Na Provence com a Claudia Carmello

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_3993" align="aligncenter" width="450" caption="Abadia de Sénanque (foto: Claudia Carmello)"]Abadia de Sénanque (foto: Claudia Carmello)[/caption]

Outro dia a Helenice, que não aparecia fazia tempo, me emocionou com um comentário sobre a volta à vida independente do VnV.

Pois outra colega que partiu para a blogagem solo foi a querida Claudia Carmello, que era titular do Viajante Consciente.

Agora a Claudia está em endereço próprio, o Outro Modo de Viajar, onde usa a ferramenta Wordpress para falar de viagens que, mais do que vistas, proporcionem experiências; que sejam sustentáveis; e que possam ser feitas de maneira slow.

Claudia já começa esmerilhando, ao encaixar esses três fatores num destino de sonho, a Provence.

Bookmarque já na sua pasta dedicada ao seu futuro tour provençal:

Provence: vá sem passagem de volta

A lavanda e o mosteiro mais cênico da Provence

Uma manhã no grand marché

Lubéron: escolha uma vila para chamar de sua

Aix-en-Provence: terra de Cézanne e calisson

Parabéns pela estréia, Claudia! Muito sucesso e muitas slow trips!

69 comentários

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Pô, dou uma passadinha rápida por aqui, pois vou na hora do almoço pra Itú e sábado cedinho pra Itacaré. Daí olho à direita do blog e vejo uma bela propaganda do Itacaré Village. Vou pedir desconto lá. hehe

Ricardo Freire

Zé, acho que os anúncios que aparecem aí do lado são aleatórios; não sei o se o anunciante do Adsense pode escolher site.

Mas aproveitando a oportunidade para explicar a todos, essa tripa de anúncios aí do lado está só para teste, e também por causa de uns benefícios de medição de audiência que vêm junto.

Eu escolhi a torre de quatro anúncios porque é um dos tamanhos-padrão de banner vertical. Os banners verticais têm foto e são mais bonitinhos que esse monte de letras que normalmente aparecem.

Mas nesses três meses eu só vi dois banners com foto aparecerem aí. Um é esse do Itacaré Village. E outro era... da Air France eekops:

Zé
PermalinkResponder

Riq, tem mais alguns banners de fotos e links que já apareceram pra mim e acho que você não deve ter visto (computadores com IP internacional são marketados com propagandas diferentes). No momento, nesta página, está aparecendo um banner do HSBC Premier. Um link que aparece bastante (no Estadão também) é de venda de passagens aéreas para o Brasil saindo de Boston grin

Pois então, vira e mexe eu dou uma clicada nos banners ou links para dar uma "força", hehe. Agora, teve uma vez que eu fiquei tentado a clicar num banner mas fiquei com vergonha e não cliquei: era de garotas de programas (Brazilian Girls) para estrangeiros. E se eu tivesse clicado, acho que não estaria vivo agora para escrever este comentário mrgreen

Marcie
MarciePermalinkResponder

Que delícia de post! E adorei o princípio que você segue e que eu, sem saber, sempre segui. Adoro pegar o carro e me perder por aí, ficando em pequenos B&B, fazendo comprinhas nas feiras e sem muita pressa de chegar a lugar nenhum. Seu post, devidamente favoritado!

Ricardo Freire

Você está falando do texto da Claudia que aparece quando você clica em "slow", certo?

A Claudia não é só defensora do slow travel; ela é praticante, também mrgreen

Marcie
MarciePermalinkResponder

Eu sei, fui lá correndo ler todos os posts dela. Vestindo babador, claro...E curtindo cada minuto.

Lembra quando a gente tinha férias? 30 dias..que normalmente tirava-se depois do Festival de Cannes, esticando até onde desse? Saudades...agora o máximo que consegue-se tirar é uma semaninha e olhe lá...Ainda bem que tenho meu bico fixo em Paris, em março, e todo fds pego um carro e vou descobrir coisas novas....(sexta nostálgica!).

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Tenho um poster com esse mesmo cliché da Abbaye de Senanques na minha sala... O lugar é lindo, apesar de eu nunca ter ido durante o período de floração da lavanda.

Uma dica, mesmo para que não é lá muito religioso, é assistir a missa de domingo de manhã.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Blz, mais um blog excelente para acompanhar!!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Blog devidamente "favoritado". Tá cada vez mais complicado decidir para onde irei nas férias pós-alforia...
Valeu!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Ai ai troco Grécia em Setembro por um carro na Provence??? wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Só trocaria se tivesses a possibilidade de ir pra Grecia
ano que vem , em junho .

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Que idéia fantástica!!! Sempre tiro férias em Maio, Junho pq não rsrs Muito obrigada Sylvia!!!

Denise Mustafa

Era pra lá que eu tava pensando em dar um esticadela quando for pra Toulouse. Vou ficar umas 2 semanas por aquelas bandas! Me deu água na boca...

Claudia Carmello

Oi todos! Obrigada pelas visitas lá no bloguinho! Riq, querido, muitíssimo honrada com seu post e sua visita atenta lá no Outro Modo... fiquei muito feliz que você tenha gostado. grande beijo!

Majô
MajôPermalinkResponder

Eu sou apaixonada pelas lavandas da Provence, um dia chego lá, ainda não conheço. Dei uma espiada no blog da Claudia, adoro aquelas feiras e os vilarejos, é pra esquecer da vida por lá wink

Lu
LuPermalinkResponder

Claudia,
Mto legais os seus posts sobre a Provence. A minha vila é sem sombra de dúvida Gordes. Qdo vi o filme Um Bom Ano, revivi tudo. Aquele lugar é um sonho, pequeninho, mas tão charmoso, tão perfumado. Aliás, fiquei num bed & breakfast que foi o máximo - Domaine de l'Enclos. E lá, tive a oportunidade de fazer um pouco do slow travel. De bike, nos perdemos, logo depois de tentar visitar a Abadia de Senanques(que estava fechada naquele horário), fomos parar numa trilha de caçadores (na época de caça), cheia de pedras, e acabamos saindo na estrada que ia na direção que queríamos. Foi "o" passeio - emoções fortes, roubadas, e no final deu tudo certo, e ainda voltamos p/aquele quartinho super cheiroso e gostoso de Gordes. Foi realmente "uma viagem"!!

Ricardo Freire

Lu, eu fiquei no Domaine de l"Enclos também! Na outra encarnação! (1996, acho...)

Lu
LuPermalinkResponder

E ñ achou o máximo???? Ou será que eu estava inspirada pela companhia???

Ricardo Freire

Achei, eu sempre recomendo!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Fiquei muito feliz de saber que a Claudia está em vôo-solo. Estou acompanhando de perto!

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Ola, Ricardo e Claudia,

Estou aflita! Tirarei férias em Fevereiro (dia 3, pra ser mais exata e prolixa). E estava planejando Paris, Reims e Cote D'Azur e Provence. Mas... estou achando que fevereiro não é uma boa época, por conta , nao só do frio, mas da beleza dos campos, da lavanda, etc. O que vcs acham? Outro destino que pensei foi Tailandia. Alguma informaçao que possa me ajudar em quaisquer dos casos?

Beijos de quem esta devorando o Blog, mas que já o conhecia há mtoo tempo, desde o antigo..

Carol

Ricardo Freire

Eu acho que viagens por vilarejos do interior ficam mais bacanas com temperatura mais amena, porque aumenta a vida ao ar livre.

A época para ver os campos de lavanda floridos é muito curta; vai de meados de junho a meados de julho; um pouco mais tarde nas partes mais altas.
http://essencedeprovence.typepad.com/lavender/2009/01/lavender-fields-in-the-winter.html

Fevereiro na Tailândia é ótimo, tanto em Bangkok como nas praias.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá Ricardo,

Em Dezembro saio da Suiça e tenho 3 dias sem saber o que fazer na França (já ficarei os 3 últimos dias de viagem em Paris, que já conheço). Estava pensando em Provence, mas acho que o fio vai estragar. Tem alguma sugestão??

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

A verdade é q estou sem saber pra onde ir. Tres dias em Zermatt nos alpes e 3 dias em Paris. Os 3 dias do meio eu to sem imaginação pra o que fazer em dezembro. Tem alguma dica?? Prefiro trem.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Dando seguimento à minha viagem à Europa, eu e minha esposa ficaremos 5 dias inteiros (6 noites) na Provence. Já lemos bastante coisa sobre o lugar e decidimos nos hospedar em Aix-de-provence (ou alguma cidade próxima) e em Gordes (ou alguma cidade próxima).

Minha maior dúvida é se fico 3 noites em Aix e 3 noites em Gordes ou 2 noites em Aix e 4 noites em Gordes.

Sugestões de hotéis/pousadas (como o Domaine de l”Enclos) são bem vindos.

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalinkResponder

Hugo, Nao consegui chegar ate Aix, conheci Avignon, Saint-Remy, Les Baux e alguns vilarejos da regiao do Luberon!!! Eu acho q vc deveria ficar 4 noites em Gordes e 2 em Aix!!! Pelo q li Aix é uma cidade grande e os vilarejos sao imperdiveis, por isso, dedicarei mais tempo a essa regiao!!! AMEI a minha pousada, dela podemos ver Gordes do restaurante e do patio do hotel... MARAVILHOSO ficar admirando a linda cidade de Gordes!!! Nosso quarto tb tinha uma area privativa com uma oliveira, lindo, lindo!!! As vezes compravamos queijos, vinhos e comiamos por la mesmo, muito legal!!! O gerente do hotel era otimo (michel) e nos deu boas dicas de restaurantes na regiao!!! O hotel chama Les Mas de Romarins: http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g187248-d235916-Reviews-Le_Mas_des_Romarins-Gordes_Luberon_Provence.html

http://www.masromarins.com/anglais.php

Hugo
HugoPermalinkResponder

Obrigado Letícia. Eu tinha visto esse hotel e parece muito bacana mesmo, e os preços não são tão absurdos. Você lembra em qual quarto você ficou?

Com base no seu comentário, será que não valeria a pena ficar as 6 noites em Gordes?

Letícia Greco

Hugo, sou suspeita para falar pq acho que valeria a pena sim!!! Aix fazia parte dos meus planos mas nao consegui ir ate lá!!! Mas quem vai gosta muito, entao ai depende de vc mesmo, pq duas noites lá tb deve valer a pena!! Eu nao lembro mais a distancia de Gordes a Aix, mas lembro que tinha pensado em ir e voltar no mesmo dia, o ruim é que pelo que eu lembro, o caminho mais rapido é pela auto estrada e ai vc perde um pouco do charme das típicas estradinhas.. por isso que desanimamos!!!O meu quarto chamava Cadenet!!!

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalinkResponder

Hugo, andei olhando o viamichelin e Aix fica a 80km de Gordes, 1 hora e pouco de viagem por 53km de auto-estrada!! Mas tem um outro caminho sugerido que pelo o q eu vi passa por Bonnieux, Lourmarin... é uma região lindissima!!! Mas a viagem fica mais longa e ao conhecer essas cidadezinhas vc ja vai ter passado por este caminho, entao ele nao sera novidade!!! Se vc quer muito ir em Aix eu iria pela auto-estrada mesmo, saindo cedinho e voltando a noite!!! Eu temei em trocar muito de hotel na minha viagem pela Toscana e foi super cansativo e a gente perde muito tempo, entao sou a favor, como o Riq sugere de manter o maximo possivel uma base só!!! Eu aprendi errando, mesmo sendo alertada e agora aconselho isso!!! Precisando de mais alguma dica sobre a Provence, pode perguntar!!!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Letícia, muito obrigado pela ajuda. Eu tinha pensado em mudar apenas uma vez de hotel na Provence, mas mesmo assim gasta-se um tempo precioso arrumando as malas, com check out, check in e deslocamento.

Já comprei um guia da Provence só que ele ainda não chegou. Mas como você disse que as distâncias não são longas, estou pensando realmente que o melhor seja ficar numa única cidade.

Depois que receber meu guia irei organizar um roteiro para os meus dias na Provence, e se tiver mais dúvida volto aqui para te perguntar.

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Hugo,

Vc poderia indicar o guia da Provence que comprou? Procurei por esse tipo de guia e não encontrei.

Obrigada

Hugo
HugoPermalinkResponder

Cristiane, pelo que vi a maioria das pessoas usa e recomenda o guia verde da Michelin. Eu comprei na Amazon.com e deve chegar dentro de uns 30 dias:

http://www.amazon.com/Michelin-Green-Guide-Provence-English/dp/1906261296/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1266577763&sr=8-1

Existem outros guias, mas esse da Michelin é muito elogiado.

No Brasil deve ser muito difícil de encontrá-lo, e se achar certamente estará mais caro do que se comprar na Amazon.

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Obrigada, Hugo!

Já solicitei o meu!!

Abs

Hugo
HugoPermalinkResponder

Reservei o hotel na Provence. Vou ficar no La Ferme de La Huppe (http://www.lafermedelahuppe.com), localizado bem próximo de Gordes.

O proprietário, com quem troquei vários e-mails, é muito atencioso e concedeu um bom desconto para pagamento antecipado. O hotel é muito bem avaliado pelo Tripadvisor e me pareceu bem charmoso e aconchegante.

Também olhei o Les Mas de Romarins indicado pela Letícia, mas os preços eram mais altos e o proprietário não concedeu qualquer desconto, mesmo para uma reserva de 6 noites com pagamento antecipado.

Como vou ficar 6 noites na região pensei em fixar base em duas cidades, mas no final achei melhor me hospedar num único lugar, porque o dia em que trocamos de hotel é inevitável perder um longo tempo.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Hugo,
tb ficarei em 2 bases durante 6 noites com minha mãe na região. Sua decisão está certa qto as 2 bases, concordo!!!

Obrigada por compartilhar seus achados por aqui, vou ficar de olho nas outras sugestões dos trips e nas sugestões do blog da Cláudia Carmello, onde já postei algumas dúvidas que me ajudaram no roteiro.

Ficarei em Avignon e Aix, pq Gordes tem algumas limitações para minha mãe. Início de Junho.

Quanto à aluguel de carro, vc já viu? Estou na dúvida se faço a carteira internacional tb. Já li bastante aqui e nos outros blogs, mas tô fazendo aos poucos cada reserva.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Cristina, não sei como é no seu Estado mas em Minas Gerais o Detran oferece o serviço de emissão da carteira internacional:

https://wwws.detrannet.mg.gov.br/detran/SolicitaServico.asp?IdServico=40

Eu vou fazer pois acho melhor levar e não precisar do que passar algum aperto desnecessário. Já li que na Hertz, por exemplo, eles estão exigindo.

Ficando em Aignon e Aix você vai precisar rodar menos de carro. Quando estiver olhando um hotel mande um e-mail e pergunte sobre descontos. Eu também ofereço pagar a hospedagem antecipadamente no cartão se eles derem algum benefício, o que, em média, reduz a diária em uns 10%.

Como o Euro está baixo e o dólar com um preço razoável estou pagando tudo agora para reduzir os riscos.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Hugo,
obrigada! Aqui tb tem mas por hora estou traumatizada com o Detran carioca por conta da identidade da minha mãe. Vou ver antes ver se a locadora exige. Linda sua opção de hospedagem - qdo voltar com meu amor vou considerar!
Demorei a responder por que estava viajando - a trabalho - Floripa e Sampa.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Cristina, veja no site do Detran antes porque em MG basta fazer o pedido que eles enviam para sua casa, não precisa nem ir no Detran.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Para quem esta interessado na Provence, vale a pena conferir o blog da Rachel Verano, pois ela está na região e postando excelentes dicas:

http://viajeaqui.abril.com.br/blog/viajar-bem-barato/

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Oi pipow! Oi Hugo
Só para contar que deu tudo certo. Peguei o carro em Avignon (fui de onibus pegando-o em frente ao Correio e andei um pouco, orientada pelo mapa do ponto de ônibus até ver uma locadora de veículo, a minha era ao lado) e devolvi em Aix-en-Provence na Gare do TGV. Não traduzi a carteira e a menina da locadora só errou colocando no contrato o nome da minha mãe como o meu, o que eu notei e corrigi. De resto, passei por uma batida de carro, muitos policiais, ninguém me parou, andei felizes 800 km e só não entendi uma placa com 2 palavras que não me lembro!A Europcar não exige carteira internacional, fica a dica (eu depois do perrengue da identidade da minha mãe no DETRAN-Rio não iria lá de novo de jeito algum).

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Riq,
tomo a liberdade de reproduzir aqui o comentário que fiz no blog da Claudia.

Estivemos lá de 3 a 9 de Junho. Campo de lavanda só vimos 1 (HUM), mesmo assim, de passagem na estrada voltando de Gordes para Avignon (nem deu para tirar foto! “acho que eu vi um campo de lavanda”, disse minha mãe, eu olhei e disse “é mesmo”, acabou rsrs). Acho que pq fez muito calor na Provence, enquanto eu e minha mãe passávamos frio em Paris depois do calor de Roma.

Mas a Provence vale mesmo sem lavanda. A Abadia de Senanque com o campo plantado tem seu charme, só a paz do lugar… e o desvio é pouco. Gordes conheci só o centrinho, mas só a vista da estrada (no caminho para a Abadia há um recuo para fotos), já vale. Achei que a experiência na ladeira lá, para a minha mãe, já era suficiente. St Remy chovia muito qdo chegamos lá, achei suja e mal cuidada (era um domingo) comparada com outras cidades da região. Cortamos Le Baux por conta disso e da ladeira. Meu roteiro na Provence foi assim:

1o dia – Paris – Avignon, jantar na Place D´Horloge. Hotel Etap Avignon em frente ao muro, ótima localização para quem gosta de caminhar.
2o dia – Andamos por Avignon, fomos até os Jardins do Dom, ao lado do Palais Du Papes, uma vista da região linda orientada por uma placa onde vc vê o nome das cidades que vai visitar, muito legal (almoçamos lá). Peguei o carro na Zona Industrial e fomos as 17hs para Chateauneuf du Pape e Orange, onde jantamos.
3o dia – Avignon – fomos a Fontaine du Vaucluse (dica de amiga), um lugar relaxante, para amenizar o calor, cidade perdida no tempo, amamos! Visitamos a Abadia de Senanque e passamos por Gordes. Jantamos em Avignon no centro histórico no D´Ici et D´ailleurs, o melhor restaurante de toda a viagem.
4o dia – Andamos pelo Centro Histórico, fui ao Palais du Papes (não recomendado para idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção devido à quantidade de escadas) enquanto minha mãe caminhava pela cidade. Almoçamos em St Remy e chegamos em Aix-em Provence exaustas.
5o dia – Aix – fomos a Marseille, passando pelo porto antigo, até o final da orla, depois fomos a Cassis (cuidado para não perder a placa – é no sentido de La Ciotat). Aproveitamos Marseille (adoramos a Notre Dame de La Garde, pelos mosaicos e a vista da cidade) e passamos por Cassis.
6º dia – Caminhamos por Aix-en Provence. Sinceramente, gostei mais de Avignon.
7o dia – Devolvi o carro na Gare do TGV que nos levou para o Charles de Gaulle 2 e voltamos para o Brasil.

Au revoir!

Joel
JoelPermalinkResponder

Em Abril deste ano estivemos na Provença e Côte D'Azur. Para reviajar um pouco fizemos um blog com a descrição da viagem – http://reviajar.blogspot.com/ – Espero que gostem e que ajude quem está a preparar a viagem.

nydia
nydiaPermalinkResponder

Alguém já fez passeio de bicicleta de 5 ou 6 dias por lá? estou super interessada! brigada e bjs

Nydia
NydiaPermalinkResponder

Oi Riq!
será que você poderia, por gentileza, colocar minha pergunta no perguntódromo??

tankiuu

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Nydia! Aqui quem responde é A Bóia! A Anatê deixou dicas para uma leitora que perguntou sobre passeios de bicleta na Provence:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/provence-e-cote-dazur-siga-a-ana-tereza/#comment-71568

Nydia
NydiaPermalinkResponder

Obrigadíssima!!!

Joel
JoelPermalinkResponder

Maias algumas dicas e experiências na Provença e Côte D'Azur em:

http://www.reviajar.net

Boas viagens!

Elisabete
ElisabetePermalinkResponder

ola claudia,sou a bete de sao paulo,vi sua s dicas e achei maravilhosas,para provence,vou viajar com meu marido no começo de maio para milão,quero aproveitar e ficar 3 dias em provence,o que voce me aconselha,nao conheço nada e nem falamos frances,como posso ir para provence,qual a distancia de milão para aix ?agradeço mto se voce me ajudar nao conheço nada rsrsr!! muito obrigado abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisabete! Se quiser falar com a Claudia, visite o blog da Claudia. O link está no texto smile

É preciso voar de Milão a Marselha para ir à Provence. Três dias não dão para nada, porque você vai perder os dia da ida e da volta em deslocamentos.

Regina Bastos e amigas

Olá Cláudia,
Adoramos seus comentários sobre a Provence. Como estamos pretendendo ir no final de maio, gostaríamos de saber algumas coisas:
-Temos chance de ver alguns campos de lavanda floridos?
- Devemos reservar os hotéis antes da viagem ou é fácil encontrar vaga na hora?
-Pensamos em nos hospedar em Avignon e Aix en Provence e de lá conhecermos as cidadezinhas. Gostaríamos também de conhecer Carcassone e Cassis. Podemos ficar por volta de 2 semanas sem contar os dias de viagem de ida e volta ao Brasil. Seria possível voce montar um roteiro para nós?

Regina Bastos e amigas

Olá Claudia,
Adoramos seus comentários sobre a Provence e estamos mto interessadas em conhecer.
Pretendemos ir em maio, e gostariamos de saber algumas coisas:
-teremos chance de ver alguns campos de lavanda floridos?
-há necessidade de reservamos os hotéis daqui?
-pretendemos nos hospedar em Aix em Provence e Avignon e de lá conhecermos as cidadezinhas.Queremos tb conhecer Carcasone e Cassis.Podemos permanecer na região em torno de 2 semanas. Seria possível vce montar um roteiro para nós?
Desde já agradecemos. Abs Regina e amigas

JOSE RIZKALLAH

Estou gostando das tuas sugestoes.Peco mais uma.Estarei na Provence, em setembro por aproximadamente dez dias. Entre Avignon e Nice,
indique 3 lugares para servir de base para conhecer a regiao. Se possivel, com nome de hoteis pousada aconchegantes, com atendimento familiar. Obrigado.
Jose Rizkallah

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Para falar com a Claudia, visite o blog dela grin

lilian
lilianPermalinkResponder

Olá Boia!
Viagem chegando e várias dúvidas ainda... ônibus sao uma boa opçao para o deslocamento de aix en provence para nice? algum nome de empresa para indicar? muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! De trem há saídas a toda hora; o mais rápido leva 2h40. De ônibus são poucos horários; a viagem leva 3 horas.

http://www.regionpaca.fr/uploads/media/Nice-Aix-Marseille.pdf

lilian
lilianPermalinkResponder

Boa noite, bóia. Obrigada pelo retorno!
Confere a informaçao de qe tem RER também para o trecho (aix-nice)? parece que eu vi em algum outro comentário.
Bom, mas to com um probleminha com aluguel de carro. NAo to achando nda que combine 500 km + seguros. aliás,se em português as condiçoes parecem confusas, imagine em inglés e francês.
Pode me dar alguma dica? tenho q reservar daqui do brasil, ou chegando lá tb é tranquilo?
a intencao é dar um "rolê" (hihihi), saindo de aix.
Valeu de novo!

lilian
lilianPermalinkResponder

Mais uma (prometo que última!) pergunta - o trecho mais barato para nice, de trem, saindo de aix, é um que combina tgv e intercites. O que é esse intercites?
Me parece, pelo que pude entender, que tenho que mudar de trem na gare de marseille. será que isso é simples e rápido, considerando que o tempo é de 20 minutos, e estarei com uma mala (rodinha, 360 graus, mas é mala...)?? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! RER é um trem suburbano em Paris.

TER é um trem que corre a costa. Não sobe a Aix.

Recomendamos alugar carro com a Mobility: http://www.mobility-online.com.br .

lilian
lilianPermalinkResponder

merci! já to treinando! ahahha

lilian
lilianPermalinkResponder

Olá Bóia! to insegura com o trem de marseille para nice, um tal de intercités. O trecho que comprei de aix para nice tem uma conexao em marseille, e nessa conexao terei que mudar para esse trem intercités. Vc já ouviu falar dele? Será que a mudança de trem é simples e rápida?
Alguém conhece a gare de Marseille para informar, se é tranquila essa troca de trens? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Se o site indicou esta conexão é porque é factível. Trem é assim mesmo.

lilian
lilianPermalinkResponder

obrigadao!

FernandaMCM
FernandaMCMPermalinkResponder

Olá Bóia! Gostaria de uma informação, pois realmente pelas minhas buscas na internet,ainda não ficou muito clara! Chego em Aix-en-Provence dia 24/06 por TGV como faço para chegar ao centro da cidade? Tem algum ônibus "tipo RoissyBus" que faça este trajeto? obtigada. Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! A estação de TGV fica a apenas 13 km da cidade. Um ônibus shuttle ("navette") parte a cada 15 minutos.

FernandaMCM
FernandaMCMPermalinkResponder

Olá Bóia, obrigada pelo retorno! Pelo o que acabei de encontrar, acredito que seja o RDT 13 que nos deixa na Gare Routière de Aix.(www.lepilote.com/ftp/FR_documents/FH0040.pdf).É esse mesmo?
Abç. Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Esse mesmo!

FernandaMCM
FernandaMCMPermalinkResponder

obrigada!!!

FernandaMCM
FernandaMCMPermalinkResponder

Por favor alguém pode me indicar alguma agência para aluguel de carros com bons preços? Pretendo alugar um carro em Aix-en-Provence.
Não estou conseguindo fazer uma cotação com a Mobility mencionada em um comentário acima. obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, FErnanda! Cote então em autoeurope.com

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar