[caption id="attachment_3931" align="aligncenter" width="450" caption="Kelsey em Honduras, na fábrica da camiseta do Tatoo"][/caption]
Essa eu peguei no This just in, o blog da Budget Traveler.
Kelsey Timmerman estava em sua casa em Muncie, Indiana, quando, ao vestir sua camiseta de estimação com a estampa do Tatoo da Ilha da Fantasia, resolveu xeretar onde poderia ficar a tal ilha. Foi ver na etiqueta: estava escrito made in Honduras.
Teve uma idéia de viagem: ir aos lugares onde são fabricadas as roupas que os americanos vestem. Completou seu itinerário com as roupas que estava usando naquele dia: cuecas de Bangladesh, um jeans do Camboja e sandálias de dedo da China.
A viagem virou um livro -- e um site: Where am I wearing? (algo como "Onde estou vestindo?")
E o que podia virar uma reportagem-denúncia sobre a globalização e as condições sub-humanas em que as roupas são produzidas mundo afora virou um relato apaixonado pelos lugares e pessoas que Kelsey conheceu pelo caminho -- exploradas, miseráveis, mas que estariam ainda pior sem seus empregos.
O lugar de que ele gostou mais? Bangladesh, vejam vocês.
Se fosse pelas roupas que eu estava usando ontem, eu ficaria bastante tentado a fazer uma viagem como a dele. Minha Levi's 501 foi feita na Colômbia; a camiseta Gap gola V, em Cingapura; e os sapatos Camper, em Inca, na ilha de Maiorca.
Se bem que, como legítimo Imeldo das Havaianas, eu teria que começar minha turnê por Campina Grande, na Paraíba.
24 comentários