Porta da esperança: EUA poderiam liberar brasileiros de visto de entrada

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

vistoamericano

Durante a campanha presidencial, a candidatura Obama mencionou o estímulo ao turismo internacional na sua pauta de governo. Logo depois das eleições, Arthur Frommer especulou em sua coluna no San Francisco Chronicle (republicada no seu blog) alguns dos pontos em que o presidente Obama atuaria no turismo -- entre eles, a modernização das ferrovias e a liberação dos entraves a turistas de países como o Brasil. (Eu dei essa notinha na temporada anterior do VnV.)

Pois agora o assunto voltou à baila durante a Pow Wow, uma feira privada de turismo internacional realizada esta semana em Miami.

Segundo o principal site do "trade", o Panrotas -- e confirmado hoje no caderno de turismo da Folha (link para assinantes) -- o Brasil estaria na iminência de ser admitido no seleto clube dos países participantes do "visa waiver program", cujos cidadãos não precisam de visto para fazer turismo nos Estados Unidos.



O Brasil está qualificado para o programa porque diminuiu o índice de pedidos de visto recusados à faixa de 5%; além disso, está pesando o fato de que somos o ÚNICO país, entre os dez maiores emissores de turistas aos EUA, que tem aumentado o número de visitantes, mesmo com a recente débâcle econômica.

Nesse momento de crise profunda, os brazucas podem não ser a salvação da pátria -- mas da Flórida, pelo menos, seriam. Se nos liberarem da exigência de visto, vai ter mais brasileiro na Disney do que no Orkut.

Caso a medida se confirme, o Brasil vai ter que rebolar para compensar o êxodo de turistas (até porque o México acompanharia os Estados Unidos, e os brasileiros voltariam a invadir Cancún, talvez em números ainda maiores do que há 10 anos).

Isso porque a desejo reprimido do americano de visitar o Brasil é infinitamente menor do que o desejo reprimido do brasileiro de visitar os Estados Unidos.

Nesses últimos vinte anos de boom do turismo mundial, em que o Brasil burramente optou por impor uma barreira comercial à visita dos americanos (algo equivalente a impor uma barreira comercial à compra de matéria-prima brasileira pela China), vários destinos "equivalentes" se inscreveram no mapa do turista americano.

Assistimos inertes à invenção de Cancún (3 milhões de turistas estrangeiros por ano) e Punta Cana (2 mihões de turistas estrangeiros por ano) e à consolidação da Costa Rica como "o" destino verde das Américas.

No longo prazo, porém, a notícia (se confirmada...) é ótima para o turismo brasileiro também. O americano só vai realmente descobrir onde fica o Brasil depois que a gente abolir o visto e tiver mais vôos diretos. (Volto ao assunto num próximo post.)

59 comentários

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalinkResponder

Riq, como ficaria os destinos nacionais se realmente os EUA liberarem a entrada de brasileiros, juntando-se a queda das tarifas aéreas para os EUA por conta da liberação das bandas tarifárias e mais a cotação do dolar batendo em R$ 2,00? Temo que o tão sonhado visa waiver program possa ser presente de grego.

De ante mão já aviso que eu particularmente adoraria, pois tenho sérias restrições (antipatia) em visitar os EUA só por conta de ter que pedir por favor me deixem entrar. Mas antes que gerar emprego e renda aqui do que lá.

Erica
EricaPermalinkResponder

Eu ia deixar um comentário aqui nos mesmos moldes do teu, então obrigada por já ter escrito smile

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Quando o visto não dá assim tanto trabalho, às vezes eu o encaro até positivamente. Aumentam as chances de o viajante não ser barrado e com isso aumenta também sua tranqüilidade. Por isso não implico muito com vistos que não precisam de entrevista e podem ser resolvidos à distância, com o envio de documentos e formulários pelos Correios. O viajante se organiza, envia tudo direitinho, a imigração confere e todo mundo sai ganhando.

Mesmo assim, torço para que a notícia se confirme. No entanto, estou com a Marcie, acho muito difícil que aconteça.

Sobre os destinos nacionais, seria (mais uma) oportunidade para uma reorganização, com redução de preços de passagens e hospedagens e aumento de qualidade e de atrações. Além disso, em um primeiro momento a não exigência de vistos poderia até aumentar o preço das passagens, em razão da procura. Isso, quem sabe, pode até impedir que a debandada seja grande (se bem que as passagens aéreas no Brasil são muito caras também).

Visto de entrada pra os Estados Unidos – cap II « Hotel California Weblog

[...] hoje o Ric escreveu lá no VnV , que o Brasil continua firme e forte na lista dos mais cotados, principalmente por ser o único [...]

Marcie
MarciePermalinkResponder

eu não quero parecer a ave de mau-agouro que sou (até pq o pelicano é tão simpático...), mas eu duvido-e-o-dó que isso aaconteça. Eu trabalho muito próximo aos líderes da comunidade brasileira aqui e eles tem dito que perderam toda e qualquer esperança de que isso seja verdade. Aliás, até onde eu sei os EUA vão tirar os visa-waivers até de alguns países da Europa.

Maryanne  hotelcaliforniablog.wordpress.com

Oi Ric, acabei de fazer um post sobre seu post la no Hotel California. Vou ficar de olho nesse assunto por aqui. Bj

Marcio Nel Cimatti

Ummmmm vai ser uma invasão mesmo!

Miami, vai parecer a Praia Grande Rsrsrsrsrsrs!!!

Majô
MajôPermalinkResponder

Hummm com dolar previsto a 1,80 vai virar Praia Grande como o Marcio diz mrgreen

Thiago Parente

Fortaleza já tem voo vindo de Atlanta direto pela Delta.

Yara
YaraPermalinkResponder

Só porque minha entrevista de visto é amanhã de "madrugada"... O pior de tudo, como disse o Pêsse, é tirar o visto e ainda ficar com receio de não passar pela alfândega! Por essas e outras, muitos adiam ao máximo á visita aos EUA...De qualquer forma, eu continuo preferindo a Europa(com visto ou sem visto) wink

Gustavo Maciel

Tive o visto recusado recentemente e o sentimento é de muita frustração. O pior é que a vontade de visitar Nova York continua grande. Ah, se liberassem mesmo...

Camila
CamilaPermalinkResponder

Pra ser sincera eu não tenho nenhuma vontade de conhecer os EUA. Ainda não descobri nada lá que me faça ter o trabalho de tentar tirar o visto...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Camila, um dia desses, quando eu finalmente terminar a novelinha peruana e começar a californiana, talvez eu te faça mudar de idéia... wink

Camila
CamilaPermalinkResponder

Carla, é birra mesmo. Com tanto lugar maravilhoso pra conhecer nesse mundo, acho um desperdício perder tempo implorando pra entrar em um país, sabe? Mas também acho que é porque no fim das contas eu gosto é de história, de "coisas velhas". smile

Mesmo assim estou disposta a levar em consideração seus posts e os da Mayanne! wink

Carla
CarlaPermalinkResponder

Menina, mas não falta história nem "coisas velhas" nos EUA, não... lol E essa coisa de "implorar" pra entrar também é muito superestimada - não é bem assim, não... Tem muita coisa bacana pra se ver e fazer nos EUA - mas o primeiro passo, como em qualquer outra viagem, é não esperar que os EUA sejam outra coisa que não seja os EUA... É uma viagem completamente diferente das que fazemos aqui na América do Sul, e também completamente diferente das que fazemos na Europa - mas é só diferente, não melhor nem pior... wink

Maryanne  hotelcaliforniablog.wordpress.com

Camila, enquanto a Carla nao escreve as aventuras dela pela California, vc pode dar uma olhada no meu blog. Sao Francisco é muito legal, e o melhor, nao parece Estados Unidos.

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Seria melhor ainda se isso valesse já pro ano que vem, que é quando vou precisar renovar meu visto smile

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Acho que essa história de tirar visa waiver de países da Europa não procede, não viu? Novos países entraram agora no começo do ano, foi adota o ESTA e a União Europeia vive às turras para exigir tratamento uniforme de visto para todos os 27 países.

Acho bastante improvável que estejam analisando tirar visa waiver de República Tcheca, Eslováquia e por aí vai e surreal que estejam pensando em implantar vistos para italianos, suíços ou portugueses.

jmendes
jmendesPermalinkResponder

Pessoal, bom dia.

Estou embarcando para Nova York em agosto, ficando lá por 10 dias. Queria aproveitar essa viagem pra conhecer algumas cidades na costa leste, que não sejam muito distantes de NYC (400 Km no máximo). Vocês têm sugestões de roteiros a serem feitos de carro ou trem?

Obrigado,
Jorge

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Acredito que as recusas a pedidos de visto de brasileiros se deve mais pelas pessoas que sabem que tem restrições nem pedirem visto, uma vez que envolve custos de viagem até o consulado, as taxas, etc... se realmente os EUA dispensarem a necessidade de visto aos brasileiros a medida não deve durar mais que dois anos, a Argentina e o Uruguai já tiveram a liberaçao de necessidade de visto e houve uma invasão de imigrantes ilegais vindos de lápara os EUA e a medida voltou atrás. Melhor mesmo seria o Brasil dispensar os americanos de visto pra fortificar nosso turismo ( esquecendo essa reciprocidade ridícula), e torcer pra que eles continuem a nos exigir visto, senão é capaz deacabarem nossas reservas cambiais ... hehehe não duvido!

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Acho interessantíssimo a possível entrada do Brasil no Visa Waiver, dará a todos uma alternativa em relação à Europa, além de abrir um caminhão de possibilidades para quem gosta de compras, de diversão em sentido "estrito", de viajar de carro, e de passeios/lugares/programas modernosos, coisa nos quais os EUA são imbatíveis.

Para quem viaja com a família, juntar todo mundo, descer em Houston e alugar um carro e sair rodando pelo Texas (ou o equivalente disso na California, Florida etc.) é muito mais econômico e prático do que um roteiro de progrmas urbanos na Europa.

Luciana Bordallo Misura

Duvido que os EUA libere a entrada para brasileiros. Ja tem TANTO, mas TANTO brasileiro que vem pra ca pra ficar mesmo tendo que passar pelo processo do visto, que eu acho impossivel eles abrirem as portas assim.

E Riq, pelas minhas conversas com americanos diversos de varios lugares, a vontade de visitar o Brasil eles tem, mas TODOS sempre falam que e muito longe (muitas horas de voo) em comparacao com o Mexico e Caribe que sao aqui do lado. Entao muito mais que visto acho que o fundamental sao voos diretos pra cortar o tempo de viagem, senao o povo nao vai. Alias, ninguem nem sabe que precisa de visto, so quem decide passar por cima da distancia e marcar viagem e que descobre essa necessidade (e nao conheco ninguem que chegou a esse ponto e desistiu por causa do visto).

Claudio Martins

Eu acho realmente bem difícil que os EUA incluam o Brasil no Visa Waiver Program. A taxa de imigração ilegal ia subir ainda mais.

Porém, uma coisa que venho pensando, é que com toda a política de Bush, associado à crise financeira, o brasileiro no geral parou de 'endeusar' tanto os EUA, achando que lá está o dinheiro.

Muita gente que eu conheço não vai mais para os EUA. A maioria já pensa na Europa.

É só ao meu redor isso, ou mais alguém percebe isso também?

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Não posso responder ao certo, mas ao que parece a infra-estrutura turística na Europa melhorou muito nos últimos, digamos, 20 anos. Eu era um mero guri há 20 anos, mas pessoas que contam e fotos que vejo me dizem que muitos dos destinos "cool" da Europa atual (Provence, Costa Andaluzia, Sul da Italia, Alpes Austríacos) há 20 anos eram lugares efetivamente pobres e desestruturados...

Além disso, de forma geral o euro atual é menos valorizado frente do dolar, relativamente, do que eram algumas das moedas europeias passadas como o marco ou o franco.

fernanda
fernandaPermalinkResponder

Eu estou mtissimo entusiasmada com esta possibilidade de obtermos Visa Waiver,pois meu noivo mora no EUA,e eu tive meu visto negado este ano,embora tenha apresentado toda a documentação e comprovação de vinculos aki,na verdade acho q a pessoa q me entevistou é mto mal-comida,mas fzr oq...
Mas se o lance do Visa Waiver,der msmo certo será bom,porém acho q poderiam dar ao menos uma previsão média d qndo isto vigoraria

André Lot
André LotPermalinkResponder

Infelizmente quem teve visto negado uma vez precisará de visto para sempre. Mesmo que tira até outro passaporte posteriormente (exemplo: brasileiro teve visto negado em 2004. Em 2007 obteve cidadania espanhola. Não pode viajar sem visto mesmo usando o passaporte espanhol).

carol
carolPermalinkResponder

oi td bem eu adoro viajar

Zé
PermalinkResponder

Eu também mrgreen mrgreen mrgreen

Júlio
JúlioPermalinkResponder

Idem.

Marcio Di Flora

ANTECIPAÇÃO DE VISTO

Pessoal,
Estou em uma situação complicada em relação à entrevista no Consulado Americano.
Tenho viagem marcada com passagem comprada para Nova York para o dia 16/11/2010. Semana passada, com três meses de antecedência fui agendar minha entrevista (tempo que eu achei suficiente, porque no site constava que em São Paulo estava demorando 50 dias para agendar) e pasmem: a data mais próxima para a entrevista era 03/11/2010. Marquei mas estou preocupado se vai dar tempo de chegar o passaporte em casa já que eles fala que enviam em 05 a 10 dias úteis. Vocês que possuem experiência nessa viagens para os EUA sabem o que devo fazer para antecipar a entrevista ou pegar o passaporte antes?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Use um despachante .

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Eu jamais pagaria despachante. É jogar dinheiro fora. Dará tempo de sobra para o passaporte chegar em sua casa.

Viviane Moura
Viviane MouraPermalinkResponder

Oi Marcio:
Eu tentaria verificar o site todos os dias, sempre aparece datas disponíveis porque outras pessoas cancelaram.
O chato é que não dá pra garantir se isso vai acontecer, então vc tem que olhar sempre pra ver se consegue uma brecha..
Boa sorte!

Eunice
EunicePermalinkResponder

Em Recife e Brasília vc consegue agendar para uma data mais próxima.

Marcio Di Flora

Mas será que é possível, agora, depois de agendada para São Paulo a entrevista, cancelar o agendamento e marcar para Recife? Além do que, antes de começar a preencher o formulário, eles "de onde você está aplicando o visto" e eu coloquei SP...

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Se você trocar a data, ou a cidade, terá que pagar a taxa novamente. Eu acredito que dará tempo. Esse ano o passaporte da minha esposa chegou dois dias depois da entrevista aqui no Rio. Eles usam serviço contratado da TNT se não me engano. É rápido.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Duas dicas para quem quer tirar o visto americano:

- Em Porto Alegre, fiz minha fotografia no padrão obrigatório na Foto Martins, fone: 3332.4861.

- E para tirar dúvidas, fui muitísismo bem atendido pelo email pergunte-ao-consul@state.gov

Daiana
DaianaPermalinkResponder

gente, como eu consigo ver pra quando tem vaga em Recife ou no Rio?
Tá pedindo o código do pagamento pra liberar a data. Mas eu quero ver as disponibilidades antes de pagar neah..
Ajudem! =)
=*

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Na página principal: http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR

Consulado Espera Próxima vaga disponível
BRASÍLIA 7 Dias Terça-feira, 28 de Setembro de 2010
RECIFE 77 Dias Terça-feira, 7 de Dezembro de 2010
RIO DE JANEIRO 106 Dias Quarta-feira, 5 de Janeiro de 2011
SÃO PAULO 98 Dias Terça-feira, 28 de Dezembro de 2010

Daiana
DaianaPermalinkResponder

Hummmm
Obrigadíssimo, Gabriel!
=)

Fabricio
FabricioPermalinkResponder

Tirei meu visto para fazer turismo nos EUA, mas quando chegou em casa ele veio como B1/B2.
Não solicitei o visto de negócios, isto aconteceu com mais alguém?
Valeu.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Você recebeu um visto misto. Veja: http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=askmateria.php&id=5263&submenu=111&itemmenu=162
A validade é de 10 anos?

Fabricio
FabricioPermalinkResponder

Não solicitei esse visto de negocio, só o de turismo, não deveria ter vindo o misto, até porque eu não paguaei taxa extra. Mas como veio misto, abre mais o leque de opções de o que fazer nos EUA.
A validade já a de 10 anos.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Então você teve sorte! Mas na imigração sempre diga que você está indo a turismo.

Beli
BeliPermalinkResponder

Riq, pode-se fazer a entrevista sem data certa de viagem, só para esperar um bom pacote e oportunidade? Alguém sabe onde tirar foto no padrão em Brasília? Será que é possível pagar parte da entrevista no Citybank com alguns dólares? Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beli! Não é necessário ter uma viagem marcada para conseguir o visto.

Alexia
AlexiaPermalinkResponder

Parece que está em vias de ser decretado o fim da obrigatoriedade de visto para brasileiros que viajam aos Estados. Em visita ao Brasil, entre os dias 19 e 20, o presidente Barack Obama pode anunciar tal dispensa.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/883118-entidade-pede-a-obama-fim-de-visto-para-brasil.shtml

Será mesmo?

Val
ValPermalinkResponder

já andei lendo sobre isso também...
só os brasilereiros para movimentar a economia americana em crise...

magno
magnoPermalinkResponder

bem,nao estou acredutando muito nisso,ja moreis nos estados unidos por 3 anos e meio tenho soh q agredecer ao pais porq se tenho alguma coisa hoje primeiramente deve a deus e segundo aos eua minha vida nao foi muito tranquila la por vivia ilegalmente fui deportado duas vezes tenho lembrancas otimas e tristes tb..mas isso realmente vier acontecer vou adorar poder visitar o pais denovo e ver tudo aquilo q eu nunca mais achei q poderia ficar diante dos meus olhos denovo pra quem nao conhece diante de tudo q passei de ruim naquele pais sou uma prova viva de tudo e posso afirmar mesmo assim amo os eua de coraçao..e como brasileiro dou minha boas vindas ao presidente barack Obama ao brasil.

vanessa reis
vanessa reisPermalinkResponder

Estou sonhando para este momento chegar.Gostaria muito de poder ir os Estados unidos. Ou eles poderiam facilitar para pessoas que tem filhos nascido lá. Porque que pai pode deixar uma filha ir para aquele lugar sozinha.Eu tenho um amiga nesta situação ela deve uma filha lá e a menina e doida para conheçer o pais em que ela nasceu mais seus pais não quer deixa-la ir porque como vai ficar lá.
Sera que vcs poderiam me dar uma resposda para esta cituação?

Felipe Roma
Felipe RomaPermalinkResponder

Esta complicado demais conseguir um agendamento do visto americado no rio de janeiro...

estou a duas semanas diariamente, varias vezes ao dia entrando no site para conseguir uma data com menos de 100 dias para frente mas esta dificil...

estou relutando muito a não pagar um despachante para isso...

acho um absurdo ter que recorer a despachante... mas estou vendo que não terei escolha...

alguma dica?

Mari
MariPermalinkResponder

Felipe, eu acho que o despachante fará simplesmente isso que você está fazendo, ou seja, ficar atualizando todos os dias o site... Não sei se vale a pena pagar por uma coisa que voce pode fazer...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Os agendamentos caem no fim da tarde , tente sempre as 17h.
Se precisa de uma data especifica , só com despachante.

Claudio Motta
Claudio MottaPermalinkResponder

Felipe,

Entre no site para agendar mesmo que a data na primeira página apareça para muito longe. Demora para atualizar. Vc tem que ter paciência e persistência! Entre o máximo que conseguir e vai ver que dará certo. Fiz isso para mim e mais 3 pessoas! Estava indicando para junho e consegui marcar para março.

Abraço e boa sorte!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Outra opção é escolher outra cidade.

Mar
MarPermalinkResponder

Eu não estou nem aí para os americanos, eles fizeram o Brasil de escravo por muito tempo, agora estão pagando. Nosso país tem que aproveitar a chance e passar a dianteira e deixar eles na poeira. Que os Estados Unidos e seu ratos se afundem cada vez mais. OBS: quando tínhamos uma dívida com FMI, eles viviam enchendo o saco, pagamos nossa dívida, agora emprestamos dinheiro para eles. Americanos tem que comer na mão dos brasileiros agora. babaca aquele que se curva diante deles.

sayonara
sayonaraPermalinkResponder

Olá, queria saber se foi confirmada essa noticias , obama vai ou não libera a entrada de brasileiros sem necessidades de vistos no EUA ? obrigada !

val
valPermalinkResponder

ainda não!

George
GeorgePermalinkResponder

Olha,2 anos e 4 meses depois e continua a exigência do visto.Se fosse possivel tirar por intermédio de um despachante... agora,ter que passar por toda a humilhação de pedir para gastar o seu dinheiro lá... eu acho um absurdo!!! Concordo com a Camila, me recuso a implorar para um burocrata...
Mas entendo e respeito quem gosta dos EUA a ponto de passar por essa situação ...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar