A charadita de hoje é bem difícil. Ou não.
O mercado dessas fotos é sui-generis. Os legumes, verduras e frutas são trazidos de outro país todas as manhãs, pelo mar.
Os barcos vêm, as barracas são montadas de madrugada e então desmontadas no começo da tarde.
O país de onde vêm as hortaliças fica a 60 km do centro desta cidade. Os idiomas falados nos dois países são diferentes. E, apesar da pouca distância, os dois nunca pertenceram a um mesmo estado nacional.
Ganha a posse do troféu da bóia quem acertar primeiro o nome da cidade e do... país? Será que se diz país, nesse caso? Bem, o nome da cidade e do lugar como um todo, digamos assim.
(Eita charada confusa.)
Menções honrosas serão distribuídas aos melhores chutes e aos respondendores mais detalhistas
Resposta:
[caption id="attachment_4346" align="alignleft" width="70" caption="Guilherme Lopes"][/caption]
Dá-lhe, Raposa! Apenas um dia depois de ver o seu Cruzeiro despachar o Grêmio da Libertadores (e atenção: assuntos futebolísticos aqui só têm 24 horas de validade), o Guilherme Lopes fatura mais uma: o Troféu da Bóia. Tudo porque ele deve ter se lembrado de uma mençãozinha que eu fiz a essa feira quando estive em... Curaçao, em dezembro de 2006. O post saiu só no ViajeAqui, e eu nem sei como achar! Conforme o Arnaldo, que ganha a primeira menção honrosa, esclareceu, trata-se do Mercado de Punda, no centro de Willemstad, que é montado todas as manhãs por comerciantes que trazem seus produtos da Venezuela, a 60 km dali. Apesar de estar pertinho, Curaçao nunca pertenceu à Venezuela. Ainda hoje a ilha forma, com Bonaire e St. Maarten, as Antilhas Holandesas, um departamento ultramarino da Holanda -- doravante denominadas Neverlands Antilles, na definição moonwalkiana do Zé, também honrosamente mencionado. (Aruba, ali pertinho, é um país teoricamente independente, mas com laços estreitos com a Holanda.) Daria para mencionar honrosamente quase todo mundo, mas deixo a terceira M.H. para a Mô, pela sensacional proposta de reforma ortográfica, que deverá ser encampada por este blog e enviada para as Academias portuguesa, brasileira e macauense. Parabéns ao Guilherme e a todos!
61 comentários