Budapeste: Marcie repassa dicas de amiga “insider”

Budapeste (foto: Marcie Grynblat Pellicano)

Se você vai a Budapeste, imprima este post. Ele é a reprodução de um email que a Marcie do Abrindo o Bico recebeu com dicas de uma amiga com parentes na cidade. Repasso conforme recebi :mrgreen:

Texto | Marcie Grynblat Pellicano

Não deixem de ir à Ópera, e se possível assistam a uma.

Városliget é o Central Park de lá.

O metrô foi o primeiro construído na Europa na Europa continental. Algumas estações em Pest são mantidas como eram e ainda usam os vagões antigos, muito interessante.

Tem um pequeno bairro bem no miolinho de Pest que era — e ainda é — o bairro judeu; durante a guerra era o gueto.  A Sinagoga principal, em estilo mouro, é muito linda, e foi toda reconstruída, financiada por Toni Curtis em homenagem ao pai. Junto à Sinagoga tem um museu que vale a pena ver (aliás os museus são todos ótimos). A Sinagoga fica na Dohany uca, é só perguntar que todos conhecem, tem um café famoso perto dai que se chama Spinoza Kávéhaz, na Dob uca.

As termas de águas naturais, com massagens, etc. são bastante famosas e freqüentadas. Existem várias, mas as melhores são as do Hotel Gellért do outro lado do rio, em Buda; é antigo e muito bonito.  Outra recomendável é a Szecseni Furdö.  Tem uma ilha muito bonita no meio do rio, a Margit Sziget, onde também tem um hotel antigo e famoso com termas e um ótimo restaurante. Não deixem de provar o fígado de ganso, que é a iguaria especial da Hungria, e a sopa fria de cerejas azedas (se você acha que o borscht é bom, depois me conta).

Eles têm uma marca local de cremes de rosto, Helia-D, que são ótimos, vale a pena.

Recomendo também pelo menos um jantar num restaurante típico com musica cigana. Tem um restaurante famoso e supostamente muito bom (provavelmente caro), chama-se Gundel.

Vou passar uma listinha de restaurantes e cafes tipicos que vale a pena provar:

  • Duna Corso — restaurante bem em frente ao rio (ótimo para almoço). Praça Vigado ter, 3
  • Sipos — bons peixes, Fo ter, 6 , em Buda, perto dos monumentos.
  • Matyás Pince — antigo, famoso, muito bom e acho que tem música, e num porão, todos conhecem.

Alguns cafés famosos e muito bons:

Chega de comer!  Voltando um pouco para o problema dos judeus durante a guerra, tem um monumento muito unusual, e na beira do Danúbio, mais ou menos em frente ao Parlamento: uma fila de sapatos de bronze — lembrando os judeus que foram fuzilados na beira do rio e jogados no próprio (corre a historia de que as águas do rio ficaram vermelhas do sangue).

Budapeste (foto: Marcie Grynblat Pellicano)

Köszönöm, Marcie!

Leia mais:

132 comentários

Eu não sou insider, mas em abril fiquei hospedada na casa de húngaros o que me proporcionou conhecer lugares deliciosos como os pubs que a Maria Tereza já citou.
Eles estão em locais que pela fachada é uma obra abandonada ou prédio caindo aos pedaços, de fora vc não vê nada…em alguns somente quem conhece acha. Portanto vale a pena perguntar a algum local.
Eu também recomendo, junto com a Ópera, o Conservatório de Música. O prédio é belíssimo, e tem audições praticamente diárias. Com sorte você presencia também a gravação de um concerto.

Riq e tripulantes, preciso de uma opinião… em nossas últimas férias no Enotel fomos tentados e não resistimos a tal parceria deles com a RCI Travel (www.rci.com). Para os que não conhecem é um esquema de “compra” de semanas de férias em diversos hotéis no mundo. Compramos um pacote light deles, de não sei qtas semanas de férias em 5 anos por um preço X. Vcs tem alguma experiência em algo nesse estilo ? Já utilizaram suas semanas ? Sabem se isso foi uma boa, ou se nos metemos em uma roubada daquelas ?? Por favor, nos ajudem com suas opiniões ! Super obrigada !

    Danielle, eu também fui tentado, não resisti e também comprei 😥 😥 😥

    Tenho RCI desde 1997. Usei somente 4 vezes (3 na Disney e uma vez nas Bahamas). Minha base é um “resort” na praia de Paúba, São Sabastião, SP, no qual nunca fui!!!

    Valeu a pena? Não. E o pior: continuo renovando minha filiação com a RCI! Vai entender, né? 😆 😆 😆

    Mas, seguinte: cada caso é um caso. Acho que seria vantagem se:

    1. Vocês compraram semanas flexíveis e não, fixas.
    2. Vocês estiverem pensando em usar 90% dessas semanas no Enotel.
    3. No caso de troca de semanas, vocês estiverem pensando em viajar em turma (grupo > 6 pessoas).
    4. Vocês gostarem ou estão dispostos a ficar uma semana i-n-t-e-i-r-i-n-h-a num mesmo lugar.
    2. Vocês estiverem pensando em trocar essas semanas tendo como destino apenas: EUA (mais especificamente, Disney), alguns pouquíssimos resorts no México e Caribe (principalmente República Dominicana – Punta Cana), mais um ou outro resort gato pingado perdido por aí and that’s it! Lembre-se: a RCI é uma cia. americana feita para americanos.

    Um conselho: detone essas semanas na Disney! Os resorts associados à RCI em Orlando são DEZ!! Mas vá em turma! É mais fun e barato!! :mrgreen:

    Deu pra notar que eu só sei contar até 4, né? Acho que foi por isso que eu entrei em Timesharing 😛

    Zé, já que vc já utilizou a RCI 3x na Disney, em qual Resort vc ficou ? Qual vale a pena ?
    Estou entre o Celebration World Resort (www.celebrationworldresort.net) e o Celebrity Resorts Orlando-Resort World II (www.celebrityresorts.com). Estaremos em 6 pessoas, sendo 2 crianças. Mais uma vez obrigada pela ajuda.

CARLINHA: eu também passei num parque legal, o Shennandoah – https://www.nps.gov/shen/index.htm que é na Virginia. A paisagem é muito bonita, e dá pra fazer uma grande parte do parque de carro (como o Grand Canyon, ou como todos os parques americanos), parando nos mirantes. Vimos neve lá em abril, e veadinhos na beira da estrada. E a vista é linda, mesmo.
De cidades, adoramos Charlottesville e Williamsburg (que foi o Zé mesmo que recomendou). A primeira é fofa, com uma universidade desenhada pelo Jefferson, tem a fazenda em que ele morou nas proximidades. A UNESCO tombou a universidade, que é linda mesmo. Williamsburg é uma cidade histórica com casas reconstruídas, que aproveitam pra servir de cenário para teatrinhos com roupas de época. O site é https://www.history.org/
Às ordens pra mais detalhes :mrgreen:

    Dani, você é sempre a minha fonte de informação para os parques nacionais… 😉 Pode deixar que assim que eu tiver tudo mais acertado – inclusive a data! – eu volto a perguntar mais!

Metrô: A linha amarela que é a mais antiga da europa oriental! Uma boa dica é ir a Városliget por esta linha. Lá tbém fica a praça dos heróis que foi costruída depois do comunismo. Durante a era soviética lá tinha uma estátua de Stalin e antes uma das igrejas mais belas de Budapeste.

Banhos termais: prefira o Gellért que foi restaurado há pouco tempo! Lindíssimo! E vale a pena fazer uma massagem após o banho!

Café: ” Café de Nova Yorque”! Os afrescos são lindíssimos, porém caréssimo. Vale a pena só entrar, olhar e voltar!

Praça:
Szabadsag tér (Praça da Liberdade). Tome seu café no ” Cafe Farger” ao lado da Praça. Ou se tiver com crises de abstinência de uma boa carne do boi, vá ao Iguana e peça Fajitas Steak!

boteco: “Szimpla kert” típico húngaro, são bares montados em prédios abandonados. Pega-se a cerveja no balcão, garçom só recolhe os copos. Um dos poucos lugares que tem cerveja gelada. (os húngaros tbém gostam de cerveja quente!) Segue o link! Fica no bairro judeu!

https://szimpla.hu/index_en.htm

Mercado Central: imperdível!

Dica: não espere ser bem atendido em bares, restaurantes, banhos, lojas. Os húngaros não sabem tratar um cliente. Tenha paciência.

Mais dicas é só perguntar, moro há 4 anos em Budapeste!!!

    Tereza, em dezembro estarei por aí e queria saber o que vc sugere para ir do aeroporto para o hotel. Taxi? Van? Metro (estou até com medo de mala + escadas altíssimas e rápidas!!)? Transfer contratado pelo hotel? Alguma sugestão especial? Obrigada!

    Geo, se vc for sozinho pego um shuttle do aeroporto mesmo. É bem fácil e te deixam na porta do hotel! Tem um guichê bem na na saída do desembarque. Mas se vc for com 1 ou mais pessoas, taxi é a melhor opção. Custa em média 5.800 forintes (58 reais). É preço fechado. Não tem metrô direto para o centro, teria que pegar um ônibus e depois metrô. Acho que não vale a econômia. A menos que esteja viajando com super pouca bagagem!

    Que pena que eu não soube disso antes! Teria gostado muito de conhecê-la. Quem sabe numa próxima viagem. Acrescento, porém, que dei muita sorte: fui super bem tratada em todos os restaurantes/bares onde fui.

    Ola Maria Tereza, legal as dicas. Estou quase perdendo o medo e indo para Budapeste sozinha.

    Ola Maria Tereza,
    Tudo bem?

    Estou com passagem comprada para Busdapeste agora no começo de Setembro… quantos dias vc sugere na cidade? Terei 7dias e 1/2 e quero explorar outro(s) lugares… estou em duvida entre Vienna e Praga, alguma sugestão?!
    (Espero que veja esse recadinho – pois já faz um tempinho que o post foi colocado no ar)
    Ah… vc já ouviu falar do hotel K+K https://www.kkhotels.com/index.php?id=2&L=2
    Obrigada desde já!!!
    Quem sabe a gente não se encontra pela cidade, né?!
    Abs

    Mirella, caso a Maria Tereza não veja sua pergunta, aí vão meus pitacos. A rede K+K é excelente; o Arnaldo é fã há bastante tempo.

    Viena está a 3 horas de trem ou 6 horas de barco, pelo Danúbio. Praga está a 7 horas de trem — acho melhor ir de avião.

    Oi Riq,
    Obrigada!!!
    Acho que vou reservar o K+K em Budapeste, pois achei um preco bem bacana EUR 83 + cafe da manha em quarto normal ou 101 quarto executive e a localizacao parece ser otima 🙂
    Na verdade, estou pensando em fazer essa viagem de carro… assim a gente fica mais flexivel, mas ainda estou pesquisando se vale a pena, se as estradas sao legais e se o transito eh viavel…
    Na verdade sao 9 dias e 1/2 de viagem, O Kiko (marido) quer fazer Budapeste, Vienna e Praga, eu acho que fica apertado e muito corrido… vamos ver!
    Obrigada!!!
    bjks

    Olá Maria Tereza. Vc poderia nos ajudar? Eu, minha esposa e meu irmão passaremos por Praga, Viena e por Budapeste. Nesta cidade ficaremos duas noites, sendo um dia inteiro livre. O que vc poderia nos indicar? Sempre buscamos pontos históricos. Sei que é um crime ficar só um dia em Buda, mas Prage e Paris (início da viagem) nos levará mais dias. Obrigado.

    Prezada Maria tereza,
    Indica algum hotel BBB? O ideal é ficar em Peste, correto?
    obg
    Sandra

    Maria Tereza
    Estarei em Budapeste no mês que vem e gostaria de “trocar umas figurinhas”. Vc poderia me fornecer seu e-mail? O meu é [email protected]. Muito obrigada.

    Oi estou indo para budapeste dia 7 Junho até 10 Junho , preciso de alguém aí que fale português ,e possível arranjar

    Que bom ter acesso a vcs que nos ensinam tanto e tornam as viagens sem as agências possíveis ,e muito mais interessantes.Estou montando um roteiro de vinte dias em setembro para o leste europeu, portanto suas dicas estão sendo mais do que ótimas.A idéia é a de conhecer Budapeste, Praga, Cracóvia,( queremos ir a Auschwitz )
    Varsóvia , Viena .Ainda não sei ao certo qual o melhor trajeto e os dias em cada lugar.Vc poderia me dar suma
    opinião? Desde já obrigada, Myriam

    Bom dia! A CVC tem um roteiro pela Europamundo que faz exatamente o trajeto que você quer. Aproximadamente 10 dias custa uns 900 euros. Se você não for daqueles que não ligam ficar preso com guias acho uma boa pedida.

Alguém sabe me dizer qual o destino no Caribe (com aquele marzão azul-Caribe mesmo) mais barato, em termos de hospedagem e alimentação? Obrigado.

    Do que eu já visitei (Aruba, Curaçao, Los Roques, Cuba, St. Maarten, St.-Barth, Aruba, Turks & Caicos, Riviera Maia, St. Kitts, Nevis, Anguilla, Antigua), acho que a Riviera Maia oferece o melhor custo x benefício. Curaçao não é caro (mas você precisa alugar carro). Aruba, se você não for a restaurante-restaurante (mas ficar por pizzarias e restaurantinhos com mesas nas calçadas perto dos hotéis) também é razoável.

    Mas acredito que o lugar mais barato seja Punta Cana, na República Dominicana, por conta do all-inclusive.

    É bom lembrar que apenas o lado sul do Caribe (Aruba, Curaçao, Los Roques) não está sujeito à passagem de furacões. A temporada de furacões vai até novembro.

    É bom também evitar o sul do Caribe em outubro e novembro, quando chove um pouco mais.

    RIQ, obrigado. Eu achava que Punta cana era caríssimo, justamente por conta dos all-inclusive.

    Aqui no Canada Cuba e Rep. Dominicana são os resorts com pacotes mais baratos…
    Eu estou curiosa para conhecer Antigua 🙂
    abs

    Não achei graça nenhuma, Mirella… grandona, tudo escondido, cheia de inglês branquelo…

    Verdade?! E minha vontade de ir ao Caribe diminue a cada dia eheheh… incrível como não consigo me empolgar com as ilhas do Caribe.
    Valeu pela dica, Riq!
    Abs

    Nos vôos fretados os preços são muito parecidos com os de Aruba e Curaçao (que só oferecem café da manhã).

Pessoal, mudando muito de assunto… Alguém já fez a costa leste dos EUA de carro, digamos, de Washington até a Flórida? Fiquei impressionada com as paisagens daquele filme “Noites de tormenta” (as locações foram na Carolina do Norte) e comecei a considerar a possibilidade… 😉

    Carlina, meu irmão morou na Carolina do Norte e é bem assim as paisagens, eu vi um outro filme, com o Morgan Freeman (esqueci o nome, desculpe) e também foi lá, paisagens lindissimas.

    Ele sempre subia de carro até Maryland e Jersey, mas não sei se tem dicas para passar, exatamente o que gostaria?

    Basicamente, Patsy, o que eu queria saber é quais paradas ao longo do caminho valem a pena – tanto em termos de paisagens quanto de interesse histórico – e se dá pra fazer ao menos algum trecho da viagem margeando a costa como se faz na Califórnia, para aproveitar a paisagem ao máximo. Estou com aquela estrada que aparece no filme na cabeça… Mas qualquer informação é muitíssimo bem-vinda, porque não sei mesmo nada sobre a região…

    Entrego no fim de julho, JB – e até lá estou enclausurada como uma monja… 😆 Se tudo correr bem, defendo no fim de agosto. Mas estou pensando nessa viagem só para um pouco mais adiante, para poder planejar com calma! 😉

    Carla, eu já fiz! São os Outer Banks na Carolina do Norte, e é supercool 😎 (veja no Google maps a tripa de terra que entra no Atlântico). Outro lugar bacana nesse trecho entre Uóxinton e Flórida é Savannah. Tem também Charlottesville, terra do Jefferson (mas sou suspeito pra comentar, pois morei lá), Williamsburg e Jamestown (todas na Virgínia). E Saint Augustine, na Flórida (mas essa eu acho que você já conhece).

    Quando você começar a planejar a viagem, me dê um toque que eu dou mais detalhes aqui :mrgreen:

    Caramba, Zé, eu tinha esquecido que você já tinha feito essa viagem!!! 😉 Acho até que chegamos a comentar alguma coisa em um outra encarnação do VnV… De todos os lugares que você mencionou, só conheço mesmo St.Augustine. Vou xeretar o Google Maps… 8)

    Zé, faz um post pra gente sobre uma road trip da costa leste 🙂
    bjs

    Meninas, um post, no momento, eu não prometo (tô meio atarefado com lerês. Esse meu trabalho está me deixando careca, acreditam?! 😀 ) Mas prometo colaborar bastante assim que esse assunto pegar fogo aqui no VnV, tá? :mrgreen:

    Zé, por mim não tem pressa, não… 😉 Antes de pensar a sério nessa viagem eu tenho que terminar e defender a tese – aí já estaremos em setembro…

    Carla,
    Eu fiz um trecho da viagem para os EUA de carro. Visitamos até algumas cavernas em New Market (Virginia). Se vc precisar, posso te passar algumas informaçoes que nós conseguimos.

    Natalie, eu quero, sim! 😉 Vocês foram de onde até onde de carro? Me lembro que a viagem de vocês foi pouco depois que eu voltei de NY – quando mesmo?

    Fomos em Maio e fizemos NY – Philadelphia – Washington – New Market (Virginia) de carro. Com a ajuda de um bom GPS é bem tranquilo.

Também achei o metrô muito fácil de andar. Ruim mesmo é o de Paris!
E além de as escadas rolantes serem rápidas, elas são ALTÍSSIMAS! Nos falaram que em Londres tinha a mais alta da Europa, mas quando eu e o meu amigos fomos lá, depois de ido em Budapeste, ficamos decepcionadas. As húngaras aparentemente são mais altas.
Ah, o monumento na beira do Danúbio é muito lindo mesmo. Aliás, Busapeste é cheia de estátuas e monumentos legais!
Vou aproveitar e deixar uma dica aqui em relação a supermercados. Quando vocês forem ao castelo (que é um complexo), no lado de Buda, tem um supermercado lá em cima que vende cartões postais lindos e mais baratos do que em qualquer outro lugar da cidade! Ali também tem vários produtos regionais mais baratos do que em outros lugares, como a paprika que vem num saquinho com uma colherinha de madeira e fez o maior sucesso aqui!
Outro supermercado ótimo é o Match! Tem em vários lugares da cidade, é barato, bem organizado e 24h!

    Oi Júlia tb trouxe esse saquinho de paprika, a tabua de carne e as colheres. lindas mmo, e fizeram o maior sucesso. iremos novamente a Budapeste no proximo ano e claro vou trazer tudo e novo. obrigada pela dica do supermercado, e acrescento aqui: para quem não almoça nos hoteis e restaurantes-vá aos supermercados, eles vendem comida a quilo, quentinha e mto saborosa. um abraço

É muito antigo mesmo e acho que não sofreu nenhuma melhoria desde a inauguração, pois é feio, sujo e complicado de andar.

    Concordo com o feio e sujo, mas achei super fácil – andamos pra tudo quanto foi canto sem nenhum problema. Uma coisa que me impressionou muito – a ponto de no começo ter tontura – foi a velocidade de algumas escadas rolantes de algumas estações: são muito mais rápidas do que qualquer uma que eu já tenha andado.

    Acho que a gente ainda devia fazer uma excursão VnV com a Marcie e o Riq de guias… que cês acham?

    Marcie e Riq, obrigada pelas dicas! Ah, Marcie, agradeça a sua amiga.
    Adorei Budapeste, voltaria com certeza, mas quem disse que eu acho as minhas anotações da viagem? Humpf!
    Um abraço,

Ué, sempre soube que o metrÔ de Londres era o mais antigo do mundo. De repente o de Budapeste foi o primeiro a ser construido na Europa continental.
Por isso é que os ingleses não se consideram europeus 🙂

    Ora, ora, eu também sempre soube que o metrô mais antigo do mundo era o de Londres…

    Os ingleses estão tecnicamente corretos!
    Definição geográfica de continente: Grande quantidade contigua de terra.
    A Inglaterra é uma ilha à oeste do continente europeu!
    UK the best!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito