Hotéis na Alemanha e Alsácia pra Lu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_4056" align="aligncenter" width="434" caption="Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)"]Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)[/caption]

A Lu está planejando uma viagem de carro pelo sul da Alemanha até a Alsácia, saindo de Munique. E pede dicas de hotéis em Munique; Rothenburg-ob-der-Tauber; Füssen, perto do castelo de Neuschwanstein; Lago Constance (Bodensee),  na tríplice fronteira Alemanha-Áustria-Suíça; e Colmar, na Alsácia francesa. Ela também aceita sugestões de cidadezinhas para passar pelo caminho.

É um roteiro muuuuito bonito, que vale a pena guardar no seu no banco de idéias de viagem pela Europa.

Começo pelos meus pitacos. Quando fui a Munique da última vez, em 2006, fiquei no Four Points, um hotel básico-business super ajeitadinho atrás da estação. Por ali há um hotelzinho simpático budget-design, o Elefant.  Com um pouquinho (não muito) de bala na agulha dá para ficar no Anna Hotel, que fica a meio caminho (tipo três quadras, perfeitamente percorríveis com malas de quatro rodinhas) entre a estação e a Marienplatz. No verão uma boa localização é o bairro de Schwabing, onde fica a muvuca não-turística de Munique (e que bordeja o Englischer Garten); por ali eu tentaria o Carlton-Astoria.

Um excelente ponto de partida para descobrir todos os hotéis de um vilarejo no interior dos países da Europa Central é o HRS, um site de reservas alemão descoberto, testado e recomendado pelo GiraJorge.

Para ver caminhos, eu recomendo (se é que você já não fuçou) testar a opção "sightseeing" do Via Michelin, que sempre dá itinerários ainda mais caprichados que os "recommended".

A Déia Tatu, do Direto da Alemanha -- de onde eu peguei a foto que ilustra este post -- tem ótimos posts sobre a Rota Romântica, Rothenburg-ob-der-Tauber, Dinkelsbühl e Würzburg.

Deixe suas dicas também, bitte!

200 comentários

Maestro Billy
Maestro BillyPermalinkResponder

Lu,
Fiz mais ou menos esse caminho/passeio em minha Lua de Mel, no ano de 2001.
Rothenburg é bacana, e os hoteis dentro das muralhas são bem legais. Só tome cuidado pois a cidade "fecha" as 22 horas e fica tudo no escuro. Interessante. Mas alguns lugares ficam abertos lá dentro.
No caso de Füssen, fizemos algo um pouco diferente. Ficamos em Graswang (perto de Oberamergau http://www.graswang.de , que é mais perto de Linderhof. Nessa estrada que sai de Graswang para o Linderhof, se vc seguir adiante, passará pela Austria e voltará para a Alemanha, pertinho de Neuschwanstein. Esse passeio é MUITO válido pois vc passará pelo PlanSee, uma das vistas mais incríveis que tivemos nessa viagem. Mas acorde cedo para esse passeio (sem parar no Linderhof, faça isso na volta).
Boa viagem !
Billy.

Maestro Billy
Maestro BillyPermalinkResponder

Quase esqueci.
Se puder dar uma passada de pelo menos 1 dia/ 1 noite em Heidelberg, vale também muito a pena. O castelo é um dos mais bonitos da região, tanto de dia quando à noite. É uma cidade universitária desde 1500. Beeeem interessante.

Patricia - Turomaquia

Também adorei Heidelberg. Fiz a visita ao castelo e comi no restaurante que está lá dentro, fazia muito frio e o creme de batatas estava delicioso!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Lu,
Eu não tenho nenhuma dica de hotel para te dar, mas se você gosta de pão de mel e biscoitos amanteigados eu sugiro que procure pelos da marca Schmidt (Lebkuchen-Schmidt). A fábrica é em Nuremberg e há lojas em Frankfurt, não sei no resto do país. Eles até entregam no Brasil, mas o frete é caro. O site é http://ww2.lebkuchen-schmidt.com/eng_index.php
Boa viagem!
Abç,

Heraldo
HeraldoPermalinkResponder

Ricardo,sou seu fã ha muito,e qual nao foi meu desespero qdo nao vi o blog la no viajeaqui(pode falar!?).Parabens pelo blog nova geraçao!se puder,da uma olhada no meu blog http://algazarradaviagem.zip.net ,que comecei mas nao terminei,onde descrevo minha viagem ao Uruguai,onde qse todas as dicas peguei com vc!
Grande abraço(sou seu fã incondicional!).

Deiatatu
DeiatatuPermalinkResponder

Obrigada Riq por mencionar o meu blog smile é sempre uma honra poder ajudar smile)
Além das cidades da Rota Romântica do meu blog eu recebi umas dicas quentíssimas de quem conhece bem a regiao falando muuuito bem das cidadezinhas de Nördlingen, Landsberg am Lech e Augsburg. Assim q conferir, com certeza as posto no meu blog.

Lu
LuPermalinkResponder

Gente, estou até emocionada c/este post prá mim!!!! Desde já, agradeço toda tripulação pelas dicas! Ñ sabia que o via Michelin tinha a opção sightseeing. Vou já começar a fuçar e visitar a Deiatatu, que tb ñ conhecia.

Maestro Billy, Heildelberg está nos meus planos sim, mas ñ como cidade base, estaria no deslocamento entre a floresta negra e Rothenburg odt. VC acha Heidelberg melhor p/pernoitar que Rothenburg odt? Vou ver a sua alternativa p/Fussen qq dúvida, te falo.

Caso alguém saiba de algum trajeto legal p/fazer de bike tb pode sugerir.

Ricardo Freire

O Via Michelin também tem roteiros de bike!
É no mesmo menu onde tem "sightseeing". Fica na coluna da direita da página de entrada, na base da página.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Lu, não esqueça Würzburg e Bamberg, que são lindas e tombadas pela UNESCO.
Quanto a bases, Rothemburg é uma excelente pedida, especialmente ficando dentro da muralha, porque à noite os turistas vão embora e você tem a cidade toda pra você.
Eu já fiz a rota romântica duas vezes, uma dormindo perto de Bamberg, Rothemburg, depois Füssen e Garmish-Partenkichen; outra (a jato) ficando em Würzburg, Rothemburg (sou fã de carteirinha), e Heidelberg. São lindas, todas.
Quanto a hotéis, fiquei em Rothemburg (duas vezes) no Klosterstübe http://www.klosterstueble.de/ISY/ que é super bem situado - e não deixe de provar a cerveja que eles vendem no restaurante. Em Würzburg, ficamos no Dorint Novotel http://www.accorhotels.com/gb/hotel-5362-novotel-wurzburg/index.shtml , por 87 euros (via Otel.com), super moderno e com café ótimo. Em Füssen, ficamos no Hotel Müller http://www.hotel-mueller.de/our_hotel.html , que tem quartos com vista para o castelo. Não recomendo o hotel que fiquei em Heidelberg, não. E em Munich, ficamos no Hotel Uhland http://www.hotel-uhland.de/enwelcome.html , a 80,50 euros o quarto standard, com banheiro, e café. Não são hotéis muito metidos a besta, mas são bem situados.
Boa viagem!

Paula B.
Paula B.PermalinkResponder

Em Munique, uma sugestão de hotel é http://www.hotel-am-viktualienmarkt.de/hotel/index.php , bem localizado, perto da Marienplatz e do mercado. Estive lá em 2006 e o preço era honesto. É familiar, café da manhã bacana, muito limpo. O porém: não tem elevador. Em Colmar, você pode tentar o hotel da rede Logis de France http://www.logis-de-france.fr/uk/index.htm , Beausejours http://www.beausejour.fr/fr/notre-hotel.html; não é no centrinho da cidade, mas de carro é perfeito; tem um jantar, uma espécie de menu-degustação, interessante. De Colmar é possível fazer um passeio de carro por pequenas cidades no entorno, a "rota do vinho" da Alsácia. É lindo! Algumas delas: Rikewhir, Hunawhir, Ribeauvillè.

Cláudia Holder

Eita! Rikewhir é muito legal!

Lu
LuPermalinkResponder

Riq, só p/sua info: a diferença da diária do Elefant p/o Anna é o triplo - de 65 p/180 euros. Acho que fico c/o Elefant, que me pareceu bem simpático.

Ricardo Freire

Sem surpresa, Lu. O Elephant está no limite entre albergue e hotel de verdade; é uma alternativa rejuvenescida e bem-humorada a hotéis basicões (e nem todo mundo gosta, como você pode ver no TripAdvisor, onde as opiniões são bem divididas -- normalmente ama-se ou odeia-se).

O Anna é todo estilosinho. Eu achava que estivesse um pouco mais em conta, mas quando disse que era só um pouco mais caro estava me referindo aos outros hotéis, não ao Elephant, que é superbudget.

Ricardo Freire

Haha, fui buscar outras referências do Elephant fora do TripAdvisor e achei uma resenha do Eurocheapo. Pra eles é o melhor hotel budget do centro de Munique smile
http://www.eurocheapo.com/munich/hotel/creatif-hotel-elephant.html
#mesmos gostos smile

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Acho que pra pedalar a Rota dos Vinhos da Alsácia seria uma boa. O site do comité de turismo tem algumas sugestões de roteiro http://www.tourisme-alsace.com/fr/cyclotourisme-et-vtt .

Próximo a Colmar sugiro ficar no Chateau d'Isenbourg, em Rouffach. A cidadezinha é charmosa e o hotel vale o que cobra. http://www.chateaudisenbourg.com/

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá...
Sempre dou uma passada aqui para ler as dicas... Adoro este site!!
Infelizmente, dicas de hoteis eu nao tenho como dar, pois eu morei em Stuttgart e essas viagens geralmente eu fazia bate-e-volta...
Todas as cidades que citaram sao ótimas e valem muito à pena!
Algumas dicas "diferentes" para quem vai para essa regiao pode ser:
- comer a torta floresta negra original (lá na floresta negra)--> crianca nao pode comer, pois tem alcool!
- se for na época do Natal, visitar o mercado medieval de "Esslingen am Neckar" (é meio pequeno, mas muito interessante ver todo mundo vestido com aquelas roupas medievais)
- Freiburg é uma cidade bonitinha
- Titisee é uma cidade minúscula, mas interessante para quem quiser comprar o relógio "cuco" (outras cidades da regiao também vendem)
Bom... tem muito mais dicas, mas agora eu nao estou me lembrando... Vale à pena dar uma olhada no calendário de eventos das principais cidades que serao visitadas, pois eventos interessantes nao faltam... Só varia conforme a época do ano... Exemplo: festa da cerveja (Volksfest), festa do vinho, feiras gastronomicas, desfile de carnaval, museus, lojas, etc...

Lu
LuPermalinkResponder

Puxa, super-obrigada a todos. Estou adorando as dicas!!! Aliás, estou na Internet até agora descobrindo coisas. E isso é exatamente "viajar na viagem"!!
Rafael R., o site de bike na Alsacia é ótimo! E os 2 htls da Alsacia tb são super-charmosos.
Riq, adorei a resenha do Eurocheapo. Estou esperando resposta do htl da Paula B. p/ver a tarifa. Parece ser mais bem localizado.
Bem, amanhã continuo ...

Ricardo Freire

A distância da estação e de Marienplatz é mais ou menos a mesma; mas o Uhland parece estar num trecho mais bonitinho.

Mirelle
MirellePermalinkResponder

Lu, minha melhor dica de hospedagem na região é no Hotel Le Howald que é 3 estrelas mas parece um 4 estrelas com preço de 2: 45 euros a diária. Vale a pena o desvio no caminho para se hospedar lá!

https://reservations.synxis.com/LBE/rez.aspx?Hotel=19462&Chain=7620&Dest=&step=2&locale=fr&arrive=15%2F06%2F2009&depart=15%2F06%2F2009&nights=1&adult=1

http://www.monalisahotels.com/hohwald/fr/www-hotel-lehohwald-com-presentation.html

Mirelle
MirellePermalinkResponder

De Strasbourg a Colmar sugiro: Molsheim, Obernai, Dambach-la-Ville, Ribeauvillé e Riquewhir, e um pouquinho depois, Eguisheim.

SandraM
SandraMPermalinkResponder

Riq, esse ano vc não foi à Parada? Não sei se fui mais tarde, ou os trios elétricos saíram mais cedo.
Qdo fui já não tinha música, tava tão diferente! Aquela Paulista lotada de gente, porém, estava lá. A maioria se divertindo muito. Os que optaram por beber até cair perseguiram seu objetivo com muita competência. Mas eu vi bem poucos e hilários.
Lendo as notícias no jornal, não fiquei nem um pouco surpresa ao ver o balanço da PM. Quatro furtos.
Tudo muito tranquilo, mas pouco colorido. Ouvi um rapaz dizendo, "Credo, quanto hetero, o q estou fazendo aqui?"
rsrs
bjs a todos,

Ricardo Freire

Chérie, fui não. Muito atrasado com os lerês!

MONICA
MONICAPermalinkResponder

Oi Ricardo! Tenho uma pergunta que talvez vá ajudar a Lú. Também vou fazer a rota romântica em agosto, temos passagem ida e volta Frankfurt. Veja o roteiro: Frankfurt, Wurzburg, Rothenburg ob der Tauber, Munique, Fussen, Bodensee, Zurich, Colmar, Strasbourg, Heidelberg, Frankfurt. Pergunta: sete dias são suficientes para esta viagem? Pergunta 2: Se conseguirmos ficar 10 dias, iremos a Paris a partir de Strasbourg (4 horas de trem). Nesse caso, é melhor fazer Strasbourg-Paris-Strasbourg-Heidelberg-Frankfurt ou ir a Heidelberg a partir de Frankfurt no início da viagem e voltar ao Brasil de Paris (trocar a passagem)? Super obrigada, parabésn pelo Blog e Boa Viagem à Lú!!!

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Monica, o trem de Strasbourg para Paris leva somente 2 horas de TGV. Dá uma olhada no site da ferrovia francesa ( http://www.voyages-sncf.com/ ) para ver os horários e comprar a passagem.

Não conheço uma parte das cidades do seu roteiro, mas na minha opinião 7 dias é muito pouco tempo.

Ricardo Freire

Sete dias é muito corrido para tudo isso, Mônica. Com sete dias, saindo de Frankfurt, eu faria a Rota Romântica e depois me basearia em Munique para fazer a cidade e alguns bate-voltas. Com dez dias esticaria ao Bodensee.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Lu, eu fiz parte dessa viagem em 2006 e realmente é imperdível. O que mais gostei foi (no sentido sul-norte): Castelo de Neuschwanstein, Nordlingen, Dinkelsbuhl, Rothenburg e Wuzburg. Não tive a oportunidade de conhecer Heidelberg e Bamberg, mas todos elogiam muito.

Uma cidade legal para conhecer a partir de Frankfurt é Colônia, que fica somente a 1 hora de trem e dá para fazer um bate-volta ou até como passagem para a Alsácia. Na estação tem locker para deixar as malas.

Dicas de hospedagem:
- em Munique fiquei no Hotel Schweiz ( http://www.hotel-schweiz.de ), bem perto da estação de trem. O hotel é barato (paguei 75 euros na época) e simples, mas é confortável, tem um ótimo café da manhã e dá para ir a pé da estação de trem.
- em Rothenburg fiquei no Hotel Spitzweg ( http://www.hotel-spitzweg.de ) dentro dos muros. Esse hotél é muito charmoso e você se sente na era medieval. A localização e café da manhã são ótimos, e o dono, um simpático senhor alemão, gerencia pessoalmente o hotel.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Esqueci de uma coisinha...estou indo para Strasbourg no mês que vem em um bate-volta de Paris e gostaria de aproveitar o post para pedir dicas de restaurantes, que com certeza também serão úteis para a Lu. smile
Obrigado.

Geo
GeoPermalinkResponder

Alessandro, e vc gosta de carne vá ao Le Relais de l'Entrecôte, que é delicioso. Só serve filet com fritas e vc só escolhe o ponto da carne. Tem um na Rue Marbeuf perto da Champs Elysées e um em Saint Germain ms não sei o nome da rua. Quase colado na igreja. O da Marbeuf é mais charmoso, mais "in" talvez. Vale muito a pena. Boa sorte!!!

Ricardo Freire

Nunca estive em Estrasburgo, Alessandro.

Eu pesquisaria no Le Fooding: www.lefooding.com (em "tous les départements" selecione 67-Bas-Rhin; os resultados vão ser todos de Estrasburgo).

O antigo Frugal Traveler do NY Times passou por lá em 2004 e tem dicas econômicas http://www.nytimes.com/2004/05/30/travel/frugal-traveler-counting-euros-not-calories-on-a-sojourn-in-strasbourg.html

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Riq e Geo, obrigadão pelas dicas.

Riq, eu não conhecia esse site do Le Fooding e vai me ajudar bastante. Só uma correção para quem quiser consultá-lo também, a opção correta é "67-Bas-Rhin".

Ricardo Freire

O Fooding é um guia independente e fora do convencional, o que é bem interessante num país em que a crítica gastronômica tente a ser bem conservadora. É a junção das palavras "food" e "feeling" -- e o simples fato do nome ser em pseudoinglês já dá conta da irreverência dos caras. Eles começaram publicando o guia na revista Nova, depois foram pro Libération e pro Nouvel Observateur. E pelo jeito põem tudo na internet. Tem que sacar um pouquinho de francês pra tirar proveito das categorias, mas só a lista já ajuda bastante.

Obrigado pela correção do número, já editei no comentário.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Não conheço nada da Alemanha a não ser Munique a muito tempo atrás. Esse roteiro é uma excelente sugestão #traveltips

Guta
GutaPermalinkResponder

Lu e Rique,
vi o post no twitter e sim, tenho uma dica... fiquei hospedada em um hotel em Rotehnburg que super recomendo, fica dentro dos muros e é um hotel de um casal pra lá de simpáticos, a construção é de 1500 e o preço camarada, confira...

Hotel Am weissen Turm Telefone: +49 (0) 9861 976 565
Georgengasse 2 Fax: +499861976568
Rothenburg o.d.T (Bayern)

Dica reservei pelo booking.com

Lilian Júlio
Lilian JúlioPermalinkResponder

Olá, Ricardo. Tudo bem?
Trabalho numa agência de hotéis online, e gostaríamos de lhe propôr uma parceria. Percebemos que seu site se encaixa perfeitamente no nosso perfil – é possível que eu envie uma proposta para análise? Para qual email?
Muito obrigada, e uma excelente semana.
Lilian

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Que bacana esse post...uma boa dúvida, muitas sugestões boas. Adoraria fazer esse teu roteiro, Lu, com certeza vai ser uma linda viagem wink

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Ops, me esqueci: se um dia fizer um roteiro pela Alsácia, são grandes as chances de escolher uma penichette como meio de transporte, mas aí já é uma viagem totalmente diferente da tua proposta. Mas é algo interessante a se pensar.

vivi
viviPermalinkResponder

Riq estou aqui novamente smile

Estou pesquisando hostel em Madrid e Barcelona. Estou no mesmo dilema de Roma e Paris, muitas informações, mas queria uma indicação de alguém confiável.
Vc tem alguma dica?

Bkjokas

Ricardo Freire

Para dormitório, tente o Cèntric em Barcelona http://www.equity-point.com/en/hostels-barcelona/centricpoint/general-information.html
e o Metropol em Madri http://www.equity-point.com/en/hostels-madrid/metropolhostel/general-information-madrid-hostel.html .

Se estiver viajando acompanhada, veja se consegue uma tarifa boa nos quartos privados do Chic & Basic Tallers em Barcelona http://www.chicandbasic.com/esp/detalle_tallers_barcelona/ e do Chic & Basic Colors em Madri http://www.chicandbasic.com/esp/detalle_colors_madrid/

LUCIANA
LUCIANAPermalinkResponder

Lu
Eu fiz a viagem para a Alemanha em 2005. Em 2007 fui para a Alsacia em outro roteiro, incluindo a Suiça.
O meu roteiro da Alemanha foi: Rüdesheim, Heidelberg, Baden-Baden, Freiburg, Konstanz, Füssen, Munique,Salzburg, Rothenburg, Würzburg. Não lembro se foi exatamente nessa ordem.
Eu recomendo Rüdesheim, porque é uma vilinha perto do aeroporto de Frankfurt e uma ótima base para fazer um passeio pelo Vale do Reno.
Heidelberg vale a pena porque é o meio do caminho para a Floresta Negra e boa para passar a noite. Como foi dito acima, o castelo é muito legal.
Baden-Baden e Freiburg são bases para a Floresta Negra.
Füssen, Rothenburg e Würsburg são bases para a rota romântica. Würsburg, no meu caso valeu a pena, porque estava pertinho de Frankfurt, por onde eu voltei ao Brasil.
Em Konstanz eu fiquei em um hotel recomendado pelo Riq, há muito tempo, na revista Viagem, no pergunte ao Riq. Era um hotel de charme, mas não lembro o nome.
Vou procurar nos meus arquivos os nomes dos hotéis e passo depois.
Já em Colmar, eu lembro do nome e recomendo muitíssimo o meu hotel: www.hotel-le-colombier.fr
Espero ter ajudado, vou pesquisar os hotéis e escrevo depois.
Luciana

Lu
LuPermalinkResponder

Valeu, Luciana,
Eu estava mesmo pensando em pedir sugestões de cidades p/fazer de base p/bate-voltas no lago Konstanz, floresta negra e no Reno (que ñ sei se vai dar tempo de ir).

Riq, se vc achar o nome desse htl que a Luciana mencionou, "posta" prá gente.

E se lembrar do caminho que fez p/chegar àqueles 20 roteiros rodoviários mais bonitos, entre os quais tinha um na Alsacia, me fala que eu tento chegar lá.

Agradeço mais uma vez a todo os trips. As dicas estão sendo maravilhosas, super-úteis, e estou curtindo mto essa "viagem na viagem".

Ricardo Freire

Lu, não me lembro mais não. E não tenho como achar, os arquivos não estão neste computador, sorry eekops:

Lu
LuPermalinkResponder

Sem problemas!
Me salva aqui duma dúvida danada: VC acha arriscado voar Berlim/Munich,pela Lufthansa, no mesmo dia que Munich/Lisboa, pela TAP??? Caso afiramtivo, quanto tempo devo deixar entre a chegada deum vôo e a saida do outro? Tanto a TAP qto a Lufthansa dizem que ñ há problema, e que posso pegar o vôo que dá 2 hs de diferença, que é tempo suficiente, que este trecho é quase uma ponte aérea. Mas, estou achando mais prudente pegar o anterior que dá 3:30 de diferença. Pela sua experiência, o que me diz??? Help???

Ricardo Freire

Ambos estão certos. 2 horas é um bom intervalo na Alemanha, e é mais prudente escolher o de 3 horas e meia smile

Mas se os dois trechos estiverem vinculados na mesma passagem, caso você perca a conexão são as cias. que têm que arranjar uma solução. (E uma das soluções possíveis é te botarem num vôo direto de Munique pro Brasil, se é que ainda existe essa rota, nem sei mais.)

Lu
LuPermalinkResponder

Pois é, é exatamente esse o problema: os 2 trechos ñ estão na mesma passagem! Bem,mas entendi o seu pto de vista. Thanks pelo help!!

Ricardo Freire

Ops! Se não tão na mesma passagem, pega a conexão "folgada", porque você provavelmente vai ter que tirar a bagagem da esteira e fazer check-in em Munique.

Karinna
KarinnaPermalinkResponder

Lu, eu achei que Rothenburgo era tao interessante quanto Heildelberg, mas terminei ficando num IBIS em Heildelberg. O hotel nao tem nada de mais, mas fica em frente ao predio superinteressante da Heidelberger Print and Media Center, que alem de ser um show de arquitetura e design moderno, tinha um restaurante top de linha no topo e servia um cafe da manha no terreo bem descolado. Veja umas fotos em:
http://www.location.print-media-academy.com/www/html/en/content/articles/architecture/overview
(nao achei as minhas fotos!)
Na volta desta viagem (fizemos a rota romantica uns 4 anos atras), passamos em um ponto normalmente fora de qualquer viagem tradicional, mas que no final se tornou a melhor surpresa de todo o roteiro. Eh um hotel hiper charmoso da Relais & Chateaux, com restaurante estrelado pela Michelin, que fica proximo (1h de carro) de Rothernburg. Veja em:
http://www02.schlosshotel-friedrichsruhe.de/sf/go/de/index.html
Deve ser mais caro que os demais hoteis que estao te indicando, mas foi o gran finale da minha viagem e valeu MUITO a pena!
Boa sorte!
Karinna

Cláudia Holder

Esse hotel que Riq recomendou em Colônia é o Hotel Cristall (www.hotelcristall.de). Eu segui a dica e fiquei nele, e passo adiante a recomendação. Hotel muito legal. Ainda que eu nem tenha gostado muito de Colônia.

Karine M.
Karine M.PermalinkResponder

Oi Riq! Nada a ver com esse post, acabei de chegar dos EUA e vim aqui me atualizar. Estava lendo os post da Azul e reparei que vc frizou que as twitagens do voo foram feitas após o desembarque.

Pois bem, achei o máximo, num voo que pegamos de NY para Miami da Ameriacn Airlines, já se pode utilizar internet durante o voo inteirinho!!! Provavelmente vc já sabe dessa novidade, mas eu não sabia e fiquei muito surpresa com essa modernidade toda!
Abraços,
Karine

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Riq, (totalmente off topic, do post e do blog)

Toda vez que eu vejo "Caminho das Índias", principalmente as personagens da Isis Valverde e da Tânia Kalil, me lembro de umas mensagens que rolaram lá no Viajeaqui, de uma figura que apareceu dizendo que ia casar com um indiano, mas não sabia de nada sobre o país.

Fui até pesquisar, pq já estava achando que isso era coisa da minha cabeça, mas vi que até a Sylvia deu conselhos pra tal noiva! Depois que a novela começou, eu SEMPRE achei que as mensagens eram pesquisa pra novela. Seria "Laurinha" a Glória Perez???

As mensagens estão aqui: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/71215_comentarios.shtml?1311328

#ano da índia no Brasil

LUCIANA
LUCIANAPermalinkResponder

Lu
Encontrei nos meus arquivos alguns hotéis, inclusive o de Konstanz. Eu gostei de todos eles, mas já faz algum tempo que estive lá:
RÜDESHEIM - Hotel Rudesheimer Schloss Hotel
HEIDELBERG - Marriott Hotel
BADEN BADEN - Hotel Steigenberger Europäischer Hof
FREIBURG IM BREISGAU - Hotel Zum Rotten Bären
KONSTANZ - Seehotel Siber
FÜSSEN/HOHENSCHWANGAU - Hotel Müller
ROTHENBURG HB DER TAUBER - Romantik Hotel Markusturm
WÜRZBURG - Maritim Hotel
Espero ter ajudado.
Luciana

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Riq, procurei pelo finado perguntódromo aqui, mas não achei. Pretendo passar 4 dias no começo de julho em Campos do Jordão, e preciso desesperadamente de um help seu e da tripulação! Gostaria de dicas de boas pousadas (de preferência, ace$$íveis), bem localizadas. Desde já, agradeço!

PS: te acompanho desde os tempos do UOL. Sou fã!

Cláudia Holder

Lu, eu fui ao castelo de Neuschwanstein, mas não fiquei em Füssen. Füssen é perto, mas não é a cidade do castelo. Melhor ficar mesmo em Hohenschwangau, onde realmente fica o castelo (a uns 5 km de Füssen). Dê uma olhada no Hotel Alpenstuben http://www.alpenstuben.de e peça um quarto com vista pro castelo. Acho que é bem mais legal do que ficar em Füssen. Você pode passar a noite na varandinha olhando pro castelo. Do Alpenstuben dá pra ir andando pra outro castelo, o de Hohenschwangau. Ah! E lá perto tem um lago muito legal (esqueci o nome) com uma pequena floresta. Tem ainda o teleférico do monte Tegelberg.

Cláudia Holder

Lu, eu passei apenas um dia em Constance. É um lugar aonde preciso ir de novo. Não tenho hotel para recomendar, mas recomendo muito uma ida a Mainau, que é uma ilha de flores no Bodensee, bem pertinho de Constance http://www.mainau.de/htdocs/en/0101.htm . É linda!

Cláudia Holder

Lu, mais uma dica é o castelo Haut-Koenigsbourg http://www.haut-koenigsbourg.fr/en . O castelo é bem legal, e fica em cima de uma montanha. A vista é linda.

Ernesto, o pato

Caroline

Barato em Campos nesta época, não tem.... Mas uma sugestão é ficar em Santo Antonio do Pinhal, ha uns 25 kilometros, que é bem agradável, e cheia de pousadas mais em conta.

MicasaSucasa
MicasaSucasaPermalinkResponder

Uma boa opção para viajar no Brasil, é alugando um imóvel de temporada!

Pra isso, existe o site http://www.micasasucasa.com.br, com casas, apartamentos, flats, vale a pena conferir!

Márcio Cabral de Moura

Estou num corre-corre danado, mas tentarei fazer um comentário de mais consistência sobre essa região, que eu já visitei duas vezes, antes de viajar na próxima sexta.

Lu
LuPermalinkResponder

Márcio, estou esperando ansiosamente os seus comentários!! mesmo que rapidinho, o seu depoimento c/certeza será de gde valia!

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

fiz uma viagem linda com meu marido: a Rota dos Vinhos da Alsácia.
Não deixe de conhecer as cidadezinhas entre os vinhedos:
Uffholtz,Wattwiller, Soultz, Colmar, Riquewir,Ribovillé...entre tantas outras. De lá, seguimos até Strabourg.
È muito lindo.
Boa viagem.

Márcio Cabral de Moura

Oi, Lu!

Na Alsácia a gente ficou hospedado em Mulhouse, no Hotel Kiryad (é de rede, tipo Íbis. Fica bem no centro da cidade, na Place de La Reunion. Apesar de ficar numa zona de pedestres, há um estacionamento subterrâneo, conveniado com o hotel, que sai bem em conta. Acho que 10 euros por semana. Mulhouse fica perto do aeroporto de Basel/Mulhouse, quase na tríplice fronteira: França/Suíça/Alemanha.

Nas outras cidades, ou eu não fiquei hospedado, ou minha esposa (Cláudia Holder já comentou).

Quanto a locais para ver, fora o Castelo Haut-Koenesgberg, que Cláudia já falou, tem o Monte Sainte-Odile, com um convento muito bonito, num alto de uma montanha.

Em Freiburg, não deixe de reparar as gárgulas da igreja. Tem algumas hilárias - de fronte para uma casa vermelha, tem uma que a saída da água é pela bunda da gárgula.

Na Alsácia, vale dar uma passada por Kaysersberg e Riquewihr. Se você subir até Strasburg, lá tem uma padaria que vende o melhor croissant do mundo, infelizmente eu não me lembro o nome dela, mas fica no centro, numa esquina, perto de uma ponte. smile

Na Alemanha, perto da tríplice fronteira, tem uma cidadezinha legal chamada Badenweiler - além das ruínas de um castelo, lá tem um spa bem grande. Um pouco mais para dentro da floresta negra, tem a cidade de Titisee-Neustadt, que também é bem legal.

Ah, lembre-se que tudo é mais caro na Suíça, exceto duas coisas: gasolina e eletrônicos. smile Ou seja, se você quiser aproveitar para fazer compras, na estação de trem suíça (em Basel tem duas estações principais - hauptbahnhof - uma Suíça, a SBB e outra alemã, a Badische) de Basel (ou Basiléia, como queira) tem uma Media Market muito boa.

Sobre Fussen, acho que Cláudia já disse tudo, acho melhor ficar em Hohenschwangau. Lá tem uns 4 ou 5 hotéis, todos parecendo muito simpáticos. O Alpenstube tem vista para o castelo de Neuschwanstein, outros têm vista para o castelo de Hohenschwangau e um deles (não me lembro o nome) ainda fica a beira do Alpsee - um lago bem legal, que dá para tomar banho.

Na fronteira da Alemanha com a Áustria tem Lindau, que é bem legal, mas não chega a ser imperdível.

Enfim, é uma região muito bonita.

Ricardo Freire

Vocês estão falando bastante em Riquewihr!

Toda vez que leio esse nome, me dou conta de que é uma cidade que está esperando o Riq vir!

eekops:

eekops:

eekops:

http://i-love-riquewihr.com/pt_9.html

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Nossa, Riq, acho que essa cidadinha é pra Dani vir, também! As fotos no site são liiiiiindas! *suspiro*

Lu
LuPermalinkResponder

Nossa, que site lindo, ou melhor, que cidade linda!!! Riq, se vc quiser "whir" c/a gente, fique à vontade.
Aliás, que bom que o Márcio veio, mesmo sem tempo, deu um jeitinho. É porisso que eu adoro essa tripulação!!! Isso ñ tem preço!!!
Mais uma vez, obrigadéééésimo a todos! Bjs,
Lu

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Com certeza, Riq!

Márcio Cabral de Moura

Algumas fotos que eu tirei na Alsácia, incluindo Riquewihr:
http://www.flickr.com/photos/mcdemoura/sets/72157606764517832/

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Crianças, preciso de um help: a minha mãe, depois de um longo e tenobroso inverno, resolveu que vai viajar à Europa. Eles vão fazer uma excursão pelo Leste Europeu e Rússia em agosto que já está escolhida (não perguntem =) O aéreo volta de Munique, e ela está querendo ficar lá uns dias, e conhecer os arredores (eles não conhecem nada de Alemanha - pra mim, ir a Colônia não conta).
Os problemas: o meu pai NÃO QUER de jeito nenhum alugar carro (a minha mãe não dirige), então eles estão à mercê de fazer alguns bate-e-volta a partir de Munique, de transporte público ou "excursõezinhas". Eles não falam nada de alemão, e meu pai arranha um ingrêis envergonhado (entenderam o porquê da excursão?)
Perguntas: quantos dias devem separar no stop-over em Munique? (eu sou suspeita, sempre acho que um mês na Alemanha é pouco, e amei Munique). Alguém já viu algum programa de Rota Romântica, ou de ida a Neuschwanstein adotável? Alguma sugestão de programa? Eu queria já olhar isso daqui, e fazer reservas, porque o povo é enrolado...
Ajuda, biiiiiiiiiiiiiitte!

Ricardo Freire

Dani, eu apóio totalmente o Papi na questão de não alugar carro. Pra quem não faz questão, carro é mais incômodo do que conforto, garanto-vos, incréus!

O site de Munique tem link para vários operadores de excursões às redondezas:
http://www.muenchen.de/Tourismus/Sightseeing/Tours/daytrips/81838/index.html

Acho que pra Rota Romântica é recomendável ir de excursão, porque os trens, além de lentos, têm baldeações longas. Até Rothenburg a rota mais rápida leva 2h30. http://www.bahn.de/international.

A pechincha a partir de Munique é usar o Bayern Ticket, um passe regional que dá direito a DUAS PESSOAS viajarem O DIA INTEIRO POR TODA A BAVIERA (incluindo S-Bahn na cidade) a partir das 9h da manhã por somente 28 euros. (O passe individual custa 20 euros.)

http://www.bayern-takt.de/public_main_modul.php?unit=&document_id=334

A pegadinha é que só dá pra pegar os trens regionais -- RE, RB e ônibus; os rápidos InterCity (IC) e InterCity Express (ICE) estão fora.

Pra Rothenburg, os RE/RB levam 3h30, então está fora de cogitação.

Mas pra Füssen (castelo de Neuschwanstein) são 2h23. Pra Garmisch Partenkirschen, 1h15. E pra Salzburg, que não está na Baviera mas está incluída na brincadeira, dá um pouco menos de duas horas.

Basta simular as viagens no site da Bahn e ver os horários que não contenham as letrinhas IC e ICE.
http://www.bahn.de/international

Acho que os seus pais podiam fazer o passeio mais fácil (Garmisch, por exemplo). Se perderem o medo (acho que vão perder, porque nenhum alemão consegue ficar indiferente a uma pessoa com cara de perdida na estação), eles terão coragem de fazer outros por conta própria. Senão, é só fazer os outros de excursão, sem drama...

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Ricardo, brigadim mrgreen
Eu estava olhando justo esse site de excursões, além do Panorama tours sugerido pelo Frommers. O problema é que eu só vi anunciados tours em inglês e alemão, mesmo (bem, tinha um site com instruções em russo e chinês, mas ainda assim não resolve, né?). Já mandei email prum monte, perguntando se não tem nada em português (sonho meu) ou espanhol, e estou esperando resposta.
Quantos dias você recomenda? Eu sempre sou mais lentinha que as pessoas normais...

Ricardo Freire

Munique sozinha dá dois dias inteirinhos fácil, né? Daí um dia a mais pra cada aventura...

Lu
LuPermalinkResponder

Queridos comandante e trips,

Estou partindo na próxima 4a p/essa deliciosa empreitada. Então, queria mais uma vez agradecer a todos ñ só pelos hotéis, como tb pelas dicas, que foram mto úteis na hora de montar o roteiro.

A seguir, um resumo do que reservei, c/os respectivos preços (sempre c/café da manhã), p/acrescentar infos no post:
- Munich - 4 nts(3 dias inteiros) - Créatif Elephant - 65 euros.
http://www.creatifelephanthotel.com/
- Hohenschwangau (castelos da Baviera) - 2 nts - Garni Schlossblick - 62 euros. Os outros aqui citados eram mais de 100. Todos são caros, talvez por ser julho. Encontrei esse no trip advisor. Tomara que seja razoável ...
http://www.hohenschwangau.de/schlossblick0.0.html
- Colmar(Alsacia) - 3 nts - Hotel Le Colombier - 135 euros - a extravagância da viagem!
http://www.hotel-le-colombier.fr/fr/index.php
- Rothenburg odt - 2 nts - gasthaus Goldener Hirsch - 59 euros. Foi indicado por um amigo que já ficou lá 2 vezes, é um anexo do htl do mesmo nome, e fica dentro da muralha.
http://www.hotel-goldener-hirsch.de/index_br.html
- Berlim - 7 nts - Hotel Circus - 88 euros (o qto menor custa 78)
http://www.circus-berlin.de/circus_hotel_berlin.html

Farei um brinde a todos em cada uma dessas cidades!! Prost!
Bjs,
Lu

Ricardo Freire

Gute Reise, Lu! Viel Vergnügen und Viel Spass!

Lu
LuPermalinkResponder

Caramba!!! Ñ entendi nadica de nada!!! Gostei dos links p/os hotéis!! Mas vc é mto rápido mesmo!!!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Vamos ver se o meu alemão ainda serve pra alguma coisa... "Boa viagem, Lu! Aproveite muito e divirta-se bastante!" Pode ser que a tradução não seja exata, mas acho que o sentido é esse... wink

Denise Mustafa

Riq, só pra te dar um feedback do The Circus de Berlim (não sei se vc já se hospedou nele): o hotel é genial. Clean, quarto com tamanho ideal, com restaurante com cardápio bem alemão (não comi, mas pelo que deu pra notar pelo cardápio parece ser bacana). Até outubro o café da manhã é incluso e é sensacional, com poucas mas muito boas opções (incluindo leite orgânico). Fica do lado (DO LADO MESMO!) da estação Rosenthaler Platz e a poucos passos da Alexander Platz, quer dizer, MUITO CENTRAL. O único (único mesmo) defeito é que não tem ar-condicionado nem ventilador. Então agora, no verão, é preciso abrir as janelas pra correr um ventinho e a zuada da rua atrapalha um pouco. Em outras épocas esse problema não vem ao caso, claro.
Bom, é isso. Quem quiser dicas pode falar! ahh e Berlim é sensacional!
beijo!

Denise Mustafa

ah, mais um detalhe: do lado do hotel tem um daqueles Kebab super baratinho que além de Kebab tem comida chinesa e italiana. Muuuito barato! Fora que a comida de rua daqui é muito no preço tb... tô achando a cidade bem em conta!

Iza
IzaPermalinkResponder

Olá Ric,
Sou velha seguidora e baseio todas as minhas viagens, sem me arrepender jamais, em suas dicas.
Surgiu uma oportunidade para eu e meu marido irmos a Berlim mes que vem. Como nunca pisamos na Europa e ta em cima da hora, peço apenas uma direçao para iniciar meu planejamento. Serão 15 dias, chegando em Frankufur e seguindo para Berlim, onde ele tem parentes. O que que dá para fazer nesse tempo tão exiguo? Pensei em chegar em Praga, mas gostaria de ir no maximo de lugares possíveis. O que vc me sugere? Arrisco Paris?
Um grande abraço, Iza

Ricardo Freire

Berlim, Praga e Paris cabem numa viagem de 15 dias.

Berlim, Amsterdã e Paris também.

Eu deixaria 7 dias para Paris, três dias para Amsterdã ou Praga, 4 dias para Berlim.

Não se preocupe em zanzar muito; a tentação é grande, eu sei, mas quanto mais você roda, menos você vê (e mais caro fica).

De Berlim a Praga dá pra ir de trem; de Praga a Paris vá de avião. Se puder voltar de avião desde Paris, melhor.

De Berlim a Amsterdã vá de avião ou trem; de Amsterdã a Paris, de trem.

Enquete: pousadas BBB em Campos do Jordão | Dicas de Viagem

[...] A Caroline® perguntou ontem por pousadas bem-localizadas e com preço abordável em Campos de Jordão, agora para julho. [...]

fernanda
fernandaPermalinkResponder

Ricardo, estou em duvida em relação a hotel em MUnique, será que vc pode me dá um help! Vou chegar pela estação HBF de Munique e vou embora pelo aeroporto Franz Josef Strauss(MUC)pq estarei indo p Londres.Quais desses hoteis vc indicaria? Ibis Muenchen City ou Ibis Heidelberg? Gostaria ficar perto dos pontos turisticos só que tenho medo de pagar caro depois o taxi até aeroporto...hehehhe
Caso tenha algum outro hotel para me indicar, será bem vindo.
Obrigada!

Ricardo Freire

Não é preciso ir de táxi para o aeroporto. De trem você chega em 40 minutos saindo de Hauptbanhof. Pegue um hotel nas cercanias da estação. Não posso pesquisar localização de todos os hotéis que me pedem. Se conhecesse, te diria.

Ariana
ArianaPermalinkResponder

Ricardo, decidi meu roteiro da seguinte forma : Colmar, Strasburgo, Baden-Baden, Rothenburg, Dinkelsbuhl e Bern. Isso tudo em 07 dias. Você acha que está bom ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ariana! Aqui quem fala é A Bóia. O Comandante não examina roteiros, infelizmente não tem tempo para isso. Mas eu posso te adiantar que ele não gosta nada nadinha de roteiros superpicados com muitas trocas de hotel. Leia isto:

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Leia também os comentários anteriores deste post, em que os trips discutem vários roteiros por Alemanha, Alsácia e Suíça. Boa viagem!

Carol Andrade
Carol AndradePermalinkResponder

Pessoal, estou pensando em ir de Paris para a região da Alsacia francesa de carro por 3 noites no começo de março e queria opinião de cidades para visitar na região. Vcs dormiram em Strasbourg ou alguém tem alguma dica de outra cidade para se hospedar? ( não iremos para Alemanha , ok? )
Desde já, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Leia os comentários anteriores deste mesmo post, está cheio de sugestões! grin

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar