Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

[caption id="attachment_4389" align="aligncenter" width="450" caption="Divi-divi na praia Arashi, em Aruba"]Divi-divi na praia Arashi, em Aruba[/caption]

[caption id="attachment_4390" align="aligncenter" width="350" caption="Praia particular de Cas Abou, Curaçao"]Praia particular de Cas Abou, Curaçao[/caption]

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

[caption id="attachment_4391" align="aligncenter" width="450" caption="Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)"]Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)[/caption]

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

[caption id="attachment_4392" align="aligncenter" width="450" caption="Praia Grote Knip, Curaçao"]Praia Grote Knip, Curaçao[/caption]

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

[caption id="attachment_4393" align="aligncenter" width="300" caption="Curaçao: na sinagoga"]Curaçao: na sinagoga[/caption]

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

[caption id="attachment_4396" align="aligncenter" width="350" caption="Baby Beach, Aruba"]Baby Beach, Aruba[/caption]

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, "fabricada",  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

[caption id="attachment_4395" align="aligncenter" width="450" caption="Breezes, Curaçao"]Breezes, Curaçao[/caption]

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Gustavo Toledo
Gustavo ToledoPermalink

Ricardo, alguma opiniao sobre o mill resort? obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Das opções econômicas, é a mais interessante, porque todos os apartamentos têm minicozinhas e você pode almoçar ou jantar em casa, poupando verdinhas.

Mas é um resort modesto, não é um hotelzão.

Gustavo Toledo
Gustavo ToledoPermalink

Ricardo, estava vendo a diferenca do mill resort na epoca do ano novo para os outros hoteis em frente a praia acima citados, é significativa....Vale a pena pagar a diferenca? O mill e um bom hotelou e ruim?..ja que acredito q devemos ficar passeando o dia todo
Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não é mau não, só é simples em comparação aos outros! A diferença de preço reflete isso. Mas se você é mais de praia do que de piscina, invista num carrinho e você vai se dar muito bem.

Alyne Frazão
Alyne FrazãoPermalink

Olá Ricardo, o que você acha do Hotel Divi Aruba Phoenix ? Ele é bom ? Bem Localizado ?
E em sua opinião qual é o melhor para se ficar: o Mill Resort ou o Divi Aruba Phoenix ?

Obrigada !

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Divi fica na divisa entre Eagle e Palm Beach -- fora do burburinho maior de Palm Beach. É uma localização bacana para caminhar por Eagle, que é uma praia mais vazia e mais gostosa que Palm. Não sabia que estava sendo vendido em operadoras brasileiras. Em qual que você conseguiu?

Entre o Divi e o Mill, ficaria no Divi porque está pé-na-areia. Ambos têm quitinetezinhas e críticas bem divididas no TripAdvisor. Algumas críticas são objetivas (problemas de funcionamento do equipamento no Divi), mas a maioria diz respeito a expectativas não alcançadas. Nenhum dos dois é um hotel cinco estrelas; são alternativas para economizar (sobretudo se você usar a cozinha para algumas refeições).

Alyne Frazão
Alyne FrazãoPermalink

Estou indo por conta própria, e pelo trip advisor ouvi falar do Divi, por isso comecei a pesquisar.
Gostaria de saber se você sabe qual é a diferença entre as tarifas standard e as tarifas senior do Mill Resort ? Pq pelo que eu entendi, os quartos são os mesmos, o que muda é o valor.

Obrigada pelas dicas !!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É para maiores de 60 anos, Alyne.
Tali do ladinho: "Senior Discount Rate. Min 60 yrs. Does not include 10pct Tax".
:cool:

Bruno teixeira
Bruno teixeiraPermalink

Ricardo,

Aruba tem algum Sea Aquarium, para vermos golfinhos, tubarões e etc ??, e manda pra gente aí tbm algumas dicas de restaurante na ilha (aruba), bom e barato.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bruno, como você pode ler no texto do post, o Seaquarium é em Curaçao. Em Aruba tem o passeio de barco com fundo de vidro para ver peixes.

Para ver tudo o que existe em Aruba, clique em http://www.aruba.com, que está logo no início do texto.

Como eu já disse em outros comentários, os restaurantes mais em conta são os que ficam na zona hoteleira de Palm Beach, na quadra interna, com jeito de shopping aberto.

Para economizar em restaurantes caros, conforme também já foi sugerido um pouco mais acima, tem o programa Aruba Dine Around.
http://www.arubadining.com/dinearound/

Caso você alugue carro, pare no Charlie's Bar em San Nicolas
http://www.charliesbararuba.com/ ou no Brisas del Mar em Savaneta. http://www.bridgeandtunnelclub.com/bigmap/outoftown/aruba/savaneta/brisasdelmar/index.htm

Bruno teixeira
Bruno teixeiraPermalink

Valeu Ricardo!!!

Bruno teixeira
Bruno teixeiraPermalink

Ricardo,

sobre comunicação em Aruba, sei que lá que o que mais falam é o ingles e o espanhol, e eles tem o opapiamento que é uma misturada, porém não falo ingles, tenho uma noção, nada mais que isso, espanhol da pra se virar mais ou menos, vc sabe se eles entendem o portugues, se o cardapio dos restaurantes pra kem naum fala ingles, como fazem, to cheio de duvidas né, essa vai ser minha primeira viagem intenacional.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não se preocupe, vai dar tudo certo, os funcionários costumam ser todos colombianos/venezuelanos.

Alyne Frazão
Alyne FrazãoPermalink

Ricardo,

vou ter que passar uma noite em Caracas, antes de ir para Aruba. Vc recomenda algum hotelzinho perto do Aeroporto de Caracas ?

Obrigada pelas informações !!!

Ana
AnaPermalink

Oi, Ricardo...

Estou indo pra Aruba/Curaçao no final do ano e, até o momento, o melhor preço que encontrei para vôo + hotel foi no Expedia. Mas estou com receio de o preço que encontrei não ser realmente o preço final. Você sabe me dizer se eles cobram alguma taxa extra?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tem que ver as condições de venda. Veja se fala em taxes included ou não. Normalmente elas aparecem antes de fechar a compra (em caso de ofertas a Expedia costuma debitar tudo antecipado).

Thiago
ThiagoPermalink

ola, estou pretendendo ir pra Aruba e Curacau e talvez Bonaire em junho e queria saber se nesta epoca tem risco de furacoes. Obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Thiago, como está escrito bem lá no início do texto Aruba, Curaçao (e portanto Bonaire) e Los Roques estão fora da rota dos furacões o ano inteiro.

Nos outros pontos o risco é entre agosto e novembro.

Ana
AnaPermalink

Oi, Ricardo...

Estava cotando as passagens para Aruba/Curaçao no Decolar.com e achei uma nota dizendo que vôos internacionais com origem fora do Brasil terão um acréscimo de US$150 por bilhete emitido. Se comprar com eles uma passagem Aruba-Curaçao então sofrerei essa cobrança, certo? Você sabe me dizer se o mesmo ocorreria se eu comprar as passagens Aruba-Curaçao direto no site da DEA ou da Insel Air?
Estou pensando seriamente em "ir por conta" para lá. O valor dos vôos + hotéis que tenho cotado estão mais baratos do que os pacotes oferecidos pelas operadoras de turismo, porque quero uma pacote estendido (6 noites em Aruba e 5 em Curaçao). Você vê algum risco em fazer isso (comprar as passagens eu mesma, reservar os hotéis e ir sem a assessoria de uma operadora)?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu fui por conta em dezembro de 2006. Na época só consegui reservar, e não comprar, as passagens da DAE. Chegando lá me cobraram umas taxas que não estavam na conta inicial (no trecho Curaçao-St Maarten, não no Aruba-Curaçao, que foi tranqüilex). Você vai comprar a passagem a Aruba pela Copa, pela Avianca ou por alguma venezuelana?

Ana
AnaPermalink

Pela Avianca, mas através do Decolar.com. Posso encontrar algum problema ao fazer isso?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se for Decolar.com Brasil, problema nenhum. O problema é ver cotação em sites dos outros países e não conseguir realizar a compra (existem tarifas para viajantes do país). Mas pelo jeito não é o seu caso smile

Ana
AnaPermalink

Oi, Ricardo... Eu de novo! Mais algumas dúvidas. Estava lendo que as compras efetuadas na área Duty Free em Curaçao são encaminhadas diretamente para o aeroporto. O problema é que minha volta para o Brasil está programada a partir de Aruba. Vou ter algum problema com as compras por causa disso? Que empresa você me indica para alugar um carro em Aruba e Curaçao?

maria bonita
maria bonitaPermalink

A passagem da DAE para Curacau e mais economica se voce compra direto no site www.flydae.com
caso nao consiga eu posso reservar e emitir aqui para voce eu sou receptivo em Aruba mais te aviso que hoteis de boa qualidade tem melhores tarifas com os operadores, caso vc nao seja muito exigente tem excelentes apart hotel ou hoteis boutique com excelentes precos mais e necessario alugar carro pois alguns ficam distantes.

Ana
AnaPermalink

Ops... No site da DAE (não DEA)...

Fernando Canuto
Fernando CanutoPermalink

Olá Ricardo,
É a minha primeira por aqui, parabéns!

Vou passar o reveillon em Aruba com a minha esposa no Hotel Riu, extramente caro! Mas com a vantagem de ser sistema All inclusive, porém, estamos um pouco incomodados com essa fato, pois gostamos de sair e conhecer a gastronomia do lugar etc. Mesmo assim, voce acha que vale a pena o sistema de All incluvise para nós brasileiros, qual sua opnião?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fernando, só tendo experimentado a comida para saber...

Mas não acredito que vocês vão perder grande coisa, não. Normalmente os bons restaurantes de Aruba são grandões, feitos para atender muita gente. O ambiente não é muito diferente de um hotel. E esses restaurantes não são propriamente baratos.

Os outros restaurantes menores e mais em conta, na quadra de trás da praia, são bonzinhos, mas não sei se você comeria melhor neles do que no hotel.

Restaurantes que valem a escapulida são os que não têm cara de superprodução, como o Brisas del Mar em Savaneta, o Qué Pasa no centrinho ou mesmo o Charlie's em San Nicolas.

Caaaaaaaaso a comida do hotel seja ruim, então a minha recomendação é que vocês bebam tudo o que puderem, abusem das saladas, lanchinhos e sobremesas, e atravessem a rua para comer uma massinha nos restaurantinhos da quadra de trás da praia.

tyna
tynaPermalink

Ai, que invejinha branca de quem foi...rs

Tenho lido seu blog há uns dois meses, praticamente todos os dias, e ainda não decidi meu destino de férias...cada lugar mais lindo que o outro, pôxa! Assim a gente fica em dúvida! rs

Adoro seu blog e a forma honesta com que você retrata os lugares pelos quais passa! Abraços!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Quando a gente fica em dúvida entre muitos lugares, a primeira coisa que pode usar pra eliminar é o clima. Sabendo a época das suas férias já dá pra separar os primeiros finalistas...

tyna
tynaPermalink

Ric, minhas férias serão naquele período em que tudo no mundo é mais caro...entre os dias 19.12 e 03.01.2010...pelo menos, em termos de Brasil, é verão, o que me consola um pouco...rs

Beijos!

Sandra
SandraPermalink

Ei Ricardo blz?

Meu namorado e eu estamos programando uma viagem no início de outubro próximo para Arruba e/ou Curaçao. A dúvida é: Hospedar em Curaçao e "visitar" Aruba por um dia ou o contrário? Se optarmos apenas por um dos locais, qual vc recomenda? Gostamos de mergulho, barzinhos, etc... Outra coisa, será minha estréia por lá, que tipo de roupa devo levar para o dia e noite nessa época? informais? Sociais? Esporte fino? Um pouco de cada. Quero ser prática apesar de adorar um saltinho rsrsr

Sandra,

Bruno Teixeira
Bruno TeixeiraPermalink

Galera,

fui muito ajudado por este forum e especialmente pelo Ricardo que manja muito mesmo de aruba, estive lá semana passada, de lua de mel, foi bem legal, pode ficar a vontade de perguntar, o que puder eu ajudo, abraços a todos.

gabriele
gabrielePermalink

Gente, preciso de ajuda! Eu e meu marido vamos fazer um cruzeiro, em dezembro. Aportaremos em Santa Marta, Aruba, Bonaire, Isla Margarita e Curaçao. Pedimos dicas do que visitar em cada ilha, já que teremos somente um dia em cada. Grata e abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pesquise sobre essas ilhas e escolha uma praia ou lugar (centrinho, parque, atividade, passeio) para ir. A permanência em solo é curta, e nas poucas horas é bobagem ficar fazendo ilha-tour. A idéia não é "conhecer" nenhuma ilha; é ir somando experiências bacanas. Eu, que sou louco por praia azul-calcinha, iria direto a uma praia dessas em cada parada. Mas você pode querer outras atividades, então pesquise. Um bom ponto de partida são os próprios passeios oferecidos pelo cruzeiros; você pode se encaixar nos grupos ou fazer por conta própria, negociando com taxistas.

juliano
julianoPermalink

Tenho 13 noites para dividir entre Aruba e Curaçao... Alguma sugestão de como dividir? Estava pensando em 8 em aruba e 5 em curaçao... Qual ilha requer mais tempo para conhecer ou tem mais atrativos? Valeu Ricardo!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Há muito pouco o que "conhecer" nas duas ilhas, Juliano. Caribe é para curtir: descansar, tomar sol, ocasionalmente fazer uma atividade/passeio (tipo submarino com fundo de vidro em Aruba, nadar com golfinhos em Curaçao).

Qualquer divisão está valendo: desde 6x7 até 11x2, para qualquer lado.

Defina onde você quer/pode ficar e pense na sua rotina diária: a praia do hotel é a sua praia-default para todos os dias? Quer alugar carro por quantos dias?

A diferença entre as ilhas está exposta no post. Veja o que te apetece mais e faça as contas.

Beatriz
BeatrizPermalink

Como descubro as taxas que deverei pagar na volta de Aruba e de Curaçao?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Curaçao: 22 dólares internacional (incluindo Aruba), 10 dólares "doméstico" (outras ilhas das Antilhas Holandesas: Bonaire, St Maarten, Saba).

Aruba: 33,50 dólares (para os Estados Unidos, 36 dólares). Acredito que esteja incluída na passagem no trajeto Brasil-Aruba-Brasil.

Beatriz
BeatrizPermalink

Ricardo, não está incluída nenhum taxa. Todas são pagas na volta, assim como em Buenos Aires, Lima... Fechei com o Marriott, tanto em Aruba quanto em Curaçao. Estarei bem localizada? Obrigada pela resposta!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Em Aruba, os três Marriotts estão no canto direito de Palm Beach, a cinco/dez minutos de caminhada da região dos restaurantinhos elojas.

Em Curaçao, o Marriott está a dez minutinhos de carro do centro.

Cecília
CecíliaPermalink

Oi gente!
Vou viajar no ano novo com a família, a ideia é passar 3 noites em Curaçao e 4 em Aruba. Amei as dicas do blog, já anotei várias idéias de passeios e restaurantes!!

Estava com dúvidas dos hotéis tb... mas decidimos por pegar um hoteis mais simples em Curaçao e alugar um carro para visitar as praias, enquanto que em Aruba tentaremos pegar um All Inclusive que não seja “top” (parece que o Hollyday Inn trabalha com esse sistema, não sei o Marriot, você saberia informar ou teria outra sugestão??)

Estamos com milhas da TAM, que só vai até Caracas, então pegaremos um vôo de lá para Curaçao, depois Curaçao/Aruba e no final Aruba/Caracas. O vôo Curaçao/Aruba já encontrei fácil pela Inselair e Tiara, mas os outros (Caracas/Curaçao e Aruba/Caracas) estão mais carinhos... você teria outras opções de companhias?? Na DAE não há disponibilidade nas datas procuradas...

Bom, sou de Pernambuco e sei que vai ser difícil algum lugar barrar a beleza de Porto de Galinhas e Fernando de Noronha, mas pelos relatos tenho certeza de que não vou me arrepender!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É um problemão comprar esse trecho avulso em Caracas, pela bagunça cambial, estrutural e chavezal da Venezuela. Melhor ir por Bogotá, com Avianca.

Veja também os preços da Gol saindo de Brasília, estão bem competitivos.

FERNANDO
FERNANDOPermalink

RICARDO... DEVO IR PARA ARUBA EM JANEIRO, VC PODERIA ME INFORMAR QUANTO TEMPO DE VOO DE ARUBA ATE CURACAO E SE TEM A OPÇÃO DE IR DE BARCO. OBRIGADO

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

20 minutos de avião. Não há barco.

FERNANDO
FERNANDOPermalink

RICARDO..... MAIS UMA DUVIDA... EM ARUBA DEVO FICAR NO HOTEL RIU PALACE, OQUE VC SABE DESSE HOTEL..
OBRIGADO..

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É uma cadeia espanhola importante, Fernando. Nunca me hospedei. Os hotéis tendem a ter um ar clássico fake. A localização em Palm Beach é boa.

FERNANDO/SP
FERNANDO/SPPermalink

RICARDO.... Em janeiro estive na isla margarita.. olha achei a coisa mais linda... fiquei 08 dias la.. fiquei no hotel Hesperia... Ricardo... sabe me dizer se Aruba é mais bonito que Isla Margarita?.. digo isso porque nao conheci a isla inteira.. foram poucos dias... Meu cunhado mora em Caracas.. vou ficar na casa dele e fazer um pacote de caracas para Aruba.. olha;;; sai pelo menos 60% mais barato... abraço.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Aruba não tem a topografia da ilha Margarita, mas o mar é muito, muito, muito mais bonito. É mar Caribe de verdade.

Falamos sobre câmbio na Venezuela em outro post. A cotação já diminui um pouco.
https://www.viajenaviagem.com/2009/10/cambio-na-venezuela-pra-mariana/

FERNANDO/SP
FERNANDO/SPPermalink

Ricardo.... mais barato eu digo em ralação a moeda Venezuelano. Bolivar.... troca os dolares la... que deve estar 6 por um... 6 bolivares por um dolar... ai simmm sai muito mais barato.... Tambem tive outra informação que se comprar os pacotes depois do dia 05/01/2010... ficam bem mais baratos. abraço.

ana
anaPermalink

Estou adorando as dicas do pessoal aqui.
Vou para para Aruba dia 21 de novembro. Gostaria de ter uma idéia de quantos dólares devo levar para 7 dias. Irei com meu marido e meu filho de 11 anos, pela GOL, voo direto de Brasília. 1000 dólares é pouco, muito ou razoável? Ficarei no Marriot, diária com café da manhã. Pretendemos alugar um carro por, no máximo, 2 dias.
Obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

140 dólares por dia para três pessoas não é muito não, Ana. Mas não sei exatamente como andam os preços em Aruba (fui em 2007, quando o dólar era mais forte). O problema em Aruba é que não há muito lugar para onde correr -- as áreas onde ficam os turistas são exclusivamente turísticas. Você deve achar carro por 35/40 dólares por dia. Tenha cuidado com os extras do hotel e tente resolver a vida nos shoppingzinhos da rua de trás do hotel. Mas leve cartão de crédito para o caso de não conseguir se manter no orçamento.

Com orçamento apertado, teria sido melhor ficar em hotéis com quartos equipados com cozinha, como o Mills Resort, e fazer compras no supermercado.

ana
anaPermalink

Obrigada pelas informações, Ricardo. Para quem está indo pra lá pela primeira vez, ajuda muito.
Mencionei 1000 dólares para ter como base, mas posso levar mais e também levarei os cartões de crédito. É que a gente fica desconfortável em andar com muito dinheiro na mão quando não conhece o lugar.
Em Aruba encontra-se banco/caixa eletrônico fácil pra retirar dólar ou trocar travell check se precisar?
Outra coisa: é verdade que o comércio fecha às 18h?

Mais uma vez, obrigada pela colaboração.
Abraço!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ufa! Que bom que eu entendi errado smile

Nesse caso, mil dólares em dinheiro vivo é até demais! Em todos os lugares, inclusive nas operadoras de passeios, vão aceitar cartão de crédito. Há fartura de caixas eletrônicos, provavelmente dentro do seu hotel vai haver um. Se o seu cartão de banco efetua saques no exterior da conta corrente (informe-se com o seu gerente; muito provavelmente, sim), você pode fazer saques diretamente em dólar.

Não sei sobre a aceitação dos travelers, mas a alternativa moderna para eles é o Visa Travel Money, um cartão de débito internacional que funciona para compras e saques e que você carrega em dólar (e pode recarregar à distância, por internet banking).

Leia mais aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/pros-x-contras-dolar-euro-peso-real-travelers-cartao-de-credito-saque-internacional-ou-visa-travel-money/

Quanto ao comércio (lojas de roupas, eletrônicos, perfumes), ele está todo localizado no centro de Oranjestad, nas proximidades do porto. As lojas fecham cedo porque são voltadas basicamente para os turistas que vêm em cruzeiros e passam apenas o dia na ilha. À noite o centrinho meio que morre, e é por isso que eu não recomendo ficar no Renaissance, que é o único hotelão que fica nessa região.

Palm Beach, onde está o seu hotel, não tem lojonas, mas tem shoppingzinhos com lojinhas e restaurantes e cafés. Há também um ou outro bar/restaurante no calçadãozinho à beira-mar (e também dá para usar bares e restaurantes dos outros hotéis).

Dá para ir ao centrinho de ônibus ou táxi, também.

ana
anaPermalink

Também fiquei mais tranquila sabendo que lá aceitam facilmente cartões de crédito. Estava pensando no dinheiro necessário para os passeios e combustível, pois achava que não aceitavam cartões. Os meus sogros, que resolveram ir conosco, têm mais de mil dólares em travelers e gostariam de usar por lá, vou me informar melhor a respeito.

Que bom saber que dá para ir andando do Marriot até os bares e restaurantes da orla. Li alguns relatos dizendo que para sair do hotel é preciso andar um pouco. Meu marido já estava querendo alugar carro por toda a semana para não ficar preso ao hotel à noite.

Suas informações estão sendo preciosas, Ricardo.
"Brigadão", mesmo.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Há três Mariotts, Ana. O Marriott Resort fica na parte central da praia. O Mariott Ocean Club e o Marriot Surf Club ficam mais afastados.

Dei uma pesquisada e vi que muitos estabelecimentos aceitam travelers diretamente, como acontece nos Estados Unidos. (Faz sentido; Aruba é muito voltada ao turista americano).

ana
anaPermalink

Nós ficaremos no Marriot Resort, então acho que será tranquilo.
Vou avisar aos meus sogros que poderão levar os travelers. Melhor, vou enviar o link daqui, eles vão gostar de ler todas as suas dicas.

Acho que essa viagem será bem relaxante. E com as suas informações e os relatos do pessoal aqui aproveitarei muito mais. Agora é torcer para que não chova muito e para que eu vença o medo das iguanas. rsss
Já soube que elas andam por todo lado na área externa do hotel, inclusive na piscina. Deus me ajude! rss

Grande abraço e obrigada pela atenção.

Luciana
LucianaPermalink

Olá Ricardo e tds qu vão e já foram para Aruba & Curação!

EStou indo no dia 07/11 e pelas leituras percebi que as cidades são pequenas.
Gotaria de um dia por lá dar uma pedalada, ao estilo Holandes mesmo, usar a Bike como tranporte, pois assim a gente passeia calmamentee ve coisas que de carro não conseguimos ver.

Vcs sabem se há e onde poderei alugar um bike por lá?

Obrigada desde já!

abs,

Luciana

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

As cidades são pequenas, mas as ilhas são grandotas, sobretudo Curaçao. Aruba é mais plana. O trânsito nas duas é meio confuso às vezes. É um Terceiro Mundo tipo Brasil, não uma sucursal perfeitinha da Holanda mrgreen

Achei dois sites pra você:

http://aruba-guide.info/getting.around/bikes.and.mopeds/

http://www.wannabike.com/ (curaçao)

Luciana
LucianaPermalink

Oi Ricardo!

Muito obrigada pela rapidez e gentileza! wink Vou acessar os sites, se pelar por lá , postarei aqui minha experiência ok?

Abraços e até breve!

Luciana

Dionísio (www.espacovital.com.br)

RIQ, li acima um comentário teu sobre o Divi Phoenix Aruba, mas me veio uma dúvida. Este hotel fica num ponto intermediário entre Palm e Eagle beaches, mas algumas fotos me dão a impressão de que tem "pouca praia" em frente.

Será que o ponto de praia do Divi Phoenix é legal, para quem vai curtir praia mesmo, areia, mar...?

Vi que este hotel está com umas ofertas interessantes (231 dóalres a diária na alta temporada), considerando que parece ser confortável e tem equipamentos para se preparar uma comidinha "at home", o que possibilita uma economia em algumas refeições.

Ou será que é melhor custo-benefício um hotel tipo o MVC, que está apenas 119 dólares, com continental breakfast, mas que te obriga a fazer todas as refeições "na rua"?

Em princípio, me pareceu a compensação entre que o que se paga a mais no Divi e o que se economiza podendo comer "em casa" acaba dando um resultado que faria valer a pena pelo conforto.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

RIQ, aproveito também para perguntar a ti e aos demais viajantes se sabem se é seguro reservar por meio da Turnet, de São Paulo, que acabei de ver que está com umas tarifas bem interessantes nas diárias de hotéis em Aruba.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É sim.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Obrigado! E o que tu pensas sobre o que disse a respeito do Divi Phoenix, logo acima?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não me lembro de ter visitado. Mas vendo no Google Maps a localização me parece bem interessante: tá no biquinho de Palm Beach (dá pra ir a pé ao comerciozinho da praia) e está a cinco minutinhos a pé de Eagle Beach (que, como praia, é melhor do que Palm).

Dionísio (www.espacovital.com.br)

É verdade o que alguns dizem, que nos resorts de Palm Beach o hóspede tem que ir bem cedo, tipo 7 da matina, reservar cadeira de praia e guarda-sol, e que nos all-inclusive é preciso ir pra fila reservar o almoço ou janta?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A questão de reservar cadeira de praia é comum no mundo inteiro em época de hotel cheio. Em Báli já fui acordado por engano pelo serviço de despertar às 5h45 (um hóspede que queria acordar para levar a toalha, reservar a cadeira e voltar a dormir). Se você leu esses depoimentos, devem ser verdadeiros, sim. Mas não necessariamente se aplicam ao ano inteiro. Aqui no blog já teve muita gente falando de Aruba e ninguém mencionou isso.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

É verdade, eu li vários depoimentos no Trip Advisor, mas aqui não.

Não sei, mas algumas vezes tenho a impressão de que muitos hóspedes que escrevem seus depoimentos no Trip Advisor são um tanto dramáticos...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sem dúvida é mais fácil entrar pra bronquear e desopilar do que pra elogiar smile

Dionísio (www.espacovital.com.br)

RIQ, a CVC está com tarifa no Westin Aruba, na ALTA temporada, por 417,00 reais o casal, com café da manhã e taxas inclusos.

Parece uma ótima oferta, não é?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim! Eles tão vendendo hotel avulso?

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Sim, avulso.

Na verdade, sempre antes de viajar consulto os hotéis avulsos na CVC, que tem muitas ofertas interessantes, sem falar na possibilidade de parcelas o pagamento em até 4 vezes.

Solicitei a reserva e estou aguardando confirmação, pois achei bem em conta.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

RIQ, fechei com a CVC! E ainda levei um seguro de viagem para o casal. Achei muito bom negócio.

Mas acabei de ver que depois disso já aumentou um pouco (500 reais com café, taxas, impostos e seguro).

Luciana
LucianaPermalink

Ricardo,

Td bem? Voc~e acha melhor, pra conhecer as praias, tanto de curaçao quantod e aruba, alugar um Jipe e vc acha seguro irmos somente com mapas ou é necessário fechar um tour( odeio essa opção!)?

Ahh , estou vendo sobre as bikes, depois volto pra contar como foi se fizer um tour by bike.
abs e agradeço desde já!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não precisa jipe não, Luciana. Todas as praias têm acesso asfaltado ou, no caso de algumas em Curaçao, de estrada de terra bem conservada.

Em Aruba os jipes são usados para tours pelo lado das praias selvagens, que não são boas para banho. Não fiz esse passeio, mas acho um pecado ir pro Caribe e ir pro lado das praias de ondas smile

A praia mais bacana em Aruba é Arashi. Em Curaçao, Cas Abou, Port Marie e Grote Knip.

juliano
julianoPermalink

Reservei o hotel Plaza em Curaçao, achei um bom preço pela internet... tem boas referências dele?

Morro de São Paulo » » Réveillon no Caribe – Así me gusta mucho!

[...] Na dúvida entre se hospedar entre uma e outra, dê uma lida nesse post do Ricardo Freire: Aruba ou Curaçao? [...]

fernanda
fernandaPermalink

Estarei indo para curaçau dia 31/12/2009 para passar o ano novo...vc tem alguma dica ...algum lugar especial, animado???
Por favor, gostaria de saber se o hotel Floris em Curaçau é bom?
Quantos dolares devo levar para 9 dias e eu gostaria de alugar um carro para 5 dias. É melhor e mais barato alugar bugue ou carro?
Referente as comprar em curaçau no duty free zone... as mercadorias só podem ser retiradas no aeroporto?
Fico no Aguardo da resposta
Muito Obrigado
Fernanda

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O hotel parece bacaninha, Fernanda. No TripAdvisor há alguns comentários negativos de gente que esperava mais dos quartos (acontece muito em hotéis-design econômicos). A única reclamação objetiva é quanto a pulgas, mas há comentários recentes dizendo que não sofreram com isso.

A localização é boa, perto de Willemstad. A praia do hotel não é grande coisa, mas nenhuma praia de hotel por lá é.

Faça cotações de carro em http://www.expedia.com ou http://www.orbitz.com ou http://www.kayak.com . Mas faça logo, porque réveillon deve ser uma época em que as locadoras vendem tudo.

Curaçao não é muito caro, sobretudo se você se dispuser a comer em restaurantes freqüentados pelos locais.

A melhor festa deve ser em Mambo Beach, informe-se para conseguir ingressos. http://www.mambocuracao.com (neste momento está fora do ar).

E quanto ao duty-free, sim, os produtos são entregues para você no vôo ou no navio, onde você indicar.

Marcela Tavares
Marcela TavaresPermalink

Fernanda, acabei de voltar de aruba e curaçao. Comprei bastante em curaçao....E levei td na hora...Bem mais barato que aruba...mas não sabia que tinha uma zona específica de duty free. Para mim, td é duty free....preços mt bons, mas nem se comparam com os preços em Miami.

fernanda
fernandaPermalink

Muito Obrigado pela resposta, Ricardo.
Bom em relação ao Duty free zone, todas as lojas funcionam com esta política? Por exemplo, se eu comprar um tênis,eu não posso levar ele comigo? Ou o Duty free zone funciona apenas para alguns produtos..?
Estava pensando em visitar os seguintes lugares: Cas Abao; Kinip; Porto Marie; Seaquarium Beach; Sequarium Aquarium, vc sabe se chegando lá eu consigo ingresso para nadar com os golfinhos? Tem que reservar antes? Vc tem mais algum lugar que eu possa visitar?
Em Curaçau tem variedade de restaurantes com comida fast food?
Muito Obrigado pela ajuda Ricardo
Fernanda

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não me lembro de fast food em Curaçao mas deve ter, sim. (Se bem que é triste pensar em fast food num lugar com comida boa e barata como Curaçao, com coisas que você não vai comer em lugar nenhum, devido à influência javanesa dos imigrantes indonésios.)

Não sei se as regras do duty-free se estendem a calçados ou se valem só para alcoólicos, cosméticos e eletrônicos. Mas vem cá: por que você quer usar tênis em Curaçao? Você pode passar o dia inteiro de Havaianas, aproveite.

Acredito que dê para comprar as atividades do Seaquarium em cima da hora, sim. Mas se você estiver aperreada, pode reservar por email:
http://www.curacao-sea-aquarium.com/en/reserveren.html

fernanda
fernandaPermalink

Ricardo, mais uma vez muito obrigado pela ajuda!
Eu pretendo andar muito de havaianas..srsrrsrs.... mas gostaria tbem de fazer algumas compras(perfume,roupas,tenis, relógio, eletrônicos...etc).
Vc sabe de alguem que comprou no duty free zone e teve algum problema na hora da entrega das compras no avião?
Eu fico com medo de comprar e depois receber mercadoria errada ou até mesmo nem receber....
Vc tem dica de mais algum passeio ou praia legal para visitar?
Vc acha que só com um mapa dá para se achar em curaçau? É necessário pegar carro com GPS?
O acesso para as praias é complicado?
Estas praias: Cas Abao; Kinip; Porto Marie; Seaquarium Beach; Sequarium Aquarium, o acesso é tranquilo, sem problemas?
Tem perigo andar de noite no centro e nos bairros?
Transporte público é bom?
Taxi é caro?
Como é o transito em curaçau, confuso ou parecido com a Europa?
Fico no Aguardo, muito obrigado
Fernanda

Dionísio (www.espacovital.com.br)

FERNANDA, vou para Aruba em março e vou esperar para ouvir sobre a tua experiência.

Mas relaxa, tudo vai dar certo na tua viagem.

fernanda
fernandaPermalink

Eu espero que sim estou indo com duas primas acho que vai ser bem divertido.......

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É tudo tranqüilo, Fernanda. Só o trânsito que é mais para Terceiro Mundo do que Europa.

fernanda
fernandaPermalink

ok,
Mas em relação as compras, a política só vale para eletrônico?
Muito Obrigado
Fernanda

fernanda
fernandaPermalink

Se alguem tiver mais alguma dica.....

fernanda
fernandaPermalink

Em curaçau...
Para chegar a praia Kinip é necessário gipe 4X4?
Não tem como chegar de carro?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não precisa de 4x4 para lugar nenhum, Fernanda. Se precisasse eu teria escrito no post.

Claudia
ClaudiaPermalink

Hahahahahahaha...o Ricardo parece ter perdido a paciência com a Fernanda! rs...
Única coisa que eu acho, é que HAVAIANAS não pode faltar!!!

Claudia
ClaudiaPermalink

Ricardo, boa tarde!

Gostaria de saber, onde encontro um tênis NIKE SHOX mais barato em Curaçau?

Rosa
RosaPermalink

Pessoas, fala sério, assim até tripulante perde a paciência...

fernanda
fernandaPermalink

Agradeço a todos principalmente ao Ricardo pelas respostas.

Claudia
ClaudiaPermalink

Não tem por onde FERNANDA! Estamos aqui para serví-la!

Renato
RenatoPermalink

Ricardo, tudo bem? Estarei em Aruba, com minha mulher, no começo de janeiro. A minha dúvida é em relação à roupa. Pois li em alguns lugares que nos cassinos tem de se vestir com um blazer (ou até terno). Já joguei algumas vezes e sempre fui de tênis ou sapato e jeans. Como é esse lance de roupa, tanto de dia como de noite. Obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tem praticamente um cassino em cada hotel, Renato. Acho esquisito essa de blazer. Talvez nos cassinos fora dos hotéis? Mande o link onde você pesquisou, por favor.

Renato
RenatoPermalink

Ricardo, não lembro os sites certos. É que joguei no google "Aruba cassino", e vi uns três falando sobre isso.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Renato, o site certo para dirimir dúvidas é o TripAdvisor. Às vezes demora pra gente achar as palavras mágicas que acham a discussão certa.

Numa discussão sobre dress code em Aruba, uma leitora afirma que o marido não usa calças compridas e eles já entraram em praticamente todos os cassinos de Aruba.
http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g147247-i144-k2107576-Dress_Code-Aruba.html

Aruba é um lugar bastante informal. Você se veste como quiser. Algumas pessoas se arrumam à noite, outras continuam em "resort attire".

Rosinha*
Rosinha*Permalink

Ricardo, Boa Tarde!!

Vou para Curaçau dia 30 de dezembro e estou com a mesma dúvida que o Renato.
Que tipo de roupas que devemos levar?
Pode-se utilizar vestidos, shortinhos etc como nas praias aqui do brasil?
Em cassinos deve-se usar roupa social?E nas baladas? pode se ir "estilo praia e balada" utilizados aqui?

Estou planejando passar o reveillon na mambo beach. Este é o melhor local mesmo? Também em relação as vestimentas, o que pode e não se pode usar lá?

Como estudante, tenho carteira de estudande internacional. Você sabe se existe desconto em restaurantes, baladas, passeios, etc com essa carteira?

Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Roupa de festa em balada. Roupa informal em cassino.

Desconto em restaurante e passeio? Acho difícil. Tente nos museus.

Claudia
ClaudiaPermalink

O que seria roupa de festa em balada?