Minha crônica no Guia do Estadão de hoje.
Eu ainda estava rouco de tanto gritar pelo golaço do Nilmar contra o Corinthians, quando senti o celular vibrar no bolso. Era a minha irmã Cristina.
“Cris, tô no Pacaembu! No meio da torcida do Inter!”. E ela: “Tá no estádio? Por que não levou o João?”
João é meu sobrinho. Tem 7 anos. A idade-limite para uma criança decidir por qual time vai torcer. Seus coleguinhas de escola são corintianos, santistas, palmeirenses, são-paulinos. Mas minha irmã quer porque quer que ele torça pelo Internacional de Porto Alegre. E acha que o tio aqui é a pessoa indicada a fazer do guri um colorado.
Para você ter noção do tamanho do meu problema: João nasceu na Espanha. Veio direto para São Paulo. Só esteve em Porto Alegre uma vez – para ser batizado. O pai é meio americano, nascido na Andaluzia mas criado nos States. Nunca entrou num estádio, e provavelmente acharia mais natural que fosse a Manuela, a filha mais nova, a se interessar por futebol.
Tudo seria mais fácil se o João pudesse entender a vantagem de torcer por um time de fora da cidade. Só tem a parte boa, João! Quando o seu time ganha, você comemora. Quando perde, quase ninguém se lembra de vir tirar onda. Moleza!
Ser um torcedor do Inter, particularmente, é ainda mais tranquilo. Para começar, todo mundo simpatiza com um time que seja o maior rival do Grêmio. É a ordem natural das coisas. Sabe a luta do bem contra o mal, João? Olha só, nós somos os caras legais.
O Globo Esporte me deu uma mãozinha: fez uma montagem comparando o gol do Nilmar contra o Corinthians aos gols de videogame. Mandei o link pro João. Taí um brinquedinho que os amiguinhos não têm.
E tem mais. Eu não posso prometer, João, mas é bem capaz que o Inter ganhe mais campeonatos do que qualquer um desses times de São Paulo nos próximos anos. Pra que sofrer, guri?
Mesmo quando perder, você não vai se abalar. Porque o seu time é o único que já ganhou todos os campeonatos que um time brasileiro pode disputar. É um time com slogan. Internacional: Campeão de Tudo. Quando vierem te dizer que algum time foi campeão paulista, brasileiro ou do mundo, você vai poder responder: “E daí? O meu time é Campeão de Tudo!”
E se tudo isso for papo furado, você sempre vai poder botar a culpa em mim. Por que você torce pra esse time, moleque? “Ah, porque o meu tio escreveu no jornal, e daí não teve jeito”. Vamo, vamo, Inter!
21 comentários