Em julho, Rio volta a ter vôos diretos a Porto Seguro, pela Trip

Praia do Espelho, 100 km de Porto Seguro
Praia do Espelho, 100 km de Porto Seguro

A Trip anunciou ontem a expansão de suas operações no aeroporto Santos Dumont, no Rio. Do ponto de vista turístico, a maior novidade são os vôos diretos e diários a Porto Seguro.

A rota inicia as operações dia 3 de julho. O vôo parte às 11h e chega às 13h; com sorte lá pelas duas e meia você pode se ver caminhando na praia no Arraial ou em Trancoso. (Para Santo André ou Espelho, acrescente mais uma horinha.) A tarifa começa em R$ 235 por trecho.

A Trip é atualmente a maior cia. aérea brasileira voltada para as ligações regionais. O que me agrada mais nela é o fato de servir a vários destinos exclusivamente turísticos — como Fernando de Noronha (diário desde Natal e Recife), São João del Rei/Tiradentes (desde o Rio e Belo Horizonte), Cabo Frio (sábado e domingo desde Belo Horizonte), Bonito (duas vezes por semana desde Campo Grande) e Lençóis, na Chapada Diamantina (aos sábados desde Salvador). O vôo Ribeirão Preto-Santos Dumont é também uma mão na roda para o pessoal da região passar um fim de semana na Guanabara.

Espelho, hoje? Por que não…

36 comentários

Caro Ricardo Freire,

Agora sim! Obrigado!

Vamos lá às minhas dúvidas: Vou com minha esposa em outubro para Arraial D’Ajuda. Compramos um pacote pela CVC e optamos por não comprar nenhum passeio daquels prontos. Nós somos adeptos do sossego, muito sossego. Queremos passar 7 dias e conhecer no máximo 5 lugares, ou seja, no primeiro dia nada de correria, no último dia também. Os outros 5, queremos conhecer 1 praia por exemplo cada dia, e ficar, se possível, o dia todo na praia, tranquilo, curtir o visual, a natureza tudo…

Os passeios incluem um monte de coisas que não nos interessam, além de ter horários para ir e voltar que muitas vezes não condizem com nossa necessidade ou vontade. Queremos tranquilidade, aliás, foi por isso que escolhemos este destino.

O problema é que que em nenhum lugar estamos encontrando informações de como nos locomover por arraial, para poder ir à trancoso, às praias um pouco mais distantes, como chegar nas praias mais desertas e sossegadas que tem por lá e que sabemos que tem. Já nos disseram que é péssima idéia alugar um carro. Mas será que é mesmo? Será que há vans e onibus que vão e vem de todo e para todo lugar? Acreditamos que sim. Talvez não tenhamos achado/procurado nos lugares certos, mas não achamos nada em lugar nenhum.

Se puder nos ajudar com isso, agradecemos muito.

Obrigado!

    Do centrinho do Arraial saem kombis para a Balsa (pare em frente ao hotel Santa Fé para ir ao bar do Sting na praia do Araçaípe). Para as barracas legais do Mucugê é só descer a ladeira. Continuando à direita você dá na Pitinga. É possível também ir de táxi ou kombi à Pitinga e de lá caminhar ao Taípe e voltar — são praias contíguas, dá uns 45 minutos de caminhada em cada sentido.

    Há vários ônibus por dia a Trancoso, entre 45 min e 1 hora de viagem.

    Não recomendo ir de ônibus ao Espelho, o ônibus deixa os passageiros a 3 km da praia.

    Não recomendo ir de ônibus a Caraíva, o bate-volta é muito puxado (2h30 de viagem em cada perna).

    Alugar um carro é uma boa, sim. Pelo menos nos dias em que você queira ir ao Espelho, a Caraíva ou a Santo André.

Flávia, está ocorrendo um surto epidêmico de Meningite C na área de Trancoso/Arraial da Ajuda e Porto Seguro. Certifique-se que vc e Lord Rasta Jr estejam vacinados para meningite meningoccica C. Registraram 9 mortes lá nas últimas duas semanas, segundo a imprensa local, inclusive a de um turista paulista, fotografo, que estava em Trancoso.

Simpática mas não consegui entender ainda se custa 1400 por dia ou se esse é o preço por 3 dias (a dona se expressa mal em português escrito) – acho que não preciso disso tudo não…

Te falei que vou fazer Boipeba-Barra Grande de barco? Nessa hora é legal ter amigos que curtem esse tipo de coisa junto com vc, fica mais fácil pra negociar…

    Uia, é caro dos dos jeitos. A não ser que seja pro Réveillon. Uma parte do povo que fez a fama de Barra Grande no Réveillon tá indo esse ano pra Santo André.

    Não é reveillon não, é pro período entre Natal e Reveillon… Vou conferir a Victor Hugo!

    Aliás engraçadas essas tendências né? Sto André sempre foi “in” entre os descolados low profile de plantão, mas de repente parece que tudo aponta pra lá…

Ok, acredita que eu não conheço Santo André? Estou fazendo minhas reservas picadas, mas queria dicas de hoteis:

https://www.jacuma.it/index-contact-pr.html

https://www.pousadavictorhugo.com.br/
https://www.vilaaraticum.com.br/servicos.html – essa me pareceu fantástica, mas deve ser cara e não sei se é pra ficar sozinha num lugar desses…

Beijos

    Os dois “centros sociais” de Santo André são o bar da Pousada Victor Hugo e o restaurante Casapraia https://www.casapraia.com.

    Os pibes do Casapraia antes passaram um tempo na Vila Araticum, que não fica exatamente pé-na-areia. Mas dá pra ir a pé na boa tanto pra Casapraia quanto pra Victor Hugo.

    Não conheço essa Jacumã; parece simpática. (Tudo em Santo André é simpático.) Pergunte pra eles se dá pra ir a pé à Victor Hugo…

Riq, não sei se aqui era o lugar mais apropriado para postar, mas lá vai:

Voltei ontem de Arraial-Santo André. As novidades: a barraca do Sting voltou a ser administrada pelo próprio (que a havia arrendado) e vc está mais citado do que o Guia 4 Rodas…risos. Até na papeleta de propaganda do Aipim citam o Freire´s e o Casapraia se apresenta com uma descrição dada por vc.

Aproveitando o este post gostaria de divulgar que Caldas Novas agora conta também com o Fretamento de Campinas para Caldas (direto) sem conexão/escala. Além do fretamento vindo de São Paulo. Aproveite!!!!

Fábio, só para piorar seu pé atrás: a frota da TRIP (já viajei nela várias vezes) é quase toda composta pelos turboélices ATR, fabricados pela… Airbus. Espero que ela troque todos pelos Embraer que vem adquirindo.

Riq, nunca viajei pela Trip, mas o que me afasta de levar a ideia a frente é o pé atrás que tenho com aviões pequenos, sei que não tem lógica nenhuma, mas… rs

Que boa noticía! Agora pode conhecer Rio e passear por Arraial d’Ajuda e Trancoso!!! Viva!!!

Riq, é uma ótima notícia com certeza !!
Bacana também é o preço que encontrei pra Salvadô, R$109,00 cada perna 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito