#Linkódromo | Passo a passo a Lima e Machu Picchu, no Dividindo a Bagagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cuzco (foto: Lu Malheiros)

Um dia, ainda na temporada do VnV no ViajeAqui, a Lu Malheiros entrou num Perguntódromo para saber se alguém tinha tido alguma experiência com a StarPeru, uma cia. peruana low-cost.

Ela me pegou num momento de TPM braba. (Eu sei, eu vivia de TPM lá no ViajeAqui. Entendam -- é muito estressante tentar fazer um blog enciclopédico de conteúdo participativo com aquela ferramenta. Ela não foi feita para isso. Eu é que estava errado em não me conformar com as suas limitações.) Sabendo que daquele mato informático era praticamente impossível sair algum coelho peruano low-cost, eu dei uma sugestão sensata: por que você não tenta um fórum específico sobre o Peru por aí? Acho que escrevi que achar um passageiro da StarPeru por ali seria o equivalente consultar um blog peruano para saber a experiência de alguém com a Ocean Air. Enfim -- não falei bobagem, mas podia ter sido mais gentil e carinhoso. (Podia também ter simplesment pesquisado. Mas em dias de TPM braba era duro pesquisar alguma coisa difícil, que depois ficaria perdida numa caixa de comentários inútil, impesquisável, perecível.)

Pois bem. A Lu não esmoreceu. Pelo contrário: encaixou a sugestão, foi à luta, e mais: voltou para contar suas primeiras descobertas -- e, pouco depois, para dizer que estava abrindo um blog para compartilhar o planejamento e o resultado da viagem. O nome? Excelente: Dividindo a Bagagem.

Desde então ela já voltou algumas vezes ao Peru, e construiu um índice sensacional para planejar uma viagem para lá -- acompanhando todas as mudanças práticas na compra de passagens, trem e ingressos.

Vai pela Lu

145 comentários

Tatyana
TatyanaPermalinkResponder

Gente, entrei em contato com o banco e com a bandeira visa, e eles disseram que apenas o banco Bradesco tem esse serviço verified by visa, isso é um absurdo.

Tatyana
TatyanaPermalinkResponder

Voltei para dizer que consegui comprar os bilhetes de trem. Eu pedi a um amigo pra ligar call center da perurail, pois eu não sei falar inglês e nem espanhol.Eles me enviaram um formulário para eu preencher com meus dados. Fizeram uma reserva e depois empatam outro email para que eu conferisse os dados e enviasse os dados do cartão .Isso tudo aconteceu ontem(domingo).Eu já ficou enlouquecida, pois o email não chegava, aí resolvi olhar no "lixo" e lá estavam todas as respostas desde p primeiro erro que deu no site. Enfim, hj me enviaram as passagens e me colocaram do lado esquerdo do trem como vcs recomendaram.
Por isso recomendo que, quem não tem cartão Bradesco a compra pelo site não dará certo, pois do Bradesco tem verified by visa, é melhor gastar uma ligação internacional e resolver de forma rápida e sem se estressar. Estou muito feliz gente. Obrigada pelas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Tatyana! Obrigada pelo fidibeque! Recomendações anotadas!

Rose
RosePermalinkResponder

Oi pessoal, estou indo para Cuzco e Machu Picchu, alguma dica de hotel em Cuzco e Aguas Calientes? Vale mais a pena dormir 2 noites em Aguas Calientes ou dormir uma em Ollantaytambo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo, mas sugerimos fortemente que você leia os excelentes blogs que já existem sobre o assunto, muitos deles elencados nesta página aqui:

https://www.viajenaviagem.com/category/peru

Luiz Jr. (Blog Boa Viagem)

Olá Rose,
bem, com uma noite em Aguas Calientes já é possível visitar o Machu Picchu (que você fará bem cedinho no outro dia pela manhã). Eu não recomendaria você dormir em Ollanta, apenas se tem mais dias disponíveis e pretende explorar melhor essa região do Vale Sagrado. A minha combinação perfeita pra esse passeio é simples - de coletivo ou VAN (saem próximo do mercado central de Cusco) você parte rumo a Ollanta, chega lá ainda pela manhã. Basta comprar o último trem que parte a Aguas Calientes. Você terá o dia todo para desfrutar das ruinas de Ollanta e não perderá mais de dois dias para visitar os dois lugares, e aproveitando bem! Agora se tem mais tempo e quer dedicar melhor recomendaria uma noite em cada lugar. É suficiente.

Cristina L
Cristina LPermalinkResponder

Olá, Rose! é questão de gosto, eu adorei Ollantaytambo. Em Cuzco ficamos no Pariwana (hostel,em quarto privado com banheiro privado) e em Aguas Calientes no La Colina, muito bom. Ambos super recomendados.

Veja a nossa estada em Ollanta aqui: http://cuorecurioso.wordpress.com/category/peru/ollantaytambo/

Nivia
NiviaPermalinkResponder

Rose, Fiquei no Hotel Sumaq, mas te digo que o valor não compensa em relação ao que oferece, já que, em geral, Aguas Calientes é ponto de parada para apenas uma noite. Lá vi várias pousadas estilo albergue, interessantes para quem não deseja luxo. Fiz como indicado pela Wanessa, peguei o trem de Ollanta e pernoitamos em MP, o que foi ótimo, não ficaria em Ollanta, pois o trem parte um pouco tarde, quando MP já estará repleta de turistas.

Ollanta é uma excelente cidade para, após passear por todo Valle Sagrado, ser o ultimo ponto de parada para ver as ruínas, comer uma excelente truta na brasa (coloquei o nome do restaurante no blog - nao lembro agora) e comprar artesato ou tomar um café no agradável ponto de partida da perurail, que sai lá para as 16horas em direção à Aguas Calientes. Não achei uma cidade muito legal para pernoitar.

Outra dica, em Ollanta o trem sai bem mais vazio para MP, vai que vc consegue a cadeira 1 e fica ao lado do maquinista, só olhando a maravilhosa viagem!!

Abs

Natalie
NataliePermalinkResponder

Oi Rose!

Acabei de voltar do Peru e em Cusco fiquei no Loreto hotel bem no coração da praça de Armas. Gostei do atendimento, da localização e do café da manhã =)

http://www.loretoboutiquehotel.com/

Em Águas Calientes fiquei no Hotel Presidente, mas cheguei tarde da noite porque o trem que saia de Ollyanta atrasou um pouco e parti as 5:30 da manhã pra MP, mas

http://www.peru-explorer.com/presidente.htm

Se você quiser explorar bem a região do Valle Sagrado, você pode optar por ficar em Cusco e negociar um desconto com o hotel por conta de um número maior de diárias do que o normal. Eu garanti um descontinho assim smile

Milena Ribeiro

Olá Rose. Fui para o Peru em Agosto. Em Cusco fiquei no Rumi Punku, tem uma ótima localização, quarto grande e bom...ótimo chuveiro...água bem quentinha, café da manhã básico com 2 tipos de suco, frutas, cereais, um tipo de bolo, ovos, queijo e presunto e pão. Com certeza me hospedaria outra vez. Fechei pelo Booking.com. Dá uma olhadinha no Trip Advisor: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g294314-d318593-Reviews-Hotel_Rumi_Punku-Cusco.html

Não me hospedei em Ac, preferi passar uma noite em Ollanta e adorei. Fiquei no Casa Andina Private Collection. Hotel maravilhoso, lindo com uma vista maravilhosa das montanhas e com um café da manhã ótimo e bem variado. Como fomos em Agosto, o céu de noite estava limpíssimo, então aproveitamos para ir ao planetário do hotel. Acho que são USD 10 por pessoa se não me engano. Tem a explicação de uma astrônoma mostrando origem e por que o nome das constelações. Isso tudo numa sala super escura, utilizando projeções em toda a sala. E depois, subimos ao observatório e ela nos mostra através do telescópio algumas estrelas, como identificar as cosntelações...crateras da lua( estava na lua cheia). Sem sombra de dúvida, me hospedaria novamente lá. http://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g294321-d580921-r10071461-Casa_Andina_Private_Collection_Valle_Sagrado-Urubamba_Sacred_Valley.html
Abraços,
Milena

Milena Ribeiro

Esqueci o principal: O casa Andina Vale Sagrado ficou em torno de usd 137.80. Tratei por email mesmo. E o Rumi Punku, fechei pelo Booking.com, ficou usd 130. Os dois hoteis foram aptº casal.

Eugen
EugenPermalinkResponder

Oi, Rose. Em Cuzco recomendo o Terra Andina Hotel. Ele fica a 5 / 10 minutos a pé da praça central. Acho que não vale ficar duas noites em Águas Calientes. Eu não ficaria em Ollantaytambo. Ficaria mais um dia em Cuzco. Existem várias ruínas interessantes a pequenas distâncias da cidade de Cuzco que valem muito a pena.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Rose, Aguas Calientes é uma cidadezinha bem sem graça e ficar lá é necessário só se você quiser chegar bem cedo a Machu Picchu, antes de o parque ficar cheio com os turistas que vêm no primeiro trem desde Cuzco para passar o dia. Não vale a pena ficar em Aguas Calientes para passar uma segunda noite. Ao final do seu passeio em MP, você pode voltar para Ollanta ou Cuzco no mesmo dia.
Também não é necessário passar a noite em Ollanta, mas você pode querer ficar essa noite lá para experimentar um hotel de montanha, como o Casa Andina, que a Milena sugeriu. Mas essa é apenas uma opção, pois você pode explorar as ruínas de Ollanta em passeios feitos a partir de Cuzco mesmo.

Natalie
NataliePermalinkResponder

Ixe, acho que meu comentário foi pro poço =(

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Recuperado smile

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Oi Rose, em Cuzco eu indico o Torre Dorada, ele fica um pouco longe da plaza de armas, mas o hotel oferece transporte de ida e volta na hora em que vc precisar. Em águas calientes fiquei em um hostel, pois deixei para a última hora e não tinha muitas opções. Eu dormi apenas uma noite em Águas Calientes, acordamos cedo, fomos a Machu Pichu e voltamos no mesmo dia. Talvez nesse dia devêssemos ter dormido em Ollanta, pois estávamos cansados e ainda tivemos que voltar a Cuzco. Então eu sugiro uma noite em Águas Calientes e, na volta, uma em Ollanta.

Helo
HeloPermalinkResponder

Oi Rose,

Viajei em 2004 para lá, mas ajudei uma amiga a viajar agora em setembro. Em Cuszo tanto eu quanto a minha amiga ficamos no Amaru I http://www.cusco.net/amaru/ .Gostamos muito. Se decidir ficar lá, peça quartos na parte superior (primeiro fiquei na parte superior, depois fui para MP e quando voltei fiquei no andar inferior e não gostei).
Em Aguas Calientes, nos hospedamos no Rupa Wasi Eco Lodge e tambem gostamos http://www.rupawasi.net/ingles/index.html.
Nao dormimos em Ollanta, mas ficamos com a maior vontade. A minha amiga contratou um tour do vale sagrado e ficou em Ollanta, passando a tarde lá e pegou o trem das 19:00 para Aguas Callientes. Em Aguas Callientes, dormiu duas noites no hotel Gringos Bill , tendo passado um dia inteiro em MP. Para retornar a Cusco, ela pegou o trem das 0800 De Aguas Callientespara Ollanta e com o hotel el Abergue contratou taxi para Cusco por 65 dolares.

Márcio
MárcioPermalinkResponder

Rose, apesar de ser bem simpática Águas Calientes tem um único atrativo, que nem preciso nominar. Sugiro uma única noite, na chegada, para que vc possa subir bem cedo para machu picchu, e aproveite os seus dias para conhecer outros lugares como ollantaytambo, que vc sugeriu.
Abraço, boa viagem e curta muito, pois, vale a pena!

Gerson
GersonPermalinkResponder

Rose.
Só agora que estou lendo o blog. Então vou dar o meu palpite.
Acho que Ollantaytambo vale a pena. Indicado por alguém desse blog eu fiquei no www.hostalsauce.com.pe. A Graciela - gerente, foi de uma simpatia sem par. O café da manhã foi bom. O mais importante é que o Hostal fica de frente para as ruinas. Eu fiquei uma tarde toda admirando e fotografando. À noite jantamos ( eu e espôsa) na pracinha. O ambiente foi muito agradavel. Chamo sua atenção para observar as aguas que correm pelos canais das ruas estreitas e tb as mototaxis que nos levam até a estação de trens.
Suba até o último degrau das ruínas para ter uma visão completa da região.
Em Cusco fiquei no Eco Inn. Tb foi muito bom. Lá acertei com um taxista que nos levou para Ollanto, parando em vários lugares e cobrou em torno de US.50.
Como somos de idade, em Aguas Calientes fizemos ao contrário do "povão". Subimos mais tarde, por volta das 8 horas. Trânquilo...Onibus quase vazio...
Boa viagem! Comente na volta que é muito interessante.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Fui em março e fiquei no Tierra Viva Cusco Saphi. Adoramos o hotel, com quarto super confortável e espaçoso. Ele é pequeno e charmoso, fica perto da praça e o café da manhã é bem gostoso.

De Cusco mesmo fizemos um passei de um dia pelo Vale Sagrado. Inclui Ollantaytambo, que é muito legal!

E também de Cusco partimos para Machu Pichu, passamos o dia e voltamos para dormir em Cusco.

Se eu fosse novamente faria da mesma forma, achamos bem bom.

Nivia
NiviaPermalinkResponder

Esqueci de falar de Cuzco e Lima. Ficamos no Casa Andina Private Collection, tanto em Cuzco como em Lima e não nos arrependemos. Principalmente em Cuzco, que é bem mais barato, e o atendimento atencioso e muito cordial.O café da manhã com omeletes feitos pelo chef é um atrativo a mais.
Só de lembrar do chá de coca sempre fresco na recepção do hotel e de me perder várias vezes naquela imensa casa colonial, dá vontade de retornar...

luciana vieira

Desculpe comecei a digitar uma mensagem e sem querer enviei antes de terminar vou ficar em Lima e pretendo ir a Macho Pichu e estou um pouco confusa,como vou sozinha me preocupo com o ir e o voltar,devo ir de trem?quanto tempo de ida?posso voltar no mesmo dia?outra coisa troco o dolar em Lima mesmo?
obrigada mais sou marinheira de primeira viagem e tenho muitas duvidas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Leia os blogs de quem já foi, está tudo explicadinho.

Você acha links para todos aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/peru

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Luciana Vieira,
Para ir a Machu Picchu partindo de Lima você precisa pegar um avião para Cuzco e, depois, um trem para Machu Picchu. Não dá para fazer isso em um dia. A duração da viagem de Cuzco para Machu Picchu é de 3h (ida) e a volta demora 4h! Isso sem falar que você precisa de pelo menos um dia para se adaptar a altitude de Cuzco. Aqui mesmo neste post há muita informação.
Dê uma olhada, também, nos comentários dos post https://www.viajenaviagem.com/2011/07/machu-picchu-limita-visitantes-ingressos-agora-sao-vendidos-online/
Outros blogs que você pode consultar: Dividindo a Bagagem, Turomaquia, Sunday Cooks, Idas&vindas, Viaggiando, Viajar pelo Mundo.
Boa viagem,

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Pessoal,
Já deixei um comentário em outro post (o que fala sobre a mudança na aquisição de ingressos para Machu Picchu), mas vale a pena reforçar: a Peru Rail também fez uma mudança na compra das passagens de trem. Ainda dá para comprar com um cartão "normal", mas se ele não for um do tipo Verified by Visa, será preciso pegar a passagem em uma agência deles. Detalhes http://www.perurail.com/en/important.php ou lá no blog http://www.dividindoabagagem.com/2012/05/mudancas-na-compra-da-passagem-de-trem.html
Abs,

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Boa tarde,

Lendo na net sobre a melhor data de ir a MP, e vi que novembro nao é uma boa época pois inicia o período chuvoso. Gostaria de saber se relamente é uma época perigosa de ir. Agendei de estar indo no inicio de novembro. Alguem pode me dizer o que acha sobre esta data?

Obrigada

David
DavidPermalinkResponder

Olá Larissa..também estou indo no inicio de Novembro, pesquisei um pouco sobre o clima em alguns sites e é um mês que tem dias nublados e alguns com pancadas de chuva também...me add se puder daviid_amorim@yahoo.com.br

Artur Butierrez Aranha

Olá,

olá pessoal, estou querendo fazer uma viagem para machu picchu, na verdade queria ter feito agora em junho, mas perdi de comprar com uma promoção da copa saindo de manaus (rs). mas estou com dúvida pois só vou poder ir em novembro e li que em novembro ja começa a chover por lá, quem puder me passar umas dicas se vale a pena ir em novembro ou melhor eu adiar para o ano que vem. estou em dúvida entre machu picchu e salar de uyuni (rs).

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Artur! Recomendamos ir entre abril e setembro.

lilian azevedo de moraes

Olá,
Irei ao Peru em setembro e estou precisando de uma indicação de hotel em Aguas Calientes,muitos já estão esgotados.Vi alguns interessantes em Urubamba,fica perto ? como ir de Urubamba para Aguas Calientes pegar o onibus para Machu Picchu ?quando descer de M.P. preciso ir ao hotel pegar as malas para voltar para Cuzco,é viável ?
Se alguém puder me ajudar eu agradeço,Lilian

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Não temos conteúdo próprio sobre o Peru.

Leia e pergunte sobre Aguas Calientes no Sundaycooks:
http://sundaycooks.com/2013/03/04/aguas-calientes-machu-picchu/

sandra
sandraPermalinkResponder

oi Lu

Voce tem dicas de hostel em aguas calientes, Puno e Arequipa??

agradeço desde ja pela atençao

abs

eliane nicodemos

É realmente preocupante, perigoso, ir de trem de Lima à Cuzco, conforme informação lida no site?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Eliane,
Até onde sei, não há trem de Lima para Cuzco. Pega-se trem de Cuzco para Machu Picchu (MP), mais precisamente Aguas Calientes, cidade que fica aos pés de MP.
Pode-se ir de Lima para Cuzco de ônibus, mas a viagem dura mais de 24h e durante a época de chuvas pode demorar ainda mais por conta da queda de barreira na estrada.

Remi
RemiPermalinkResponder

No final outubro iremos em 04 casais a Lima, Cusco e Machu Picchu.
Eu gostaria de dicas de agências confiáveis em Cusco para fazer o Vale sagrado e Machu Picchu.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Remi! Veja dicas para a sua viagem aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/04/peru-roteiro-completo/

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Bóia, minha mulher e filha querem ir para esse tal de Machu Picchu no início de Janeiro. Antes de eu começar a pesquisa por aqui, essa é uma época razoável para visitar o Peru?
Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Infelizmente, é fria! De novembro a março chove bastante em Cusco e Machu Picchu; há alguns anos houve deslizamentos em fevereiro e o trem chegou a ficar parado por meses. Recomendamos Machu Picchu entre maio e setembro.

Fabiana Ruyz
Fabiana RuyzPermalinkResponder

Bom dia!!!!
Estamos com passagem comprada para Cuzco no final de janeiro, sei que é época das chuvas, mas mesmo assim resolvemos ariscar.Pois li que tbm depende de sorte, pode ocorrer de não chover!!!
Bom minha dúvida é entrei no site da compra de ingresso para Machu Picchu e não tem disponibilidade nenhuma em janeiro e fevereiro, será que já está esgotado ou ainda vai abrir o calendário 2014???
Muito obrigado pela atenção
Fabiana Ruyz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! O mais provável é que as vendas ainda não estejam abertas.

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalinkResponder

As compras para 2014 não estão abertas mesmo. Ano passado elas abriram no final de Dezembro, mesmo para Janeiro :/

Sobre estar lotado, eu acompanho o site constantemente e tirando algumas datas específicas, a lotação só ocorre 2 ou 3 semanas antes da data. Normalmente vc consegue comprar até no dia. Já o ingresso de Huayna Picchu esgota mais rápido mesmo pelo número limitado de pessoas.

Vc pode ver todos os detalhes no post que eu fiz no Sundaycooks sobre como comprar os ingressos de machu Picchu wink

http://sundaycooks.com/2012/10/22/como-comprar-ingressos-para-machu-picchu/

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Boa tarde! Vocês podem me informar qual a melhor época para ir a Machu Picchu. Grata,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! A melhor época para visitar Machu Picchu é de abril a setembro.

Machu Picchu
Machu PicchuPermalinkResponder

A melhor época para viajar a Machupicchu vai de maio a setembro, no inverno. As temperaturas são bem mais baixas, mas não chove tanto como nos outros meses do ano. Os melhores meses são junho e julho. A semana recomendada é a do dia 24 de junho quando acontece em Cusco a festa de Inti Raymi.

http://www.machupicchupacotes.com/

Trilha Inca
Trilha IncaPermalinkResponder

A temporada de chuvas começa em outubro. Os meses que mais chovem são dezembro, janeiro, fevereiro e março. Recomendamos que você não viaje a Machu Picchu de Outubro a Abril .

http://www.perutrilhainca.com/

Ingrid Caroline Albuquerque

Olá, pessoal! Pretendo ir para Peru Lima+Cusco e encontrei um pacote de viagem com hotel e aero por um preço camarada.Queria saber se vale mais a pena pegar um pacote barato e contratar um modo de passar por MP ou é melhor pegar um pacote completão,mais caro, com tudo incluso. Sou viajante de primeira viagem, literalmente hahaha. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ingrid! Se o pacote não prevê a visita a Machu Picchu, não é o ideal. O bate-volta a partir de Cusco complica bastante o passeio. É melhor comprar um pacote com tudo incluso, ou então organizar de maneira independente a sua visita. Veja nossas dicas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2014/06/machu-picchu-dicas-roteiro-como-visitar/

Olavo
OlavoPermalinkResponder

Uma dica para quem é cliente do Banco do Brasil e está tendo problemas com o verified by visa no peru. Pesquisando nas entranhas do auto-atendimento do site do BB, descobri que para alguns países (incluíndo o Peru e Paraguai) não basta habilitar o cartão para uso internacional. É necessário cadastrar o que eles chamam de "filtro de exceção" para o país especificado. Depois disso, meu cartão funcionou com verified by Visa sem problemas em sites peruanos. Fiz o pedido via chat com meu gerente via aplicativo do BB. Parece que alguns cartões já ficam liberados, não se sabe porque.

Josiana
JosianaPermalinkResponder

Olá pessoal, alguma contraindicação por começar o roteiro por Cusco? Digo Brasil- Cusco e depois Cusco- Lima. Eu andei pesquisando essa opção e está mais em conta mas fico insegura em relação a ter piores efeitos do mal da altitude. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josiana! A gente indica começar por Lima para resolver os galhos técnicos e se adaptar ao Peru. E também para deixar o gran finale para Machu Picchu. Mas não há nenhum problema técnico em começar por Cusco, não. O choque da altitude vai acontecer passando por Lima ou indo direto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar