Bretagne pra Vanessa

Pont-Aven (foto: Bretagne.com)

A Vanessa quer passar uma semana na Bretagne em junho ou julho e pede dicas.

O Rafael R., que sabe tudo da França, pôde dar suas indicações na primeira pessoa. São tão boas — sobre um destino tão pouco discutido aqui — que merecem vir para o corpo do post. 

Fala, Rafael:

Do Mont St.-Michel não precisa nem falar; a única recomendação que eu faria é dormir dentro do monte. Paga-se um pouco mais caro, mas a sensação de ter o monte só para você a noite compensa.

St.-Malo, logo ali do lado, é muito turística e tem um centrinho intramuros interessante. Mas não acho grande coisas assim não.

Prefiro Cancale que também fica perto e é famosa por suas ostras. Se quiser comer muito bem reserve um almoço ou jantar na Maison de Bricourt.

Sem sair dessa entrada da Bretagne tem também Fougères e Dinan que valem a visita.

Mas se quiser realmente adentrar a Bretagne, que tem uma cultura fantástica e paisagens lindas. Uma cidadezinha que me fascinou foi Plougrescant. Tem várias outras no mesmo estilo. A Côte du Granite Rose é toda bonita.

Se tiver tempo para atravessar para o sul da Bretagne, Pont-Aven, próximo a Quimper, é uma cidadezinha supercharmosa e famosa por seus ateliês. Dali você pode voltar a Paris pelo Vale do Loire, ou devolver o carro em Nantes e pegar um vôo ou TGV.

Merci beaucoup, Rafael!

E você, tem dicas da Bretanha? Conta pra gente!

Leia mais:

32 comentários

Nossa gente

Muito obrigada pelas dicas tenho certeza que agora minha viagem será muito melhor .
Pessoal estava pensando em passar pela Normandia será que dá? Eu e meu marido costumamos usar carro para nos deslocar pois gostamos de ver as paisagens do local. E quem sabe voltar pra Paris de TGV?
beijo e obrigada

Fui ao Mont St Michel e dormi lá, como a Emília, experiência única ! E comi o omelete da mère Poulard.
De lá fui a St. Malo que achei interessantíssima. Em fevereiro o frio era de rachar, 5 camadas de lã, ótimo para encarar uma bouillabaisse.

Fui à minha pasta “Bretanha” na pesquisa para férias e lá encontrei algumas coisas semelhantes às do Ric. Também encontrei uma página sobre Saint Malo, feita por uns vossos conterrâneos
https://www.imagensviagens.com/stmalo.htm

Num blogue de um político português, eurodeputado de esquerda encontrei este hotel, sobre o qual ele tece muitos elogios. Já vinha “a descer” e descobriu-o por acaso.
https://www.le-thy.com/index2.html

Quartos a bom preço em PLOERMEL. Já fica um pouco a sul. Não sei bem qual o itinerário que a Vanessa está a pensar.

Qualquer informaçãozinha destas “cai que nem ginjas” ( o que quererá isto dizer? perguntarão)…
Estamos a pensar fazer uma viagem grande por França, e um dos pontos é precisamente a Bretanha.
Mas também Normandia. Se alguém quiser aproveitar a onda e der mais uma mãzinha para este local, será bem-vinda.

Que surpresa entrar no blog e ter um momento Tommy desses 🙂

Sobre hotéis não sou um expert em primeira pessoa, como diria o Riq. Quando rodei o interiorzão da Bretagne estava de motorhome.
No Mont Saint Michel o melhor é o Mère Poulard, que tem também a omelete mais famosa (e cara) do mundo. O hotel não é de deixar ninguém de queixo caído, mas como endossou a Emília, vale pelo local.
Em Cancale o próprio Maisons de Bricourt é super charmoso, com precinhos Relais & Chateaux.
Rennes tem o Le Coq Gadby que é um ótimo hotel.
Dê uma olhadinha na rede de hotéis independentes https://www.relaisdusilence.com, que tem vários hotéis de charme na região.

Uma dica para almoçar em um ambiente agradável e com boa comida regional, sem pompa, é a Ferme de Mesauboin https://www.ferme-de-mesauboin.com , próxima a Fougères.

Aproveitando o gancho, e já que falaram da ida de Paris ao Mont Saint Michel, acho uma pena pegar um carro ou excursão em Paris e passar direto por tanto lugar interessante na Normandia. Eu não iria ao Mont Saint Michel sem parar pelo menos em Giverny, Rouen, Etretat e Honfleur.

Vanessa, conheço pouco da Bretanha, mas posso endossar com a maior convicção a recomendação de se dormir dentro do Mont St-Michel: foi uma das melhores experiências viajantes que já tive. Eu fiquei neste aqui: https://www.hotel-la-croix-blanche.com/
Se você gosta de ostras, Cancale é parada certa: é uma cidade pequena, mas muito simpática, calma…
No caminho para St Malo tem um lugar bacana para se parar num dia de sol, Pointe du Grouin, com uma bonita vista do litoral acidentado daqui (teoricamente daria para ver o monte daqui, mas eu não vi.)
Eu gostei bastante de St-Malo…mas não fiquei tanto tempo quanto gostaria. Achei o intra-muros bem gostoso de se caminhar.
Já Pont-Aven…eu fiquei vontade de voltar para a Bretanha só para conhecer essa belezinha 😉

Ricardo e Rafael

Nossa não esperava uma resposta tão rapida!
Como dizem aqui nos Emirados
Chucran

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito