Das notícias de viagem do fim de semana, a que me pareceu mais auspiciosa foi a decisão dos países signatários do Tratado da Antártida de restringir o turismo de massa no continente gelado.
Por iniciativa dos Estados Unidos -- marcando a postura ecologicamente responsável da gestão Obama -- os navios com mais de 500 passageiros não serão mais bem-vindos no Pólo Sul. E não será permitido a permanência de mais de 100 turistas em terra de cada vez.
Nos últimos 15 anos a Antártida viu aumentar em 5 vezes o fluxo de turistas -- elevando na mesma proporção os riscos de danos ambientais.
Este blogueiro apóia totalmente o estabelecimento de limite máximo de visitantes em lugares que precisam ser preservados. Se vale para um rio em Bonito, para a ilha principal de Fernando de Noronha e para a Antártida, deveria valer também para... a praia do Espelho ou a dos Carneiros, por exemplo. #prontofalei
Você pode ler a notícia completa n'O Globo clicando aqui.
Ou, se quiser ver como está jogando fora à toa seus tremas e acentos, pode ler no Diário de Notícias português: Adoptadas restrições ao turismo na Antárctida.
Foto: Adventure Life
14 comentários