TripAdvisor lança site "brasileiro"

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

tripadvisorbr1

Ainda bem que a Sylvia está dés-có-né-qui-tada, porque ela ia surtar com essa notícia mrgreen

O TripAdvisor, o site número 1 em resenhas de viajantes, anunciou ontem -- por Twitter, claro -- o lançamento de sites em chinês, sueco, holandês... e português: é o Tripadvisor.com.br.

tripadvisorbr2

Na verdade, o que vem em português é a interface. As resenhas continuam, em sua maioria, em inglês. Mas o simples fato de o sistema ter ficado amigável deve fazer com que mais brasileiros (e portugueses) usem o site, aumentando a massa crítica (ops!) de comentários na língua de Camões, Machado e Seu Creysson.

tripadvisorbr3

Pentelhação: uma coisa que eu não gosto que seja em "português" são os preços. Para mim, preço na Europa precisa ser em euro, na Inglaterra em libras, e no resto do mundo em dólar. Sim, eu sei que com preços em reais fica mais fácil saber se eu "posso" -- mas fica bem mais difícil avaliar se é bom negócio. Eu sei o que esperar de um hotel em Paris de 97 euros -- mas não tenho a mínima idéia do que esperar de um hotel em Paris de 285 reais.

tripadvisorbr4

Outras vantagens do Tripadvisor versão brazuca: o link do Hotéis.com funciona direito (na versão internacional, o cliente era mandado para a home do site, e não para a página do hotel que estava querendo cotar). E descobri pelo menos um parceiro local, o Decolar.com.

Este blog espera que o site com.br do TripAdvisor dê um empurrãozinho à adesão da hotelaria (e da pousadaria...) brasileira ao unvierso das reservas online.

61 comentários

Chris
ChrisPermalinkResponder

Amém... nós agradecemos.

Consegui alguns dias no trabalho e vou viajar mês q vem... como eu quero me refugiar, estou indo pra um local não muito badalado... aff.. é um 'ó', não dah pra faer reserva on line... só não desisti pq esses dias foram suados pra eu conseguir...

Fabio Nitschke Gomes

Passava da hora, não? wink

Rafael Redondo

Boa notícia. Sempre usei a versão original, e agora muito mais pessoas vão poder desfrutar desse excelente serviço grin

Liciana
LicianaPermalinkResponder

Ontem mesmo eu estava fazendo umas pesquisas no Trip e vi a bandeira do Brasil, mas eu fiquei achando que ela sempre esteve lá e eu é que não tinha notado... eekops:
também não gosto de preço em reais.

Sandra Ferreira

Eu não quero!!!!! Detesto pesquisar o preço em reais e tenho receio de que o site em inglês não possa mais ser acessado no Brasil, que nem o site do Universal Studios!!!!

Até acredito que as resenhas em português sejam importantes para nós, contanto que possamos escolher!

Vou lá agorinha para ver se continua tudo em ordem (na minha ordem, pelo menos, hehe).

Abraço.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Já olhei e está tudo em ordem (para mim)! Agora é ver a evolução, espero que as pessoas comecem a comentar mais.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Adorei. O preço pode ser em qualquer moeda, o importante é eu ter como pagar.

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Ótima notícia! Será muito bom ter mais resenhas em português, mas pelo que entendi os preços serão mostrados em real?sad
Os preços dos hotéis na Europa (boa parte dela) são em euros, como será feita essa cotação?! Poderá haver uma boa variação no decorrer de um mês, por exemplo.
Bem de qqr forma, mesmo com esse aspecto nem tanto positivo, acho que o saldo é ótimo! Adorei a novidade! smile

Ricardo Freire

Os preços em reais são só uma referência, Paula*.

Na hora do vamo-ver você é redirecionada para as agências online, e então os preços aparecem em euros ou dólares (algumas americanas cotam tudo em dólares, não importa o lugar).

Quem vai definir o câmbio na real vai ser o seu cartão de crédito, na data de vencimento da fatura. (O do Amex costuma ser o pior, porque é calculado na cotação dólar-turismo; os outros vão mais próximos do dólar comercial.)

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Aí tudo maravilha! Perfeito! Obrigada pelo esclarecimento! wink

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Rosa, em que pese a minha observação, vc está coberta de razão! O importante MESMO é ter como pagar! smile

Carla
CarlaPermalinkResponder

Na língua de Seu Creysson, então, as resenhas vão bombar... (Pronto, falou a chata purista!!!) eekops:

Agora, a sério, a idéia de lançar a versão em português é ótima, e também não gosto da "tradução" dos preços - parece anúncio de passagens ou pacotes no jornal... Não sei raciocinar se uma passagem internacional em reais está cara ou barata, tenho que reconverter para dólares - trabalho dobrado!

Guilherme Pacheco

Olá, Ricardo, tudo bom?

Sou um dos fundadores do Mundi http://mundi.com.br , um buscador de viagens brasileiro lançado ano passado. Fazemos pesquisa de preços de hotéis e passagens aéreas em várias agências e cias. nacionais e internacionais em tempo real e mostramos os resultados para o usuário que escolhe onde reservar. Atualmente temos mais de 150 mil hotéis de todo mundo na busca, sendo 15.000 apenas no brasil.

Realmente as reservas online em nosso país ainda precisam de mais adesão mas a notícia boa é que crescem e muito rápido. Temos acompanhado isso de perto no Mundi e as agências que pesquisamos já ofertam alguns milhares de opções de hospedagem no Brasil, de hotéis 5 estrelas a albergues, sem esquecer das pousadas.

Pelo seu post e comentários dos leitores percebemos que muitas pessoas gostam de ver as tarifas em moedas estrangeiras. Baseado nisso faremos uma mudança no Mundi para que o usuário possa escolher a moeda de sua preferência na página de resultados de pesquisa.

Um abraço,
Guilherme Pacheco

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Riq, acho q esse post suscita tbm uma antiga discussão (se é q já não houve por aqui...) sobre o qto as resenhas do TripAdvisor são resenhas mesmo (de pessoas "comuns" q foram ao lugar) ou de propaganda disfarçada feita por algum funcionário (ou dono) de hotel, passeios e afins... principalmente em destinos mais obscuros/menos visitados.

Particularmente, acho q há de se ter bom senso pra tudo. É claro q há os q farão propaganda de seu negócio disfarçados de "consumidores". Mas isso de maneira alguma estraga o resultado final do site, que é imensamente positivo. Há uma certa auto-regulação geral, meio como na Wikipedia, que termina por neutralizar tentativas individuais de propaganda.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Tudo é possível, porém eu recebi formulários de avaliação do Venere após minha estadia estar encerrada.
Acredito que não seja falso, ou pelo menos, não tudo.

Ricardo Freire

Tanto o Venere quanto o Booking e o Hostelworld são mais "quentes", nesse sentido, do que o TripAdvisor. Neles só quem dá nota são as pessoas que reservaram pelos sites e comprovadamente se hospedaram; é uma avaliação pós-venda. Já o TripAdvisor é mais permeável a fraudes, porque qualquer pessoa que tenha um perfil pode comentar sobre qualquer hotel.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Nao sabia que era assim...que nesses sites só fazem comentários quem realmente reservou pelo site...bom saber...isso dá uma credibilidade maior.
Eu sempre via primeiro o tripadvisor...mas depois comecei a gostar mais dos comentários nos hostelworld...principalmente quando tem muitos...sei que quem se hospeda em hostel é mais tolerante que em hotéis também.

Kristen
KristenPermalinkResponder

Olá a todos. Aproveitando que a pesquisa de exemplo do Riq no Trip Advisor foi para Paris, gostaria de saber a opinião de quem puder me ajudar, se ir para Paris em agosto (a partir do dia 20) é uma boa ou ainda está muito lotado, e também com relação ao clima. Ah, antes que me critiquem e me mandem procurar no blog, esclareço que já fiz a pesquisa nos posts e não cheguei a uma conclusão... O perguntódromo da fase do Viaje Aqui vai continuar nessa nova versão? Desde já agradeço.

Ricardo Freire

Kristen, estive em Paris em julho, também receoso quanto ao climão da cidade.

Adorei. Os dias quentíssimos foram bem poucos, caminhar pela cidade era agradabilíssimo.

Todos os museus abertos, comércio também.

Em agosto o que deve acontecer é que a cidade fica um pouco mais vazia de franceses, e alguns restaurantes ou lojas metidos dão férias coletivas.

Mas não acredito que isso prejudique a experiência do visitante, não. Se você me perguntar -- agosto ou inverno? Eu iria em agosto.

Ana
AnaPermalinkResponder

Em agosto, é claro! Tem gente q tm medo do verão... mas na Europa o astral é muito melhor! Os dias são mais longos, há eventos por toda parte. As cidades "acontecem". Tô com vc, Riq. Beijos

Dri Setti
Dri SettiPermalinkResponder

Riq, queridíssimo guru,
finalmente voltei à civilização e tive tempo de conhecer a casa nova, que pelo visto está animadésima!!!! É isso aí, "por onde for, quero ser seu par"! Beijos da eterna tiete, Dri.

Ricardo Freire

Gràcies, Dri! E mata a saudade das tortillas por mim!

Guilherme Pacheco

Olá, Ricardo, tudo bom?

Sou um dos fundadores do Mundi, um buscador de viagens brasileiro lançado ano passado. Fazemos pesquisa de preços de hotéis e passagens aéreas em várias agências e cias. nacionais e internacionais em tempo real e mostramos os resultados para o usuário que escolhe onde reservar. Atualmente temos mais de 150 mil hotéis em todo mundo na busca, sendo 15.000 apenas no Brasil.

Realmente as reservas online em nosso país ainda precisam de adesão mas a notícia boa é que já crescem e muito rápido. Temos acompanhado isso de perto no Mundi e as agências que pesquisamos já ofertam alguns milhares de opções de hospedagem no Brasil, de hotéis 5 estrelas a albergues, sem esquecer das pousadas.

Pelo seu post e comentários percebemos que muitas pessoas gostam de ver as tarifas em moedas estrangeiras. Baseado nisso faremos uma mudança no Mundi para que o usuário possa escolher a moeda de sua preferência na página de resultados.

Um abraço,
Guilherme Pacheco

Ricardo Freire

Excelente, Guilherme. Dar essa opção satisfaz todo mundo -- o turista mais experimentado, que já calibrou os preços em moeda estrangeira, e o de primeira viagem, que tem os preços "em português" na cabeça :cool:

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

A notícia é muito boa, mas também odeio ver os preços em reais, pois você não sabe qual a taxa o site está usando naquele momento. Deveria ser igual ao booking.com, onde o conteúdo já é em português, inclusive os comentários de brasileiros e portugueses, mas os precos continuam em euros ou dólares.

Adri
AdriPermalinkResponder

Olááá Riq, tudo bem?!
Eu queria muito saber qual é o site do Zé-Jet...acompanho as dicas de vcs desde do blog no viajeaqui...e agora tô curiosa pra conhecer mais dicas do Zé tb...hehehe
Passa pra mim, Riq, por favor?!
Mais uma vez, muito obrigada!!!!

Ricardo Freire

Adri, o site do Zé tá fechado. Virou fotoblog.

Ele atualmente está em altas missões ciberespaciais. Suspeita-se o envolvimento das Organizações da Bóia.

Beto
BetoPermalinkResponder

O problema das cotações em reais não é saber se "posso", mas constatar que "não posso". Nunca converto. E sempre deu certo mrgreen

Kristen
KristenPermalinkResponder

Obrigada Riq. Eu tinha lido no feriado os posts sobre a sua viagem do ano passado à Europa e percebi que esteve em Paris em julho, mas não vi nenhuma reclamação expressa sobre a época do ano. Mas sempre tem alguém que fala do calor e da superlotação da Europa no verão. De todo modo, acho que vou fixar a data de partida em 28/08 e assim pego a maior parte da viagem no mês de setembro (serão três semanas), e já estou compilando as dicas do blog para evitar filas e visitar os lugares mais bacanas. Um abração.

Ricardo Freire

A reclamação do calorão é suuuuperpertinente para Itália (centro e sul), Espanha e Grécia. Mas nessa Europa aí do norte... pfui! É bom ter ar condicionado para uma ou outra noite quente, mas os dias são perfeitamente suportáveis ao ar livre.

Ana
AnaPermalinkResponder

É verdade. Pode ser muito quente, mas ainda assim é beeeem melhor que muito frio... Estive na Espanha ano passado em pleno agosto e é verdade que estava muito quente. Principalmente em Córdoba! Mas comparando com a viagem pra NY no ano novo (roubada)é o céu! Definitivamente inverno não! rs

Marcio Nel Cimatti

Ótima notícia, com certeza mais gente participará das resenhas. Tbm acho que existem algumas propagandas no meio das resenhas, mas mesmo assim elas ainda ajudam.

Abs

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Me confundo toda com preços em português (reais), prefiro preços em dólares e na europa em euros...sempre mundo o conversor quando há a ferramentda de mudança. bjo

Zé
PermalinkResponder

Que issooooo! Odiei essa notícia!! Concorrência aqui não, violão! evil

Denise Mustafa

Com certeza o melhor são os preços na moeda original. E claro, essa ferramenta da escolha da moeda é melhor ainda. Mas sempre vale o ditado: "quem converte não se diverte".

Tô indo passar 10 dias na Itália em julho e me assustei com teu comentário acima Riq! Tomara que esteja pelo menos "agradável". Porque viajar no inverno, pra quem mora pras bandas de cá e suporta frio durante muuuuito tempo fica muito chato, até pq precisa se carregar um monte de roupa, mala pesada, casaco... Aliás, nada como esse sol quentinho da primavera, que devagarzinho tá dando as caras!

(mas claro que pra quem vem do calor no Brasil pra passar só uns diazinhos o inverno é uma boa opção - digo por experiência própria pois sou de Fortaleza e quando ia viajar por 2 semanitas preferia o frio ao calor!)

Leandro
LeandroPermalinkResponder

A temperatura média em Paris no verão é uns 2 graus menor que a média do Rio de Janeiro no inverno, ou seja, em geral é muito agradável, podem acontecer ondas de calor mas geralmente duram pouco, e forte como a mortal onda de calor de agosto de 2003 é muito raro, uma vez por século e olhe lá.

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Eu adoro o Trip Advisor. Em janeiro eu fui para Sapporo, no norte do Japão, e como não é um destino turistão estava mais difícil encontrar dicas legais da cidade, mas o pessoal de Sapporo no Trip Advisor faz plantão no site esclarecendo todos os tipos de dúvida dos futuros viajantes e consegui dicas bacanas lá. Até a dúvida que eu tinha se devia ou não ir a um onsem, mesmo tendo tatuagem, o pessoal me ajudou.

E muito legal saber que agora eles também estão em português smile

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Marcia, fiquei curiosa: o que é um onsem? E qual o problema da tatuagem?

Lena
LenaPermalinkResponder

Riq,
já que o Rodrigo está de férias, aqui vai uma notícia boa:
22/04/2009 - 17h29
Agência libera preço de passagens em todos os voos internacionais
Publicidade
CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

Sinal de ótimas ofertas no horizonte mrgreen

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Lena, só vi sua mensagem depois de ter colocado a minha.
Desculpa!

Ricardo Freire

E eu, fazendo o post enquanto vocês comentavam mrgreen

Lena
LenaPermalinkResponder

Pois é!!! E eu nem tenho Twiter ainda lol

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Notícia boa - para uma otimista como eu - é a liberação das bandas aprovada pela ANAC hoje.
Viram?

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Eu sempre consulto Tripadvisor. Boa notícia agora também em brasileiro!!!

Tita
TitaPermalinkResponder

O unico problema do Trip Advisor em português vai ser a traduçao automatica das resenhas! Ja vi textos originalmente escritos em inglês traduzidos pro francês que ficaram absolutamente hilarios!!

Kristen, comecinho de setembro em Paris é uma época otima. temperaturas amenas e pouca chuva! e vc ainda arrisca pegar algum festival de cinema ao ar livre rolando.

Martinha
MartinhaPermalinkResponder

Muito bom..
Jà é um otimo começo..
Otima iniciativa.. sendo que os Brasileiros amam viajar e sempre se sentem pouco perdido na busca de informações nos sites internacionalizados..
=)

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

É sempre bom ter um site com interface em português, pra não espantar de cara quem tem medo de não entender o inglês. Aposto que vai ter muita gente lendo os comentários em inglês mesmo, e tentando deduzir (confesso que eu fico olhaaaaando pros comentários em alemão ou sueco, tentando entender - muitas vezes dá pra entender o entusiasmo ou desprezo, só pela pontuação... - a esperançosa) Preços, tem que ser em moeda internacional, mesmo (me IRRITA toda vez que um site, querendo ser gentil, vê que o meu computador é brasileiro e tasca uma conversão louca). Ou a gente tem noção em moeda internacional, ou não consegue raciocinar. Estou com o Beto, quem converte não se diverte.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

shock
shock
shock

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Quer dizer que agora vamos ter que trabalhar mais ainda ! pra colocar o tripadvisor portuga nos trinques ?
eekops:

Ricardo Freire

Eu tuitei pro Tripadvisor o link deste post e o fidibeque dos preços em moeda de verdade.

O tuitador me respondeu dizendo que ia repassar o fidibeque adiante.

Hoje tanto o TripAdvisor quanto a Expedia começaram a me seguir! (Não sei até quando. Normalmente os gringos dão unfollow quando descobrem que o infeliz aqui tuíta em brasilês.)

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Riq, só pra constar: Expedia começou a me seguir hoje, também. ("Culpa" daquele teu post de divulgação, I guess...) wink

Marcelo Galvão

kristen e companhia, gosto muito deste programa na Globonews - Mundo S/A. E um dos últimos apresentou a melhor baguete de Paris em 2009: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1009348-7823-OS+SEGREDOS+PARA+O+SUCESSO+DA+MELHOR+BAGUETE+DE+PARIS,00.html

Lá vou eu. Será que o endereço avançará novamente? Ricardo, desculpas antecipadas. Majô, você conhece?

Denise Mustafa

Expedia também tá following me no twitter!
como eles descobrem, eis a questão!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

O expedia tá seguindo todo mundo !
É claro que eles só querem que a gente siga eles !!
Não tão nem aí pra o que gente diz ou não diz .. lol

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Riq;
Ótima notícia, mas confesso que, apesar de sempre consultá-lo entrei em uma pequena furada agora em Bsas. Segui as indicações e me hospedei no Ayres de Recoleta, super indicado no Trip. Na realidade não é que seja um péssimo hotel, mas NUNCA, a não ser pela localização ( e eu particularmente prefiro a Recoleta mais para cima- perto da Sta Fé)poderia estar entre os 30 melhores hoteis de Buenos Aires. Já me hospedei em vários outros hotéis infinitamente melhores como o Esplendor e o Claridge que estão piores cotados. O quarto é bacana, o banheiro e arrumadinho mas mínimo. As cortinas não vedam a claridade; não arrumaram o quarto em um dia, depois vieram com uma desculpa que deveriamos pedir (?) para arrumá-lo, sendo que ficamos fora o dia todo; fizeram obra dentro do hotel a partir das 10 da manhã por dois dias- para notívagos como eu era insuportável; a vedação de barulho entre as acomodações era péssima; achamos uma traça andando em nossa roupa de cama e para completar o café da manhã que é servido fora do hotel era super fraco! Mas tem mais, o pior de tudo é que me pareceram um pouco desonestos porque eu ingenuamente ao fazer a reserva pedi o preço em dólar, todavia ao pagar preferi fazê-lo em pesos e eles nos converteram ao câmbio de U$$ 3,75!!!!!!!!! e ainda por cima cobraram IVA sobre o uso de internet paga a parte ( U$$ 7 por dia) sendo que no dia de chegada e saída usamos apenas 1 hora no máximo! Acho estranho essa coisa de eles não saberem responder de pronto qual o vallor da diária, têm que consultar o número do quarto para saber quanto te cobraram...Enfim, Ayres de Recoleta, para mim nunca mais!Um abraço a todos e desculpem o desabafo.

Luiz Mota
Luiz MotaPermalinkResponder

Sobre Paris, gostaria de compartilhar esse link: http://lauragris.wordpress.com/2009/04/23/conhecer-paris-e/
Li e gostei do texto.

Kristen
KristenPermalinkResponder

Obrigada tb a Ana, Leandro, Tita, Marcelo Galvao e Luiz Mota pelas dicas. Ô agosto que não chega logo! Mal posso esperar para ir nos lugares mencionados pela moça do link do Luiz Mota.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Meus comentarios - em portugues - sb hoteis NÃO aparecem no tripadvisor.com.br.
Alguem já tentou comentar em portugues ?
O que aconteceu ?
Estou com a impressão de que o .com.br é só merchã eekops:

Milevo
MilevoPermalinkResponder

Olá,

Sites com conteúdo de viagens são muito importantes para pesquisas de roteiros e dicas! Agora chegou o Milevo, a nova opção para vocês que gostam de viajar, compartilhar dicas, fotos, histórias, mapas e que sempre precisaram de um site brasileiro onde a informação é confiável e o contato com a equipe é rápido e próximo!

Entrem no http://www.milevo.com e participem da nova rede social de viagens!

Abraços,

Equipe Milevo
@Milevocom
www.milevo.com.br

Renata
RenataPermalinkResponder

amigo(a)por favor me ajude quero colocar meu site na tripadvisor para que pessoas de todo o mundo conheça e seja recomendado como faço,quanto vou pagar

Maria martins
Maria martinsPermalinkResponder

Esse site seria o mesmo para holiday leggings.co.uk?
Ja recebi uns 10 bookings e Tudo da errado e cancelado de qualquer forma que faco .
E agora o que esta errado nao enviei nenhuma Telefone ou link ...
Sera que poderia falar com Alguem?
Esse site e verdadeiro ?
Poderia me ligar ? + 553171806010
Poderia me enviar o numero de Telefone ?

Obrigado

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar