Enquete: você e a bóia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

boia

Pessoal, nas próximas 24 horas o blogueiro vai pra manutenção. (Tô fazendo um check-upão; vão me encher de eletrodos e vou precisar ficar24 horas longe de aparelhos eletrônicos.)

Aproveitando a energia da conVnVenção mrgreen gostaria de pedir um favorzinho pra vocês.

Estamos elaborando uma apresentação (ou, em marquetês, um presentation) do blog, e precisamos enfeitar alguns slides com depoimentos de leitores.

Se você quiser colaborar, é só deixar na caixa de comentários a sua experiência com o blog -- como descobriu, ou desde quando acompanha, ou, sobretudo, se alguma vez a gente aqui foi útil para você realizar uma viagem.

 Volto amanhã -- caso sobreviva a ficar 24 horas offline!

Atualização: Já estou de volta à ativa. Passei boa parte do dia no hospital, mas o monitoramento de pressão não tinha nada a ver com o que (eu imaginei que) a secretária do médico tinha me dito. Tô cansado mas tô online...

Muito obrigado pelos depoimentos! Valeuzão!

125 comentários

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Lembro exatamente como descobri o Riq: estava "de saída" no aeroporto, indo passar o carnaval em Porto Seguro, dei uma olhada no livro dele na livraria, já achei engraçadíssimo e antes que acabasse a viagem, já tinha terminado o livro, que virou de cabeceira, lógico! Não só meu, mas do meu marido também, que antes de viajar SEMPRE abre a mala, abre o VNV na parte que ensina a arrumá-la e segue as dicas religiosamente. Ele já decorou o capítulo, mas tem que abrir o livro pra fazer o check list! smile Daí pra chorar com o Postais Por Escrito - Rio de Janeiro, foi um pulo!
Fiz Maceió e praias com o Freire's na mão e lembro de voltar de uma delas numa chuva torrencial, que nos deixou tensos e relaxamos rindo do guia que eu ia lendo como quem lê romance!

Não lembro direito como foi a descoberta do site, talvez entre 2006 e 2007, ainda na 1ª versão do wordpress. A partir desse momento, passei a ter a companhia não só do Riq, mas de toda a tripulação, a quem sou eternamente grata (especialmente a Sylvia que "foi" comigo pra Itália), tanto dos que davam dicas, como os que estavam viajando para os mesmos cantos que eu estava em determinado momento.
Sou uma eterna arrependida de não ter abordado o Riq no Santa Grelha, aqui em Fortaleza, numa situação que eu julgava horrorosa - a pessoa almoçando e ser surpreendida por uma tietagem explícita "olha, amo seus livros, blá blá blá"... (Em que ano foi aquilo, Riq?)Arrependo-me pelo fato de hoje saber que ele não teria sido chato ou mal-educado e poderia até ter curtido, pelo feedback das suas reportagens e livros.
Sinto-me em casa aqui e sempre acompanhada por onde ando. Até mesmo em Fortaleza, quando eu descubro um restaurante legal, lembro-me automaticamente de todos vocês. Essa vontade de dividir as experiências já me tentou muito a fazer um blog com dicas e fotos, mas ainda não consegui me organizar... Um dia ei de ir a uma convenção conhecer essa turma maravilhosa! Meu obrigada a todos, pela diversão diária!

Marcelo Galvão

Em 1999, pesquisando para a minha primeira viagem à Europa, entre tantos livros, encontrei o seu Viaje na Viagem que, com um texto inteligente e bastante informativo, tornou-se um dos meus primeiros guias. Desde então, acompanho o seu trabalho.
A meu ver, este blog expressa tudo o que há de bom: é profissional e muito rico em informações, sempre atualizadas. Não posso esquecer e deixar de destacar o clima agregador que ele, também, proporciona, porque como você, bem diz, o que seria deste espaço se não houvesse a participação dos tripulantes, viajantes, turistas e qualquer outro apelido que se queira dar à galera que está sempre, de bom grado, ajudando aqueles que estejam planejando viagens próximas, futuras ou dos sonhos.
O blog Viaje na Viagem é uma ferramenta essencial ao planejamento de minhas viagens e creio que seja um marco no ciberespaço tupiniquim tanto para os profissionais do turismo como, também, para os diletantes. É isso aí! Sucesso em sua trajetória!

Carol Maia
Carol MaiaPermalinkResponder

Conheci o VnV a partir de um amigo de trabalho, isso em meados de 2005. De lá pra cá, mesmo sem nenhuma viagem em mente passo por ai para ter umas ideias para férias futuras ou até mesmo ficar morrendo de inveja das viagens do Riq : )

Fui para o São Luis com uma esticadinha nos lençois, e usei muitas das dicas do Riq, lógico, sempre adaptando ao que era possível.Tudo foi perfeito, a única baixa foi que não consegui ir a Santo Amaro, mas é sempre bom ter um motivo para voltar smile

Da segunda vez que usei o blog questionei num dos perguntódromos sobre uma viagem de 1 semana em Santa Catarina e 1 semana em BsAs. Riq foi super prestativo linkando todos os textos sobre o assunto, altas dicas, aí ele virou meu GURU!

Através do blog também conheci a rota ecológica, que paraíso, e é possível fazer uma viagem pela rota ecológica para quem tem um orçamento reduzido. Não pude ficar no Toque ou Cajú, mas seguindo pesquisas paralelas conheci a pousada 12 cabanas e foi tudo maravilhoso.

Valeu Riq pela ajuda e diposição que você se coloca em ajudar aos outros.

Georgeane
GeorgeanePermalinkResponder

Este blog ajudou minha lua de mel ser realmente inesquecível. Virou minha bíblia para futuras viagens. wink

Sílvia Soares

Eu adoro viajar e, por sorte e habilidade, casei com um cidadão que tb adora. No entanto, ele é daqueles que não lê uma linha antes de ir e, até algum tempo atrás, apenas perguntava: quanto é? Agora, contudo, depois de tanto me ouvir falar do blog e das excelentes escolhas que me ajudou a fazer, renovou a pergunta: E aí, o "Freires" recomenda? (Não adianta dizer que o nome do blog não é este...)

Pois é, o blog se transformou no avalista das nossas viagens!

Abraço a todos!

Patricia - Turomaquia

Também te conheci através do livro "Viaje na Viagem", e em 2006 cheguei ao blog. O clima neste blog faz com que você volte e volte. Este é um dos diferenciais, e outro claro é o enorme conteúdo e o carinho que o Ricardo dispensa aos leitores. Tem blog que você comenta, pergunta, e nada de nada, esquecem de ti ... nem sei porque abrem para comentários. Agora por aqui, e em todos os blogs da tripulação o tratamento é de proximidade e amabilidade.
Parabéns!!!

Lu
LuPermalinkResponder

O VNV é artigo de 1a necessidade!! Tudo que vc precisa encontra! Isso sem falar nas dicas do comandante que está sempre presente (aliás, ñ sei como consegue!) e nos responde. Fora os tripulantes - sempre tem alguém que já foi lá e dá alguma dica.

Eu conheci o Riq no Viaje na Viagem, um livro imperdível! Ele me deu dicas naquele livro prá guardar prá sempre, tipo "tire um dia p/fazer o que tiver vontade e ñ o que os guias dizem. Afinal vc está de férias!" Outra dica foi começar a viagem se aclimatando e terminá-la de férias!! Depois o guia de praias, onde conheci o Toque,lugar maravilhoso, ñ só pela localização, como tb pelo charme da pousada e pela simpatia (e culinária) dos donos (naquela época, quem cozinhava era o Nilo!).

No blog, as pessoas trocam info pelo puro prazer de viajar. Ñ há concorrência, ninguém quer mostrar isso ou aquilo, dizer que esteve aqui ou ali, é realmente uma troca de dicas e de opiniões sobre viagens, e as respectivas culturas, suas curtições, além dedicas objetivas, como hotéis, restaurantes, vôos, promoções, enfim, é uma delícia participar deste blog! E é preciso tempo pq a gente entra p/dar uma espiadinha, vai ficando, ficando, e qdo vê já passou um tempão. Eu já peguei, utilizei e comprovei várias dicas recebidas aqui, de montar a viagem (qtos dias em cada lugar), cuidados a tomar ao pegar uma promoção (custo de bagagem nascias aéreas low cost), hotéis, restaurantes. Mas a ppal dica foi da minha viagem de sonho - Maldivas. Pesquisei bastante p/montar esta viagem e as dicas do Riq foram maravilhosas. Tenho a cereza de que este blog contribuiu mto p/a realização deste sonho!!

Só morro de pena de ñ ter conseguido particioar de nenhuma convenção da VNV. Acabei de ver que teve uma aqui no Rio no último fimde e eu estava por aqui. Adoraria ter ido!! Vi alguma referência que ia ter uma em breve, mas qdo perguntei ninguém me respondeu, pensei daqui a pouco alguém fala de novo. Dei uma moscada e qdo vi já tinha sido aqui mesmo, do ladinho de casa. Ai que raiva que fiquei por ñ ter insistido em sabee onde e qdo seria!!! Eespero ñ comer mosca na próxima! Imagina só poder conversar ao vivo c/aquelas pessoas tão frequentes no blog? Deve ser o máximo!!!

bernardette amaral

Nem sei quando li o Riq pela primeira vez, so sei que foi amor a primeira lida. Depois disso fiquei viciada e comprei todos os livros, alguns procurei feito doida em sebos. Hoje sou viciada no Viaje na Viagem e nos blogueiros que acompanham o comandante.

Andre Galhardo

Lembro da 1ª vez que o Riq arriscou fazer uma transição de carreira para escrever seu primeiro livro e do trabalhão que teve para fazer as primeiras versões digitais do conteúdo. Se não me engano ele resolveu simplificar seus Postais por Escrito fazendo a coisa toda ele mesmo... num "formato blogão", como (acho que) me disse um dia. Mal sabia ele que estava fundando um dos melhores exemplos de "Web 2.0" muito antes deste termo nascer. Ou seria o melhor? Porque além de inspirar seu público a ser co-autor, também o inspira a ser autor de novos blogs. Artistas (porque não?) que já nasceram dentro de uma cultura colaborativa que simplesmente não existia.

Era só pra dar parabéns, não pra caber num isláide. wink

Rosa
RosaPermalinkResponder

Ric, a BÓIA transformou a minha vida. Olha a marca que estou atingindo em 2009: janeiro - Rota/Maceió; julho - Bonito; setembro - Lagos Andinos; dezembro - Natal em Sauípe e Ano Novo em New York, com direito a uma esticada até San Diego (acho que é isso), (vou conhecer a outra Disney). Como uma simples BÓIA pode me motivar a ir a tantos lugares? Você é bacana, e toda a turma aqui também. Obrigada!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Bom, chego atrasadão pois estava na Colômbia desplugado por vontade própria (e pelo mar do Caribe... em breve posto a viagem), mas antes tarde do que nunca: descobri o blog na coluna do Riq na Época, em 2005, quando ele escreveu que ia fazer a Expedição Pé-na-Areia e deu o link do blog (era no zip.net). E o blog e as conversas dentro dele ou fora dele, por e-mail, com os viajandões, já me ajudaram muito nas viagens. Peguei dicas da Carla sobre o Atacama, liguei para a Meilin para saber sobre o Decameron Aquarium em San Andres - aliás, nos encontramos lá, eu chegando, ela saindo!!! - e por aí vai.

Natalie
NataliePermalinkResponder

Ahh também cheguei super atrasada! Será que ainda dá tempo de registrar minha opnião? O VnV representa pra mim uma escola, uma fonte de informações seguras, uma rede de amigos. Praticamente um vício que eu adoro cultivar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar