Patagônia pra Marília

Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)
Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)

Sem medo de gripe nenhuma (viva!), a Marília Marconi está planejando uma viagem à Patagônia em setembro.

Tem doze dias para a empreitada e quer saber se é possível — e sobretudo se vale a pena — combinar os lados argentino e chileno.

Para dar subsídios às discussões, o que eu posso fazer é lembrar do ótimo blog do Tony Galvez, De Viaje a la Patagonia, que relata duas expedições que ele fez ao lado argentino.

A Luisa do Arquivo de Viagens também foi à Patagônia argentina e fez uma série extensa de posts; e dois trips publicaram relatos bacanas em blogs da comunidade: a CarlaZ no Filigrana e o Ernesto Pato Econômico n’A Turista Acidental.

Não posso deixar de citar também um site muito completo que abrange os dois lados, o Interpatagonia. A seção Austral traz todas as cidades mais procuradas, com indicações de como chegar e como se locomover entre elas.

Finalmente, como curiosidade, pesquei um roteiro de carro pelos dois lados sugerido por uma locadora, que por trazer a quilometragem pode ser interessante nesta fase de planejamento.

Mas o que a Marília deve estar procurando (e eu também!) é alguém que tenha ido aos dois lados e dê seu testemunho sobre as diferenças — e também sobre como tiraria melhor proveito desses 12 dias na região.

Agradecidos!

109 comentários

Ricardo:

Como vai?
Tenho viajado nos últimos anos baseada totalmente nas usa dicas, mas nunca lhe enviei e-mail.
Eu, meu marido e minha filha vamos de Troller para Patagonia. Pensamos Floripa, Colonia, Buenos Aires, Viedma, Puerto Madryn, Comodoro Rivadavia,El Calafate. Queriqa saber se está bom. Depois avião para Ushuaia. Vale mais a pena Ushuaia ou Torres del Paine?

Ola Ricardo. Estamos em três amigos e estou com muitas dúvidas quanto ao roteiro. Acabamos comprando porto alegre- buenos aires- el calafate- buenos aires. Chegaremos em El Calafate na terça no fim da tarde e retornaremos domingo pela manha (5 dias em el calafate). Achei realmente muito tempo em El Calafate. Então pensei em ir El Chalten ou Torres del Paine. Mas como a voo de volta é por el calafate, estou realmente na dúvida se valeria a pena). O que voce recomenda?

    Olá, Daniele! Quem responde é A Bóia. Existem passeios de um dia, bastante puxados, tanto para Torres del Paine quanto para El Chaltén. Você passará boa parte do dia na estrada. O ideal seriam dois pernoites em qualquer um desses lugares, mas daí vai depender dos horários dos vôos de chegada e saída do Calafate. Vocês precisarão de dois dias inteiros em El Calafate para fazer os passeios locais.

    Oi Boia! Muito obrigada pelo carinho! Adiei em 2 dias minha volta para poder conhecer a patagonia chilena! Mas como estarei sozinha, estou um pouco confusa quanto à parte logistica!

    Como não tenho a manha do trekking, nem de acampar, adorei a dica do city tour (e olha que sempre pulo essa parte nas viagens!).

    Bem, mas a logistica esta me pegando! Bem, acho que o ideal é me hospedar em Puerto Natales, né? Em algum hostel ou algo assim, e fazer os passeios. No meu caso, é o que vc recomenda?

    O ruim é que se perde um dia, né? El Calafate- Puerto Natales. E no outro dia, entao, torres del paine. Ir direto pelo City Tour, com malas e tudo, conhecer Torres del Paine e depois ir para Puerto Natales será que dá?

    Aproveito para agradecer ao blog! Fui para cancun em junho, e o blog foi essencial, principalmente em relação ao Playa del Carmen. As dicas de vocês valem outro! Um abraço, dani

    Olá, Daniele! Há passeios bate-volta supercansativos que saem de El Calafate e levam a Torres del Paine direto, voltando no mesmo dia. Você sai de madrugada, volta no fim da noite. Informe-se ao chegar.

    A opção menos cansativa é dormir duas noites em Puerto Natales.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito