Um turista ocidental no Ramadã

Ramadã no Cairo (foto: Claudia Wiens)
[Ramadã no Cairo (foto: Claudia Wiens)]

O Bruno está indo passar o 7 de setembro entre Dubai e o Egito. Só que, em 2009, esse nosso feriadão vai cair no meio do Ramadã, as quatro semanas sagradas do islamismo, em que os praticantes precisam se abster de comer e beber da alvorada ao pôr-do-sol.

Com o intuito de se preparar para o que está à sua espera, ele está procurando depoimentos e fontes de informação sobre como é ser um ocidental durante o Ramadã.

A Yara Cynthia já esteve na Turquia durante o Ramadã e diz que, por se tratar de um estado laico, por lá o ocidental não sofre nem um pouquinho: os restaurantes abrem durante o dia, e os turistas podem beber até álcool (desde que não na rua).

Buscando informações nos foruns do TripAdvisor, achei dois moderadores que me pareceram equilibrados, pois listaram pós e contras desapaixonadamente.

O de Dubai disse que, dentro dos hotéis, tudo continua funcionando o dia inteiro (só não servem álcool, nem mesmo no frigobar). Os shoppings também abrem; só as praças de alimentação permanecem fechadas. À noite, os bufês dos hotéis são riquíssimos. Recomenda-se que, quando precisar beber água na rua, o turista escolha um lugar fora de visão para sacar a sua garrafinha da mochila.

O do Egito não omitiu as desvantagens — lojas e lugares de interesse turístico fechando às 14h30 para dar tempo dos funcionários chegarem em casa ao anoitecer; um megaengarrafamento no Cairo nas duas horas anteriores ao pôr-do-sol; restaurantes fechados fora dos hotéis; proibição de música ao vivo e dança do ventre — mas também citou algumas vantagens: as noites ficam tranqüilas, a “vibe” é de paz. Quem tiver a sorte de ser convidado para um jantar quebra-jejum na casa de um egípcio trará lembranças preciosas.

A foto que ilustra o post foi tirada do blog da fotógrafa alemã Claudia Wiens, que mora entre Istambul e o Cairo.

Algum de vocês já esteve num destino árabe mais linha-dura durante o Ramadã? Conte a sua experiência pro Bruno, se faz favor!

Leia mais:

84 comentários

Vou em breve à Sérvia (Belgrado). Alguma dica interessante?
Claudia

Riq, só pra constar, O Restaurante em Itacaré e o Bar do Sting, onde tentei ir hoje à tarde, fecharam definitivo.
Daí fui na Pousada Canto d’Alvorada, parede e meia com o Bar do Sting e achei beeem legal.
Parece ser novo, não sei…

    O Restaurante em Itacaré fechar é ultra-chocante: era tipo o restaurante mais antigo da cidade!

    Tem certeza de que o Sting fechou forever? Quando estive aí em maio (do ano retrasado) tinha vi propaganda de uma festa no fim do mês porque em junho o bar tirava férias coletivas…

    E aproveitando: que estrada você pegou pra Ilhéus? Santa Luzia ou Itabuna?

Muito legal Lucia !
Clicando em Ramadan , a esquerda no blog , tem varios textos e filmes .

Estivemos em Istambul durante os 5 ultimos dias do Ramadã.Isso foi na era pré internet , e só fiquei sabendo que Ramadã existia , lá mesmo .
Não lembro de ter deixado de fazer nada , apenas perguntei no hotel o que/quando estava aberto , pra não comer mosca 😳 ,mas lembro que grande parte do comercio estava fechado .
Quando a gente não conheçe um lugar , não faz muita diferença ter mais ou menos proibições ,
já que temos o habito de seguir todas as regras locais sem questionar 🙄

Minha cunhada passou 3 semanas na Turquia, durante o Ramadã, no ano passado. Viajou bastante por lá, inclusive para áreas mais tensas pros lados do Iraque e tal. A única coisa de que ela reclamou mesmo era da hora comer na rua, tirar um saquinho de batatas da mochila, sabe? Não eram repreendidos, mas diz que as pessoas olhavam salivando, todo mundo olhava muito, e eles se sentiam mal por isso. Mas só… de resto, tudo funcionando.

Nossa agora até eu fiquei preocupada…meus planos para Turquia são em pleno Ramadan também…nem tinha pensado nisso…mesmo com a Yara falando que é tranquilo…
Quando as coisas estão quase definidas…vem um problema…

Gente! Verdade! Nem tinha atinado pra isso, mas eu também vou viajar a partir do 7 de setembro e, ainda não decidi 100%, mas devo ir pra Zanzibar! Alguém sabe em que pé andam os ânimos islâmicos da ilha no Ramadã?

O post caiu em boa hora.

Também estava planejando uma ida à Turquia (Istambul, Capadocia, Kusadasi, Pammukale, Konya, Efeso e Afrodisias) na semana do 7 de setembro, com tudo quase definido, e esbarrei nessa questão do Ramadam. No fim de semana naveguei por uns comentários das eras jurássicas do VnV, e o vi comentários do Arnaldo que já passou pela experiência e não gostou nem um pouco. Mas pelo que vi o maior problema são os 3 últimos dias, o Seker Bayrami.

E aí, alguém tem mais informações a respeito?

    Rafael, este ano o Seker Bayrami acontece entre 20 e 22 de setembro, e pelo jeito fecha tudo mesmo, até o Grande Bazar.

    Tem um bis 70 dias depois do Ramadan, o Kurban Bayrami, em que todo mundo na Turquia tira férias. Este ano vai de 27 de novembro a 1o. de dezembro.

    O relato do Seker Bayrami do Arnaldo está aqui:
    https://www.viajenaviagem.com/2007/04/parceria-com-a-tap-gol-da-tam/#comment-11425

    e aqui:
    https://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2007/5/1/crnica-de-uma-viagem-desastrada-captulo-1.html

    Ricardo,

    Sou leitor assíduo do seu blog e de tudo que vc escreve (livros, matérias) e sempre busco suas dicas para orientar minhas viagens. No entanto, tenho pouca familiaridade com as ferramentas da internet e não achei outro canal para mandar uma mensagem para vc, que essa resposta de comentário. Sei que não deve ser o melhor formato, mas não achei um “fale comigo” ou “email de contato”…

    Queria saber se você e seus leitores podem me ajudar. Estou completando 4.0 em setembro (não espalha, eu acho que passo bem por 3.5) e já rodei o Brasil de alto a baixo, de um lado para o outro, então gostaria de começar a explorar melhor o restante do mundo.

    Minha opção foi óbvia: vou com minha esposa, comemorar meu aniversário, em NY, capital do mundo.

    Teremos 6 dias inteiros na cidade, na segunda quinzena de setembro. Já estou pesquisando e levantando hospedagem, mas o que me preocupa mesmo é: como utilizar da melhor forma possível os 6 dias.

    Onde ir? O que é obrigatório para alguém que quer ver a cidade da maneira mais completa possível em apenas 6 dias?

    Não estaremos fazendo uma viagem com recursos ilimitados, portanto programas too expensive não estão no planejamento financeiro.

    Se você(s) puder(em) me ajudar, agradeço!!!

    Abraços,

    Andre Fagundes

    André, vou abrir um post específico para essa sua pergunta. Vou aproveitar para dar meus pitacos, então talvez só publique daqui a uns dias.

    Se onde você estiver der para comprar a Folha de S. Paulo de hoje, compre, porque o caderno de Turismo vem com um roteirinho bem interessante para 4 dias.

    Se você é assinante Uol, pode ler aqui. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx1806200915.htm

    Uau! Essa foi rápida!!! Muitíssimo obrigado! Vou procurar a Folha (não sou assinante, mas como trabalho numa agência de publicidade, não falta jornal por aqui) e ler a matéria.

    Também achei que o tema merecia um post exclusivo, mas achei que seria por demais sugerir.

    Mais uma vez, MUITO obrigado!

    Abs,

    André

Morei 3 anos em Dubai e viajei muito pela região. Não recomendo a época do Ramadã pois, pelo menos em Dubai, tudo fica muito parado durante o dia. Não dá para tomar água em público e as sensibilidades islâmicas ficam mais aguçadas (mangas de camiseta, shorts, etc). Com certeza os buffets dos hotéis depois que o sol se põe são show de bola. Chamam-se iftar meals. O problema principal é que em setembro ainda faz um calor infernal em Dubai. E quando falo infernal quero dizer 50ºC!

O Egito é mais tranquilo pois há mais turistas e maior mescla religiosa. Muitos restaurantes também fecham durante o dia. Reza-se muito.

Eu iria para Beirute, pois lá o povo não está em aí. Querem mesmo é festar.

Abs
Vicente

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito