Para viajar com crianças é fundamental "estabelecer um ritmo diferente e, acima de tudo, ter uma enorme predisposição de colocar os nossos desejos em segundo plano".
Estamos ainda na introdução de "Descobrindo Nova York com as crianças" (Ed. Matrix, R$ 39), mas a autora Anna Chaia já disse tudo o que os pais precisam saber para viajar com crianças para qualquer lugar.
A partir daí, Anna enquadra Nova York do ponto de vista dos baixinhos. São 51 passeios, todos classificados por faixa etária -- o Children's Manhattan Museum, por exemplo, é recomendado para crianças a partir de 1 ano; a visita a Ellis Island, a partir dos 8.
Em alguns momentos você vai aprender a adaptar o lugar que você quer visitar ao universo do seu filho -- como, por exemplo, uma tarde no MoMa (dica da Anna: faça o Tour for Fours, desenhado para famílias). Outras vezes você vai embarcar em programas que provavelmente jamais faria, como o Teatro de Marionetes do Central Park ou o Zoológico do Bronx -- e vai agradecer ao seu pimpolho por ter aberto um caminho que não trilharia.
O formato é de bolso e as ilustrações de Ionit Zilberman são lindas. (A letra é que podia ser um pouco mais pesadinha; às vezes fica difícil de ler contra o fundo colorido.)
Anna Chaia também escreveu, com Adriana Moller, Paris com as crianças (Publifolha; R$ 49,90; ilustrações de Suppa) e tem um site, o Ciranda do Mundo.
Para pegar o jeito de fazer belas viagens com as crias, siga a Anna Chaia.
27 comentários