Blogueira acidental: Sylvia em Vitória

Estou devendo há milênios um post grande sobre Vitória — na minha opinião, a mais injustamente subestimada das capitais litorâneas brasileiras. Felizmente a Sylvia esteve lá no fim de semana passado, aproveitando a temporada de promoções de milhas e passagens das cias. aéreas brazucas (sigam o exemplo, pípols!), e me mandou um relato completo. As fotos são do querido Mário, o personal maridão. Obrigadinho, Sylvia!

Bruno e Sylvia (foto: Mario Lemos)

Você já foi a Vitória? Não? Então vá!

Tinha acabado de sentar , quando ouvi um OIÊ acompanhado de um sorriso. Nem deu tempo de pensar, e já estava ganhando um abraço apertado. Os três  conVnVencionistas não se importaram em falar alto, dar risadas e contar causos no Café Tabaco no Triângulo das Bermudas .

Depois desse encontro , tive a certeza que temos que produzir “pratos — ou serão bóias? — da boa lembrança” para as conVnVenções dos trips. Ah ! só pra lembrar que a gente não se conhecia pessoalmente , e que no caminho ouvi : “ Tu estás sem o pin , como é que vocês vão se encontrar ?”  😉 
 
O grande responsável pelo findi-capixaba  foi o Bruno, que deu dicas certeiras e pontuais pra gente aproveitar ao maximo um fim de semana de férias. Pra nós , este tem sido o ano do Brasil no Brasil, com um fim de semana gordo a cada mês num
lugar diferente, sempre usando as promos das cias aéreas, ou milhas.

Vitória: lojas na Praia do Canto/Triângulo das Bermudas

Começamos a sexta –feira com um reconhecimento do entorno do hotel (o Novotel)
só pra confirmar o que o Riq já tinha falado: tudo o que a gente precisa e quer a poucos passos da rede hoteleira (assim como se todo o Rio de Janeiro coubesse no Leblon).

Vitória: Enseada do Suá

No fim da manhã , pegamos um carro (aproveitando a promoção do Smiles com a Avis) e fomos almoçar no Deboni’s (dica do Bruno , lógico). Uma paisagem deslumbrante e cardápio delicioso, com direito a um café expresso mais-do-que-perfeito (acidez zero , pra degustar sem adoçante). No local tem dois  restaurantes: Deboni’s e Papaguth, que ficam no Mirante da Praça do Papa, de frente para a entrada da Baía de Vitória, na Enseada do Suá.

sylviavit4

Confesso que minha expectativa era perto de zero, quando decidimos que a sobremesa do almoço seria uma visita  à Ilha do Boi , com mais um expresso no hotel do mesmo nome. A surpresa foi tanta, que acabamos passando algumas horas por lá, entre as duas praias – a da direita (vazia) e a da esquerda (movimentada), e nos deleitando com a vista espetacular do hotel. Rolou até uma soneca nas cadeiras da piscina …

Quem estiver procurando um lugar pra descanso, ou pra lua-de-mel , as suítes são A  pedida. Não há nada para fazer perto do hotel , mas a 5 -10 min de táxi está a área do Triângulo, garantia de agito e  comilanças.

À noite pegamos uma mesa na calçada do Saideira pra um sanduba que nos lembrou as delicias do Jobi carioca.

slviavit5

Sábado foi o dia de praia em Vila Velha (na Praia da Costa), com a canga estendida na frente do Hotel Quality e almoço na beira mar, ao lado do Atlântica ( que estava lotado). Depois do encontro com o Bruno, fomos experimentar uma pizza capixaba levíssima, feita só com ingredientes locais .
.
Domingo foi o “dia-da-chuva”  — que na verdade começou no sábado à noite, deu uma parada durante a manhã , e ficou firme pra valer (a chuva) durante toda a tarde . Mas como todo o turista de carteirinha, saímos com roupa de banho, atravessamos a Terceira Ponte, passamos por Vila Velha, pela cidade velha de Guarapari, mais uma ponte, e em pouco tempo estávamos em Peracanga, na Enseada Azul, com um coco gelado na mão , esperando o temporal chegar.

Peracanga, Enseada Azul, Guarapari

A chuva deu uma trégua , pra gente poder colocar o pé na água em Bacutia, outra praia da Enseada. Um C perfeito, com pedras em ambas as pontas, liiiinda até com chuva !

Curuca, Meaípe, Guarapari

Fomos até Meíipe pra almoçar no Curuca, que tem o selo da “melhor moqueca capixaba do Brasil”. Os apreciadores de frutos do mar ficam encantados com a cozinha envidraçada , repleta de panelas de barro, com dezenas de moquecas fumegantes.

Quando terminamos de almoçar, o temporal estava no auge , e só deu pra fazermos um estoque de cocadas e colocar o pé na estrada. A chuva deu uma trégua antes da ponte , então circundamos Guarapari, com seus edifícios de luxo,  praias de pedra, de areia preta, de castanheiras .
 

Guarapari

Qual foi a minha impressão? A-d-o-r-e-i ! Povo suuper simpático e bem-humorado, cidade limpíssima, ótimos lugares para comer e se divertir, praias limpas, uma cidade linda linda, e nos sentimos totalmente seguros, o tempo todo. Voltaremos, com certeza absoluta !!

Leia também:

Guia de Vitória no Viaje na Viagem

73 comentários

Sylvia, adorei a blogagem e as fotos. Passei por Vitória e Guarapari a muito tempo atrás, numa viagem de carro até o nordeste e já tinha gostado, mas não tinha dado a devida atenção as duas cidades. Seu relato tá delicioso e me fez me animar para voltar lá num deses feriados da vida. bjos

Sylvia, bom ver sua cara de novo 😉
Sabe que nunca pensei em ir a Vitória…mas olhando essas fotos me pareceu tão legal 🙂

Nossa, estou até emocionado. Não imaginava ver por aqui um post sobre VIX. Olha o roteiro está otimo, mas para quem tiver um pouco mais de tempo vale dar uma esticada e passar um ou dois dias em Pedra Azul. Em Pedra Azul além de se hospedar no Aroso https://www.aroso.com.br , tem também a Pousada dos Pinhos https://www.pousadadospinhos.com.br e a magnifica Pousada Pedra Azul https://www.pousadapedraazul.com.br e muitas outras opções. Com relação a restaurantes um dos meus preferidos é o Espaço Vellozia https://www.espacovellozia.com.br . Agora o que é imperdível é o passeio de cavalo feito em animais da raça Fjord https://www.cavalgadapedraazul.com.br . Mesmo que você não seja fan de cavalos vale pelo visual e a infra do lugar. Outra atividade bem legal é visitar uma das inúmeras plantações de morangos e poder colher você mesmo os morangos. Para mais informações sobre Pedra Azul acesse: https://www.pedraazul.com.br

Eu cresci em Vila Velha, passei toda infância e adolescência nas areias da Praia da Costa. Vê-la aqui é uma nostalgia… q me faz suspirar de saudade. Na foto da P. da Costa postada, aliás, aparece a casa em que cresci… aumentou mais ainda a saudade.

    Jura Lucia ? Guria , manda o endereço pros trips fotografarem
    a casinha mais de perto ! Que delicia !!! 😀

    Sylvia, vc provavelmente passou por lá… fica perto da Champagnat. 🙂

Sylvia, esse seu relato não poderia ter vindo em hora melhor. Em agosto vou a Vitória participar da corrida de 10 milhas da garoto e estava buscando dicas como essas que vc nos presenteou. Ja reservei o hotel Quality em Vilha Velha pra sexta e domingo ( http://www.atlanticahotels.com.br ), no sábado vou conhecer a pedra azul em Domingos MArtins e ficar no http://www.aroso.com.br . Vou aproveitar as tuas dicas de restaurantes e passeios em Vitória pra conferir pessoalmente. Obrigado

Oi. Confesso que fiquei surpresa, finalmente lembraram de Vitória. Sou jornalista, faço o suplemento de turismo do jornal A Gazeta, e moro aqui há 18 anos. Fiz o caminho inverso, sai de Sampa, morei em Florianópolis por 5 anos, e acabei aqui na terrinha capixaba, sempre tão injustiçada, pelo menos em relação ao circuito turístico nacional. Bem, o roteiro está ótimo, mas incluiria algumas coisitas “mas”, como um passeio de bicicleta em volta da ilha, acredite, que pode ser feito em cerca de 2h30. Parando, em alguns lugares estratégicos, demora mais. Mas é super-hiper legal. Outra coisa, indico ao turista fazer um passeio com um catraeiro pela Baía de Vitória. Nossa, enquanto ele vai remando a “canoa”, passando, às vezes, bem próximo de grandes navios, você vai pareciando a ilha do mar, o que é bem diferetente do que em terra. E muitas outras coisas… Mas, já fico mega feliz em saber que lembraram de Vitória…. Vou até postar o seu “post” no meu blog (giragiramundogira.blogspot.com), mais tarde porque agora estou em pleno fechamento da Revista da TV no jornal…. Abraços e parabéns

Taí mais um lugar que eu tô louco pra conhecer. Depois dessa, só aumentou a curiosidade Sylvia. Ótemo!
Bjs

    Diego, pra um destemperado isso aqui será um prato cheio. 😉 Bairrismo a parte, garanto que Vitória é uma das capitais que melhor se come no Brasil. E não só os pratos típicos, toda a cozinha internacional está muitíssimo bem representada em lugares bem charmosos.

    Pode ir sem erro Diego .
    O melhor é que a Gol tem passagens em varias datas e bons horarios por 69 reais cada perna ( de POA , viu gente 😉 )

Que delicia de post! Mandou ultra bem como sempre, Sylvitcha! E, como varios ja disseram, que vontade voltar `a belissima Vitoria! 😉

Que delícia de passeio!
Adorei! Já tô pensando em “pegar” esse post mais o “de São Paulo ao sul da Bahia, de carro” e montar o roteirinho de viagem com as minhas princesas no final do ano!
Eu adoro a cidade de Vitória! Fiquei até com saudade (da cidade e dos trips)! 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito