Viajandão americano dá volta ao mundo por onde suas roupas são feitas

Kelsey em Honduras, na fábrica da camiseta do Tatoo
Kelsey em Honduras, na fábrica da camiseta do Tatoo

Essa eu peguei no This just in, o blog da Budget Traveler.

Kelsey Timmerman estava em sua casa em Muncie, Indiana, quando, ao vestir sua camiseta de estimação com a estampa do Tatoo da Ilha da Fantasia, resolveu xeretar onde poderia ficar a tal ilha. Foi ver na etiqueta: estava escrito made in Honduras.

Teve uma idéia de viagem: ir aos lugares onde são fabricadas as roupas que os americanos vestem. Completou seu itinerário com as roupas que estava usando naquele dia: cuecas de Bangladesh, um jeans do Camboja e sandálias de dedo da China.

A viagem virou um livro — e um site: Where am I wearing? (algo como “Onde estou vestindo?”)

E o que podia virar uma reportagem-denúncia sobre a globalização e as condições sub-humanas em que as roupas são produzidas mundo afora virou um relato apaixonado pelos lugares e pessoas que Kelsey conheceu pelo caminho — exploradas, miseráveis, mas que estariam ainda pior sem seus empregos.

O lugar de que ele gostou mais? Bangladesh, vejam vocês.

Se fosse pelas roupas que eu estava usando ontem, eu ficaria bastante tentado a fazer uma viagem como a dele. Minha Levi’s 501 foi feita na Colômbia; a camiseta Gap gola V, em Cingapura; e os sapatos Camper, em Inca, na ilha de Maiorca.

Se bem que, como legítimo Imeldo das Havaianas, eu teria que começar minha turnê por Campina Grande, na Paraíba.

:mrgreen:

24 comentários

Como gostei muito da brincadeira, hoje escolhi direitinho as roupas e acessórios pra fazer a viagem que quero: sapatos, italianos (mesmo!), bolsa francêsa, blusa, made in China, calça, made in Thailand, lencinho feito em Camboja, e relógio Made in Japan. Vou pegar meu passaporte (feito onde??) e simbora pro aeroporto….ai,ai,quem me dera!

Hoje estou Made in Brazil. Bem, talvez não: a caneta no meu bolso é brinde de um curso, então deve ser chinesa… 😀

Bom, como eu acabei de acordar, fui ver as roupas de ontem – e não é que dariam duas viagens bem legais? Jeans Levi’s do México e camisetinha de malha da Guatemala, casaco GAP do Vietnam e sapatilhas Puma do Camboja – a globalização em carne e osso… 😉

Bem, eu estava hoje com jaqueta de cuero(linda por sinal) e botinhas de BsAs. A calça comprida e sweater brazucas. Ah e a corrente de cuero do relógio arrrentina.

Gostei da brincadeira…blusa de bangladesh, casaco, Camboja, calça da Índia e meias da Primark hehehe sem etiquetas…

Confesso que todas as peças que comprei na H&M sueca semana passada nos EUA eram de Bangladesh, Tailândia e Egito! (para minha surpresa, achei que lá só faziam echarpes lindas rsrs) Mas hoje estou toda nacional – com meu sapato de Porto Alegre Sylvia, uma calça carioca e uma blusa de Teresópolis.

    😀 😀 Não sabia que tinha essa marca de sapatos Cristina 😀

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito