AlessandroA no novo museu da Acrópole

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Acrópole vista do novo museu (foto: Alessandro Ayres)

Dia 21 de junho Atenas inaugurou o novo Museu da Acrópole -- um prédio moderno e envidraçado, com vista para o Partenon (prejudicada por dois prédios e uma casa que o governo ainda não conseguiu desapropriar e demolir).

Pois o nosso Alessandro Ayres já esteve por lá e documenta a visita no seu blog, o Wazari. Lá você encontra, em português, todas as informações práticas para marcar sua visita pela internet e chegar ao museu.

Aproveite e bookmarque a categoria Grécia do blog, porque deve ainda vir muita coisa boa por aí. Já estão no ar posts utilíssimos como o que esmiúça a chegada em Atenas (e inclui a dica para este hotel de onde se tem esta vista mais-ou-menos aí de baixo) e o que mostra o caminho das pedras para chegar às ilhas gregas de barco e avião.

Terraço do Hotel Central, Atenas (foto: Alessandro Ayres)

Efkharistó poly, Alessandro!

112 comentários

Wander
WanderPermalinkResponder

visitei o blog do Alessandro
Parabens pelo blog Alessandro: Boas suas dicas da Grecia e bem praticas. Mais um blog que vou acompanhar.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Estou no meu momento Tommy!!! Nem acreditei quando vi esse post!

Riq, obrigado pelos elogios. Agora aumentou a minha responsabilidade e espero não decepciconar nas minhas próximas dicas da Grécia.
Obrigado.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Nada como um momento Tommy depois de um dia difícil, é o que eu sempre digo wink
Alessandro, já passei por lá e comentei. O post está muito legal.
Abraços!

Blog do Giva
Blog do GivaPermalinkResponder

Legal

Vera Lucia
Vera LuciaPermalinkResponder

Ricardo, gostei muito das dicas do Alexandre. Sempre tive vontade de conhecer a Grécia e o blog do Alexandre fez aumentar ainda mias este desejo. Parabéns.

Dri - EveryWhere

Na minha ukltima viagem a Grecia, tive algumas discussoes bem acaloradas com o pessoal do escritorio (fui a trabalho) sobre esse museu e o estado de conservacao do Partenon.
Os Gregos sao um povo de sangue bem quente, e como bons latinos (pesar de nao o serem, oficialmente...) levam essa coisa de cultura, familia e historia muito a serio.
Na epoca ouvi falar que o museu novo teria uma ala interia que ficaria vazia a espera das pecas "roubadas" pelos Britanicos, que atualmente estao no British Museum, e o governo estava organiazando um abaixo assinado, apoiado em peso pelos Gregos para reaver as pecas.
Porem aqui desse lado de cah do Canal da Mancha, o governo Ingles diz que nao roubou nada, e aliais pagou muito caro pelas pecas, que foram "resgatadas" por colecionadores internacionais na epoca da guerra...
Morri de vontade de voltar a Atenas agora, soh pra ver o museu novo!
Abs
Dri Miller

Ricardo Freire

O último andar é uma caixa envidraçada que está à espera das peças.

Minha posição: eu acho que deveriam ser devolvidas, tenham sido elas roubadas ou adquiridas.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Eu não tinha nenhuma posição a respeito , até o dia em que estive na Acropole de manhã e no British na tarde do mesmo dia . Fiquei indignada em rever - mas sob um outro prisma-
os mármores de Elgin e a Cariátide no British Museum .
Estas peças tem que voltar ao lugar de origem !

André Lot
André LotPermalinkResponder

Vou dar meu pitaco aqui. Embora considere a questão complexa, acho que há casos e casos para esses traslados de arte. No caso do Partenon, é bem documentada a retirada no mínimo consentida (arranjada seria o mais adequado) dos marmores de lá. E se assim foi no séc XIX, não tem por que o governo grego exigir agora o retorno das peças. Os ingleses também precisam superar seu complexo de colonizador e saírem em defesa das aquisições legítimas que fizeram no passado, quando antropologia era grego (desculpem o trocadilho) em boa parte do mundo, e governantes das mais variadas estirpes achavam ótimo que estrangeiros pagassem para retirar "velharias inúteis" das áreas que governavam. No caso direto de ex-Colônias, como o Egito, todos os assuntos foram resolvidos na época da independência, e fim de papo.

Imaginem se a moda pega, como ficaria o mercado de artes. Aquele quadro caríssimo de Mirò que um magnata brasileiro possa comprar, daqui a 40, 50 anos pode ser "reivindicado" pela Espanha para voltar ao seu lugar de origem. Parece que os portugueses queriam impedir a saída de vários originais do Fernando Pessoa de Portugal, mas não conseguiram verba para bater uma turma que ia comprá-los.

Se a compra/aquisição foi legal na época em que ocorreu, eu considero assunto acabado e encerrado smile E quando aos "desfalques" do Partenon, de sarcófagos egípcios etc., paciência, fato consumado smile

Dri - EveryWhere

Uma das meninas Gregas que trabalha comigo fez a seguinte comparacao, que me convenceu imediatamente:
"Imagina que o Corcovado foi totalmente depedrado ao longo dos seculos. Seu pais e sua cultura sao representados por tudo que ele representa. E entao todo dia vc vai pro trabalho e passa em frente ao corcovado e ve o Cristo se as maos, sem a cabeca, faltando pedacos. Ateh que um dia vc vai no British museum ou no Louvre e lah esta, a mao do Cristo, a Cabeca do Cristo... orgulhosamente exibidos para os turistas como se fosse deles".

Ateh entao, eu pensava como o Andre, mas depois desse dia, e depois de ver a Acropole "ao vivo", virei casaca, e concordo com os Gregos.
Seja lah quais foram as condicoes da "troca/compra/arranjo" eu acho que mais dia ou menos dias, as pecas deveriam ser devolvidas (ou no minimo vendidas!)

Nina
NinaPermalinkResponder

Dri, quando eu fui lá, peguei um guia, e eles realmente fazem questão de mostrar algumas peças "falsas", réplicas, que são feitas com uma coloração bem diferente das originais, e falam que não está lá porque foi roubado dos ingleses durante a guerra.

Felizmente, eu fui à Grécia acompanhada de um historiador especialista em Grécia antiga, e ele me explicou melhor. Enquanto Atenas era parte da Turquia, essas coisas não foram exatamente roubadas, até foram, mas com a desculpa de que a Inglaterra teria maior expertise em conservação, e, na época, quando o governo turco não se interessava em cuidar dos monumentos, era a mais pura verdade. Depois disso, as peças foram 'comercializadas' para o museu britânico, dando a ele o direito de exibição, ou seja, se criaram alguns documentos que provam a posse delas por instituições britânicas.

Não precisamos fugir tanto pra precisar entender, acontece exatamente a mesma coisa aqui, com a questão de terra e cultura indígena, por exemplo. Era de um, agora é de outro e o outro já tomou posse, usa e tem documentos que comprovam isso. E agora? Não existe certo e errado na história..

Sinceramente, acho muito legal que partes dessas peças possam ser vistas em lugares diferentes do mundo.

Martinha
MartinhaPermalinkResponder

Jà tinha deixado meu comentàrio dias atràs no Blog do Alessandro..
Mas repito aqui..

Amei o estilo do museu.. super clean.. clàssico e com uma vista deslumbrante.. Isso que so o vi pelas fotos..Imagine là pessoalmente..

Quanto as peças "adquiridas".. hummmm.. tb acharia que o certo seria devolvê-las.. mas acredito que os ingleses não "enguliriam" isso.. seria uma verdadeira ofensa..

=)

André Lot
André LotPermalinkResponder

Seria um tapa-na-cara de todos os pioneiros da arqueologia, que trabalhavam com métodos científicos para estudar, catalogar e coletar antiguidades quando elas ainda eram frequentemente usadas como material de construção por aí.

Malu
MaluPermalinkResponder

Devidamente bookmarcado e parabéns pelo blog AlessandroA.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Obrigada ao Riq por essa informação importantíssima e ao AlessandroA que vai me dar muitas dicas. Falta 1 mês e pouco para chegar lá ainda que eu só tenha 2 dias livres em Atenas...

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Perguntinha off-topic:

alguém já fez reservas pelo site centralR.com?

Fiquei "meio assim" porque reservei um hotel por lá (pois ele estava bem mais barato neste site do que pelo Booking ou pelo Venere, embora cobrasse um adiantamento no ato da reserva), e depois mandei um e-mail diretamente para o hotel, pedindo a confirmação da reserva. O hotel me respondeu dizendo que não poderia me confirmar a reserva porque o site que utilizei não era o site do hotel...

Será que fui enganada? shock

Ressalto que recebi um e-mail da CentralR.com com login, senha, tudo bonitinho, mas essa resposta do hotel me deixou desconfiada!

Ricardo Freire

Carol, googlando "CentraR.com" e "complaints" aparecem algumas queixas -- um que reclama que deduziram um montante depois que a pessoa cancelou a reserva, outro que reclamou que a conversão de coroa islandesa para euro estava errada, e o preço que valia era o da coroa islandesa, coisas assim. Ou seja, a agência existe.

Provavelmente o hotel não pode confirmar a reserva porque não tem mais o quarto, que foi repassado a um terceiro que está vendendo por aí e por isso apareceu tão barato nessa agência. Esse é o meu chute...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Carol, às vezes as reservas feitas por consolidador só aparecem no hotel com o seu nome cerca de 1 semana antes da sua data reservada - mesmo em consolidadores grandes, como o Expedia, é assim. Se você estiver ainda com bastante antecedência da sua viagem, o sua reserva dificilmente aparecerá no hotel agora, o que não quer dizer que a reserva não exista.

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Hum, tá certo... Obrigada pelo esclarecimento, Carla, estou bem mais tranquila, agora! wink

Vivi
ViviPermalinkResponder

Oie Riq!
Uma ajudinha...
Vou ficar 14/12 até 21/12 na Espanha. Queria uma opnião sua de como dividir esses dias entre Madrid e Barcelona? Em qual cidade ficar mais tempo?Será que com esse tempo curto rola alguma viagem bate-volta em algua cidade próxima dessas?
Um abração
Vivi

Ricardo Freire

Vivi, o primeiro dia não dá pra contar muito, não. Fique este dia onde você desembarcar e mais três em cada cidade.

O bom dos bate-voltas é que você só faz se já tiver dada a cidade onde está como visitada. Se achar que não dá tempo, é só não fazer -- não há reservas antecipadas nem hotéis te esperando.

Os bate-voltas mais fáceis desde Madri são Toledo e Segóvia, que ficam a meia hora de trem. Também dá pra ir a Ávila e El Escurial.

De Barcelona, o museu Dalí em Figueras, o convento de Montserrat, a cidade romana de Tarragona, a cidade medieval de Gerona.

Mas com apenas três dias em cada uma, eu sossegaria o facho e me concentraria em Madri e Barcelona mesmo.

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Pois é, Riq, depois de me desesperar e deixar essa pergunta aqui, fiz exatamente a mesma coisa que vc e vi as tais queixas...

Fiquei um pouco mais calma por constatar que a agência pelo menos existe, mas eu achava que o hotel teria um controle sobre quartos repassados a terceiros, entende?

E achei muito desagradável o fato de ter feito a reserva por um site que eu JURAVA ser o do hotel (depois li a queixa de uma pessoa que reclamava exatamente de a centralR fazer isso, meio que forjar um site), mas que te direciona para o site da centralR.

O site pelo qual fiz a reserva foi esse: www.TheHydeParkHotelLondon.co.uk

E o site de verdade do hotel, depois descobri, é esse:
www.thehydepark.com

Mas então, se o que estiver acontecendo for mesmo o seu palpite, posso ficar tranquila, né?

Ricardo Freire

Eu li em outro lugar que é uma tática de vendas do site. O hotel pode optar por um plano em que esse CentralR. mimetiza o site do hotel e usa toda a sua técnica de SEO (search engine optimization) para gerar tráfego e vendas. Pelo jeito funciona smile

Eu não esquentaria, não.

http://www.accubook.net/forum/default.aspx?g=posts&m=5

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Carol, você mandou o email com quanto depois de fazer a reserva?
Muitos desses sites demoram algum tempo para confirmar a cobrança no seu cartão de crédito (quando cobram antecipadamente) e mais alguns dias para enviar a sua reserva para o hotel. Eu normalmente só mando email para o hotel depois de uns 3 dias da reserva. Já tive reserva do booking.com que demorou uns 5 dias para o hotel confirmar.

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Fiz a reserva ontem e mandei o e-mail hoje, Alessandro. É verdade, de repente, se eu der mais um tempinho, pode ser que o hotel receba as informações da CentralR... Vou aguardar o débito no meu cartão e mando outro e-mail pro hotel pra ver no que dá. wink
De qualquer forma, fiquei mais tranquila, agora.

RIQ, realmente a tática funciona! grin
Então eu não vou esquentar, não.
Obrigadinha e té mais!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Oi, amigos!!! Um saludo desde Las Galeras em Samaná. Uma praia bonita, bonita.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Oba, Carmem, legal ter notícias suas. Te extrañava!!! wink

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Riq e trips que me acalmaram ontem, só pra atualizá-los: hoje o hotel me mandou um e-mail (em português, inclusive), pedindo desculpas pelo transtorno e confirmando a minha reserva, alegando que eles ainda não tinham recebido a solicitação da CentralR.com quando eu entrara em contato.

Tudo resolvido, já tenho um teto em Londres! wink

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Pessoal, mais um hotel em Atenas com vista des-lum-bran-te: O Athens Gate http://www.athensgate.gr . Estive lá em 2004, um pouco antes das olimpíadas, e a localização é excelente - além da vista do Acrópole, ainda tem o Templo de Zeus bem em frente! Na época ele estava (alta temporada!!) a 60 Euros, um achado. Acabei de entrar no site e vi que ele passou por uma blaster reforma, virou um hotel boutique bem lindão. Mas acho que vale marcar um jantar no restaurante do terraço!

Vivi
ViviPermalinkResponder

Riq muito obrigada pela ajuda smile
Anotei as dicas e se rolar tempo faço, senão relaxo - rsrsrsr
Bjokas

Coga
CogaPermalinkResponder

To indo!!! Nao vejo a hora de chegar aih!! EEEEEEEE

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Olá, pessoal!
Quero dicas de vcs sobre que roteiro (ilhas/penínsulas)seria mais interessante para uma lua de mel na Grécia com cara de povoado bizantino ou veneziano.

Obrigadão! ;]

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Muito obrigada, Ricardo!
Já estou começando a delinear meu roteiro... Valeu mesmo pelas dicas!

Abs.,

Cristina Azevedo

Olá Ricardo, tudo bom? Estou com passagem, hotel e tickets comprados para Atenas, Paros e Santorini. Parto de São Paulo dia 22 de maio com destino a Atenas. Já estava com essa viagem marcada a meses. Prá falar verdade não estava preocupada com os rumores sobre a Grécia, mas parece que agora as coisas estão um pouco mais sérias.
Será que devo mudar o destino da minha tão sonhada viagem?
Obrigada.

Ricardo Freire

Na CNN sempre é pior, Cristina. Vá e aproveite que muita gente está mudando os seus planos para a Grécia. A vida continua por lá e os turistas que forem serão mais bem-vindos do que nunca.

Alethéa
AlethéaPermalinkResponder

Olá Alessandro!
Parabéns pelo seu blog, é completo! Adorei as fotos dos pratos! Eu e meu marido iremos à Grécia e à Turquia em setembro/10, gostaríamos de saber se há possibilidade de irmos de Creta ou Rhodes para Ephesus e quantos dias você acha necessário ficar em Santorini e Istambul?

Obrigada
Alethéa

Ricardo Freire

As rotas são Samos-Éfeso(Kusadasi) e Rhodes-Marmaris.
http://www.turkeytravelplanner.com/trans/Ship/GreekIslandFerries.html

Alethéa
AlethéaPermalinkResponder

Obrigada, Ricardo. Vamos pesquisar.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Olá Alethéa,
Não sei se dá para ir de Creta ou Rhodes para Ephesus, mas se der estará em algum daqueles sites que indiquei para planejar sua viagem de barco. É só consultar e verificar. Como já estamos perto de setembro, todos os trechos já devem estar disponíveis.

Eu não fui a Istambul, portanto não posso opinar, mas em Santorini eu ficaria entre 2 a 4 dias. É uma opção muito pessoal e depende muito do tipo de viagem que pretende fazer. Menos do que isso eu não indico, pois não dá para ver quase nada.

Abraços!

Fabio Souza
Fabio SouzaPermalinkResponder

Olá Alessandro!
Eu e minha mulher iremos à Grécia em setembro, pretendemos ficar 8 dias, gostaria que me desse a opinião sobre a distribuição desses dias entre Santorini, Mykonos e Creta. Por enquanto estamos assumindo
4, 2 e 2, respectivamente.

Obrigado

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Fabio, fui agora em Maio para a Grécia, e acho 2 dias pouco... Fiz isso em Mykonos e me arrependi. Minha sugestão é de pelo menos 3 noites em cada lugar. Abs, Marcela.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Assino embaixo da Marcela, 2 dias não vale a pena . Se for o caso, retire Creta que é uma ilha enorme .

Luca
LucaPermalinkResponder

Mykonos é um lugar onde só tem festa - inclusive na praia. Se essa for a intenção de vocês, dois dias é pouco, porque vocês vão passar uma boa parte deles dormindo. Se não gostarem de bagunça, melhor dedicar estes dois dias à Creta, que é um lugar bem grande. Eu passei quatro dias em Santorini (sozinha) e adorei. Não ficaria menos tempo lá.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Fabio, como bem disse a Marcela e Sylvia, 2 dias é pouco. Eu também passei 2 dias por lá e me arrependi de não ter ficado mais. No entanto, acho 4 dias em Santorini muito, pois não tem tanta coisa assim para fazer. É uma questão muito pessoal, mas se eu estivesse no seu lugar, faria 3, 3 e 2, mas sabendo que terá pouco tempo para Creta. Outra opção é trocar esses 2 dias em Creta por Atenas, que dá para conhecer bem nesse período.

Fabio Souza
Fabio SouzaPermalinkResponder

Pessoal,
Muito obrigado! Vou tentar terminar meu roteiro esta semana, de acordo com as dicas de vocês. Valeu!
Abs

Alethéa
AlethéaPermalinkResponder

Muito obrigada, Alessandro!
Valeu pelas dicas.

Abraços
Alethéa

SANDRA MARCHESINI

Ola Ricardo

Vou a passeio para a Grécia no dia 19 de março, e de lá viajo para Belgrado no dia 28 de março.
Ficarei em um ap triplo com meu marido e meu filho de 299 anos.
Quais as suas dicas? Gosto de dançar, de ir a bares e restaurantes bem aconchegantes, não gosto de comprar.

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Dê uma olhada nos posts que já foram publicados no Viaje na Viagem sobre a Grécia:
https://www.viajenaviagem.com/category/grecia/

A trip Claudia Liechavicius escreveu um relato sobre Belgrado, veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/2009/07/claudia-em-paz-na-servia/

Rê - Sem Escalas

Ricardo, depois de seguir a risca suas indicações sobre o Chile estou aqui agora anotando tudo sobre a Grecia e numa ansiedade só!!!
O Sem Escalas desembarca lá em Junho passa lá depois pra dar uma conferida e como sempre, obrigada!!!

Abçs,

Rê Antunes

Rose
RosePermalinkResponder

Oi pessoal, pretendo ir para Grécia em novembro correr a Maratona Clássica de Atenas, que sai de maratona e chega em Atenas. Infelizmente só tenho 10 dias para ficar lá.
Perguntas:
alguem já fez esta maratona?
Qual o melhor bairro e/ou hotel para ficar em Atenas?
Aceito sujestões de melhor aproveitamento do tempo, o que é insispensável visitar?
Obrigada
Rose

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Rose! O Alessandro Ayres viajou para a Grécia e deixou no seu blog um relato detalhado e organizadíssimo. Veja lá:
http://wazari.wordpress.com/2009/08/27/grecia-indice/

Quanto a hotéis em Atenas, vejamos se os tripulantes aparecem por aqui com dicas! Fique de olho.

Fran
FranPermalinkResponder

Rose,
Pesquisei bastante sobre hotéis em Atenas, daqui a um mês estarei por lá. Acabei me decidindo pelo Athens Gate, super bem localizado e com vista para a Acrópole. Outra opção que cheguei a reservar foi o Central Hotel, um pouco mais em conta, tb com vista para a Acrópole e localizado no bairro de Plaka.

Helo
HeloPermalinkResponder

Oi Rose, que delicia correr a maratona de Atenas! Me atrevi a correr meias maratonas e adorei. Estivee em Atenas em junho de 2010 e me hospedei no Hotel Economic http://www.economyhotel.gr/?gclid=CMHgpZ7Uj6kCFUHr7QodqHW7Hw depois de pesquisar muito. Optei por este hotel pela localização e preço. Para mim, foi a melhor relação de custo e beneficío, mas a região a noite não é das mas agradaveis. Vc vai passar dez dias em Atenas? Eu optaria em conhecer outras regiões tambem.

Helo.bhz
Helo.bhzPermalinkResponder

Oi Rose, tenho um colega de serviço que participa de maratona internacional. Ele opta em se hospedar perto do ponto de chegada. E geralmente hoteis oferecem pacotes para corredores de maratona, inclusive com algumas vantagens. Se eu fosse participar de um evento de corrida internacional, tentaria descobrir outras pessoas qeu tambem fossem participar do evento e averiguar o hotel em que eles ficariam hospedados.

Daniel Cuba
Daniel CubaPermalinkResponder

Oi Rose, me hospedei em 2010, em Atenas, no Hotel Eridanus. É um hotel pequeno, mas fica muito bem localizado. Lá foi super fácil se locomover tanto a pé, quanto de metrô. O hotel é excelente, tipo hotel butique. Recomendo. http://www.eridanus.gr
Boa viagem!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Rose,
eu fiquei em 2009 no hotel Pan, na Syntagma Square. Foi indicação de um amigo. Depois de rodar as ilhas, voltei para o Achilleas Hotel. 2 opções boas para vc.

Rubens Takashi

Rose, eu gostei do Acropolis Museum Boutique Hotel, na Av. Syngrou, perto da Acrópole.

carla
carlaPermalinkResponder

Voltei em junho da Grecia e visitei o Acropolis Museu em Atenas e adorei.

Estou colococando as dicas da viagem aos poucos no Blog mas fiz um post completo com tudo que fiz por lá:

http://longeeperto.com/2011/07/30/atenas/

Espero que gostem.

Abs carla

Janaina
JanainaPermalinkResponder

Estou indo no final do mes para a Grecia e queria dicas de bons restaurantes , com boa comida , vista do por do sol nas ilhas e aconchegantes, em Atenas, Mikonos, Santorini e Creta. Voces poderiam me ajudar ? E o que voces consideram imperdivel nesses lugares ?

Abs e obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! Um ótimo guia para a Grécia é http://www.guiagrecia.com.br .

Veja as dicas que os leitores já deram e outros blogs interessantes sobre a Grécia em https://www.viajenaviagem.com/category/grecia

Janaina
JanainaPermalinkResponder

Vou olhar agora mesmo wink
Muito obrigada

bruna
brunaPermalinkResponder

Acabei de voltar de Atenas e vou deixar aqui meu pitaco...
Fiquei hospedada no hotel Athens Gate, em frente ao Templo de Zeus Olimpico.. Adorei, o pessoal é super gnt boa, bem prestativo e o hotel fica a apenas 2 quadras da estação de metro Acropole.

Quanto os restaurantes eu posso indicar o Diogenes e o Eat at Milton's, sugestão que peguei em outros blogs que estão aqui na listinha interminaaaaaaaavel do VnV e adorei! Vale a pena! Comi entrada + prato principal + tomei cerveja + provei ouzo + sobremesa (iorgurte com mel) e não paguei mais do que 28 euros no Diogenes!

Niedja
NiedjaPermalinkResponder

Acabamos de retornar da Grecia, e também passei por aqui para deixar uma incrivel dica para quem está indo para a Grecia.

Antes de partir, aqui do Brasil fiz contato com uma guia para nos acompanhar em Atenas, a Fantastica NINA ROMANOU – telefones 00 xx (30) 693 7032 144 – 00 xx (30) 210 9834 469 – 00 xx (30) 210 9816 116. Na verdade, ela é mais do que uma simples guia, é uma fantástica e excelente professora de história e mitologia grega. Além disso, uma pessoa extremamente simpática e atenciosa.

Ela nos ligou no Brasil umas 3 vezes antes de partirmos para a Grécia para dar dicas sobre o roteiro, pois além de Atenas, também passamos por Thessaloniki, Meteora, Delfi,Nafpaktos, Olimpia, Mystras, Sparta, Epidauros, Nafplion, Mycenas, Corintho e Cape Sounion.

Alem disso, quando chegamos no hotel em Thessaloniki, que era nosso ponto de partida no continenente grego, havia um envelope que ela nos enviou pelo correio com mapas, caminhos rodoviários que deveriamos seguir e dicas de lugares a serem visitados, bem com precos e horários de funcionamento. Tinham 4 folhas escritas a mão por ela com dicas preciosas.

Havíamos contratado ela apenas para nos acompanhar em Atenas, mas ela chegou a este cúmulo de atenção e carinho conosco. Alem disso, anotou todos os hotéis que haviamos reservado na Grécia e todo dia a noite nos ligava para saber se tudo havia dado certo, além de nos dar dicas para o próximo dia. Isso tambem nos deu uma impagável segurança.

A Nina Romanou realmente foi uma das pérolas desta viagem. Ela é brasileira, filha de gregos que esta na Grécia ha 19 anos.

SADI TOMAZONI JR

Olá Niedja, você teria o e-mail da Nina Romanou, vou pra Grécia em Junho e gostaria de tê-la como guia

Obrigado

Nanda Sales
Nanda SalesPermalinkResponder

Vc não teria e-mail dela?

Thais
ThaisPermalinkResponder

Estive em Atenas no mês de outubro e a dica da Niedja sobre a guia Nina foi sensacional.
Não existem muitas placas e informações disponíveis nos museus, acrópole etc, e para mim que não sou conhecedora de história e mitologia, ter as informações da Nina fez o passeio ser mais interessante e valer como um grande aprendizado. Ela inclusive foi ao museu comigo.
E a Nina tb foi muito atenciosa. Tinha uma passagem de Atenas para Santorini no dia da greve geral convocada. E ela nos informava sobre tudo o que estava acontecendo e por isso mudamos o nosso voo e tudo correu bem.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Olá Pessoal
Boiá, não sei onde lançar as perguntas, então as colocarei aqui. Desculpe desde já se estiver errado!
Ano passado fizemos Itália + Paris e estamos programando nova viagem européia para maio ou junho deste ano.
Porém, estou suuuuper na dúvida com o destino. Não sei se fazemos Turquia (Istambul e algumas outras cidades principais) + Grécia (Atenas e algumas das ilhas famosas) ou se Amsterdan + Bruxelas + Londres. Teremos 20/22 dias de férias. Alguém tem notícia como está o turismo na Grécia nesses tempos difíceis? É possível combinar Turquia e Grécia na mesma viagem? Junho é muito quente?
Agradeço a ajuda preciosa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Junho é quente, mas é bem melhor do que julho e agosto. É possível combinar Grécia e Turquia, desde que você selecione destinos. A Turquia, bem feita, leva pelo menos duas semanas.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Bóia, obrigada!
Aproveitando a sua preciosa ajuda, mais alguns questionamentos:
Em maio as ilhas gregas têm movimento? Não está frio para pegar praia? Na Grécia é possível fazer com calma Atenas + Mikoconos e Santorini em 10 dias e Istambul + Capadócia em outros 10 dias?
Valeu!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Quanto mais tarde em maio, melhor; ainda será baixa temporada, ainda estará fresquinho mas não estará chovendo. 3 dias para cada ilha é bom. Istambul x Capadócia 7x3 é bom.

Leia sobre Turquia:
https://www.viajenaviagem.com/category/turquia

Livia Garcia
Livia GarciaPermalinkResponder

Preciso tomar vacina contra febre amarela para entrar na Grécia? Existem muitas informações conflitantes na internet!
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Não é preciso.

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Oi Alessandro, estarei na Itália em abril e gostaria de ir para a Grécia. Pegaria um voo de Roma para Atenas no dia 29/04, chegando as 15:40hs em Atenas e passaria mais 2 dias, depois ficaria 2 noite em Mykonos e 1 noite em Santorini e retornaria para Atenas para pegar um voo para Barcelona. Na verdade estou em duvida com relação ao clima nessa época do ano, como me deslocar de um lugar para outro (a melhor
opção é avião ou barco) e se o espaço de tempo que possuo daria para fazer tudo isso. O que mais me preocupa é o deslocamento de Atenas-Mykonos e de Mykonos-Santorini, seria viável fazer uma base em Atenas ou não é necessário. Já pensei em desistir de ir para a Grécia, pois não sei se o tempo que tenho é viável, mas sempre tive muita vontade de conhecer.
Desde já muito obrigada.

Petrus Scaleia

Graças a Deus!!! Eu tive a FELICIDADE de conhecer Atenas e seus encantos. Pena que a Grécia esteja passando por um período tão difícil e que há anos viva muito de um glorioso passado... Desejo sinceramente que em breve os gregos estejam em melhores condições... SUCESSO!!!

Fabiana S
Fabiana SPermalinkResponder

Oi Bóia
Irei em junho para a Grécia e, embora saiba que vocês não tenham conteúdo - ainda - específico sobre este local, gostaria de saber se tem algum comentário de região e de hotel em Mikonos. Só encontrei sobre Oia em Santorini. Se tiver dicas de região e hotel também de Atenas igualmente serão bem-vindas. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui!

Tina
TinaPermalinkResponder

Fiquei no Poseidon hotel, perto do centrinho, mas longe da bagunça. Peça os quartos com vista para os moinhos, onde voce assistirá lindo por de sol!

http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g662620-d250653-Reviews-Poseidon_Hotel-Mykonos_Town_Mykonos_Cyclades.html

Kiss

Miriam
MiriamPermalinkResponder

Oi Fabiana,

Em Mykonos, ficamos no hotel Mykonian Ambassador na praia de Platys Gialos. O hotel é maravilhoso em todos os sentidos : vista de Mykonos, café da manhã, quarto, piscina, SPA. A praia é deliciosa para nadar e muito bonita. É rodeado por vários restaurantes muito bons e a região é muito bonita. Tem onibus publico fácil para o centro e barquinho para as outras praias. Achei ótima pedida.

Em Santorini pessoalmente não recomendo Oia. É longe de tudo e se vc se hospedar na costa tem centenas de degraus para subir e descer. É um lugar líndissimo para passear. Recomendo se hospedar próximo ao centro onde é muito gostoso passear à noite e alugar um carro pois a ilha é grande e tem inúmeras praias para conhecer.

Em Atenas fiquei no Royal Olimpic ao lado do bairro Plaka. O hotel é excelente com vista para o Parthenon. Tb é muito bem localizado, vc faz a maioria dos passeios a pé.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Oi Fabiana,
Ficamos no Alkyon, um hotel bem charmoso com um serviço impecável e uma vista deslumbrante. Preço bastante competitivo também.
Lá no blog tenho algumas fotos dele e material que talvez te ajude.
Boa viagem

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Oi Fabiana. Fui ano passado para Grécia e fiquei no hotel Petinos. Ele tem um preço bem bacana e é muito agradavel. Quartos amplos, piscina. Fica em frente a uma pequena enseada, e o restaurante onde se toma o café fica bem de frente para o mar. Tem desconto nas refeições (almoço e jantar) para hospedes, o que ajuda para aquelas noites onde o cansaço toma conta, pois a comida era boa e o preço justo. O pessoal do hotel é muito simpático e atencioso. Recomendo. O ideal é alugar um carro para poder passear pela ilha e conhecer as praias. Tem um ponto de onibus em frente com linha para o centro de hora em hora. Em Atenas ficamos no centro bem ao lado do museu da Acropole pois era bem estrategico e fizemos quase todos os pontos turisticos a pé. O nome do hotel é Philippos, tem um bom custo x beneficio e muitas opções de restaurantes bem próximos.

Nina
NinaPermalinkResponder

Oi Fabiana!
Em Atenas fiquei no St George Lycabettus. Café da manhã com espumante e vista pra Acrópole, me apaixonei. Quartos ótimos, banheiro com chuveiro bom e secador, etc. Não deixe de jantar em um dos restaurantes com terraço no centro, a vista à noite com os monumentos acesos é demais, e muitos deles oferecem vinhos caseiros gostosos e em conta no jantar.
Em Mykonos, alugue um quadriciclo e saia rodando pela ilha.

Fábio Pastorello

Oi, Fabiana. Ficamos no Mykonian K Hotels, gostamos bastante. Fica um pouquinho distante do centro, cerca de 10 minutos de caminhada. Mas a piscina é uma delícia e as instalações eram boas. Abs.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Fabiana,
Adorei o Portobello Boutique. Fica em mikonos town e achei a localização perfeita! Fácil acesso de carro e duas quadras das lojas e restaurantes. A vista do quarto e do lobby é maravilhosa. Tem um por do sol lindo!
Gostei de ficar no centro porque da pra alugar uma moto para ir as praias durante o dia, e sair a pé para jantar, passear pelas lojas nas casinhas brancas típicas da ilha.

O hotel é bem decorado e o atendimento e café da manhã são excelentes.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Fabiana, também em Platys Gialos, Mikonos, em 2009 fiquei no Petinos Beach - http://www.petinosbeach.gr Maravilhoso! Possível caminhar por até as praias próximas. Hoje me parece que é caro, não sei qual a negociação da excursão em conta que fui - são típicas casinhas brancas com vista para outras casinhas brancas, o mar, a montanha, um charme!

Em Santorini, eu acho que preferiria ter ficado em Oia, mas fiquei no Hotel Hellas – em Thira (Capital)

http://hotel-hellas-santorini-greece.focusgreece.gr/

Fabiana S
Fabiana SPermalinkResponder

Obrigada gente!! Adorei as dicas! E morri de amores pelo Hotel indicado pela Miriam....

Fabiana S
Fabiana SPermalinkResponder

Olá Boia e tripulantes
Finalmente consegui emitir as passagens aéreas e definir o roteiro e, assim, gostaria de alguns pitacos de vocês.
15.05 - chegada em Amsterdã
16.05 a 21.05 - Amsterdã (5 dias inteiros. Quero dividir flanar + 1 lerê em cada dia: Keukenoff, Casa Anne Frank, Museu Van Gogh e Rijiskmuseum). Se sobrar tempo livre farei um bate-volta em Bruxelas.
21.05 - Deslocamento Amsterdã/Atenas (avião)
22.05 a 25.05 - Atenas (3 dias inteiros).
25.05 - Deslocamento Atenas/ Mykonos (avião)
26.05 a 30.05 - Mykonos (4 dias inteiros)
30.05 - Deslocamento Mykonos/Santorini (barco)
31.05 a 04.06 - Santorini (4 dias inteiros).
Reservei hotel em Oia.
04.06 - Deslocamento Santorini/Atenas (avião)
05.06 - Retorno de Atenas ao Brasil
Dúvidas:
a) está redondo?
b) qual a melhor região para hospedagem em Atenas? Plaka?
c) em Mykonos é melhor ficar no centro e ir de carro/moto para as praias ou escolho uma praia para fazer base?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Vamos compartilhar sua nova pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Cyntia Campos
Cyntia CamposPermalinkResponder

Oi, Fabiana,
Estive na Grécia por três semanas, em set/2012, fiquei hospedada bem pertinho de Plaka (eu ia e voltava a pé), na Rua Mitropoleous,que começa na Praça Syntagma. A região é ótima, porque você fica a dois passos do metrô e do ônibus para o Aeroporto (e para o Cabo Sounion, também).
Plaka é muito fofa, mas talvez seja excessivamente turística (sabe aquele hotel mais caidinho que vai te cobrar mais caro?).
Outra região que é deliciosa é Thisio, que também tem vista para a Acrópole, um astral maravilhoso e hotéis com uma carinha mais charmosa. A referência é a Rua Apostolou Paulos e as proximidades do Museu da Acrópole.
Aproveite Atenas. Eu fiquei apaixonada pela cidade (sete dias ao todo e louca pra voltar).
Se você for a partir de abril, não perca os cinemas ao ar livre, onde você fica com um olho na tela e outro na Acrópole smile
Abs
Cyntia

Miriam
MiriamPermalinkResponder

Fabiana,

parece que vc já comprou TODAS as passagens de avião né? caso ainda não tenha comprado Atenas/Mykonos sugiro fazer de barco. O barco é tranquilo, não balança, vc vai vendo a paisagem (tudo bem é sempre a mesma ahahah) mas levando em consideracao o deslocamento até o aeroporto, o tempo que tem que chegar antes e na chegada, o barco revela-se uma opção melhor.

Célio Cavaca
Célio CavacaPermalinkResponder

Fabiana, Achei seu roteiro legal.......
Faria a seguinte mudança: Atenas - 1 dia ou 2, dá prá fazer tudo em um só dia.....lá tem um trenzinho que passa por todos os locais, vc. sobe e desce, muito fácil. Aproveita os dias de sobra e fica em Myconos (aluga uma quadriciclo e seja feliz).
Em Santorini alugue um carro - fiquei no Hotel Vulcano view - vale cada centavo.

Maria Carmen Munin

Olá Fabiana, em Mikonos fiquei no Acrogiali Hotel e super recomendo. Bom hotel, sem frescuras e o restaurante tb é bom. Fica em Platis Yalos. Prefiro ficar na praia e ir ao centrinho de onibus. É muito ruim estacionar por ali. Alugue p carro,para conhecer as outras praias e lugares. Em Super Paradise recomendo o bar Jackie O.

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Fabiana, seguem algumas dicas - espero que ajudem:

1. Minhas dicas de Amsterdam, com agrupamento de lerês pra facilitar sua programação por lá: http://bemsortido.wordpress.com/2013/05/28/10-coisas-para-fazer-em-amsterdam/

2. Em Mykonos eu sugiro hospedar-se no centro (veja o Andronikos Hotel ou algum próximo a ele para vc poder jantar a pé - o centro tem várias opções de restaurantes) e alugar quadriciclo para ir cada dia em uma praia diferente. Psarou e Super Paradise são imperdíveis.

3. Em Atenas, a melhor região pra ficar é Plaka.

Boa viagem!

Igor
IgorPermalinkResponder

Oi Fabiana,

Eu fui já faz um tempo pra Grécia (em 2009!). Em Mykonos eu fiquei no centro, no hotel Carbonaki e adorei! Consegui ir pras praias de transp publico, sem perrengues. Sem falar que voltando das praias, vc ainda pode pegar o por-do-sol perto dos moinhos (é lindo!), sair pra jantar e dar uma volta pelo centro a pé, sem se preocupar em ter que pegar a moto/quadriciclo pra voltar pro hotel.
Em Santorini eu preferi ficar em Thira, no Costa Marina Villas, que achei excelente, bem perto do centro. Em Santorini eu aluguei um smart da mercedez, pois estava o mesmo preço do quadriciclo e dei a volta na ilha toda. Vale muito a pena!!

PS: Sobrando um dia em Amsterdam, eu ia preferir ir a Brugges do que Bruxelas.

Boa viagem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar