Patagônia pra Marília

Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)
Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)

Sem medo de gripe nenhuma (viva!), a Marília Marconi está planejando uma viagem à Patagônia em setembro.

Tem doze dias para a empreitada e quer saber se é possível — e sobretudo se vale a pena — combinar os lados argentino e chileno.

Para dar subsídios às discussões, o que eu posso fazer é lembrar do ótimo blog do Tony Galvez, De Viaje a la Patagonia, que relata duas expedições que ele fez ao lado argentino.

A Luisa do Arquivo de Viagens também foi à Patagônia argentina e fez uma série extensa de posts; e dois trips publicaram relatos bacanas em blogs da comunidade: a CarlaZ no Filigrana e o Ernesto Pato Econômico n’A Turista Acidental.

Não posso deixar de citar também um site muito completo que abrange os dois lados, o Interpatagonia. A seção Austral traz todas as cidades mais procuradas, com indicações de como chegar e como se locomover entre elas.

Finalmente, como curiosidade, pesquei um roteiro de carro pelos dois lados sugerido por uma locadora, que por trazer a quilometragem pode ser interessante nesta fase de planejamento.

Mas o que a Marília deve estar procurando (e eu também!) é alguém que tenha ido aos dois lados e dê seu testemunho sobre as diferenças — e também sobre como tiraria melhor proveito desses 12 dias na região.

Agradecidos!

109 comentários

Sonia
Caso venha à Brasilia , os Hotéis oferecem tarifas bastante reduzidas nos fim de semana .Em Brasilia como tudo é por area os principais Hoteis ficam no setor Hoteleiro Norte ou Sul ,Sigla SHN ou SHS ( Centro da cidade e perto de tudo). Sugiro fazer uma pesquisa na internet para encontar preço adequado ao seu interesse.Ok eli

Oba finalmente apareceu por aqui um lugar que posso contribuir. 🙂 Olha vale a pena conhecer os dois lados, no entanto creio que 12 dias é muito corrido, mas podemos fazer algo assim:

Santiago (Chegada) -> Onibus noturno para Pucon, pela Turbus.
Pucon 2 dias – Vulção de dia e termas fim do dia, no outro dia passeio pela vila e arredores, final da tarde Puerto Mont ou Varas.
Puerto Varas/Puerto Montt 1 dia – Só para fazer o Cruce de Lagos para Bariloche, estão com promoção para brasileiros. Se der suba no Vulção Osorno, que fica em Puerto Varas, é lindo.
Bariloche 2 Dias – Cruce de Lagos e City Tour
El Calafate 2 Dias – Glaciar Perito Moreno obrigatório, El Chaten ou Torres del Paine bate e volta.
Ushuaia 3 Dias – Canal de Beagle, Glaciar Martial, City Tour, Moto de Neve e Trenó de Cães.
Buenos Aires (Final)

    Ótimo roteiro, Hugo!

    Engraçado que, mesmo sabendo que Bariloche é tecnicamente Patagônia, eu não consigo pensar nos lagos como parte da região. Pra mim Patagônia é só lá embaixo…

    Comigo acontece o mesmo… Já fui aos Lagos Andinos e Bariloche e continuo dizendo que nunca fui à Patagônia… 😉

    Riq, realmente, para mim Patagonia é Ushuaia, El Calafate e Torres del Paine. Bariloche é para quem tá afim de badalação, o que eu acho que não combina muito com a Patagonia.

    “… Engraçado que, mesmo sabendo que Bariloche é tecnicamente Patagônia, eu não consigo pensar nos lagos como parte da região. Pra mim Patagônia é só lá embaixo …”
    Olá, Ricardo! Você está correto, tecnicamente a região geográfica conhecida como Patagônia argentina inicia ao sul do rio Colorado, portanto, inclui Bariloche. Basicamente a Patagônia argentina é formada por dois biomas, que são as estepes e os bosques andino-patagônicos. As regiões de Ushuaia e Bariloche, por exemplo, pertencem ao mesmo bioma, formado pelas florestas que recobrem as encostas da Cordilheira dos Andes. Ao centro da Argentina e na costa atlântica encontramos a estepe, com baixos índices pluviométricos, vegetação arbustiva e aspecto desértico. No meu blog escrevo sobre viagens de carro na Patagônia argentina e chilena e tenho várias dicas sobre o assunto. Saudações e parabéns pela qualidade das informações do site!!!

    Evandro, gostei da explicação, me lembrou as aulas de cursinho preparatório para vestibular. Bacana, valeu pela aula de Geografia! 😀

Caro Ricardo
Meu nome é Sônia (sou mãe da Natalie, que vive comentando por aqui). Estou com uma viagem marcada para Goiás. Visitarei uma amiga minha em Goiania e gostaria muito de conhecer a cidade de Goiás (sonho conhecer a famosa casa da ponte de Cora Coralina) e talvez ir até Brasília. Mas estou com dificuldades de conseguir indicações de hospedagem. Será que você poderia me auxiliar? Agradeço imensamente. Saudações.
Sônia

O sucesso vai depender muito do tipo de viagem. Em setembro ainda estará muito frio para fazer trekking, por exemplo. Com 12 dias ela pode usar El Calafate como base e conhecer também El Chalten e Puerto Natales, talvez até ir à Punta Arenas para visitar a pinguinera.

Assino debaixo do que o Ernesto falou – os lugares são muito longe entre si pra brincar de conhecer a jato.
Vamos lá: eu já fiz Ushuaia (avião) El Calafate (ônibus) Torres del Paine e AMEI. E também fiz Puerto Varas + Lagos + Bariloche e achei lindo também. As duas viagens valem super a pena. Essa última está bem descrita no blog da Carla, o Idas & Vindas.
Calafate, onde está o Glaciar Perito Moreno (esse da foto aí de cima) é de cair o queixo – taí a Sylvia que não me deixa mentir. A Unesco concorda, e tombou o glaciar como patrimônio da Humanidade. E não existe, no mundo, um glaciar tão facinho de admirar: basta sair de El Calafate, dirigir uns 80 kms numa estrada de rípio (já no Parque Nacional) e assistir de arquibancada o glaciar, onde ele despeja no lago – a distância que você fica dele é de embasbacar. Só isso já é um programão, mas se quiser pode pegar um barco pra passar mais pertinho, ou marcar um trekking pra passear por cima do bichão, de grampones (aqueles espetinhos) no sapato.
Ushuaia tem os parques nacionais, com paisagens lindas, e o Canal de Beagle, com pingüins e lobos marinhos.
Bariloche é maravilhosa, especialmente pra não esquiar – tem paisagens de cair o queixo, de botar a Noruega no chinelo, e com um custo-benefício de tirar o chapéu.
Já o Chile, ah, o Chile… O Chile é lindo de morrer, com comida deliciosa, um sotaque encantador, e Pisco Sour pra fechar a conta.
Torres del Paine é de babar, também – só recomendo ficar NO parque, e não em Puerto Natales, uma das cidades mais feinhas que eu já vi, e ainda por cima loooonge das atrações.
E Puerto Varas e redondezas é linda, com lago, vulcões (e chuva, muita chuva – mas eu faço chover no deserto, notoriamente). A travessia dos lagos andinos é legal (sem chuva, imagino).
Resumindo: talvez a solução esteja no deixar o econômico decidir. Qual aéreo está mais fácil/barato pra época que você quer? Basta paisagens de cair o queixo, ou tem que entrar neve, ou fauna (ponto pra Ushuaia)?
Sei não, mas acho que tenho que voltar em todos esses lugares pra decidir qual eu prefiro…
PS: o meu queixo anda deveras caído, devo confessar :mrgreen:

Riq,

tem um post meu no blog da Majô também…aqui do trabalho não consigo entrar no wordpress pra linkar, de casa eu faço…
Esse site Interpatagônia é muito bom…e também tem muita informação no Mochileiros.com , eu sempre pesquiso lá. E sem falar o Tony que alem de tudo é super prestativo!

Eu só fui no lado argentino, passei 8 dias (5 em Ushuaia, 2 em El Calafate e 1 em El Chalten).

Com 12 dias dá pra fazer muita coisa e dá pra ir nos dois lados sim! Indo de El Calafate até Torres del Paine…ou então fazendo aquele cruzeiro que a Mari fez, ela postou várias coisas no Saia Pelo Mundo.

Marília, você tem meu e-mail né, qualquer coisa é só perguntar!

Riq

Eu publiquei uma viagem para a Patagonia, cheia de dicas, no blog da Emilia. Pode linkar! Foi bem para o Sul, em Ushuaia.

Vale e muito, combinar os lados argentino, e chilenos.

Mas, primeiro e bom ela escolher se quer Bariloche e Lagos OU Torres del Paine e Glaciar OU Ushuaia. CAda um deles para ser bem visto, precisa de no minimo 5 dias, sem contar o dia da chegada e da saida.

    Eu sabia que tinha mais material do que estava no arquivo!

    Assim que chegar em casa edito a tua viagem e a da CarlaZ (tô na redação do jornal, entrei só para dar uma espiadinha).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito