João Colorado

Minha crônica no Guia do Estadão de hoje.

Campeão de Tudo
Campeão de Tudo

Eu ainda estava rouco de tanto gritar pelo golaço do Nilmar contra o Corinthians, quando senti o celular vibrar no bolso. Era a minha irmã Cristina.

“Cris, tô no Pacaembu! No meio da torcida do Inter!”. E ela: “Tá no estádio? Por que não levou o João?”

João é meu sobrinho. Tem 7 anos. A idade-limite para uma criança decidir por qual time vai torcer. Seus coleguinhas de escola são corintianos, santistas, palmeirenses, são-paulinos. Mas minha irmã quer porque quer que ele torça pelo Internacional de Porto Alegre. E acha que o tio aqui é a pessoa indicada a fazer do guri um colorado.

Para você ter noção do tamanho do meu problema: João nasceu na Espanha. Veio direto para São Paulo. Só esteve em Porto Alegre uma vez – para ser batizado. O pai é meio americano, nascido na Andaluzia mas criado nos States. Nunca entrou num estádio, e provavelmente acharia mais natural que fosse a Manuela, a filha mais nova, a se interessar por futebol.

Tudo seria mais fácil se o João pudesse entender a vantagem de torcer por um time de fora da cidade. Só tem a parte boa, João! Quando o seu time ganha, você comemora. Quando perde, quase ninguém se lembra de vir tirar onda. Moleza!

Ser um torcedor do Inter, particularmente, é ainda mais tranquilo. Para começar, todo mundo simpatiza com um time que seja o maior rival do Grêmio. É a ordem natural das coisas. Sabe a luta do bem contra o mal, João? Olha só, nós somos os caras legais.

O Globo Esporte me deu uma mãozinha: fez uma montagem comparando o gol do Nilmar contra o Corinthians aos gols de videogame. Mandei o link pro João. Taí um brinquedinho que os amiguinhos não têm.

E tem mais. Eu não posso prometer, João, mas é bem capaz que o Inter ganhe mais campeonatos do que qualquer um desses times de São Paulo nos próximos anos. Pra que sofrer, guri?

Mesmo quando perder, você não vai se abalar. Porque o seu time é o único que já ganhou todos os campeonatos que um time brasileiro pode disputar. É um time com slogan. Internacional: Campeão de Tudo. Quando vierem te dizer que algum time foi campeão paulista, brasileiro ou do mundo, você vai poder responder: “E daí? O meu time é Campeão de Tudo!”

E se tudo isso for papo furado, você sempre vai poder botar a culpa em mim. Por que você torce pra esse time, moleque? “Ah, porque o meu tio escreveu no jornal, e daí não teve jeito”. Vamo, vamo, Inter!

21 comentários

Olá! Ricardo,
Recebi um email hoje, falando da tua coluna e sobre o teu sobrinho, o João.
Estou curiosa.
O João virou colorado?
Abs,
Márcia

Ricardo, tu não me conhece. Mas eu conheço a Cris e João. Aliás, trabalhei com ela alguns anos. No dia daquele jogo, também estava no estádio e mandei uma mensagem pra ela dizendo: “Cris, estou no Pacaembu, avisa o João que tem jogo!”
Se ela te pediu para ensinar esse guri a torcer, saiba que ainda de longe tens uma companheira, gaúcha, colorada empenhada na mesma missão.

PS- estive na primeira partida da final da Copa do Brasil. Será que eu sou pé frio? Estou a ponto de me proibir de ir ao estádio, (pelo menos aqui em Sampa).

bj

Ritinho da mamae! adorei…Nós aqui tb colorados torcemos junto. Carlos, aquele sujeito calmo e fleumático que conheceste, muda de RG qdo o Inter faz gol. Da-le, Inter!Beijinhos doces e saudosos. No niq aussi.

Dá-lhe Grêmio, Bi-Campeão da América, rumo ao TRI!!! O resto é marketing, ti bem sabe disso…

Riq, amei! Tenho comemorado muito as vitórias do Inter aqui em Portugal. Entro madrugada a dentro vendo os jogos. Não vejo a hora da gente ser campeão da Copa do Brasil. Vou sair pelas ruas de Braga de pantufinha do Inter! rsrs

João, seu tio Riq não entende nada de futebol. Prova disso é que ele torce pro inter (assim mesmo, minúsculo).

Seja SÃO-PAULINO (assim mesmo, MAIÚSCULO). Tá certo que nós não somos campeões de tudo, mas, por outro lado, somos váááááárias vezes CAMPEÕES-de-quase-TUDO-que-IMPORTA :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (HEXA!!!)

Pior é meu sobrinho de 3 anos, louco por futebol e que conhece a camisa de todos os times. “Pra que time vc torce?” é a primeira pergunta que ele faz pra qualquer pessoa que conheça, e ele vai dizer que torce para o mesmo time que você, só pra te agradar e vocês poderem conversar sobre futebol. Se você der uma camisa de time pra ele então… Ele vira torcedor fanático! 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito