Monte Verde pro Zé Maria

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_4215" align="aligncenter" width="450" caption="Monte Verde (foto: KuriuwaHotel.com.br)"]Monte Verde (foto: KuriuwaHotel.com.br)[/caption]

Esta temporada outono-inverno está sendo muito rica para o blog. Estou pegando carona nas perguntas dos trips para aprender bastante sobre destinos de serra no Brasil.

Agora foi o Zé Maria, nosso correspondente exclusivo no YouTube,  que quer comemorar o aniversário da patroa em Monte Verde, ovilarejo serrano do sul de Minas (pertinho da fronteira com São Paulo) que há muito tempo é a meca de casais apaixonados.

O Zé Maria pergunta: qual seria o hotel que o Ernesto Pato Econômico indicaria por lá?

O Ernesto está essa semana na Holanda pedalando com a Cibele, então vou precisar repassar a pergunta para vocês. Dividam com a gente suas dicas de hospedagem, restaurantes e passeios em Monte Verde -- seja BBB ou mesmo CBM (caro, bom e merece -- na feliz definição do Ernesto.)

Para não dizer que eu não fiz nada, devo dizer que acho o Guia Monte Verde um site excelente -- apesar do look antiguinho, oferece um serviço fabuloso. As pousadas e os hotéis são localizados no mapa (fundamental para lugares espalhados como Monte Verde). E a página de informações sobre como chegar dá o caminho das pedras não importa de onde você venha.

E então? O que vocês recomendam?

Posts relacionados:

Gramado pra Marcia

Pousadas BBB em Campos do Jordão

Tiradentes pra CarlaZ

Jurema adorou Gonçalves

72 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

Acho que eu sou a única alma penada de plantão por aqui, mas infelizmente nunca fui a Monte Verde... Uma vez ouvi dizer, e pergunto aqui se alguém sabe se isso é verdade, que a mata nativa de Monte Verde foi literalmente arrasada para dar lugar aos pinheiros que dariam um "ar mais europeu" à paisagem - e isso me causou uma baita antipatia... Alguém sabe se a informação procede ou se é bobagem?

Lello
LelloPermalinkResponder

Olá , convido todos a entrar no site da Pousada Villa D`Amore. Cabanas Rusticas em meio a um lindo bosque e riacho tudo em plena natureza!! Tenho certeza que vocês vão adorar!! www.villadamore.com.br

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Carlinha, que nada, tá todo mundo no twitter.
Eu fuia última vez em 2007 comemorar um aniversário de casamento e fiquei na linda Pousada Mirante da Colyna:
http://www.mirantedacolyna.com.br/
A pousada é cara, mas a vista é divina, com chalés onde o há uma hidro "escancarada" para a Montanha, num banheiro todo envidraçado (falando assim parece brega, mas é bonito, tem fotos no site)
A café da manhã é delicioso, servido até tarde e o único "senão" é que ele cobram uma taxa (não achei justa e nem barata) para ligar a calefação no quarto ou cobram pelo saco de lenha. No mais, tudo lindo.

E para comer por lá, não perca o Paulinho das Trutas (a matriz, na Rua da Floresta, 810)
http://viajeaqui.abril.ig.com.br/g4r/busca/restaurantes/pop_rest.php?cod_rest=104953
Lá vc escolhe a truta em trutários e ela é preparada na hora com o molho que preferir. Há outras duas filiais mais centrais, mas os trutários ficam nesse endereço.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Paulinha, eu tinha imaginado que todo mundo estaria no Twitter... wink Mas o Twitter me desconcentra muito e eu estava corrigindo uma montanha de trabalhos dos meus alunos, então achei melhor ficar de olho só aqui mesmo! grin

Maria
MariaPermalinkResponder

Já fui a Monte Verde e gostei.
Mas Monte Verde peca na infra-estrutura, podemos dizer que é Campos do Jordão de 20 anos atrás..
Na parte da gastronomia, o único lugar que indico é o Paulo das Trutas ( não o restaurante que fica na rua principal, mas sim o que fica afastado do centro, onde está o trutário )...é um lugar barato e a comida é boa.
Sobre os passeios, indico andar de quadriciculo..acho que é R$ 40 a hora, mas um casal pode utilizar o mesmo durante o passeio e revezar a direção...é bem legal!!!
Free temos a opção das trilhas..
Em Monte Verde não há muita coisa para fazer, o melhor é escolher uma boa pousada e ficar curtindo!!!
Se for possível, dê preferência a um quarto com lareira por dois motivos: pelo frio e porque nas lojinhas de Monte Verde vende-se kits de queijo com palitinhos para serem derretidos...posso dizer que é meio complicado fazer isso, acabei me queimando, mas foi divertido...

Léo
LéoPermalinkResponder

Adorei a Carícia do Vento: http://www.pousadacariciadovento.com.br/

Mais barata, só que na estradinha Camanducaia - Monte Verde, ou seja, antes da cidade, o que pode trazer transtornos caso queira ficar à noite em Monte Verde (a estradinha é ruim e tem muita neblina à noite) tem a Varanda das Colinas.

Wander
WanderPermalinkResponder

Monte Verde foi colonizada por europeus do norte : o fundador era da Letonia e a atividade inicial foi a extração de madeira. A mata natural foi quase toda substituida por pinheirais, por conta das madeireiras que se instalaram na região. É uma vila, distrito de Camanducaia, que procura manter-se a mais autentica possivel. Todas as ruas são de terra, exceto 2 avenidas mais principais que são asfaltadas. Não tem badalação. É lugar pra quem quer relaxar, fazer caminhadas pelas trilhas, e contato com a natureza. O lugar é muito procurado por casais pelas pousadas tipo chalés com lareira e estilo romantico, bom pra namorar. Em Monte Verde sempre fiquei na pousada Mirante da Colyna. também citada pela Paula, é cara, mas tem boa infraestrutura e chales com uma vista linda. Mas há varias outras boas opções.

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Vale lembrar que a falta de pavimentação pode virar um lamaçal subtropical em invernos chuvosos como esse...

Wander
WanderPermalinkResponder

Sim, Andre. Algumas pousadas ficam ladeira acima se voce não tiver um bom carro pode complicar seu deslocamento. Por isso é importante ver bem a localização da pousada escolhida. Telefone pra pousada e pergunte como esta o caminho. Se não quiseres usar o carro na vila, escolha uma pousada proximo da av. Monte Verde (av. principal).

Léo
LéoPermalinkResponder

Carla:

Sim.
Há muitos pinheiros na região, o que significa que houve, sim, devastação na matra nativa.

O que percebi é que há enormes áreas pertencetes à companhias que exploram comercialmente a madeira, o que pode significar que, dependendo da época que for visitar a cidade, não encontre, sequer os pinus, que podem ter sido colhidos para a produção de madeira.

Afora esse detalhe, Monte Verde mantém, ainda, muito da mata nativa, principalemnte nas trilhas e morros turístcos, o que significa que, como roteiro turístico para quem quer ver a naturaza, seja milhões de vezes melhor do que Campos do Jor~dão, este sim, um destino totalmente devastado.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ah, bom saber que parte da mata ainda se mantém, Léo - afinal, a gente sabe que praticamente nenhum lugar é inteiramente preservado, né?

Léo
LéoPermalinkResponder

Rick:

Gosto do monteverde.com.br

e do

monteverde.art.br

Malu
MaluPermalinkResponder

Zé Maria, há 4 anos atrás fiquei na Pousada Girassol www.pousadagirassolmonteverde.com.br/
Gostei muito, mas prefira os quartos com terraço. Fomos fora da temporada, com um grupo de amigos e um deles era amigo dos proprietários. Não pude curtir todo o romantismo de Monte Verde pois estávamos em 6 casais. Trilhas lindas e clima delicioso.

Maria das Graças

Nunca fui a Monte Verde mas já fui a São Francisco Xavier e pretendo voltar. Lugar belíssimo. É uma jóia do lado de cá de Monte Verde. Quem tem carro tipo off road vai de SFXavier a Monte Verde, pela estradinha de terra entre as montanhas.

Ricardo Freire

http://www.saofranciscoxavier.org.br/

http://www.pousadassaofranciscoxavier.com/

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Acho que vou dar um pulinho lá, sim.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Dois links do Riq, mudam um destino. rs
Não vou dar um pulinho em São Francisco Xavier, não!
Vou dormir lá wink

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Zé, não posso te falar muito sobre a cidade, pois não saí da área de hotel, mas a região de São Francisco Xavier é linda. Recomendo.
E engraçado...na única vez em que estive em Monte Verde, meu coração no foi fisgado, não. Agora...lugar fofo é Gonçalves wink

Monica
MonicaPermalinkResponder

Tive impressão parecida sobre Monte Verde, talvez um pouco pior. Não só meu coração não foi fisgado, a cidade me pareceu sem alma mesmo. E olha que sou louca pela Mantiqueira. Excetuando-se Campos, obviamente. Nos últimos dez anos, depois que casei, devo ter passado com meu marido umas vinte temporadas por lá. Primeiro em Santo Antônio do Pinhal. Depois fomos desbravando São Bento do Sapucaí, Passa Quatro, Penedo, Visconde de Mauá, Gonçalves. Em Monte Verde, ficamos na Weisbaden. O chalé é luxuoso e tal, mas não tem o que me parece central quando se vai para a montanha, vista e área verde. A área da pousada é minúscula, mas deve ser interessante para quem quer estar ao lado da ruazinha comercial. Numa próxima visita a Monte Verde, tentaria a Carícias do Vento, porque o que me atrai é realmente a montanha.
Já Gonçalves é o encanto. Restaurantes divinos (Deméter na Roça, Kitanda Brasil), cidade com cara de cidade habitada e não feita apenas para turistas, trilhas e cachoeiras deslumbrantes, artesãos delicados que vendem suas peças sem intermediários,os melhores produtos orgânicos que já provei. Só não achei ainda, a pousada ideal.

Maria das Graças

Carla, como voce reagiria ao saber que todo o esgoto de Campos do Jordão é jogado nos rios sem nenhum tipo de tratamento? Eu reagi muito mal. A reportagem está na Carta Capital desta semana.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Reagiria muito mal também, Maria das Graças! Diga-se de passagem, eu sempre imaginei que Campos do Jordão não tivesse mesmo estrutura para suportar a muvuca, ao menos no inverno, só não sabia que o caso era tão grave... Eu não me considero uma pessoa xiitamente ecológica, mas acho que um pouco de consciência não faz mal a ninguém, e certos absurdos realmente me revoltam. Ah, e só pra não parecer que eu só implico com o quintal alheio, também acho escandalosa a quantidade de lixo que se recolhe das praias do Rio de Janeiro - principalmente porque nesse caso é muito mais fácil que a atitude individual mude o resultado final do que no caso do desmatamento ou do esgoto...

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

RIQ, fugindo do assunto Monte Verde, lembras que te perguntei há algum tempo por que o Maksoud não está no Guia 4 Rodas? Aí veio aquela desconfiança de que é birra com a classificação que o Guia daria?

Pois bem.

Li um anúncio do Maksoud na revista Época de 22 de junho, que pode dar uma pista de que tem, sim, uma ronha envolvendo o hotel.

O anúncio é muito estranho, nem parece que foi feito por publicitário.

O texto é enorme, longo, com letras pequenas, e tem pérolas como estas:

- "E como na proverbial caravana, ele segue firme seu caminho, ostentando altivo suas 5-Estrelas apesar dos cães que ladram e das flechas venenosas no seu trajeto."

- "A séria crise que a hotelaria atravessa há anos foi criada pela insidiosa invasão do mercado por imenso número de pseudo-hotéis (os flats) movidos pelo lucro imobiliário."

- "(...) o MAKSOUD PLAZA oferece, além dos quartos dos Hotéis 1 e 2, os apartamentos e suítes dos Hotéis 3 e 4, a preços e qualidade de serviços imbatíveis por quaisquer dos 5-Estrelas de São Paulo".

- "(...) ambiente calmo e silencioso nos apartamentos, na parte mais alta e nobre da cidade, livre de enchentes e de mosquitos, afastado dos cursos d'água poluídos(...)".

Comentários meus: como pode o Maksoud querer ser 5 estrelas, se tem quartos de 1 e 2 estrelas e apartamentos e suítes de 3 e 4 estrelas? E muito de mau gosto essa coisa de mosquito etc.

Ricardo Freire

Hehe, eu vi esse anúncio. Certamente foi escrito pelo dono, é quase um manifesto.

Já faz alguns anos que eles estão trabalhando com o conceito vários-hotéis-em-um (até há pouco tempo eram 3-hotéis-em-um).

O texto é didático ao listar o que aconteceu na hotelaria (e na cidade) de São Paulo nos últimos vinte anos. A rede hoteleira se expandiu (os flats já foram até superados por uma nova geração de hotéis 3 e 4 estrelas construídos como empreendimento imobiliário), e o coração empresarial se mudou da Paulista para a Berrini (por isso os hotéis perto de um córrego fétido e cheio de mosquitos).

Acho que o Maksoud começou a perder a pose e a majestade quando parou de se relacionar com a cidade de São Paulo. Há 25 anos ir ao Maksoud -- para jantar nos seus seis restaurantes, ir ao teatro ou ver shows no nightclub, era um programão. Hoje ele virou uma espécie de shopping Eldorado, um marco só para quem não mora aqui...

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Zé Maria

Há alguns anos comemorei aniversário de casamento na Pousada Kuriuwa. Enquadra-se na classificação CBM. A pousada é muito bonita, o café da manhã é maravilhoso, os quartos são perfeitos.
Entretanto, a gastronomia (tirando o café da manhã) deixa a desejar. Também não gostei muito dos restaurantes da cidade.
Uma cidade serrana, com pousadas maravilhosas e restaurantes ótimos é Visconde de Mauá. Comparando Monte Verde e Visconde de Mauá,no meu entender, a última ganha disparado.
Luciana

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Luciana, vou eu a Eliana e minha filha Luiza de 15 anos.
A tarifa de casal nesse lugar,é de, 'no mínimo' 600 reais por dia.
Mais a minha filha, vai pruns milão por dia.
Eu não vou deixar três mil reais em 3 dias de hospedagem em Monte Verde, nem morta.
Se for assim, prefiro vibanear...
A escolha de Monte Verde é por ser pertinho de São Paulo, de onde partiremos.

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Riq,

desculpe a mudança de tema, mas é que me surgiu dúvidas sobre o Hotel em Montevideu, a partir da indicação do Dionísio
https://www.viajenaviagem.com/2009/06/voce-passou-corpus-christi-na-argentina-ou-no-chile-conte-se-a-gripe-suina-pegou-voce-ou-nao/comment-page-1/#comment-39263

Ele indicou o Punta Trouville Apart, mas tem também a versão Suítes, que achei melhor.

Você, ou alguém, sabe algo? Parece-me que é bem novo.

A dúvida completa está lá no Idas e Vindas, para caso alguém queira saber mais detalhes.

http://www.idasevindas.com.br/2008/11/22/entre-um-passeio-e-outro/#comment-5067.

Abraços e Valeu wink

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

MURILO, sem dúvida o Cala di Volpe é superior. O Punta Trouville e o Ermitage são muito boas opções se conseguires uma tarifa mais baixa, um valor que faça diferença no teu orçamento.

Lu
LuPermalinkResponder

Zé Maria,

Eu adorei Monte Verde!!! LEvamos as bikes e ficamos num hotel (assim que lembrar o nome eu mando) próximo a um bosque de araucárias, sensacional!!! Passeamos mto por lá. Mas, cuidado p/ñ se perder ... é tudo mto parecido no bosque! No dia seguinte alugamos uma motinho e subimos até o início da caminhada (tb ñ me lembro o nome da pedra, mas tem placas) e de lá fizemos a caminhada ... visual lindíssimo!! Ñ é mto puxado de modo que dá prá ir (se cansar, é só voltar!). Mas, p/quem ñ gosta de pedalar nem caminhar, daí o bom mesmo é ficar num CBM c/um ótimo cobertor de orelha p/curtir o friozinho. E ñ perca o espetinho de morango c/chocolate - foi o melhor que já comi! Fica logo na entrada da cidade, é um restaurante,loja de doces, casa de chá. Em suma, Monte Verde vale a pena de qq jeito!!!

Se vc tiver mais tempo que um fim de semana, e um carro que aguente estradas de terra, aproveite p/esticar de lá p/Gonçalves (cerca de 65km), que tb é uma graça, porém bem mais alternativa. Tem mtas cachoeiras ... geladas nessa época! E um astral meio Mauá!

Parabéns prá sua parceira!! (Sorry, Riq, mas "patroa" é péssimo!)
Lu

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Vou pra São Francisco Xavier e Gonçalves, sim wink
O 'patroa' é culpa minha, não do Riq!
É que eu tenho um jeito meio caipira, meio brincalhão de me expressar.

Ricardo Freire

shock

Eu sempre achei simpático esse negócio de "patroa"

mrgreen

Guta Vambora!
Guta Vambora!PermalinkResponder

Já ouvi dizer ótimas coisas sobre a Pousada Nico on the Hill http://www.nicoonthehill.com.br , inclusive, que o dono é uma figuraça!!! É bem ao estilo pousada de charme

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Estupenda dica! Vou anotar... Monte Verde brasileiro... (eu conosco Monteverde costarricense)

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Eu também, Carmen! E adorei mrgreen

Neide
NeidePermalinkResponder

Eu fui há mais de dez anos atras e fiquei na Fazenda Hotel Itapuá.O meu chalé ficava perto das corredeiras, foi muito bom dormir embalada ao som das águas. Meu roteiro foi: Sampa-Monte Verde-São Tomé das Letras-Caxambu-São Lourenço-Sampa.

http://www.itapuamonteverde.com.br/

Ernesto o pato

Riq

Direto de Amsterdam, e curtindo um slow travel na Cidade, um dia a pe e de bonde, sem muito destino so para curtir o que aprarece de bonito...

Faz bastante tempo que nao vou a Monte Verde, pelo menos uns 3 anos, assim nao posso recomendar um Hotel para voce. Nao me lembro do hotel que fiquei, nao me deixou nenhuma recordacao especial. Como passeio, recomendo uma trilha ao Chapeu do Bispo, para quem gosta de andar,e para quem curte uma estrada de terra, o caiminho para Sao Franscisco Xavier e lindo.

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Ernesto, curtam bastante a viagem!!!!!!! grin

Léo
LéoPermalinkResponder

O melhor café da manhã, estourado, está na Estalagem Wiesbaden, que tem a vantagem de estar muito próximo da rua principal:

http://www.wiesbaden.com.br/

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Eu fiquei apaixonada pela Estalagem, agora quero ir! :roll:

Léo
LéoPermalinkResponder

Para um execelente bolinho de bacalhau, recomendo:

http://www.trasosmontes.com.br/

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Ia dar esta dica da pousada Wiesbaden, que foi onde ficamos há uns 4 anos. É bem simpática, nosso quarto não era de luxo mas tinha uma lareira bem gostosa.

Não me lembro de ter sido caro, talvez por ser fora de temporada. E gostamos também da facilidade de não precisar ir de carro para a rua principal.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Ze Maria
Eu indiquei o Kuriuwa porque achei que a viagem era só para o casal. Realmente lá é muito caro, mas, como eu disse, o hotel é muito bacana, categoria CBM.
Como você vai levar também a sua filha eu recomendo o hotel Meissner Hof que é num estilo mais familiar.Eu estive nele há uns cinco anos e gostei também.
http://www.meissnerhof.com.br/
Minha irmã esteve, recentemente, com marido e filha no Hotel Cabeça de Boi. Ela elogiou muito.
http://www.hcboi.com.br/
Luciana

RosaRJ
RosaRJPermalinkResponder

Boa noite a todos!

Se servir de ajuda, acadei de voltar de um circuito pela serra da Mantiqueira que incluiu São Francisco Xavier e Monte Verde. Em SFX ficamos na Rosa e o Rei, que é mais do que uma pousada, um lugar para se curtir e pensar na vida (tudo com ótima infra-estrutura e atendimento super acolhedor). O chale´que ficamos daca literalmente p a mata e tinha ofurô privativo na varanda.

http://www.arosaeorei.com.br/

Em Monte Verde, ficamos na Cantos e Contos, a estrutura da pousada é ótima, fica num pequeno bosque, onde os chalés se espalham. Tem piscina aquecida, sauna, hidro e outras cositas. Além do super café da manhã, servem um simpático chá da tarde e todos os fncionários foram super gentis.

http://www.pousadacantosecontos.com.br/

Dos mesmos donos, tinindo de nova, com uma decoração mais atual, mas com área comum menor (mas no meio do bochicho) tem a Villa de Lucas.

http://www.villadelucas.com.br/
Boa sorte e aproveitem.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Rosa, também me hospedei n'A Rosa e o Rei e adorei. Fiquei 4 dias sem sair da área do hotel. Aliás, meu irmão está indo para lá neste final de semana.

Lu
LuPermalinkResponder

Foi essa mesmo que eu fiquei - Cantos e Contos, é pertinho do bosque de araucárias!!!
Lu

Guilherme Somensato

Se for em casal e tiver uma graninha a mais, fique no Kuriuwa... que delícia de hotel, imperdível.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Acabei de fechar aqui:
http://www.villadamore.com.br/

Leonor
LeonorPermalinkResponder

Depois desse fim de semana eu acabei odiando Monte Verde! Não pela cidadezinha em si, mas pela estrada até chegar lá. É péssima! Não adianta nada ter hotéis e pousadas maravilhosas por lá se pra chegar vc tem que ir de 4x4! E nunca, em hipótese alguma, vá para Monte Verde partindo de Campos do Jordão! A estrada é pioor ainda! nem com Land Rover!

Ricardo Freire

Você foi por Campos do Jordão, então? Ou você está falando da estrada desde Camanducaia?

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Fica igual a praia do Espelho.
Como a estrada é péssima, quase não vai ninguém!
Eeeeba!!!
razz razz razz

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Zé Maria:

smile smile smile

(e mais não digo)

Léo
LéoPermalinkResponder

Leonor, acredite, a estradinha Camanducaia - Monte Verde já foi asfaltada um dia!

É um caso típico de "desasfaltamento", por conta de projeto mal feito e falta de manutenção....

Ana
AnaPermalinkResponder

Bom, eu frequento Monte Verde desde 2005...e já fui prá lá de Palio 1.0, de peugeot, e agora estou indo de corsa 1.8...nem vem com essa de que "precisa" ter um 4x4...é exagero... O problema do asfalto é que a fábrica da Melhoramentos se encontra lá, então com os caminhões de transporte de árvores, acaba acontecendo isso mesmo...nenhum asfalto aguenta...Eu, meu marido e meus amigos vamos direto prá lá...ficamos em duas pousadas, no Ricanto Amore Mio, e na Pousada Las Palmas...não paguei esse absurdo que todo mundo reclama não...e elas ficam pertinho da av Monte Verde. Então é questão de pesquisa mesmo.E quanto ao que se fazer, tem a pista de patinação de gelo, o quadriciclo, andar de cavalos...tem arvorismo na chácara Adélia...que é bem divertido...então, dá prá aproveitat bastante a cidade sim.

http://www.ricantoamoremio.com.br/

Enquete: pousadas BBB em Campos do Jordão | Dicas de Viagem

[...] Monte Verde e São Francisco Xavier Enviado por:  blogdomanetta@ig.com.br - Categoria: Sem categoria Tags relacionadas:  (Foto: Portal Campos do Jordão) A Caroline® perguntou, agora para julho. O Ernesto, bonita e relativamente barata em Campos de Jordão e no, como Santo Antônio do Pinhal. Como o meu conhecimento, Enquete: pousadas BBB em Campos do Jordão, nosso querido Pato Econômico, repasso a pergunta aos trips. Você conhece alguma pou, sugeriu procurar em cidades vizinhas, vai! Posts relacionados: Gramado pra Marcia Tiradent [...]

Ed
EdPermalinkResponder

Para os fãns de Monte Verde de plantão, a estrada foi reforma.
Deve estar quase pronta.

http://www.youtube.com/watch?v=rvHacN0lGYM

Joao K
Joao KPermalinkResponder

Oi Freire,
sempre me dou bem seguindo suas dicas.
Não encontrei sobre Penedo (RJ) no seu blog... Você tem dicas legais sobre Penedo (RJ) ? O que fazer, onde ficar, restaurantes ?
Obrigado.

nedjma
nedjmaPermalinkResponder

Acabei de voltar

A estrada tá perfeita, os pedágios são baratinhos e dá mais ou menos 2:30 pra chegar lá, aqui de São Paulo.
MOnte Verde mais parece um bairro de gente rica (nem sei se é cidade), de tão pequetitinho, só com casas chalés e sítios bonitos em estilo alpino, e até muitas lojas e retaurante para o tamanho do local...tem sempre aqueles artesanatos da china, e malhas de qualidade duvidosa, os doces de nata, queijo e cachaças. Exceto a rua principal,e a do aeroporto, acho, as demais são de terra, muitas nao têm placa, então a gente sofreu um pouco no uno mile e pra achar os caminhos.... Deus nos livre daquilo com chuva.

A principal atração é o frio (agora não estava frio), pra quem gosta, e as trilhas que podem ser feitas ao pico do selado, pedra redonda, pedra partida, chaeu do bispo, etc, são umas cinco. As saídas ficam bem perto da cidade, e a maioria pode ser feita sem guia. Muito lindo o visual, fomos na mais fácil, a pedra redonda, 1900 m. e acredito que basta subir em umas duas dessas trilhas, não precisa subir em todas, né, porque a vista vai meio que se repetir. Na cidade tb oferecem arvorismo, tirolesa, aluguel de quadriciclo , passeio a fazenda com cachoeiras (nao são bonitas), passeio a cavalo, nada muito interessante pra quem já fez isso em outros lugares.

quanto à comida: almoçamos na sexta no restaurante que estava mais cheio: o Panela de Ferro. Cada um pegou seu kit infarto e mandou ver: tutu, torresmo, couve costelinha ou picanha, arroz. Prato bem servido, dava para duas pessoas educadas dividirem. Em torno de 30 a 40 reais o prato. A costela no bafo que eu queria nao tava pronta, pra quê, né, isso que já era uma da tarde...

De noite no Pucci, o melhor foi a trilha brego-romântica anos 80, porque o fondue de chocolate estava apenas tragável, 40 reais pra uma pessoa ( mas dá para entupir duas). pedi uma casquinha de truta defumado que veio coberta com queijo provolone horrível. por toda a cidade havia promoção de rodízio de fondues, mas eu tomei pavor a esses lugares de onde se sai defumado.

Mas o outro ponto alto da viagem foi no restaurante Casa Velha, de Dona Maria José. (pernambucana, tá). desconfio muito do guia quatro rodas, mas dessa vez ele acertou. Fica a 18 km de Monte Verde, mas para não variar, nos perdemos e rodamos aproximadamente duas horas pra chegar lá, foi quase um voltar pra São Paulo. Mas nos perdermos foi o melhor da viagem, porque percorremos uns 20 km em estrada de terra (estrada do Bom Jardim, começando de Camanducaia) e aí sim passamos por locais lindos da região , que parecem com aqueles quadros com cenas campestres. Mas uma hora quase entrei em pânico, porque o celular não pegava, os poucos passantes não sabiam dar informação, e e achei que a gente ia parar em Campos do Jordão, hehhe.

Enfim chegamos, e lá estava D Maria José com toda simpatia, ela mora lá atende todos os dias, disse que é só chegar...

Já pedi um drink com AMORA, ela nos ofereceu de grátis pão caseiro com ervas, truta defumada...
depois a melhor salada ever , q tb acompanha o prato: quase tudo é plantado lá: alface, erva doce, mostarda,agrião, flor comestível, lascas de gengibre. Que maravilha, nunca pensei que uma salada pudesse ser tão gostosa e que folhas pudessem ter gostos tão diferentes. E lá vieram os pratos principais, truta com molho de camarão e steak poivre, arroz, feijão, e cada um dava pra alimentar duas pessoas...No final, acho que de tanto eu elogiar, ela me deu de presente trÊs pedrinhas (e me mandou dar um olho de tigre pra gustavo, achei cósmico) e não quis cobrar uma truta defumada que pedi pra levar, e custa 40 reais o quilo. Assim é até covardia.... as trutas saem do trutário, e o frango caipira, do quintal (o frango tem de encomendar antes)
Tem como não amar? todas essas maravilhas mais suco e cerveja por 110 reais.

Pra finalizar: o nosso hotel, estalagem Mandeville, fomos numa promoção desses sites de compra coletiva. é muito bom, bonito, mas acho que não vale o que cobra,e peca nos detalhes do serviço. não tinha agua mineral no frigobar, café sem graça, a vista é bonitinha mas privacidade zero, cobravam 40 reais por noite se quisesse ligar a calefação., ou um 18 reais se quisesse lenha e gel pra lareira, a piscina não aquece (pra quê então?), e estava coberta com um plástico pra eles nao terem trabalho de catar as folhas.Internet superlenta. No sábado, faltou luz às dez da noite, só voltou às 10 da manhã de domingo. E isso que na temporada pode chegar a 500 reais a diária. Não voltaria.

resumindo: foi legal, mas não faria questão de voltar a Monte Verde. Só pro restaurante Casa Velha.

Cassia Regina
Cassia ReginaPermalinkResponder

Vou à Monte Verde sempe, não sei por quê, mas adoro a pequena cidade, a estradinha que dá acesso foi "totalmente" asfaltada, porém, agora ficou muuuito perigosa, como em todos os lugares existem os babacas que querem andar a mil, ultrapassar, etc.
Quanto às pousadas, Mirante da Colyna é 10, porém cara.
Uma opção mais em conta com quartos novos e café muito bom é a Pousada do Castelo e Estalagem Monte Verde.
Roubada: Cabeça de Boi e Casinha Pequenina (nem de graça).
Dica de compras: sabonetes Aromas da Terra (barato e de qualidade)
Abs.

Léo
LéoPermalinkResponder

Outra notícia muito importante! A estrada Camanducaia - Monte Verde está 100% asfaltada e sinalizada! E a Av. Monte Verde ( Principal ) está sendo toda reformada dando um aspecto renovado em Monte Verde! Se precisarem de alguma dica sobre pousadas, passeios e restaurantes, estarei a disposição!

www.hoteisemmonteverde.com.br
www.monteverdevip.com.br

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Fui a Monte Verde, na ultima semana de junho,usei muitas dicas daqui e resolvi voltar pra dar minhas impressões.
A estrada de Camanducaia a Monte Verde está realmente toda asfaltada e bem boa. Além disso a paisagem em volta é linda.
Me hospedei no chalé Sanhaço, da pousada Refúgio do Selado. O atendimento lá é mito bom e o chalé além de novo é bem bonito,bem fiel ao que aparece no site. Não há calefação, mas tem lareira no chalé, que eles acendem por 20 reais, pelo uso da lenha e ect. O café da manhã da pousada é ótimo.
Fiz passeio de quadriciclo na Fazenda Aventura (ou algo assim, não lembro bem o nome), pelo que fiquei sabendo é o único local onde se pode realizar legalmente o passeio, pq nas ruas da cidade esses passeios estão proibidos, então tem que ser em propriedades particulares. Foi bem legal, custou 100 reais por uma hora de passeio, passando por onde fica a tirolesa gigante.
Fui no espaço Ádelia onde fiz arvorismo e morri de medo. hahaahaha. Se vc for mais corajoso que eu vale a pena! Custa 35 reais por pessoa, é ums percurso que se faz em uma meia hora, no final tem uma pequena tiroleza. Lá tb tem arco e flecha e outras coisas.
Naquela rua principal de Monte Verde, jantei um rodizio de fundue gostoso e comprei algumas cachaças com sabor bem gostosa. Destaque pra de banana e de canela. Vale a pena tb trazer um queijo serra da estrela, copia não muto fiel, mas bem gostosa do seu primo rico de Portugal. O daqui não é feito com leite de ovelha, tem sabor bem mais suave, mas é bem gostoso tb.
Um ponto bem ruim, que não vi ninguém comentando é que as ruas, dentro de monte verde, que dão acesso as pousadas são BEM ruins. É tudo muito íngreme, cheio de buracos e pedras. Se eu soubesse disso teria ido com outro carro, um pouco mais robusto, que o meu Clio 1.0. Além disso é sem iluminação nenhuma, bem rústico mesmo, então se vc não conhece o caminho pra sua pousada recomendo chegar de dia, por à noite pode ser bem dificil achar e fácil se perder. São muitas ruazinhas de pedras.
Enfim, acho que vale a viagem. Mas nunca próxima oportunidade ficaria numa pousada colada com a ruazinha principal, pq faz diferença. ( Vi que a João&João fica bem do lado da rua principal).

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Conheci Monte Verde em 2009 e pretendo voltar este ano. Indico o Hotel Serra Villena, com ótimo café da manhã, atendimento e estadia maravilhosa.

Eliane Silveira

Bóia, Gonçalves ou São Xico? Para viagem em família, de avó, filhas e netos (de 13 a 86 anos). Para reencontro, passar Natal juntos. Lugar que seja charmoso, com boa comida, confortável, hotel especial, com possibilidade de passeios por perto. Já revitei todo o site e não encontrei resposta. Me ajudem...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliane! Em 2017 teremos conteúdo próprio sobre todos esses destinos. No momento, o que eu posso fazer é deixar uma pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, apaercerá aqui.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Eliane, já estive nos 2 destinos.
São bonitos, tranquilos, charmosos e tem bons restaurantes.
Se você procura tranquilidade vai encontrar nos dois. Gonçalves, porém, tem mais atrativos, trilhas, passeios.... também não é tanta coisa assim, são destinos mais "parados" mesmo. Mas tem algumas empresas de ecoturismo, dá para contratar passeios...já são Francisco Xavier quando fui era só tranquilidade, rsrs...

eva
evaPermalinkResponder

Oi Eliane,
Acredito que Sáo Francisco seja mais ecl[etico

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Ricardo Freire não estou conseguindo enviar e-mail para você! Poderia me indicar outro meio de contato? Preciso da sua ajuda na sua coluna na Band News =]

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Quem responde é A Bóia. O email da coluna da rádio é suaviagem@bandnewsfm.com.br . O Ricardo Freire só acessa esse email quando vai buscar perguntas.

Eliane Silveira

Oi, Eva. Obrigada pela atenção. obrigada tbem, Bóia. Eva, pode desenvolver mais a informação? Estou curiosa c o q vc sabe. Um abraço.

Eliane Silveira

Obrigada, Lívia, consegui sentir o clima daquelas bandas.

eva
evaPermalinkResponder

Oi Eliane, vou tentar um fazer um comparativo,
1-passeios carro: SFC

Geraldo Silveira

Pretendo ficar quatro meses na Europa, sendo três em Portugal e o restante entre França e Espanha. Minha volta será por Portugal.
Vi que preciso de um visto temporário, mas a burocracia é muito grande para tirar um.
Queria saber se pouco antes do 90 dias a que o visto dá direito de permanência, eu poderia ir de Lisboa para, por exemplo, Londres (que não faz parte da União Europeia), ficar alguns dias por lá e retornar a Portugal, adquirindo novamente o direito de ficar mais 90 dias no país como turista. E se isso, obviamente, não teria nada de ilegal.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geraldo! A Grã-Bretanha ainda faz parte da União Européia, apenas não é participante do Espaço Schengen, onde um brasileiro não pode passar mais de 90 dias a cada 180 dias. Ou seja, para ter direito a outros 90 dias, você precisa passar 90 dias fora do Espaço Schengen.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar