Em julho, Rio volta a ter vôos diretos a Porto Seguro, pela Trip

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_4100" align="aligncenter" width="450" caption="Praia do Espelho, 100 km de Porto Seguro"]Praia do Espelho, 100 km de Porto Seguro[/caption]

A Trip anunciou ontem a expansão de suas operações no aeroporto Santos Dumont, no Rio. Do ponto de vista turístico, a maior novidade são os vôos diretos e diários a Porto Seguro.

A rota inicia as operações dia 3 de julho. O vôo parte às 11h e chega às 13h; com sorte lá pelas duas e meia você pode se ver caminhando na praia no Arraial ou em Trancoso. (Para Santo André ou Espelho, acrescente mais uma horinha.) A tarifa começa em R$ 235 por trecho.

A Trip é atualmente a maior cia. aérea brasileira voltada para as ligações regionais. O que me agrada mais nela é o fato de servir a vários destinos exclusivamente turísticos -- como Fernando de Noronha (diário desde Natal e Recife), São João del Rei/Tiradentes (desde o Rio e Belo Horizonte), Cabo Frio (sábado e domingo desde Belo Horizonte), Bonito (duas vezes por semana desde Campo Grande) e Lençóis, na Chapada Diamantina (aos sábados desde Salvador). O vôo Ribeirão Preto-Santos Dumont é também uma mão na roda para o pessoal da região passar um fim de semana na Guanabara.

Espelho, hoje? Por que não...

36 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Majô
MajôPermalink

Riq, é uma ótima notícia com certeza !!
Bacana também é o preço que encontrei pra Salvadô, R$109,00 cada perna wink

Carmen
CarmenPermalink

Que boa noticía! Agora pode conhecer Rio e passear por Arraial d'Ajuda e Trancoso!!! Viva!!!

Fabio
FabioPermalink

Riq, nunca viajei pela Trip, mas o que me afasta de levar a ideia a frente é o pé atrás que tenho com aviões pequenos, sei que não tem lógica nenhuma, mas... rs

Arthur
ArthurPermalink

Fábio, só para piorar seu pé atrás: a frota da TRIP (já viajei nela várias vezes) é quase toda composta pelos turboélices ATR, fabricados pela... Airbus. Espero que ela troque todos pelos Embraer que vem adquirindo.

WebCaldas Viagens
WebCaldas ViagensPermalink

Aproveitando o este post gostaria de divulgar que Caldas Novas agora conta também com o Fretamento de Campinas para Caldas (direto) sem conexão/escala. Além do fretamento vindo de São Paulo. Aproveite!!!!

Sílvia Soares
Sílvia SoaresPermalink

Riq, não sei se aqui era o lugar mais apropriado para postar, mas lá vai:

Voltei ontem de Arraial-Santo André. As novidades: a barraca do Sting voltou a ser administrada pelo próprio (que a havia arrendado) e vc está mais citado do que o Guia 4 Rodas...risos. Até na papeleta de propaganda do Aipim citam o Freire´s e o Casapraia se apresenta com uma descrição dada por vc.

Flavia
FlaviaPermalink

Ok, acredita que eu não conheço Santo André? Estou fazendo minhas reservas picadas, mas queria dicas de hoteis:

http://www.jacuma.it/index-contact-pr.html

http://www.pousadavictorhugo.com.br/
http://www.vilaaraticum.com.br/servicos.html - essa me pareceu fantástica, mas deve ser cara e não sei se é pra ficar sozinha num lugar desses...

Beijos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Os dois "centros sociais" de Santo André são o bar da Pousada Victor Hugo e o restaurante Casapraia http://www.casapraia.com.

Os pibes do Casapraia antes passaram um tempo na Vila Araticum, que não fica exatamente pé-na-areia. Mas dá pra ir a pé na boa tanto pra Casapraia quanto pra Victor Hugo.

Não conheço essa Jacumã; parece simpática. (Tudo em Santo André é simpático.) Pergunte pra eles se dá pra ir a pé à Victor Hugo...

Flavia
FlaviaPermalink

Simpática mas não consegui entender ainda se custa 1400 por dia ou se esse é o preço por 3 dias (a dona se expressa mal em português escrito) - acho que não preciso disso tudo não...

Te falei que vou fazer Boipeba-Barra Grande de barco? Nessa hora é legal ter amigos que curtem esse tipo de coisa junto com vc, fica mais fácil pra negociar...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Uia, é caro dos dos jeitos. A não ser que seja pro Réveillon. Uma parte do povo que fez a fama de Barra Grande no Réveillon tá indo esse ano pra Santo André.

Flavia
FlaviaPermalink

Não é reveillon não, é pro período entre Natal e Reveillon... Vou conferir a Victor Hugo!

Flavia
FlaviaPermalink

Aliás engraçadas essas tendências né? Sto André sempre foi "in" entre os descolados low profile de plantão, mas de repente parece que tudo aponta pra lá...

Eunice
EunicePermalink

Flávia, está ocorrendo um surto epidêmico de Meningite C na área de Trancoso/Arraial da Ajuda e Porto Seguro. Certifique-se que vc e Lord Rasta Jr estejam vacinados para meningite meningoccica C. Registraram 9 mortes lá nas últimas duas semanas, segundo a imprensa local, inclusive a de um turista paulista, fotografo, que estava em Trancoso.

M. Laranjeira
M. LaranjeiraPermalink

Caro Ricardo Freire,

Agora sim! Obrigado!

Vamos lá às minhas dúvidas: Vou com minha esposa em outubro para Arraial D'Ajuda. Compramos um pacote pela CVC e optamos por não comprar nenhum passeio daquels prontos. Nós somos adeptos do sossego, muito sossego. Queremos passar 7 dias e conhecer no máximo 5 lugares, ou seja, no primeiro dia nada de correria, no último dia também. Os outros 5, queremos conhecer 1 praia por exemplo cada dia, e ficar, se possível, o dia todo na praia, tranquilo, curtir o visual, a natureza tudo...

Os passeios incluem um monte de coisas que não nos interessam, além de ter horários para ir e voltar que muitas vezes não condizem com nossa necessidade ou vontade. Queremos tranquilidade, aliás, foi por isso que escolhemos este destino.

O problema é que que em nenhum lugar estamos encontrando informações de como nos locomover por arraial, para poder ir à trancoso, às praias um pouco mais distantes, como chegar nas praias mais desertas e sossegadas que tem por lá e que sabemos que tem. Já nos disseram que é péssima idéia alugar um carro. Mas será que é mesmo? Será que há vans e onibus que vão e vem de todo e para todo lugar? Acreditamos que sim. Talvez não tenhamos achado/procurado nos lugares certos, mas não achamos nada em lugar nenhum.

Se puder nos ajudar com isso, agradecemos muito.

Obrigado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Do centrinho do Arraial saem kombis para a Balsa (pare em frente ao hotel Santa Fé para ir ao bar do Sting na praia do Araçaípe). Para as barracas legais do Mucugê é só descer a ladeira. Continuando à direita você dá na Pitinga. É possível também ir de táxi ou kombi à Pitinga e de lá caminhar ao Taípe e voltar -- são praias contíguas, dá uns 45 minutos de caminhada em cada sentido.

Há vários ônibus por dia a Trancoso, entre 45 min e 1 hora de viagem.

Não recomendo ir de ônibus ao Espelho, o ônibus deixa os passageiros a 3 km da praia.

Não recomendo ir de ônibus a Caraíva, o bate-volta é muito puxado (2h30 de viagem em cada perna).

Alugar um carro é uma boa, sim. Pelo menos nos dias em que você queira ir ao Espelho, a Caraíva ou a Santo André.

M. Laranjeira
M. LaranjeiraPermalink

Ricardo,

Obrigado.

Estou pensando em já reservar um carro para aproveitar valores e descontos por estar fazendo com antecedência.

Temos Araçaípe, Mucugê, Pitinga, Taípe, Trancoso, Espelho, Caraíva e Santo André.

Destas, quais são as mais sossegadas, desertas, calmas e tranquilas?

Mais uma vez obrigado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Santo André e Caraíva são as mais tranqüilas o ano inteiro.

Nesta época, todas estarão tranqüilas, menos as barracas com som Porto Seguro no meinho da praia do Mucugê, no Parracho e nos pontos de farofa de Trancoso.

Você pode conseguir preços melhores fazendo um shoppingzinho depois de chegar. As locadoras locais são as mais baratas.

Danielle
DaniellePermalink

Ricardo,
Você sabe me dizer da estrutura do Hotel La Torre, na praia do Mutá?
Abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nunca visitei, Danielle. Não deve ser um resortão. Mas acredito que seja bacaninha. Os donos são italianos. Está num ponto tranqüilo da orla. A praia é boa. Há uma estrada entre o hotel e a praia.

Naty
NatyPermalink

Olá Ricardo!
Gostaria de saber se o Arraial D, Ajuda Eco Resort é uma boa opção de hospedagem? A praia em frente ao resort é boa? Do contrário, há alguma praia legal para banho perto?
Pretendo conhecer Arraial em outubro, vou com meu marido e não temos filhos.

Carmem
CarmemPermalink

Oi, Riq! Eu me lembro de ter lido um post + ou - recente sobre Santo André/BA, mas não tô achando aqui.
Vamos pra lá no início de dezembro. Estamos em dúvida entre a Pousada Victor Hugo e a Jacumã. Algum conselho?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acho que não era nenhum post pedaçudo, não -- pelo que me lembro, desta última leva só publiquei charadas e cordiais boas noites... 'o" post de Santo André continua na minha lista de dívidas para comigo mesmo...

As duas pousadas são bacanas. A Jacumã é mais nova. A Victor Hugo tem um terreno mais interessante, com maior frente de praia. E é a praia com mais DNA de Santo André. Fiquei nela da última vez e gostei muito.

Carmem
CarmemPermalink

Negócio fechado com a Victor Hugo.
A expressão "maior frente de praia" foi decisiva!
Obrigada!

Carmem
CarmemPermalink

Voltei pra contar que a escolha da Pousada Victor Hugo foi super-acertada. Agradeço a dica e recomendo a pousada e a vila em si.
Pra quem quiser saber um pouco mais, taí:
http://deunstempospraca.blogspot.com/2010/12/santo-andre-um-paraiso-ao-seu-alcance.html

FERNANDA ROCHA MATOS
FERNANDA ROCHA MATOSPermalink

Olá Ricardo!
Gostaria de saber se o Arraial D, Ajuda Eco Resort é uma boa opção de hospedagem? A praia em frente ao resort é boa? Do contrário, há alguma praia legal para banho perto?

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

É uma ótima opção, um dos meus favoritos. O resort é muito charmoso. A praia em frente às vezes seca demais na maré baixa; outras vezes pode ficar um pouco turva por conta da esquina com o rio Buranhém. Mas basta andar um pouco à direita para a praia ficar excelente. Andando 15 minutos você chega à barraca do Sting, uma das mais bacanas do Arraial.

Alice
AlicePermalink

Alguém já fez o trecho Rio-Porto Seguro pela Trip? Como é o conforto da aeronave e o atendimento? Esse voo atualmente tem escala em Vitória e demora entre 1h30min (ida) e 3h40 (volta). A duração do trecho da volta quase empata com voos com conexoes curtas.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A duração provavelmente é a mesma na ida e na volta: 2h30. Lembre-se que não há horário de verão na Bahia.

Alice
AlicePermalink

Ah, isso mesmo. De qualquer maneira ainda tem a questão do medinho de avião pequeno, principalmente se chover.

Naoi
NaoiPermalink

Ric, meu guia! Já viajei muito nas suas viagens e, agora, preciso de mais uma luz!
Confesso: depois de viver desempacotado, empacotei. Ganhei um pacote CVC pra Porto Seguro no Reveillon. Mas ganhei né, não dava pra deixar passar.
O Hotel é bem em Taperapuã, no meio da muvuca.
Vamos alugar um carro, pra fugir do auê exagerado. Já vimos várias dicas de praias. Sabe se é viável chegar até espelho e trancoso? A estrada é transitável?
Agora vou abusar: alguma dica legal pra uma ceia de reveillon mais agradável do que a do hotel-cvc?
Ric, desculpa, pedir dica pra você, pra "temperar" um pacote da cvc é bastante cara-de-pau, eu sei. Mas sei que você é um cara generoso wink
Abraços!
Naoi

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A estrada é transitável. Eu fuçaria as opções de réveillon no Arraial d'Ajuda. Passe na rua do Mucugê à noite e você acabará sabendo do que vai rolar.

https://www.viajenaviagem.com/category/sul-da-bahia

Naoi
NaoiPermalink

Obrigado Ric!
Na balsa entre Porto Seguro e Arraial nao passam carros, certo? A estrada Trancoso-Ajuda é boa? Dá pra transitar de noite tranquilo?
Mais uma perguntinha: qual é o jeito mais certo de ir de Porto Seguro pra Praia do Espelho? Subir a estrada até a BR 101 ou pela Trancoso-Ajuda?
Sempre, muito obrigado! Você sempre melhora minhas viagens

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A balsa entre Porto Seguro e Arraial É para carros, Naoi. Há duas estradas entre Arraial e Trancoso. A antiga, de terra, transitável, 21 km. A nova, asfaltada, 48 km.

Dá pra ir de Porto Seguro pro Espelho tanto pela balsa quanto pela estrada asfaltada Porto Seguro-Trancoso, que sai do meio do caminho da BR que liga Porto Seguro à 101.

https://www.viajenaviagem.com/2009/07/de-sao-paulo-ao-sul-da-bahia-de-carro/

Sugiro que você compre meu livro 100 praias que valem a viagem, ainda está nas livrarias online.

Eliana Blum
Eliana BlumPermalink

Prezado Ricardo, com toda sua experiência em viagens, gostaria de saber qual é o melhor meio de transporte de Estrasburgo para Veneza, o que é mais vantajoso e mais barato, estarei em Paris e gostaria de conhecer a Alsácia, ir até a lá de trem e voltar no mesmo dia e depois pegar um avião para Veneza, ou ir direto de Estrasburgo para Veneza?Saberia me dizer se existe vôo direto de Estr. Para Veneza?

Desde já agradeço

Saudações.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliana! Aqui quem responde é A Bóia! Posso pedir uma gentileza? Por favor, repita esta pergunta em algum post sobre Veneza ou sobre a Alsácia:
https://www.viajenaviagem.com/category/veneza/
https://www.viajenaviagem.com/category/alsacia/

Assim a gente mantém o site sempre organizado. Este é um post sobre Rio-Porto Seguro wink

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas?

Clique e leia nosso post mais atualizado sobre este destino:

Guia de Praias: Sul da Bahia