Magali

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Minha crônica no Guia do Estadão de hoje.

melancia

Minha nova dieta chegou ontem por e-mail. E, conforme eu temia, os cardápios das próximas oito semanas não prevêem nem sequer um naco de melancia.

Antes que você pergunte de onde possa ter vindo essa dieta, eu digo: de uma ótima nutricionista, de carne e osso, que consultei uma semana antes, e que compõe os cardápios caso a caso (e sem remédio). Por isso a demora – e o e-mail.

Estou arrasado. Jamais pensei que um dia fossem me proibir de comer melancia. Depois de três décadas e meia entrando e saindo de dietas, eu imaginava que melancia fosse o alimento perfeito. Bem – talvez seja por isso que eu tenha passado esse tempo todo entrando e saindo de dietas.

Sei que não estou sozinho. Se você googlar a palavra “melancia” e a expressão “pouco calórica” vão aparecer centenas de resultados, de fontes idôneas e respeitáveis. Senhor, o que foi que eu fiz para não poder comer nem melancia? (Está bem. Eu sei o que eu fiz. Pulemos de parágrafo.)

Quem diria que uma, perdão, curcubitácea pudesse ser tão doce? Melancia é gostosa em todas as línguas. “Sandía” em espanhol. “Pastèque” em francês. “Cocomero” em italiano. E “slurpt nham nham” em boca cheia.

Melancia é rica em fibras. Não tem conservantes. Não leva gás. Não tem bicho que nem a goiaba. Sua casca não fere feito a do abacaxi. Pode enfiar o pé nela, que você não fica com ressaca.

Melancia não mudou de grafia com a reforma ortográfica. Tampouco precisou se fundir com nenhuma outra fruta por causa da crise. Melancia não está no Cade. A Sadia não passou os últimos vinte anos dizendo que a melancia da Perdigão não prestava nem a pau. Ao contrário do Unibanco, ela nunca disse por aí que nem parecia melancia.

E no entanto, aqui estou eu, sem poder transferir para a melancia a compulsão que até outro dia eu dirigia aos pudins de leite condensado e aos mil-folhas de padaria (dormidos, de preferência).

Sim, a essas alturas eu já entendi que é exatamente esse o propósito. Passei da idade da reeducação alimentar. Agora o caso é de reformatação do HD.

Devo esquecer o beabá que eu pensava que sabia sobre tudo o que engorda e o que emagrece.  Quem manda agora são os alimentos funcionais. Descobri que, mesmo nos regimes que eu fiz, eu só comia comida “disfuncional”.

Não chores por mim, melancia. Se algum dia nos reencontrarmos, quem sabe eu também esteja gostoso.

Foto gentilmente surrupiada daqui.

46 comentários

Rosa
RosaPermalinkResponder

Muito boa a crônica, Ric. Eu estou sempre extrapolando com as frutas (das mais conhecidas, gosto de todas) e sempre penso que estou super saudável e posso sim comer pudins de leite condensado e muitas guloseimas de padaria, tipo uma coisa compensa a outra. Bom, agora foi tudo por água abaixo.

Natalie
NataliePermalinkResponder

Que crônica bacana para ler nessa manhã de sexta-feira gelada!! smile

Marcie
MarciePermalinkResponder

Nunca poderia imaginar que melancia tivesse essa "carga" toda. Vou dizer : gosto mais da minha nutricionista do que da sua...ela deixa eu comer todas as frutas. Claro que eu não sei a razão da sua ter proibido, mas como sou a gorda mais saudável que tem (palavras do meu médico!), com colesterol ótimo, triglicérides, etc. e tal, tudo ótimo, eu posso.
Talvez fosse mesmo o caso de eu não poder. Mas como eu acho que a minha única doença é "faltadevergonhitenacara", eu mesma vou ter que resolver. Alguém sabe onde compra "vergonhanacara"? Procurei na internet e não achei...e preciso tanto!!! lol

Natalie
NataliePermalinkResponder

Vc já procurou no Google? grin

Marcie
MarciePermalinkResponder

já, sim....

Ricardo Freire

Não acho que melancia seja perigosa, não -- acho é que a minha nutricionista quer destruir uma relação de dependência minha com a frutose de vida fácil... Meu cardápio está cheio de carboidratos complexos e pozinhos e quetais. Ontem foi o primeiro dia e não parei de comer o dia inteiro... psionante...

Georgeane
GeorgeanePermalinkResponder

Marcie, se vc descobrir, me dá o endereço?
grin

Marcie
MarciePermalinkResponder

Ofereço até recompensa....

Mariana "de Toledo" a.k.a. @merel

hahaha que delícia de texto. Olha, se você puder comer pepino, pelo menos o sabor é igual àquela parte da casca ainda comível da melancia, verde clarinha grin

(Tenho nutricionista em 1 hora, para o damage control pós Bahia e pré Buenos Aires. Vamos ver no que dá...)

Zayra
ZayraPermalinkResponder

Eu desconfiaria de qualquer dieta que proíbe melancia. Ainda se fosse manga... smile

Marilia Botelho

Riq,
bem que te avisei, nem tudo são flores...melancias e peras

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Ahahahah...muito boa a crônica!
Sabe que vc acabou de solucionar o problema do marido daqui de casa...ele vive reclamando do peso e comendo melancia! :lool:

Dionisio (www.blig.com.br/dionisio)

Ótima crônica! Parabéns! E aproveitando a deixa, a melancia é produzida principalmente em RS, SP e BA. Aqui nas bandas do RS, tem até a festa Regional da Melancia, na cidade de Pedro Osório, no sul do estado, sempre no verão. Vejam a foto da Rainha e da Princesa da Melancia em http://www.pedroosorio.net/index.php?area=noticias&noticia_id=1203. Como será o turismo nas regiões da melancia? Haveria algo temático tipo Vale dos Vinhedos?

Mari Géa
Mari GéaPermalinkResponder

Seu eu não puder comer melancia, surto!! Eu sou a própria Magali e não vivo sem essa frutinha, vou continuar acreditando q não é calórica, mas diurética e leve.. Viva a Melancia!!

Carla2
Carla2PermalinkResponder

E eu que achava que a minha nutricionista que era uma carrasca sádica... lol

Ma Sasso
Ma SassoPermalinkResponder

Gostaria de saber qual nutricionista vc foi? Poderia indicá-la?? Estou procurando uma boa há meses, não gostei das últimas q visitei, me passaram dietas prontas. rsss.
Tks. Adorei a crônica.

Ricardo Freire

Vou te mandar nome e telefone por email, tá bom?

Ma Sasso
Ma SassoPermalinkResponder

Muito obrigada!

Marília Segalla

ahahaha só vc Riq pra me fazer rir neste dia tumultuado....
"Não chores por mim, melancia" foi a melhor ahahaha
Boa sorte com sua dieta !

Edu Luz
Edu LuzPermalinkResponder

Viúvos da Xongas agradecem!

Riq, onde você tirou esta foto ? rs

Ricardo Freire

Fui no Google Images, botei watermelon e apareceu essa entre as primeiras. Botei o link da página que aparece no Google Images, mas acredito que eles já tenham tirado de outra, só que sem crédito.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Olha, foi por causa de uma melancia que eu engoli e demorou 9 meses pra sair, que eu tô gorda hj em dia. Tô com medA, pânicA, pavorA de melancia ! Me mande logo o contato dessa nutricionista que já fiquei fã grin

Edu Luz
Edu LuzPermalinkResponder

Riq, eu perguntei se você participava da foto ? rs ( como criança, é claro!)

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Reformatar o HD , é o troço mais dificil do mundo .
Mas depois de feito , ainda é preciso manter o foco , pois o HD tem uma memória estável , e nunca se esqueçe da formatação original .
*Palavras de quem sabe do que fala :roll:
(30kg acrescentados em cada gravidez e mais 10kg sem-saber-como em 2 anos #mas todos já perdidos e enterrados )
Alguem sabe se é possível cremar a memória celular ? :cool:

Carla
CarlaPermalinkResponder

Estou rindo muito... É por isso que eu estou com as francesas e não abro - como de absolutamente tudo, mas só um pouquinho!!! wink Eu não ia conseguir fazer dieta, não, seria um fracasso retumbante!!! eekops:

Beto
BetoPermalinkResponder

Uma verdadeira melancia, essa crônica. mrgreen
Restou uma dúvida: como fica o marido da Mulher Melancia? :roll:

SandraM
SandraMPermalinkResponder

Essa crônica me lembrou de uma conversa que tive com um vizinho marombado. Eu tava num discurso pró-fruta, querendo comer várias delas por dia, quando ele me perguntou se eu sabia que os elefantes se alimentavam basicamente de frutas. Não tinha como não concordar com ele. Difícil está concordar com uma nutricionista que impede que vc desfrute de tal prazer.
Será que a gente precisa passar por isso? Realmente? Ando numa fase tão descrente de tudo...Imaginar que alguém vai emagrecer e manter o peso com uma dieta maluca dessas...Desculpa, meu querido Freire, mas é odioso saber que os "ovomaltines" e danettes brancos estão sendo desprezados...
bjs, querido,
toda sorte do mundo, tá?

Se precisar de companhia para caminhar no Ibirapuera ou na academia, é só falar! Pilates vale tb, tá?

bjs,

Ricardo Freire

Brigadinho! Mas por enquanto tô BEM feliz com a dieta! Me sentindo SUPER bem, incrível!!!

Daniele
DanielePermalinkResponder

Comi uma melandia hoje de sobremesa... Riq, tava tãããão boa!!!
Rsrsrsrs
Boa sorte com sua dieta!

Lu
LuPermalinkResponder

Riq,

O meu nutricionista, que, aliás, é o meu guru, me ensinou coisas que eu já mais poderia imaginar!!! E uma delas foi essa: a melancia tem alto indice glicêmico, tal como a uva, a manga e o caqui! Portanto, por orientação dele, fujo dessas frutinhas à noite, assim como dos doces (se comer de dia, dá tempo prá queimar antes do "repouso"noturno). Já a banana e o abacate, que eu pensava ser super engordativas, ñ se transformam em açucar c/tanta velocidade! Portanto, ñ fique c/raiva de seu nutricionista, ele pode estar te ensinando regras de ouro p/o resto da vida (ou até descobrirem outras coisas mais novas)!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Já que estamos trocando descobertas , aí vai a minha :
Para mim, o achado século , que substitui a minha necessidade
ensandecida de beliscotes doces e beliscotes salgados :
castanhas e damascos secos .
Houve tempo que sempre tinha um punhado de cada , do meu lado .E não é que dava certo ?

Ricardo Freire

Tô com raiva não! Não parei de comer desde ontem -- são tantos lanchinhos e coisinhas que não tenho saudade nenhuma dos meus lanchinhos glicêmicos!

Acho que os nossos nutricionistas são da mesma vertente -- na terceira semana vou tomar vitamina de abacate no café da manhã todos os dias. Nunca pensei que tivesse abacate no regime!

(E toda noite antes de dormir preciso comer um quadradinho de chocolate amargo!)

Raquel_NY
Raquel_NYPermalinkResponder

Riq, forca (com cedilha!) ai para voce. Nao e nada facil reformatar o HD.
Voce nao vai acreditar na coincidencia, acabei de ler o seu post e o proximo item no meu Google reader era esse aqui:

http://newyorkdailyphoto.blogspot.com/2009/06/comin-up-comin-up.html

Alias, nao e propriamente um blog de viagens mas acaba tendo dicas interessantes sobre NY.

Ricardo Freire

Hahahahaha mrgreen

Zayra
ZayraPermalinkResponder

Assim ó, ano passado fiz uma reeducação alimentar com um nutrólogo(sim, fiquei feliz por saber que ainda estou na idade, Riq smile), e se tinha uma coisa que eu podia comer à vontade era fruta. E consegui emagrecer. Outra coisa: essa história de que comer carboidrato à noite engorda é mito. O que importa é o saldo final entre o que ingerimos e o que gastamos. wink

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Adorei, Riq
Só vivo saindo e entrando em dietas mirabolantes, sou o "efeito sanfona" em pessoa e adoro MELANCIA...Tão bom saber que não estou sozinho no mundo...
Agora vai uma pergunta crucial: Se melancia engorda, quem deveria ser gordinha seria a Magali e nao a Mõnica, concordam??? smile

Ricardo Freire

A Magali é magra de ruim mrgreen

Marcie
MarciePermalinkResponder

eu tenho uma teoria que é a seguinte: a humanidade é dividida em duas categorias: os gordos e os filhos da ....! #prontofalei.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Magali é uma bruxa malvada!!! Até eu tô curiosa com a nutricionista...pode mandar por email pra mim tb, plis!!

pergunta que não quer calar: vc vai um dia na vida poder comer aquelas coisinhas gostosas de vez em quando pelo menos? (#perguntandoemcausaprópria)

Ricardo Freire

De vez em quando, sem dúvida... Mesmo na fase inicial, que é mais restrita e "científica", há licença de pular a cerca (mas sempre com recomendações...).

Zé
PermalinkResponder

Quem não tem personal nutricionista aí levanta a mão!!!!

Que isso, gente, virou moda isso agora?! mrgreen

Riq, coma pudim mas bem poquim. Assim, cê fica magrim mrgreen

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu não tenho, Zé.
Por isso tenho mantido minha linda forma de kibe em dia! lol

Zé
PermalinkResponder

Mô, eu adooooro um kibinho!!! razz

Guilherme Letsch

S E N S A C I O N A L ! ! !

Parabéns.

Guilherme

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Riq
Sou sua leitora assídua e adorei a crônica.
Seria possível me mandar por e-mail o nome da nutricionista?
Estou precisando de uma boa. Tive bebê há dois meses, estou amamentando e com uma fome louca. O pior é que tomo suco de melancia quase todo dia.
Muito obrigada
Luciana

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Riq
Há muito, estou querendo te agradecer, mas não sabia se fazia por e-mail ou utilizava o blog.
Cheguei a conclusão que por aqui seria o melhor caminho.
Enfim, estou aqui para agradecer a grande dica que vc me deu, por e-mail, da sua nutricionista. Ela é muito boa mesmo! Eu estou seguindo a dieta e já consegui perder vários quilos.
Este blog já me ajudou em muitas viagens e agora está me ajudando a ficar "quase" com meu peso anterior à gravidez.
É por isso que eu sou sua fã.
bjs
Luciana

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar