Argentina e Chile: na dúvida, não viaje

À medida que a epidemia de gripe suína vai tomando força no Cone Sul, uma outra, muito pior, se impõe: a epidemia de paranóia.

A disseminação da gripe — de sintomas parecidos e periculosidade idêntica à da gripe comum, apenas mais contagiosa — não está fazendo com que a doença se banalize; pelo contrário, o bicho parece cada vez mais feio. As manchetes não seriam diferentes se, em vez de gripe, falassem de Ebola.

Como escrevi hoje na minha página do Estadão, neste momento não dá para tentar demover ninguém da intenção de cancelar uma viagem ao Chile ou à Argentina.

Caso, porém, você esteja em busca de razões para manter a viagem, eu poderia dizer que a imensa maioria dos que viajam voltam sãos; que o estigma é infinitamente desproporcional à periculosidade (baixa) da doença; e que daqui a um mês é muito provável que a gente possa se gripar em casa mesmo, sem precisar viajar.

Se você resolver mesmo viajar, vá com espírito de aventura, sabendo que vai ter histórias para contar. (Desde “eu fui à Argentina no auge da gripe suína e não aconteceu nada, haha” até “eita,  inventei de ir à Argentina em plena gripe suína e passei cada perrengue na volta…”)

Ouvi no rádio que hoje à tarde houve PÂNICO no vôo do Corinthians a Porto Alegre porque havia um passageiro gripado no avião — com boato de que tinha estado em Buenos Aires.

Infelizmente a paranóia venceu.

120 comentários

Gripe suína no vooo do Corinthians?….haha …Eles já começaram a decisão com o pé esquerdo! …é hj Ric! hj sou colorado …vamô, vamô Inter!

Impressionate. Será que esse furor todo é pra desviar o foco da crise no Senado? Ou da CPI da Petrobrás?

Nunca vi tanta marola por causa de uma gripe! Eu fico gripado todo ano… mesmo tomando a vacina.

Já vi que esse ano vai ser a maior nóia. Vou aproveitar para enforcar uns 4 ou 5 dias de trabalho… quem sabe até dá pra viajar e levar minha gripe para algum lugar ainda virgem?

Oi Ric, minha irma cancelou a viagem dela pra esquiar no Chile com 2 criancas, depois de falar com 3 medicos diferentes, que disseram pra cancelar. Agora nao faz ideia da onde ir com 2 meninas de 9 anos que estao esperando uma coisa legal e diferente pras ferias. Sugestoes?

    Bonito, Foz, Gramado, Lençóis Maranhenses, Curaçao.

    Na onde de inverno em Chile e Argentina, eu substituiria por Foz, porque tem parques lindos e dá pra trazer muitos vinhos na mala, sem falar de algum cacareco eletrônico… E as crianças vão adorar ver os quatis!
    Aliás, é para lá que irei caso desista de ir nesta sexta para BAires, mas aida estou na dúvida. A questão é, como poderei relaxar e fazer turismo em uma cidade que está em estado de emergência sanitária?

    Por enquanto — por enquanto — não há nada fechado, Anamaria. Só as escolas aproveitaram para antecipar as férias.

Tem mais uma coisa que eu ainda não consegui entender ( nem mesmo neste caso do gaúcho): como é que se morre de gripe suína ?? Qual é a evolução e quando que o caso do que parece uma gripe normal, evolui? Como se morre de gripe normal?

    Evoluindo para pneumonia, Edu. Não se morre de “gripe comum” porque a causa sempre é “pneumonia”. Segundo um infectologista do Butantan citado em outro post, morrem anualmente 750 pessoas no Brasil de gripe sazonal.

    Falando nela, a gripe sazonal comum, não é raro a gente viajar para um lugar de frio e voltar gripado. O agravante de agora é que tem paranóia, histeria e circo.

    Um fato que, na minha opinião, é preciso reforçar, é que o rapaz que morreu só procurou ajuda médica depois de 5 dias, quando os remédios já não fazem mais efeito. Ou seja, não importa se a gripe é comum, suína, aviária, o que for – se a pessoa está se sentindo mal, deve consultar um médico para se tratar direito.

no final da consulta com minha dentista hj, comentando sobre ir a BsAs, ela fez questao de me presentear com uma mascara super poderosa “bico de pato”.

Nem loucos, nem nóicos. Só somos, entre irmãos, filhos, cunhados, 7 pessoas, entre 7 e 60 anos, indo pro Chile animados prá muita diversão. Na volta eu conto.

Meu depoimento: estou gripado.

Nada a ver com porcos. É uma gripe comum, mas já senti a paranóia que começa a se instalar. Um colega de trabalho chegou a quase implorar para que eu fosse ao médico! Daqui a pouco vou pedir proteção a algum órgão pró-minorias. No caso, minorias gripadas.

    Elder, se anime daquia pouco vc vai ser maioria. Tem tanta gente gripada com esse clima, que a maioria das pessoas passa o inverno gripada.

Já que o assunto é Chile e Argentina, alguém sabe se setembro ainda dá para esquiar no Chile?

    Varia de ano pra ano, Carlinha, não é garantido. Se o inverno tiver sido rigoroso, com bastante neve, dá sim. Se não, pode até ainda haver neve, mas talvez não seja mais própria para esquiar.

    Intjindi. Mas também p/ o que eu esquio…. bom, vamos ver até lá o que rola. Thanks!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito