uma olhadinha, per favore!

Dani S.
Dani S.Permalink

Murilo,
Ir e voltar de Punta é fria: apesar da estrada ser boa, são quase duas horas de viagem. Nessa época, imagino eu, deve ser o começo da alta estação (então faça suas reservas pra Punta com antecedência). A vantagem é que, provavelmente, os restaurantes já devem estar todos abertos.
Colônia merece uma noite, mas não mais que isso (a cidade é bem pequena, mesmo).
Montevideo é "vível" em pouco tempo, mas é uma cidade super gostosa, que dá vontade de morar. Uma noite é essencial.
Punta é linda, fofa, tem mil coisas pra fazer.
Se fosse eu, ficava uma noite em Colônia, duas em Punta (obrigatórias), e duas em Montevideo, uma na ida e outra na volta, especialmente para coordenar a saída e entrada do país e os deslocamentos internos. Se tiver jeito, é três em Punta.
Aproveitando pra divulgar a dica da Carla: olhe hotéis no www.asiarooms.com que têm preços ótimos. Aliás, olhe a viagem inteira no blog da Carla, o Idas e Vindas, no menu da direita.
E coma bastante dulce de leche por mim! mrgreen

Carolina Freitas
Carolina FreitasPermalink

Estou encantada com a praia e querendo ir para lá em Novembro.
Você pode me passar algumas dicas?

Estamos indo de São Paulo, qual o melhor trajeto?

Adoro o blog, Parabéns!!!!!!

Bjos
Carol

Rosa
RosaPermalink

Murilo, só rola bate e volta de Montevideo para Punta e para Colônia, em casos muito especiais. As estradas são ótimas, mas só chegar e voltar não vale a pena. Dá para ir de ônibus, é barato, rápido e fácil, mas o carro dá mais autonomia, sempre. Como você deve chegar e sair de Montevidéo, dependendo tem que ficar a 1ª noite e depois seguir para Punta, 02 dias é pouco, mas dá para ter idéia, volta e 03 dias em Montevidéo. Seu tempo é curto, eu deixaria Colônia para fazer a partir de Buenos Aires, é bem mais fácil, 40 minutos travessia de barco e ficaria uma noite pelo menos. Mas, se você vai demorar a voltar por esas bandas, ai reserva 01 dia para Colônia. O tempo tanto para Punta como para Colônia é de 2 horas em média, e você passa por Montevidéo para cruzar de uma para outra. Tem ótimas informações no idas e vindas da Carla.

Murilo
MuriloPermalink

Ô Rosa, brigadão pelas dicas. Quer dizer que bate volta não rola? ok anotado. Registrado também o tempo de trajeto entre as cidades, estava ansioso para saber o tempo mais preciso. Vou fazer o seguinte, como já notei que a "boa vontade" e "presteza" estão presente, vou detalhar melhor meu plano de viagem para deixá-las mais a par dos meus projetos. Vou fazer em um novo comentário, para não confundi.

Murilo
MuriloPermalink

Só acrescentando Rosa: foram as impressões da Carla, do Idas e Vindas, que me mostraram um novo Uruguai. Valeu por esta dica também!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Pergunta NADA A VER: quais blogs da tripulação estão falando e/ou falaram de NY? Já devorei o do Marcio (JanelaLaranja) e o da Carla P (IdaseVindas)...queria fazer um post sobre eles no meu blog, sobre os hot topics....quem mais?

Marcie
MarciePermalink

Não esqueça que você tem uma private guide!!! Ou menlhor, como está mais na moda: personal guide, hahaha!!

Murilo
MuriloPermalink

SYLVIA e ROSA, e TODOS OS OUTROS - Deixa eu explicar melhor meu plano de viagem para vocês, e para qualquer outra pessoa que quiser ajudar. Primeira coisa, esta será minha viagem em lua-de-mel e tô organizando tudo sozinho (pela net, com a ajuda destes extraordinários blogs), por isso pedi ajuda, pois quero que seja o mais perfeito possível.

Vamos lá: (i) Saio de Recife em 07/12/2009, com destino a Gramado. A ideia é passar 04 noites curtindo o local e o espetáculo "Natal Luz em Gramado"// (ii). Dia 11/12/2009, embarco rumo a Buenos Aires: minha ideia inicial é passar 06 noites, mas estou aberto a sugestão// (iii) (17/12/2009) De Ferryboat (buquebus) atravesso o Rio La Plata rumo a Colonia. Passo 01 noite//(iv) No dia seguinte (18/12/2009), alugo um carro ou vou de ônibus (também aberto a sugestões) rumo a Montevidéu (adotando a dica de Sylvia) para curti-la por 02 noites. // (v) Dia seguinte (20/12/2009), vou, também de carro, a Punta, conhecer os balneários ao longo de 02 noites// (v) Em 22/12/2009, retorno à Montevidéu para pegar o vôo de volta pra casa.

Estes são meus planos iniciais. Aberto a sugestões. A quantidade de dias em cada lugar é uma dúvida permanente. Uma dificuldade é trabalhar com noites e dias, bate logo uma confusão. Acho que é normal para um marinheiro de primeiríssima viagem: 1º viagem internacional e 1º viagem planejada sozinho. Qualquer ajuda será bem vinda.

Sylvia e Rosa, meus muitissimo obrigados.

Marcie
MarciePermalink

O vice Presidente dos EUA, Joe Biden acaba de afirmar, numa entrevista ao Matt Lauer, NBC, que ele não pegaria, se fosse possível, nem avião, nem metro. E nem ficaria em ambientes fechados. Que vocês acham: agora a histeria vai ser total ou não??Ah, fala sério!

Rosa
RosaPermalink

Murilo, eu ficaria 4 dias em BsAs, 1 dia em Colônia (é legal, mas é bem pequena), 02 noites em Montevidéo, 03 noites em Punta e 01 noite de volta a Montevidéo (para volta sem estresse). Em lua de mel, alugar um carro é essencial, para táxi e ônibus entre essas cidades gasta-se um bom tempo e tem que ficar se preocupando com horários (não é o bom momento para isso). Se for mais fácil voos de BsAs para Recife, de Punta chega-se em BsAs em 2:30 de barco, é o mesmo tempo que você vai gastar para voltar a Montevidéo. É só avaliar custo/benefício. Nesse roteiro não há grandes dificuldades, é bem tranquilo e prazeroso. Boa sorte!

Murilo
MuriloPermalink

Rosa, obrigado mais uma vez.
Na sua formatação fico 03 dias em Montevidéo e 03 dias em Punta, com isso consigo conhecer melhor os balneários e Montevideo, certo Também é interessante sua dica de voltar de Punta para Buenos Aires para pegar o vôo de volta a Recife. Já havia pensado antes, mas incrivelmente a diferença de preço de comprar uma passagem de ida e volta de BUE é igual ao ticket do buquebus. Mesmo assim vou apurar melhor minha análise de custo/benefício, levando em consideração:

1.o preço da travessia de Buquebus;
2.o preço dos pedágios entre Montevideo e Punta;
3.o valor do preço do taxi do porto do ferryboat para o aeroporto de buenos aires;
4.o custo emocional de ficar aguardando o vôo no aeroporto de Buenos Aires (pois se voltar para montevideo e passar mais uma noite, será tranquilo ir na hora exata do vôo);

Você consegue ver outros custos que precisem ser levados em consideração?

Concordo em alugar o carro, você tem toda razão. Mais um ponto decidido!

Só uma dúvida, em Buenos Aires você quis dizer 04 noites, certo?
E aproveitando, são suficientes 04 noites em Buenos Aires?

Brigadão Rosa.

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Sandra M, só agora vi seu comentário! Meu e-mail é sonsol@secrel.com.br. Que bom que vc gostou do L'Ô! Estou pensando em levar um casal amigo de SP hoje por lá! Realmente, o ambiente no entorno é o retrato da desigualdade social brasileira, entristece qualquer um. Continuarei desbravando restaurantes rs... Precisando de dicas, é só pedir!

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Lili fui ao L´O no sabado de carnaval e gostei muito do lugar também. Outro que achei bacana em Fortaleza foi um que agora me foge o nome, mas fica na Santos Dumont em cima da Livraria Siciliano no posto BR. Almocei lá um dia e achei bem legal tb o restaurante.

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Thiago, vc foi ao Le Dinner! Muito bom, também. Outro que conheci recentemente muito bom é o Mercado, na D. Luís, onde ficava o Le Parisien. Tem uma sobremesa de brigadeiro de colher que é a minha cara! smile

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

Le Dinner!!! Isso mesmo!! Tentei lembrar mas fiquei com preguiça de googlar. Outro que tentei ir mas estava fechado (carnaval) foi o Vonjilô, é bom lá? Eu fiquei bastante impressionado com a cena gastronomica de Fortaleza, voltarei em breve, deixa so acabar essa chuvarada.

SandraM
SandraMPermalink

Chuvarada em Fortaleza é meio relativo. Eu tinha a previsão de dois sites que teria chuva brava nos quatro dias que passaríamos lá. Levei cremes, livros e muita disposição para passear de carro pelas cidadezinhas próximas e comprar castanha em Pacaju. Só não contava que após o temporal que caiu enquanto tomávamos café no primeiro dia viesse um sol maravilhoso que permitiu pegar praia em três dias. Na segunda-feira, quando já era previsto um maior índice pluviométrico mesmo, aproveitamos para fazer umas comprinhas. Vejo pela tv os estragos e as enchentes, mas nunca perdi uma viagem em qq época do ano. Se eu ffosse vc, Thiago, já aproveitaria esse feriado q começa amanhã mesmo...

Rosa
RosaPermalink

Murilo, para a 1ª vez eu consideraria diminuir 2 noites de BsAs e acrescentar 1 em Montevidéo e 1 em Punta, assim o roteiro fica mais redondo. Depois de conhecer um pouco de cada cidade, vocês poderão, nas próximas, se dedicarem aonde mais gostarem. Você vai perceber que é fácil viajar para os paises vizinhos e muito prazeroso. Aqui no blog tem a turma VIBANAS (pesoas que amam BsAs e sempre que podem estão por lá). Eu gosto muito, já fui 3 vezes e em setembro, quando fizer Lagos Andinos, estarei lá novamente. No meu caso, que moro em Brasília, as opções, os horários e preços de voos compensam chegar e sair por lá. Se compensar a volta por BsAs, reserve a última noite lá, a não ser que do barco para o aeroporto, você tenha uma grande folga de horário. O mesmo serve para a viagem a partir de Punta, reserva uma noite em Montevidéo, só siga direto Punta/aeroporto Montevidéo com folga de tempo. É muito importante ter tranquilidade para os deslocamentos. Qualquer outra dúvida que eu possa esclarecer, é só perguntar.

Murilo
MuriloPermalink

Nossa Rosa, muito obrigado. Você me ajudou demais. Gostei da expressão "o roteiro fica mais redondo". E fica mesmo. Já registrei assim. A dica de guardar um dia na cidade do vôo é fundamental. Maravilha.

Murilo
MuriloPermalink

Por enquanto, fico aqui. Mas não demorarei em lhe procurar para sanar novas dúvidas.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

"É muito importante ter tranqüilidade nos deslocamentos". Sapientíssimas palavras, Rosa.

Rosa
RosaPermalink

Tá combinado, Murilo. Obrigada, Ric. Ótimo feriado para todos vocês, ótima conVnVenção para os que terão o prazer de desfrutar da cidade e da cia do Comandante!

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Thiago, só fui uma vez no Vojnilô, éramos 4 casais e nós todos ficamos muito bem impressionados. Só não voltei mais pq gosto de variar e conhecer coisa nova, ainda não deu tempo! Apesar de ter muita coisa do mar (que eu não gosto), meu filé estava delicioso...

Murilo
MuriloPermalink

Valeu Ric. Que honra. Sou teu fã. Rosa, não sei como te agradecer. Tá combinado mesmo. Pode aguardar...

Thiago Parente
Thiago ParentePermalink

André os projetos do Gerson sao fantásticos, passei um fim de semana numa ilha no delta onde tudo foi planejado por ele. Show de bola!

Dê
Permalink

Belíssimo lugar! Pena que quando estive em Parnaíba não tinha essas ficas para dar uma esticadinha...Riq e André, tenho um filho de 3 anos e uma menina de 7 anos. Será que dá para encarar Barra Grande com os dois? É possível chegar de avião de São Paulo até Parnaíba? E aí, de lá alugaríamos um carro?
A princípio estávamos pensando em conhecer Aracaju no Reveillon, mas Barra Grande pareceu uma ótima opção também. São não sei se os pequenos aguentam...E em Aracaju, vc tem alguma dica de onde é melhor se hospedar com crianças? Bjs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dê, note que no penúltimo parágrafo eu dou as informações práticas. O aeroporto mais próximo com vôos regulares é Teresina, a 410 km.

Você encontra meus posts sobre Aracaju aqui:
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/64474_comentarios.shtml?1311328

Dê
Permalink

Ric, obrigada. É que eu me lembro de ter voado de São Luís para Parnaíba quando fiz Lençóis Maranhenses + Delta do Parnaíba...Acho que 410 km depois de uma viagem longa de avião é um pouco demais para a duplinha. Vou continuar tendo Aracaju na mira por enquanto...
Abs

Rose Ramalho
Rose RamalhoPermalink

Ricardo, sua dica foi demais, agora em março 2010 férias fechada,eu e meu namorado iremos conhecer Barra Grande. Fui a designada a procurar pousadas e a dica do André foi crucial. Por favor mande mais dicas: restaurantes, bares, noite e forrós, ahh prato da região ... beijos

Lucas
LucasPermalink

Parece que o aeroporto logo logo estará recebendo voos frequentes.
BG é um lugar lindo vale a pena conferir.

Palavras de um piauiense"

Thays Carvalho
Thays CarvalhoPermalink

Eu conheço esse lugar LINDO, eu vivo nesse lugar, minha família materna é de BARRA GRANDE PIAUÍ. Um lugar exuberante, cheio de coisas lindas, um lugar tranquilo.

Ruy Neuber
Ruy NeuberPermalink

Oi Riq. Em junho quero ir de Fortaleza p/ São Luís. Estou pensando em ficar 4 noites em Jeri e 3 noites em Barra Grande (que não conheço) na pousada Ventos Nativos. Você acha que está bom ou seria melhor 5 em Jeri e 2 em Barra Grande. Vou sozinho e a praia vai ser só para caminhar, sem esportes aquaticos. Quanto a Jeri, pelo mesmo preço, onde você acha melhor ficar? No Mosquito Blue ou na Jeribá? Um abraço.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ficando 3 noites em Barra Grande você pode tirar um dia para fazer Parnaíba + Delta.
Mosquito Blue = mais quartos, mais perto da noite; prefira a ala nova ou os aps. superiores da ala antiga (aps. térreos: muito devassados)
Jeribá = menor, mais perto da praia do windsurf.

Visualmente eu gosto mais da Mosquito; mas a Jeribá é mais calminha.

val correia
val correiaPermalink

eu conheço boa parte do brasil, mas barra.grande a gente poe o pé naquele mar, e diz DEUS existe, o lugar e belissimo,morro de saudades de lá.