Hotéis na Alemanha e Alsácia pra Lu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_4056" align="aligncenter" width="434" caption="Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)"]Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)[/caption]

A Lu está planejando uma viagem de carro pelo sul da Alemanha até a Alsácia, saindo de Munique. E pede dicas de hotéis em Munique; Rothenburg-ob-der-Tauber; Füssen, perto do castelo de Neuschwanstein; Lago Constance (Bodensee),  na tríplice fronteira Alemanha-Áustria-Suíça; e Colmar, na Alsácia francesa. Ela também aceita sugestões de cidadezinhas para passar pelo caminho.

É um roteiro muuuuito bonito, que vale a pena guardar no seu no banco de idéias de viagem pela Europa.

Começo pelos meus pitacos. Quando fui a Munique da última vez, em 2006, fiquei no Four Points, um hotel básico-business super ajeitadinho atrás da estação. Por ali há um hotelzinho simpático budget-design, o Elefant.  Com um pouquinho (não muito) de bala na agulha dá para ficar no Anna Hotel, que fica a meio caminho (tipo três quadras, perfeitamente percorríveis com malas de quatro rodinhas) entre a estação e a Marienplatz. No verão uma boa localização é o bairro de Schwabing, onde fica a muvuca não-turística de Munique (e que bordeja o Englischer Garten); por ali eu tentaria o Carlton-Astoria.

Um excelente ponto de partida para descobrir todos os hotéis de um vilarejo no interior dos países da Europa Central é o HRS, um site de reservas alemão descoberto, testado e recomendado pelo GiraJorge.

Para ver caminhos, eu recomendo (se é que você já não fuçou) testar a opção "sightseeing" do Via Michelin, que sempre dá itinerários ainda mais caprichados que os "recommended".

A Déia Tatu, do Direto da Alemanha -- de onde eu peguei a foto que ilustra este post -- tem ótimos posts sobre a Rota Romântica, Rothenburg-ob-der-Tauber, Dinkelsbühl e Würzburg.

Deixe suas dicas também, bitte!

200 comentários

Sergio
SergioPermalinkResponder

Olá. Iremos ficar 9 dia na Alemanha, de 27 de Outubro à 05 de Novembro/12 e estamos pretendendo conhecer a Alsacia, Floresta Negra, Lucerne na Suiça e Rota Romântica. Estaremos saindo de uma cidade que chama Friedrichshafen, conforme este roteiro montado no google maps:
https://maps.google.com/maps/ms?msid=214637621586679742726.0004c4f21fd33e23a0d29&msa=0
Por favor, não sabemos em qual das cidades que poderíamos pousar ou se devemos fazer algum outro roteiro. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! É muita coisa pra uma semana.

Leia:

https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Sergio
SergioPermalinkResponder

Olá. Desculpe, mas acho que não fui claro em minha mensagem. Já viajamos pela Europa em outras oportunidades e o objetivo desta viagem, é fazer todo este trajeto de carro e conhecer as paisagens deslumbrantes destas regiões. Não temos interesse em ficar nas cidades, para conhecer os detalhes de igreja, ou museu, etc. Temos vontade de conhecer uma vinícola na Ausácia, fazer uns tours na região da Floresta Negra, Ir até Lucerne (poderíamos até tirar este destino de nossa viagem) e iniciar a rota romântica de fussen até Frankfurt (de onde pegaremos o trem) para iniciar a segunda parte de nossa viagem (ai com muito mais tempo em cada cidade). Poderia nos dar alguma dica de onde ficar mais ou menos tempo? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Infelizmente não temos como destrinchar roteiros individuais.

Inspire-se nesta viagem da Lu e nesses outros posts:

https://www.viajenaviagem.com/2010/10/um-roteiro-pelo-reno-e-pelo-mosel-testado-pela-evelyn/

https://www.viajenaviagem.com/2010/01/frankfurt-e-heidelberg-pra-marcie/

https://www.viajenaviagem.com/category/lucerna

Você também pode encomendar um roteiro em http://www.alemanhaporquenao.com .

E na boa: realmente achamos muito chão para nove dias.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/vai-por-mim-montar-bases-e-mais-eficiente-do-que-pinga-pinga/

Marcelo (Álbum de Viagens)

Sérgio,

Em outubro passado passei sete dias no Sudoeste da Alemanha, visitando Baden-Baden, norte e sul da Floresta Negra, Freiburg, Breisach e Colmar. Fiquei sediado em Baden-Baden e Freiburg, fazendo bate-volta para as outras localidades. Relatei as impressões da viagem em uma série de posts no blog Álbum de Viagens:
http://albumdeviagens.blogspot.com.br/2012/04/tour-pelo-sudoeste-da-alemanha.html

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá, Riq, Bóias e leitores do VnV!
No período em que estiver na Alsácia, montarei base em Colmar. De lá, pretendo ir para a Borgonha. Alguém sabe se tem trem direto de Colmar para Dijon ou Beaune? Se não, alguma dica de como chegar a uma dessas cidades a partir de Colmar. Aproveitando o contato, onde é melhor montar base na Borgonha? Alguma sugestão de hospedagem (se possível na rota do vinhos tintos, considerando que estarei chegando da rota dos brancos da Alsácia)? Abraços! Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Para ver horários de trem, use sempre http://www.voyages-sncf.com . De Colmar a Dijon dá 1h30 (baldeação em Mulhouse), e de Colmar a Beaune 2h (baldeação em Mulhouse e Dijon).

Por favor leia os comentários anteriores deste post, há muitas indicações sobre a Alsácia dadas pelos leitores. Leia desde a primeira página, facilitamos o link aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2009/06/hoteis-na-alemanha-e-alsacia-pra-lu/comment-page-1/

Leia também o relato da viagem da Lu:
https://www.viajenaviagem.com/2009/10/o-viajao-da-lu-baviera-alsacia-rota-romantica-e-berlim-com-uma-passadinha-antes-no-douro/

Leia sobre a Bourgogne:
https://www.viajenaviagem.com/2010/01/bourgogne-pra-silvia-r/
http://www.arquivodeviagens.com/bourgogne-vinhos-e-territorio/

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Bóiaaa!!! Muito obrigada! Já ajudou muito! Vou ler todos os links indicados! Abraços!

Adriana Monte
Adriana MontePermalinkResponder

No verão de 2012 estive na Alsacia e fiquei impressionada com tanta beleza ! Sai de trem de Paris ate Strasbourg onde fiquei duas noites Hôtel Régent Contades um 4 estrelas bem localizado , todo novo por dentro com uma bela arquitetura antiga por fora ,esse tempo foi suficiente para conhecer a cidade embora eu tenha partido com vontade de ficar mais tempo ...
Novamente fui de trem a Colmar onde fiquei mais duas noites no hotel Hostellerie le Marechal um hotel romântico e com a melhor localização de Colmar que tem vista para a petite venice , nao deixe de comer no restaurante dele apesar de bem caro vale super a pena viver essa experiência .
Em Colmar peguei um guia que te pega no hotel e faz o tour em um carro particular dele , o telefone que tem no prospeto do FUN 4 TRAVEL e o 06-11-25-76-25 ou 06-26-43-31-86 ( meio esquisito esse numero mas e assim mesmo !) Vc tem a opcao de fazer o tour de 8 horas que custa 75 euros visitando 7 cidades ou o de 5 horas que se visita 4 cidades e custa 45 euros ou o de 2:30 horas que custa 25 euros visitando 2 cidades . Eu escolhi o de 5 horas e sai encantada !!! Nunca estive em um lugar tao lindo no mundo apesar de conhecer 22 países . Alsacia e sem sombra de duvida um lugar para ficar muitos dias , nao caia na besteira de passar correndo por la . Aproveite !

Adriana Monte
Adriana MontePermalinkResponder

Esqueci de mencionar os nomes das cidades lindas , caso alguém queira pesquisar antes para escolher o tours ... Eguisheim , Turckheim , Kaysersberg , Riquewihr , foi as que conheci e em outros tours tinha essas mais Bergheim , Ribeauville , Haut , Koenigsbourg .Espero poder ajudar pois sempre me valho deste site nas pesquisas das minhas viagens .

marcia
marciaPermalinkResponder

Pessoal, estou indo de carro de Frankfurt a Heidelberg, porque vou dar uma passadinha em Manheim para conhecer o local onde ficava a casa da minha avó. Vi que o Ibis fica proximo à estação central de Heidelberg, com estacionamento grátis. Não é exatamente no centro histórico, mas sendo do lado da estação de trem, alguém que já foi pode me dizer se compensa? Digo, é fácil o acesso ao centro velho? Chegarei no fim da tarde e precisarei jantar... De lá, após visitar Heidelberg no dia seguinte, seguimos para Rothenburg-ob-der-Tauber. Também queria deixar uma dica - acabei de reservar o Ibis Mitte em Berlim por 55 euros no próprio site do hotel - fica próximo a Pça Rosa Luxemburgo, recomendada pelo Riq em outro post. Promoção de verão para quem reserva com 20 dias de antecedência!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Não temos conteúdo próprio sobre Heidelberg, mas o Ricardo Freire recomenda sim hospedar-se perto de estações de trem na Alemanha.

Andrea Terra
Andrea TerraPermalinkResponder

Olá Boia, o que aconteceu com o blog da Angela/Marcelo "Alemanha! Por que não?". Quando tento acessar, dá um erro. Mudou de nome ou deixou de existir?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Agora se chama Por que não travels.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar