Tiradentes pra CarlaZ

Tiradentes (foto: Arnaldo Interata)
[Tiradentes (foto: Arnaldo Interata)]

Outra que vai passar um feriadão num lugar desprovido de dicas aqui no blog.

A CarlinhaZ e eu queremos saber o que vocês indicam em Tiradentes, a mais gastronômica das cidades históricas mineiras.

Já temos como ponto de partida os superposts do Arnaldo, que podem ser acessados aqui.

Achei também num Perguntódromo antigo uma lista de pousadas de Tiradentes indicadas para ir com crianças — coisa que é bom saber, mas não é imprescindível neste caso.

Você esteve recentemente por lá? Gostou da sua pousada, tem um restaurante ou um passeio para recomendar? Entre na nossa vaquinha de dicas!

(E se você tem um post sobre Tiradentes e São João d’el-Rey no seu blog, ponha o link na caixa de comentários, que eu edito aqui no texto.)

Leia também:

Tiradentes com uma passadinha em Ouro Preto, pela Camila do Viaggiando

200 comentários

Assim como o Ernesto, também fiquei em São João, no Solara Hotel https://www.solarahotel.com.br/ Já tem alguns anos, mas na época eu gostei. Bonitinho e com um delicioso café da manhã. Era perto da estação. O passeio de Maria Fumaça eu achei imperdível. A vista da serra de São José é linda. E é ótimo para passar o dia em Tiradentes ou São João.

Até fiz um post sobre essa viagens há pouco tempo, mas como eu digo no post, foi minha primeira viagem e eu ainda tinha muito a aprender. 😉
https://viaggiandonelmondo.blogspot.com/2009/03/primeiros-passos.html

    Obrigada Camila,
    Também já tinha dado uma olhado no seu blog. (Fiz até um jabazinho ontem no twitter) 😉
    Eu achava que esse passeio de Maria Fumaça era roubada…mas já que é legal 🙂

Ernesto,
esse Antigo Caminho do Ouro…como é é tranquilo de fazer? Preciso de guia?
Conta mais…

    Carla

    O caminho do ouro são umas 5 horas de caminhada ida e volta. Alem da vista panorâmica, se tem uma boa visão de como era andar nos tempos dos tropeiros. Apesar de ser uma trilha bem sinalizada, eu recomendo um guia para que voce não se perca. Se não me engano custou R$ 60 para duas pessoas.

Eu fiquei na pousada da Rotunda, em São João del Rey. https://www.pousadarotunda.com.br/

É uma pousada bem confortável e simpatica, próxima do centro.

Acho que ficar em Tiradentes, especialmente em feriados não é uma boa relação custo beneficio.

Como passeio, se voce gostar de caminhar, sugiro o antigo caminho do ouro, a pé, ou de cavalo (carros não entram).

Nos fomos no corpus christi passado e demos muita sorte de encontrar um pessoal do curso de pós graduação da PUC, e ficamos ouvindo a aula de campo deles. Se voce gosta de arte e história e tiver esta sorte, vale a pena.

Obrigada gente!
Dicas anotadas!
Riq, a lista de pousadas é ótima, valeu!
Quem quiser continuar contribuindo…

    Carla Z, vou pra Tiradentes na próxima semana, e costumo ficar no Pouso das Gerais https://www.pousodasgerais.com.br , que é bem central e a diária é de 160,00 o casal com café. Não tem luxo, mas é bem legal e perto de tudo.

O restaurante da Beth é imperdível. E sugiro também o Estalagem, bem aconchegante e com uma boa comida mineira.

Para a hospedagem, a Inconfidentes https://www.pousadadosinconfidentes.com.br/ é ótima, mas fica fora do centro. Como é feriado as vezes fica ruim ter que andar de carro. Há mais tempo já fiquei na Villa Paolucci https://www.villapaolucci.com.br/ , e gostei bastante. É uma fazenda, mas a 500m do centro. Se quiser economizar, gostei também da Arraial Velho https://www.arraialvelho.com.br/ , que é charmosinha e bem cuidada, com os donos sempre presentes.

CarlaZ, um dos passeios mais lindos desse país!

POUSADA
POUSADA SINHA MOÇA
Na verdade fica em São João del Rey (a 15 km de Tiradentes). Pousada SIMPLES, mas nova. R$ 120,00 o casal no FERIADO, com farto café da manhã e estacionamento incluídos.
https://www.www.pousadasinhamoca.com.br
Pode ser uma opção mais em conta em tempos superfaturados em Tiradentes, que vem usufruindo da fama, cada vez maior!

RESTAURANTE
Restaurante Pau de Angu
Cozinha mineira puríssima (há até horta própria), preparada no fogão à lenha, ambiente rústico.
Estrada Real (Tiradentes-Bichinho- fica no km 3, e são 2 km de estrada de terra)
Telefone: (32) 9948.1692
Não consegui achar o site no google, mas vai esse https://www.tiradentesgerais.com.br/paudeangu

PASSEIO
Ver o entardecer em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. A iluminação da igreja vai acendendo e fica aquele dourado com o finzinho do sol. Um luxo. E de graça! Abs!

Eu ainda não me hospedei em uma pousada em Tiradentes que realmente me agradasse – bom motivo para seguir experimentando…

Quanto aos restaurantes, tenho dicas testadas e aprovadas: o Tragaluz, o Theatro da Vila, o Viradas do Largo… Eu acrescentaria ainda dois restaurantes mais simples, mas não menos deliciosos: o Panela de Barro, de comida típica mineira, que funciona a quilo no almoço (não sei nem se abre para o jantar) e o Pasta & Cia (um italianinho mais simples, mas que tem uns molhos pra lá de especiais). Aproveite, Carlinha! 😉

Oba! Adorei esse post e espero respostas 🙂

    eu nem tenho dicas sobre Tiradentes… a primeira e unica vez que fui foi muito rapido e nem me lembro direito… soh lembro que comi bem 🙂
    Aproveita a viagem!!!

Tiradentes é uma graça e tem um astral ótimo! Adorei o Hotel 3 Portas https://www.pousadatresportas.com.br/ . Fica na parte histórica e tinha um preço ótimo!!! Mas já tem um tempinho. Acho que o legal é ficar no centro.

De modo geral, comi mto bem por lá, mas achei os preços meio salgados. O restaurante Tragaluz, tb no centro, é uma gracinha (a comida ñ é nada demais, mas a decoração e o “clima” são tudo de bom!). E o restaurante da Beth, que fica um poquinho afastado de centrinho (vá de carro) tem uma comidinha dos deuses (ñ me lembro se era linguiça ou feijão tropeiro, mas enfim, uma comidinha “light” dessas de Minas).

P/quem gosta de artesanato vá a Bichinhos, que é onde são feitas mtas das coisas que são vendidas na praça ppal. E ñ deixe de conhecer a Oficina de Agosto, loja que tem coisas lindíssimas!!! Pode pegar o trem p/S.João del Rei, é bem simpático. No mais, se perca pelas ruelas do centrinho e faça as suas descobertas. A arquitetura é linda e sempre tem uma casa de chá ou de docinhos ou de artesanato ou de algum artista local e aposto que vai trocar dois dedos de prosa e c/alguém e ouvir estórias bem interessantes… Se eu me lembrar de mais alguma coisa aviso.

    este site que eu encontrei as belezas de tiradentes, além de tudo que a lu descreveu tem varios restaurantes que dá agua na boca, e diversão Carlaz é o que não falta tem agencia de ecoturismo uai trip tem cavalgada, passeio de land rover, descida de bote, trekking enfim a cidade é um verdadeiro espetáculo.

    https://www.tiradentesgerais.com.br

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito