De carro pela Inglaterra com a Dani S.

Vilarejo nas Cotswolds (Foto: Daniela Siqueira)

Vilarejo nas Cotswolds (Foto: Daniela Siqueira)

A Daniela Siqueira acaba de chegar de um supergiro de carro por Inglaterra e Escócia. Depois de partilhar muito do planejamento da viagem aqui no blog, ela nem bem desarrumou as malas e já passou aqui para dar um fidibeque. Vamos ao que ela conta:

Pra quem vai pra Inglaterra, NÃO DEIXE de incluir uma região linda, linda: as Cotswolds. Maravilhosa, mesmo com chuva. Várias cidadezinhas, cada uma mais fofa, todas de pedra dourada, com um monte de carneirinhos pra enfeitar as fotos.

Rotas nas Cotswolds (Fonte: the-cotswolds.org)

Rotas nas Cotswolds (Fonte: the-cotswolds.org)

Eu fiquei em Chipping Campden, e passei pelas demais, e não posso deixar de OBRIGAR todo mundo a ir, pelo menos, nas Slaughters (Lower e High).

Na Escócia, Edinburgh é LINDA (mesmo com os bofes pra fora – estão construindo as novas linhas de trams na cidade, e a rua principal da cidade nova está interditada).

Lago Ness, Escócia (Foto: Daniela Siqueira)

Lago Ness, Escócia (Foto: Daniela Siqueira)

Quem for à Escócia, veja se consegue passar pela região de Glencoe – é uma passagem nas montanhas linda, cheia de turfa.

Até que dirigir pela contra-mão não foi traumático, não. Quem fica no carona é quem estressa mais – você tem certeza que o carro vai acertar em todas as cercas. Fora isso, é só lembrar todas as manhãs: keep left! – e diz que o lado esquerdo, ou direito, do cérebro se exercita com isso :P

Ingleses do campo (Foto: Daniela Siqueira)

Ingleses do campo (Foto: Daniela Siqueira)

Pra quem for de carro, e quiser só passar pelas grandes cidades com um centro histórico bonito (fizemos isso em York e foi ótimo): aproveite os park & ride. São uns estacionamentos enormes, super bem sinalizados, nos arrabaldes das cidades. Você pára lá, estaciona de graça, e pega um ônibus que passa de 10 em 10 minutos e te deixa já no local turístico desejado. Custa só o preço da passagem, normalmente uns 2 ou 3 pounds (e alguns já vendem a opção de passe de ônibus para o dia todo). Super recomendável, já que estacionamento nas cidades grandes é muito difícil de achar, e caro à beça – sem nem falar no trânsito…).

E uma dica pra quem não quer virar uma bolinha nas férias: a rede Prêt a Manger, que tem sanduíches e saladas feitos na hora, muito gostosos e saudáveis. Obviamente que eu virei uma bolinha nas férias (é pré-requisito, acho eu). Será que foram os chás? Ou os biscoitos amanteigados que acompanharam os chás? Ou os toffees e os bolos de frutas cristalizadas que acompanharam os biscoitos? Ai, ai, que já estou com vontade de tomar chá de novo…

O restaurante Fifteen, em Londres, do Jamie Oliver, que o Riq recomendou, também foi aprovado com louvor, especialmente por ter uma proposta de ser um restaurante escola.

Resumindo: Se alguém tiver alguma dúvida de Inglaterra e Escócia, e eu puder ajudar, tamosaí 😆

Obrigadíssimo, Dani! Conte sempre 🙂

261 comentários

Luís,
As estradas da Inglaterra são ótimas. As autoestradas são super boas, pista dupla ou mais com canteirão no meio (sem a menor chance de confundir a contra-mão). Só têm um problema: dão um soooono enorme de tão retas (eu cheguei a dar um cochilo no carro em um posto de gasolina, que costumam ter lanchonete ou restaurante e banheiros limpíssimos). Mesmo as pistas menores são bem conservadas, apesar de estreitas.
Planeje seus roteiros no http://www.viamichelin.com – olhe as distâncias, pra você não fazer uma maratona nas suas férias.
Dos lugares que vc apontou (fui em todos), eu adorei as Cotswolds, que precisam de um tempinho pra fazer com calma. Em Salisbury, aproveite pra ir em Stone Henge, pertinho. Bath é linda, e os Roman Baths valem a visita. Tem uma visita guiada grátis pela cidade, saindo na frente do Pump Room, bem no centrinho da cidade, que vale a pena (confirme os horários no seu hotel). Ah, aviso aos navegantes: nas cidades pequenas quase tudo fecha às 5 horas da tarde. Em Bath, até as lojas e alguns restaurantes (mesmo com o solão do horário de verão, que só vai descer lá pras quase 2 da noite na primavera, e imagino que no outono também). Então não deixe pra fazer muita coisa de noite não. Edimburgh é linda de morrer, mas Glasgow não merece mais do que algumas horas (exceção feita à catedral medieval maravilhosa).
Talvez valha a pena incluir na sua passagem aérea a volta por Edimburgh.
O guia Frommers que nós usamos disponibiliza todo o conteúdo pela internet: http://www.frommers.com – e eu gosto de olhar a lista da Unesco de patrimônios tombados: https://whc.unesco.org/en/list
Boa viagem pra você, e qualquer dúvida, pergunta!

    Oi Dani! Nossa suas dicas são realmente muito preciosas. Agradeço muito. Só mais uma coisa, como fica o carro nas hospedagens?? Estacionamento per noite é muito caro?? Obrigadão.

Luís,
Dê mais detalhes dos seus interesses pra ajudar nos palpites. Quantos dias? Em que época? O seu norte inglês inclui as grandes cidades, ou as pequenas? Interessam atrações naturais?
Aí fica mais fácil.
O que eu fiz foi pegar o carro no aeroporto de Londres e rodar com ele até a Escócia (Inverness), e voltar (fazer viagens circulares costuma ficar mais barato em termos de tarifa aérea e taxa de devolução do carro). Incluí quase todos os patrimônios tombados pela Unesco, em 22 dias.

    Oi Dani, obrigado pela resposta. Bem, pretendo chegar em Londres no dia 25 de setembro e retornar no dia 11 de outubro. Pretendo conhecer Bath, Salisburry, Cotswolds, Edimburgo, Highlands, Glasgow e depois voltar para Londres. Serão um total de 15 dias inteiros no Reino Unido. Seus palpites serão muito bem vindos!! E só mais uma dúvida, as estradas são tranquilas para viajar?? Grande abraço!

Olá gente, gostaria muito de ver como foi o roteiro e o planejamento da viagem com carro pela Inglaterra. Estou muito inseguro mas gostaria muito de fazer essa viagem. Pretendo conhecer o norte inglês e a Escócia, subindo de Londres com o carro. Ou me sugerem o contrário, começar pela Escócia e descer até Londres. Abraços…

Pessoal, aqui estou eu novamente contando os dias para 06 de setembro embarcar para a Europa. O único trecho de transporte que ainda não comprei foi de Edimburgo para Dublin. Apesar de ter conseguido uma tarifa de vôo muito boa pela Air Lingus (cerca de 50 euros), queria saber se existe algum outro meio de ir de Edimburgo para Dublin recomendado por vocês, pensando na beleza do percurso a um preço razoável (tive pensando se talvez de trem ou ônibus não valeria a pena pela paisagem/aventura) e que também dê para fazer no mesmo dia.

Obrigado

Podemos usar a carteira de motorista brasileira para dirigir na Inglaterra? Ou precisa tirar a carteira internacional?

    A carteira internacional é um documento que os policiais podem pedir. É bom ter para dirigir em qualquer país.

    No ato do aluguel as locadoras só pedem a carteira de habilitação nacional.

Só complementando as informações até agora sobre a atual viagem na Inglaterra:
Bourton-on-the-Water é a mais bonita das cidades que eu visitei, seguida de perto por Bibury.
Stratford-Upon-Avon também é bem legal, mas não é tão bonita quanto essas.

Dirigir em Londres (só para entregar o carro na locadora) até que não foi complicado, apesar do super-engarrafamento que eu peguei. O único problema foi achar a locadora – depois de rodar por mais de meia hora para achar a ruazinha em Marble Arch que a Autoeurope nos deu como endereço de devolução, chegamos a uma Europcar. Mas tínhamos pego o carro numa Hertz!!! Bom, obviamente não era lá o local de devolver o carro. Olhei o papel do aluguel da Hertz e vi o endereço correto – bem mais fácil, mas ali perto.

Mas a nossa próxima locação, quando iremos para a Cornualha, é na Europcar que eu tinha ido devolver o carro. Sei não, não aprovei a Autoeurope, não.

Mas, de qualquer forma, fica a minha opinião de que ninguém deve ter medo de dirigir na Inglaterra, principalmente se for um carro automático. É quase impossível errar o lado, pois as ruas e estradas são muito bem sinalizadas – exceto as estradas mão-dupla de uma única faixa.

Oi pessoal vivo no Reino Unido, precisamente em Cambridge vai fazer 2 anos q já conheci, Oxford, Norwich, Brighton, Londres e Liverpool, to planejando ir a Bath e Stonehenge !!!

Para quem já viajou por aqui, queria saber que cidades que nao poderia deixar de conhecer antes de voltar para o Brasil, recomendaçoes de algo imperdivel que nao poderia de deixar de visitar !!!

Agradeceria a todos
Abraços Lu

    Lu, leia o post com calma que você vai ver vários desses lugares.

Acabamos de chegar da Lower Slaughter, aonde fomos andando. É bem bonita, mas acho que Burton-on-the-Water ainda é mais bonita. Na Upper Slaughter devemos ir amanhã, de carro ou de bicicleta.

Por falar em carro, dirigir na mão inglesa até que foi bem fácil. Meu problema foi com o endereço da Autoeurope em Bristol. O endereço que eles deram não existe. Depois de andar um bocado até chegar lá, nada de locadora de carro. Voltamos para o hotel e saí para procurar uma região que a atendente disse que era cheia de locadoras (Cláudia ficou, pois não agüentava mais andar). A única locadora dessa região cheia de locadoras era uma Hertz. Mas, surpresa, surpresa! Nossa reserva da Autoeurope era na Hertz! Depois desse atraso de pouco mais de duas horas, pegamos nosso carro e saímos de Bristol para a Cotswolds.

Dani, acabei de descobrir que o hotel em que ficaremos hospedados fica a menos de 4 km das Slaughters. Legal, isso!

Dani S., qual é a cidade da foto “Vilarejo nas Cotswolds”? Nós vamos nos hospedar em Bourton-on-the-Water (adorei esse nome, hehehe).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito