Num oportuníssimo contraponto à promoção da RailEurope que só os americanos e canadenses podem aproveitar, o A. L., que mora na Itália e tem mandado muitíssimo bem nos comentários, ensina como não-italianos podem aproveitar a promoção da Trenitalia para os trens mais velozes da Bota.
A promoção é válida para os AV -- os novíssimos top de linha, que operam alguns horários do tronco Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles -- e também para o segundo trem mais veloz, o Eurostar italiano, para quem vai a Veneza, Bari ou Reggio Calabria.
Passo a palavra ao A. L.:
A Trentitalia lançou algumas tarifas com desconto especial de até 60% (isso mesmo, 60%) em trechos de alta velocidade, se comprados com 30 dias de antecedência e online. O site foi reformulado, e agora dá para ver o preço básico entre as várias opções e horários antes de ir para a última seção.
Para usufruir dos descontos, no entanto, há uma pequena pegadinha. Você tem que selecionar a tarifa cheia de primeira ou segunda classe, e ir para a tela de tarifas, assentos e promoções. Lá, pode tentar as tarifa Super 60 e Super 30, além da já conhecida Amica, que dá 20%.
Se houver vagas naquela tarifa descontada naquele dia e horária, aparecerá lá embaixo uma luzinha verde, caso contrário, pode tentar a Super 30, ou a Amica, ou outro horário. Dá trabalho, mas vale muito a pena.
Especificamente (e apenas) no trecho Milão-Roma a Trenitalia está com uma promoção de € 33,00 euros com assentos limitados por trem. Tanto faz ser o AV normal, que leva 3h58, como o AV Fast, que não para nem em Florença nem em Bolonha e faz todo o trazeto em 3h29.
É uma reação à nova Alitalia e à EasyJet, que tinham preços mais competitivos de avião do que de trem (o normal em segunda classe são 75 euros na nova tabela de perços para o trecho Roma-Milão).
E agora dá para comprar a passagem na modalidade ticketless, ou seja, como o bilhete eletrônico do avião, você simplesmente aparece na estação e vai direto para o seu assento (já reservado). Não precisa validar em máquina nenhuma, isso será feito a bordo (mas não repita o procedimento com um bilhete físico que terá uma multa). O Ticketless só serve para trens com reserva obrigatória ou facultativa (AV, AVFast, ES, ESCity, ICPlus).
Fica aí a dica.
Grazie mille, A. L.! De minha parte, eu só tenho a acrescentar aquela velha máxima: de hotel a hotel, uma viagem de 4 horas de trem leva praticamente o mesmo tempo de uma viagem de 1 hora de avião (se o avião não atrasar).
75 comentários