Tenebroso

Minha crônica no Guia do Estadão de hoje.

tenebroso

Tenho simpatia por esses adjetivos que andam por aí em duplas. Em algum momento da vida eles formam um par e dali por diante coabitam felizes num clichê próprio. “Firme e forte”. “Velho e bom”. “Lépido e fagueiro”. “Ledo e ivo” – ops, esse é gozação.

Algumas vezes os dois constituem sociedade com um terceiro parceiro, um substantivo, que lhes justifica (e monopoliza) a existência. É o caso, veja só, de “longo e tenebroso”. Se não fosse por “inverno”, o casamento entre “longo” e “tenebroso” já teria ruído há muito tempo. Por mais que um filme, um túnel ou um mandato de senador pelo Amapá possam ser tão longos quanto tenebrosos, o uso de “longo e tenebroso” só se aplica a “inverno”, e pronto.

O que eu achava mais divertido em “longo e tenebroso inverno” era o fato de se tratar de um clichê desconhecido na vida real. Nossos invernos não são longos nem tenebrosos. Pelo contrário: costumam vir em pílulas, na carona de frentes frias que passam bem mais rápido do que aquelas que nos atormentam no verão. Entre uma frente passageira e outra, os dias se sucedem ensolarados, e as noites, agradáveis. Manga curta ao meio-dia, edredom à meia-noite, não existe época do ano mais feliz.

Como eu sei disso? Não sou meteorologista, mas sou cronista. E para mim o finalzinho de junho é tradicionalmente o momento de tirar sarro de quem teima em suar encasacado em Campos do Jordão, quando poderia se bronzear sem chuva em Ubatuba.

Só que nesse ano minha crônica de sempre foi pro beleléu. Pela primeira vez na década, estamos vivendo um longo e tenebroso… outono. Tenho dormido todo encapotado. Bati o meu recorde pessoal de dias consecutivos saindo de casa vestido com meias. Estou tremendo não só de frio, mas também de medo do inverno que vem aí.

A última vez que senti tanto frio assim foi na Bélgica. Num longo e tenebroso final de verão na Bélgica. Escrevi no meu diário de bordo:

“Você acorda e não consegue sair da cama, meditando sobre os prazeres do final de verão na Bélgica, embaixo do seu edredom reforçado por mais um cobertor. Daí você olha pela janela, oba: entrevê-se uma nesga de sol. Então mais do que rapidamente você veste a capa de náilon, pega o guarda-chuva e sai para apanhar alguns raios de sol antes que seja tarde demais. (Se você bobear, pode contrair osteoporose no final de verão na Bélgica.)”

São Pedro, por favor nos poupe de uma longa e tenebrosa primavera.

39 comentários

Riq… não tira o Freire’s do ar não! Ele já é histórico, um dos primeiros guias abrangentes e autorais em Português que surgiram! Deixa ele lá! Assim, da mesma forma como de vez em quando posso abrir um empoeirado e semi-amarelado Guia 4 Rodas 1989 e descobrir que em Praia da Pipa ainda não tinha DDD, daqui um tempo dará pra ler sobre coisas e lugares “há 10 anos atrás”.

Quem sabe até lá as cadeiras de plástico saem de moda igual a lambada?

Riq
delicia de post. Nao li no dia pois estava com minha saia de lã xadrez e meu cardigan de lã, juntamente com meu casaco, comprados na liquidação de Janeiro de Paris 😛

Ricardo, li em algum lugar que o Mark Twain uma vez reclamou que o pior inverno da vida dele foi passado num verão em San Francisco. Bonitinho e nada ordinário. Ops, bonitinha e ordinária também dá uma canja.
De minha parte, confesso que fujo do frio, exceto uma semaninha para brincar de snowboard. Fizemos a asneira de ir a Paris no começo do ano, pegamos um frio monstro e voltamos, todos, doentes. Vi minha filha, de 5 anos, xingando o casacão; coitada, não aguentava mais.

eheheh… vou colocar vc aqui no inverno no Canada…
Vc vai morrer de rir do final do verão da Belgica 🙂
Bão… eu odeio inverno com todas as forças e a Marcie reclamando do calor… ave maria! 😉
bjs

Leandro, pra mim, o solstício de inverno é o marco da esperança. Quando o sol volta a nascer um pouco mais cedo a cada dia, já fico mais aliviada. 🙂

Sempre ouço gente dizendo “se outono está assim imagina o inverno, ou se a primavera está assim imagina o verão”, mas não tem muito ver, o inverno astronômico pode começar amanhã mas o inverno solar já está no meio, amanhã é o dia mais curto do ano e de sol mais fraco no hemisfério sul (e mais longo e do sol mais forte no norte), segunda-feira já começa a “caminhada do sol” para o verão, e o sol vai ficar um pouquinho mais forte a cada dia até 21 de dezembro quando é o auge do verão solar e começa a “caminhada para o inverno”, este ano no Rio de Janeiro a temperatura tem estado um pouco abaixo da média, e tem chovido quase toda semana no outono, mas não quase todo dia como na primavera e começo do verão, não falta sol mas ele anda meio fraquinho.

Ricardo, só por curiosidade essa expressão “longo e tenebroso inverno” vem de um poema (um soneto) que cunhou uma outra expressão: “resistir quem há-de?”.
Trata-se de “Visita à casa paterna”, de Luis Guimarães Jr.
Foi o primeiro poema que memorizei, ainda na adolescência…momento literário…rsrs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito