Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Praia particular de Cas Abou, Curaçao
Praia particular de Cas Abou, Curaçao

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)
Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

Praia Grote Knip, Curaçao
Praia Grote Knip, Curaçao

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

Curaçao: na sinagoga
Curaçao: na sinagoga

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

Baby Beach, Aruba
Baby Beach, Aruba

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, “fabricada”,  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

Breezes, Curaçao
Breezes, Curaçao

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Tenho dado uma olhada nos pacotes para Aruba e/ou Curaçao, mas para quem parte de Porto Alegre, os preços estão em cerca de 1.750 dólares, com apenas café da manhã.

Quem tem milhas pode ir até Bogotá ou Caracas e pegar voo com preços de 400 a 500 dólares.

Os hotéis têm preço bem salgado. O Holiday Inn Sunspree, por exemplo, na baixa teporada, tem diária de 179 dólares, mais taxas, sem café. Com café, vai a 212, mais taxas (sai por uns 250 dólares).

Então, um casal, 7 noites, por conta própria, usando milhas, pagaria 2.750 dólares por sete noites, contra 3.500 dólares do pacote.

Economia de 750 dólares, ou uns 1.500 reais. Não é grande coisa, mas já ajuda na alimentação. Mas tenho dúvida se vale a pena usar as milhas desse modo.

Ainda estou em busca de um Caribe barato para ir com milhas Smiles na baixa temporada.

Até agora, pelo que vi, o mais em conta é San Andrés, para onde o voo é um pouco mais barato e os hotéis têm tarifas mais baixas que Aruba e Curaçao, mas com all inclusive.

Aproveitando a deixa, alguém sabe se é seguro comprar pelo Decolar.com? Incrível, mas descobri tarifas ida e volta Bogotá-San Andrés-Bogotá por apenas 97 dólares pela Avianca (direto na Avianca não tem…). Será que dá pra confiar?

    Se for no Decolar brasileiro, claro que dá para confiar.

    Se for a versão colombiana, talvez eles estejam comercializando uma tarifa válida apenas para turistas domésticos. Só dá para saber se você simular a compra até o final.

    Note que San Andrés é a menos cosmopolita/sofisticada de todas essas ilhas. É um destino indicado para mergulhadores. São resortinhos que não são páreo para os nossos; é preciso encarar o downgrade.

    Ao comparar milhas x pacotes, lembre-se de que nem sempre as conexões vão encaixar. E que é mais seguro passar uma noite na ida e outra na volta no destino de conexão para não perder a passagem, já que não há nenhum vínculo entre a passagem-prêmio e o outro vôo.

    O melhor uso para milhas sempre é para o destino final. No caso de Aruba, tendo todo esse trabalho, você vai acabar trocando 20.000 milhas por 750 reais. Não é de se jogar fora, mas equivale a um uso doméstico comum; não tem aquele caráter “estou usando as milhas para fazer um vôo que custaria caríssimo” que está no início do raciocínio do uso de milhas para o Caribe. Se as suas milhas forem TAM, dá para fazer uso bem melhor, em datas caras no Brasil.

    Ao considerar Caracas, leve em conta de que é muito difícil confirmar passagens avulsas saindo de lá para Aruba e Curaçao, por conta da confusão cambial chaveziana.

    (E para terminar: 250 dólares não é uma diária salgada para hotel grande à beira-mar. Não estamos falando de pousadinhas… Beira-mar de Caribe é “real estate” caro.)

    Olá Dionísio,

    Fui para Curação, Bonaire e Aruba em outubro do ano passado. Nós usamos as milhas da TAM para chegar atpe Caracas, pq para Venezuela o custo é 10.000 pontos por trecho.
    De lá, fomos para Curaçao pela FlyDAE https://www.flydae.com/ com preço em acessíveis.
    Você não precisa nem sair do Aeroporto de Caracas (que fica numa cidade vizinha – Maiquetia), até pq na minha modesta opinião, Caracas não tem nada para se ver.
    Nosso voo chegava em Caracas às 6h30 e compramos pela internet a passagem para Curação às 20h.
    Os horários não são muito rígidos e o serviço de bordo e a aeronave não são de primeira.
    E anote aí: a Venezuela cobra caro para vc sair do país. Tem uma taxa de saída que nós só ficamos sabendo na hora de fazer o check in.
    Mas sobre o Caribe Barato, na Venezuela tem Isla Margarita e Los Roques. Não conheci, mas já ouvi muito elogios.

    Los Roques é muito bacana, Mary, mas Isla Margarita não tem nada do Caribe que imaginamos. As praias de lá têm o mesmo azul das nossas, e o turismo é super de massa.

    Exato… O pessoal de Manaus e de Roraima a-do-ra passar férias na Isla, já que dá para chegar lá em umas 13h/15h de carro a partir de Boa Vista, mais ou menos igual o Espírito Santo e o Sul da Bahia vive cheio de brasilienses.

    Tem excursões farofeiras, dessas em que o pessoal coloca o isopor no ônibus e vai, também. Mas eu nunca fui, não conheço 🙁

    Mary Walmsley, vocês ficaram o dia inteiro no aeroporto de Maiquetia esperando o voo para Curaçao?

    E em Aruba e Curaçao, terias dicas de hospedagem?

    Saindo do âmbito dos hotéis oferecidos pelos pacotes, Dionísio, você pode economizar ficando, em Aruba, num dos hotéis de Eagle Beach. São hotéis um pouco mais antigos, usados também como time sharing. Como praia, Eagle Beach é até mesmo superior a Palm Beach, porque tem mais areia e não há arranha-céus; há uma avenida beira-mar e um calçadãozinho, e os prédios são mais baixos e espalhados, sem aquela coisa de orla maciça. Alguns hotéis do grupo Divi Divi têm sistema all inclusive. Oriente-se pelas críticas no Tripadvisor.

    Ops, no TripAdvisor Eagle e Palm Beach estão misturadas.

    No site de Aruba dá para ver os hotéis que ficam em Eagle Beach:
    https://www.aruba.com/OurPeoplePlaces/Accommodations/search/eaglebeach.aspx?searchon=location

    E na sua continuação, Druif:
    https://www.aruba.com/OurPeoplePlaces/Accommodations/search/druifbeach.aspx?searchon=location

    (Acredito que os hotéis de Eagle Beach não sejam oferecidos pelas operadoras tipo CVC porque não têm a estrutura dos hoteizões como Marriott e Hyatt e Radisson, e o bairro não é animado com Palm Beach.) Estando em Eagle Beach você vai precisar de carro. Dá pra conseguir por 35 dólares por dia.

    Em Curaçao há muitos hotéis menores. Uns são bastante antiquados, outros são tipo pousadas. Um hotel tipo Ibis, para pagar pouco e investir num carro (indispensável, no caso), é o Howard Johnson, que fica no centrinho. Eu me hospedei lá em 2007. https://www.hojo.com/HowardJohnson/control/Booking/property_info?propertyId=13974&brandInfo=HJ

    Mas note que em ambos os casos você está comprando produtos inferiores aos oferecidos pelos pacotes (com exceção do Holiday Inn e do Mill em Aruba, que não são 5 estrelas).

    Olá Dionisio,

    A ideia é essa mesmo: passar o dia no aeroporto. Assim se você ainda não tiver comprado a passagem, pode verificar os melhores horários e preços. No nosso caso, as passagens não passavam de U$150,00. Sem contar que tem voos para San Maarten/Saint Martin.
    No nosso caso foi mais complicado, porque trocamos o horário do voo, achávamos que era às 4h da madrugada. Ou seja, passamos quase 2 dias em Caracas. E foram dias perdidos!
    Quanto à hospedagem, Ricardo é o expert!
    Mas nós fizemos quase tudo por conta própria.
    Descobrimos um Hotel muito legal em Curaçao que não fica nem no Centro, nem à beira mar. Mas tem uma ótima estrutura e um preço convidativo: Hotel Trupial Inn https://www.trupialinn.com . No entanto, como o próprio Ricardo falou, não dá para explorar Curaçao sem carro. As melhores praias ficam afastadas e são lindas!
    Em Aruba, nós ficamos no The Mill Resort & Suites https://www.millresort.com/ simplesmente porque foi a melhor relação custo –benefício. Ele não é a beira mar, mas dos 3 hotéis que ficamos no Caribe (Curaçao/ Bonaire/ Aruba) foi o mais barato. A estrutura é muiiiito boa , tem programação para os hóspedes (nós fizemos umas aulas de salsa). Nós fechamos diretamente com o hotel. A diária (out/2008) ficou em torno de U$120 para o casal. Como queríamos economizar uma graninha, comprávamos refeições prontas no supermercado e esquentávamos no microondas. Sem contar que eles têm quarto com jacuzzi pelo mesmo preço de um quarto com uma mini-cozinha. Como estávamos em Lua de Mel, ficamos com a jacuzzi.

    Mary, obrigado pelas dicas.

    RIQ, realmente a oferta de voo barato a San Andrés é no Decolar da Colômbia. Vou verificar se dá pra fechar a comnpra.

    Quanto ao downgrade hoteleiro de San Andrés, eu não sabia.

    Mas, se realmente for possível comprar a passagem promocional a San Andrés, aí até que fica atraente.

    São resortinhos simples, Dionísio, por isso são mais em conta.

    Em Aruba, o Holiday Inn Sunspree e o Mill também têm nível 3 estrelas e meia.

    Numa comparação aqui com o Brasil — Natal, por exemplo — estariam mais para Parque da Costeira do que para Pestana.

    RIQ, confesso que eu gosto dessa cena mais simples, com mais contato com o pessoal local, uma natureza mais original. Andei vendo fotos e lendo sobre San Andres e Providencia e me deu a impressão de que tem vários passeios a lugares lindos, e os preços parecem bem mais em conta que em Aruba, por exemplo. Um amigo que é mergulhador profissional disse que San Andres é deslumbrante e dá pra curtir uma praia nota 10, com tranquilidade, e ainda tem um centrinho bom de passear. Mas ele disse que o show, mesmo, é Cuba, com Cayo Largo, Havana e Maria la Gorda…

    Aruba é mais plastificadinha, feita ao gosto americano, e é melhor curtida quando você entra no esquema.

    San Andrés sem dúvida é mais despojada. A minha única dúvida é se o lugar é tão interessante para não-mergulhadores como é para mergulhadores.

    RIQ, esta é uma dúvida que eu também tenho. Será que San Andrés poderia ser comparada, no geral, a algum lugar no Brasil? Talvez Fernando de Noronha?

    Ah, também acho que a paisagem de terra de Noronha é mais bonita. Mas eu referi Noronha pelo despojamento, pelo ambiente natural, opções simples de comércio etc. Mas parece que San Andrés é bem mais urbana que Noronha.

    Ricardo,
    estamos pensando em ir para curaçao ou aruba em final de novembro… me dá maiores informações sobre hotéis, tempo – chuvas… fazer ambos ou um só e sendo num só, qual (para sete dias). E qual passeio vale a pena pegar no pacote (CVC) ou fazer lá por conta própria. O renaissance é tão mal localizado assim? No site, ele parecia formidável… Queremos bons valores, mas estar em local legal e com hotel massa tb é imprescindível. Envie resposta ao email, por gentileza. Grata

    Miranda, tudo o que sei está bem resumidinho no texto.

    Leia todos os comentários, por favor. Já respondi algumas vezes todas essas perguntas.

    Dormir uma noite em Caracas é TEMEROSO !!!!!! Vai estragar a viagem…

    Digamos que na mesma proporção em que a Colômbia, e particularmente Bogotá, Medelin, Barranquilla e Cali se tornaram lugares mais seguros ao menos nas áreas turísticas, Caracas deteriorou-se sensivelmente nos últimos anos. Os índices de violência lá multiplicaram-se por 5 desde que o Chávez assumiu o governo. Uma pena.

Deu saudades de lá! Fui com uns 11 anos, e lembro que carreguei uma pranchinha de body board esperando “pegar onda”, mas só deu pra flutuar! 😀

ah que delícia!!!! ainda mais com preços promocionais…. preciso começar logo meus roteiros Caribe 😀 por enquanto vou curtindo por aqui….
Ricardo, me sinto cada dia mais íntima, se é q me permite… huahuahua… até uso seu nome em vão (hehehe) em várias referências quando o assunto é viagem!!!! conversas de mesa de bar, claro!
beijão

Fui 8 vezes pra Aruba !!! Acho que foi a “minha Buenos Aires” dos anos 90 !

A Baby Beach é maravilhosa. Tranquilissima, dá pra ficar o dia toooodo lá e não dá vontade de ir embora. Tinha um restaurante perto dos hotéis de Palm Beach que se chamava The Mill, nao sei se ainda existe, mas era uma delícia comer as carnes de lá !

Fiquei em vários hotéis, todos em Palm Beach, e todos eram bons.

De Aruba pra Curaçao tinha vôos rápidos que dava pra fazer bate volta. Não sei hj em dia.

Deu até vontade de voltar lá 🙂

    Turma, não me assustem!!!
    Mas me digam algo…os vôos são tranquilos?! Ouvi dizer que balança demmaaaaaaaais pra lá……snif!

Riq, gostei do não tem contra-indicações. Mas, e a temperatura da água, está para Cabo Frio ou Alagoas?

    Eu fui em janeiro, Ana (ou seja: “inverno”) e não me lembro da água ser fria, não.

    Mas morninha como o Nordeste não tem…

    Eu fui em outubro, época das chuvas, achei a água na temperatura certa. Nem fria, como Copacabana, e nem morna como em Recife e Porto de Galinhas.
    Mas como o calor é grande, é paixão ao primeiro mergulho!

    Eu fui no início de fevereiro e a água estava fria. Mas é só o tempo de entrar no mar e se acostumar. 🙂

    Mary, boa tarde!!

    Estou vendo seu comentario e vi que vc foi em Outubro pra Aruba, estou indo no mesmo perido de lua de mel, estou com duvidas, lá realmente chove neste periodo, pretendo ficar no hotel renaissence marina, o comentario do site diz que o Hotel não é bom, vc sabe algo sobre, vc pode me envair um email com esses comentários, ficarei mto grato, abraços Bruno Teixeira.

    Oi Bruno,

    Acabo de voltar de 8 dias de lua de mel no Hotel Renaissance Marina. Apesar de não ficar em Palm Beach o hotel é ótimo, excelente serviço, localização boa para comer e ir ao cinema, além de fazer compras no supermercado, e comprar maquiagem, perfume e eletronicos. Alugue um carro para toda a estada ou pelo menos por 03 dias e se possível saia do aeroporto com ele pois o táxi custa 18 dólares só por cinco minutos de corrida. Alugamos um fit com a More4less que saiu a 30 dólares a diária e rodamos a ilha inteira. No último dia trocamos o fit por um jipe 4×4 e fomos a natural pool (só de jipe dá pra chegar lá). Aruba é um sonho de lua de mel. dica: Vá ao Supermercado superfood e compre um isoporzinho a 7 dólares e encha todos os dias de gelo na máquina de gelo do corredor. Leve para a praia a sua bebida e comida e tome por lá o cafe e o almoço, e guarde para gastar em jantares nos bons restaurantes. O Yemanja perto do Renaissance é imperdível. O Que Pasa tb é muito bom. bjs,

    Erica, que o Renaissance é bom, e que há lojas perto, eu não tenho dúvida. O que eu queria saber é se em nenhum dia bateu vontade de estar na praia e não no centro. Isso é que é importante na hora de alguém decidir onde ficar.

    Oi Ricardo,

    Só hoje vi seu comentário. Bom, realmente é mais cômodo estar em Palm Beach, logo em frente à praia, e o centrinho lá é muito bom. Mas como fomos a uma praia diferente por dia, acabou não fazendo tanta diferença assim. bjs!

    Bruno,
    tb estamos indo em lua de mel agora em novembro, gostaria de saber se vcs ficaram no renaissance – que pelo site parece lindo – e senão, em que hotel e ainda os positivos e negativos. aguardo resposta pelo email…

    Olá, eu passei a minha lua de mel em aruba, fiquei no renaissance, eu recomendo de olhos fechados. O hotel tem uma ilha particular que só hospedes podem frequentar, vc pega a lancha dentro do hotel e vai até a ilha. è demais.

    Vcs estaram muito bem localizados e acredito não ter hotel melhor.

    Vcs tb podem fazer as refeições no renaissance resort, é outra unidade deles, mas tem um carrinho tipo de golfe que leva pra outra unidade.

    olá,
    vi seu comentario no blog do ricardo freire e dizia que vc foi a Aruba/Curaçao no mes de outubro, pois bem desculpe a intromissão e a deselegancia, mas eh pq eu tinha uma duvida ja q quero fechar um pacote de lua-de-mel, mas estou na duvida – pretendo ir em novembro, mas sempre estou lendo q eh na epoca de chuvas – realmente chove diariamente nessa epoca?

    obrigado pela atenção, sem querer incomoda-la…

    Oi Adilson, caso a sua pergunta não seja lida pela Mary, aqui vai a explicação da época das chuvas.

    Chove pouquíssimo na região, que é árida e ventosa. A única época em que você pode perder um ou outro dia de praia é entre outubro e meados de dezembro. Eu estive em dezembro, fiquei cinco dias e perdi um dia inteiro e uma tarde com tempo nubladão. O resto, três dias e meio, foi ensolarado.

    A diferença é que nos outros meses do ano vai ser muito difícil acontecer algum dia sem sol.

    Fui pra Aruba em abril e a agua estava otima, mais pra morna do que pra fria.

Aruba ainda tem aquele esquema super simpatico , de hospedes de um hotel ,com refeições incluidas no pacote,
poderem jantar em outros hotéis ?

    Não sei disso não, Sylvia. Vou dar uma pesquisada…

    Ricardão, O que existe em Aruba é um programa chamado “Dine-Around” para jantar nos restaurantes associados à Associação Gastronomica de Aruba. São 35 restaurantes mas vc pode adquirir um “passe” para 3, 5 ou 7 jantares, cuja lista é espetacular !!! https://www.arubadining.com/dinearound/

    Confira os valores :
    3 dinners U.S. $117.00 per person
    5 dinners U.S. $190.00 per person
    7 dinners U.S. $262.50 per person

    Para os padrões de Aruba, até que fica bem razoável…

    Abraço @!

Mamãe avisa , recomenda e insiste : levem casacos para encarar o aircon geladéssimo dos hotéis e restaurantes
😉

Tambem concordo com o empate entre as duas ilhas. Pra quem curte mergulhar e esta com tempo sobrando recomendo fortemente visitar Bonaire tambem. 30 minutos de voo de Curaçao e vc estara no paraiso dos mergulhadores no Caribe Sul,

Tanto Aruba quanto Curaçao são deliciosos… mas Aruba é um lugar pra voltar, sempre que se quer “desestressar” de verdade!
Um boa dica de hotel, um pouco mais em conta que o Hyatt e o Marriot é o Radisson. É muito bem localizado – quase ao lado do Hyatt – confortável, simpático e com um atendimento nota mil.

    Concordo, Rossana. Todos os hotéis à beira-mar têm ótimo nível. O Occidental e o Westin também. Eu só acho que o Holiday Inn destoa do time. Vou acrescentar os outros no texto.

Quando fui pra Aruba, tinha uma plaquinha no aeroporto:
‘Em Aruba chove 3 dias por ano!
Geralmente quando você não está aqui’.

    Estou indo dia 30 de dezembro e fico até o dia 06 de janeiro em Aruba!! Queria saber se tem alguma coisa lá no ano novo! Alguma festa ou só mesmo os jantares do hotel, se tiver..
    Obrigada!

    Hehe, tanta gente perguntando, fui atrás.

    Seguinte: tem fogos no centro e na praia. Os do centro, no porto, parecem ser mais bacanas. Só que há um graaaaaande problema de táxi depois da meia-noite, então não se aconselha ir ao centro sem carro.

    Antes de reservar um jantar, veja o preço do menu; o jantar do Réveillon (e isso vale para qualquer lugar do mundo) costuma ser bem caro. Compare com o preço do seu hotel.

    Olá Ricardo… entrei agora na net para obter informações sobre Aruba. Vejo que você conhece bastante então queria tirar algumas dúvidas. Estou indoe em Junho/2010. Vou me hospedar no Costa Del Mar Resort, não sei bem onde fica. Em relação à compras, os preços são como em Miami ( perfumes, roupas, tênis)? E a ida para Curaçao? Vale a pena? É cara?
    Grande abraço!!!

    Você deve estar falando do Casa del Mar. É um resortinho mais antigo, que funciona mais como time sharing, em Eagle Beach. Não espere o luxo ou as instalações dos hotelões. Fica na zona dos hotéis baixos. A praia é mais bacana que Palm Beach, mas não há vida noturna, só um cassinão.

    Quanto a compras e day-trip a Curaçao, leia as perguntas e respostas anteriores, por favor. Até junho dá tempo.

    OLA, ESTOU INDO COM MINHA FAMILIA, TBEM EM JUNHO DE 2010, PRA FICAR TBEM NA CASA DEL MAR PELA RCI, MAS JA FIQUEI MEIA APREENSIVA COM O COMENTARIO DO HOTEL, GOSTARIA DE DICAS ONDE POSSO ALUGAR CARRO DE PASSEIO, E LUGARES PRA VISITAR COM OS MEUS FILHOS DE 16 E 22 ANOS.ESTAMOS ANSIOSOS PELA VIAGEM.

    Olá laila, cheguei de Aruba dia 23/03 e posso te falar que o hotel casa dell mar nao é um dos melhores, porem nao se assute´, é razoavel. Quanto ao aluguel de carros o valor é de 40 dolares/dia. lugares legais pra visitar vc nao vai ter problemas ,com um carro na mao vc anda toda a ilha em 2 horas. Todos os hoteis tem folders de lugares p/ visitar. AH!!!Restaurantes na ilha tem o preço um pouco pesado, se prepara.Uma refeiça pra dois nao fica menos de 50 dolares, sem muita graça. Fiquei no Holiday inn (all inclusive)vale a pena.Bebidas tbem sao caras e o gosotoso é beber a vontade, Afinal é passeio e nao trabalho. Vc vai adorar. Ah ! vale a pena comprar eletronicos,perfumes,etc nas lojinhas no centro de Aruba é bem baratinho.O passeio de submarino tbem é legal.RELOGIOS E JOIAS tbem sao bem em conta.E boa viagem.ARUBA È MARAVILHOSO. QUERO VOLTAAAAAARRRRR!!!!!

    Olá Maria,

    Já fechei um pacote para Aruba e ficarei no Holiday Inn, cujos comentários são bons e ruins…vou em 17/10, gostaria q vc me falasse mais do serviço do hotel, o q vc achou?
    Obrigada,
    Claudia

    ola so juneida (arubiana) eu gostei como vc falla do aruba.
    Aruba e muito bonito ten muita opicao de todo.
    A comida na verdade os restaurantes son pesado mais tem muito mas tem que ver onde vendem comida criollo e comida tipica arubiana e muito gostoso e mas barato .
    espero que vc voltam mais veces em aruba agora eu estou em brasil de ferias e gostei muito do brasil .

    Olá! quero conhecer Aruba de 04/09/10 a 11/09/10 com uma amiga e um amigo! Pensei no Holiday por ser mais barato!!! será que vale a pena? quanto ao quarto…será que tem muita diferença pro básico e os outros? um abraço!

    Eu fiquei com preguiça de ler todos os comentários, então n sei se alguém já perguntou isso..hehe Mas, qnto se gasta mais ou menos por dia pra se divertir em aruba?? 🙂

    Coincidência…. fiquei com preguiça de responder também.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito