Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Praia particular de Cas Abou, Curaçao
Praia particular de Cas Abou, Curaçao

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)
Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

Praia Grote Knip, Curaçao
Praia Grote Knip, Curaçao

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

Curaçao: na sinagoga
Curaçao: na sinagoga

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

Baby Beach, Aruba
Baby Beach, Aruba

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, “fabricada”,  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

Breezes, Curaçao
Breezes, Curaçao

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Riq,

Entre Aruba e Curaçao eu voto em… Bonaire! O mesmo mar lindo, mas tudo em volta dele menos artificial. Acho triste essa vibe Caribe, de água cercada de hotéis por todos os lados.

Já passei um final de ano em Aruba – e gostei, achei bonito e tal, as margaritas eram ótimas… Mas não tem jeito. Eu gosto de hotel pequeno e… sim, o cheiro do dendê faz falta…

Mas que a cor da areia e do ar são magníficos, ah isso são mesmo…

Ai, me deu até saudades de quando fui em Aruba – obviamente foi durante a minha estadia que teve um dos três dias que chovem por ano (eu já falei que eu ATRAIO chuva? Acho que vou visitar mais o sertão nordestino – quando fomos, choveu dias antes pra comemorar a nossa ida. Aí pelo menos serve pra alguma coisa eu ser uma “dança da chuva” ambulante…). :mrgreen:
Falando de restaurantes, o Bucaneer’s em Aruba era espetacular em 97 – tinha uma parede de aquário, e frutos do mar deliciosos.
Ah, e obedeçam à Sylvia, que de novo tem razão: o ar condicionado é fortíssimo lá.

O site http://www.hotwire.com tem hoteis 3 estreals 97 dolares em Aruba, 4 estrelas por 126, e em Curacao um 4 estrelas por 127 dolares (sem cafe da manha)

    Querido Pato, ao reservar no escuro a pessoa tem que saber que está arriscando ficar, em Aruba, fora da zona hoteleira principal (Palm Beach) e, em Curaçao, num hotel acanhado ou antigo.

    O que eu quero evitar com esses avisos de cautela é que não se espere qualidade de resort de primeiro time do Nordeste em hotéis 4 ou 3 estrelas no Caribe.

    E eu só repito isso com tanta ênfase porque acho que tanto os pacotes para os melhores hotéis de Aruba e Curaçao quanto para Punta Cana, na República Dominicana, oferecem uma excelente relação custo x benefício.

    É preciso ter consciência de que, ao procurar uma pechincha, o consumidor vai abrir mão de estrutura e localização.

    Riq

    É um risco que se corre

    Em geral, reservando os 4 estrelas, isto não acontece, mas eu nunca fui para o Caribe com eles, mas dificimente um Mariott, por exemplo que sao os 4 estelas deles vai ser ruim. O site, inclusive informa se o hotel é perto da praia. Mas, realmente compra-se no escuro, e é um risco a ser considerado. Do Brasil, acho que realmente o pacote é a melhor opção e concordo com voce.

Ricardo,
Vamos agora em Julho, em um pacote de 06 noites.
Somos um casal e dois filhos adolescentes.
Nossa dúvida: É melhor Aruba ou Curacao? Se fizer os dois juntos, não perderíamos muito tempo deslocando-nos?

    Os dois são bacanas, Marco Antônio, e separadamente dão férias ótimas.

    Apenas se você não conseguir se decidir por um ou por outro a partir dos elementos que eu decupei no texto é que eu recomendo que você combine os dois. Mas talvez algum dos pontos — a praia do hotel, ou a vontade ou não de pegar carro, ou o tipo de programa além da praia — faça você se decidir por um deles. E no caso, estará bem decidido.

    Fazendo os dois, você deve perder meio dia na operação saída do hotel-vôo-entrada no outro. O vôo leva meia hora.

Adorei Curaçao. Para quem não quer só ficar na praia, recomendo o Hotel Kura Hulanda, em Willemstad. O hotel é (ou pelo menos na época em que nos hospedamos era) um charme, tem três restaurantes deliciosos, e um pequeno museu da diáspora africana. O fundador é um holandês que comprou toda uma área devastada da cidade e foi restaurando cada casinha, transformando tudo em um hotel-cidadezinha. Muito bacana.

Quanto à Aruba, sinceramente não é minha praia. Talvez agora não me incomodasse tanto com o fato de ser tudo muito “fake”, e aproveitasse mais o mar azul-calcinha e os dias de sol esplendorosos que passamos lá. Mas na época não gostei muito não.

    O Kurá Hulanda é sensacional, Eneida. Só não relacionei porque ele não é oferecido por grandes operadoras como a CVC, e portanto fica fora da comparação com Aruba.

    O site é https://www.kurahulanda.com . Eles têm também um hotel numa prainha na ponta oeste da ilha; dividir a estada entre os dois é uma boa, também.

    Eneida,
    Parece ser muito interessante mesmo, mas me diga uma coisa, quando vc fala “Para quem não quer só ficar na praia” quer dizer o q? Que tem outras opções além da praia ou que ele não fica na praia mesmo??
    Estou pesquisando hotel em Curaçao para Lua-de-mel…

    Obrigada!

    O Kura Hulanda não fica na praia, Fernanda. Fica no centro, em Willemstad. Tem uma sucursal numa prainha do lado oeste da ilha, mas essa prainha não é nenhuma Brastemp.

Riq e tripulação,

Estou indo justamente neste roteiro em Agosto e gostaria de um pequeno auxilio:

– O Radison e o Marriot são muito diferentes em termos de conforto e qualidade? Pergunto por que tinha reservado o Marriot, só que a piscina do hotel principal estará em manutenção e estou na dúvida pela troca com o Radison

– Para badalar na night qual a melhor das ilhas? Sugestões são bem vindas

– Onde se come os melhores frutos do mar nestas ilhas?

abraços e muito obrigado

    Paulo, eu falei da vida noturna num parágrafo do texto. Ela é mais bem-resolvida em Aruba, porque Palm Beach é um bairro com alguma vida à noite. Em Curaçao você vai ter que ir à cidade.

    Pode trocar o Marriott pelo Radisson, sim, não há muita diferença.

    O melhor restaurante de frutos do mar em Palm Beach é o Aqua Grill https://www.aqua-grill.com/

    Em Willemstad (Otrabanda) o De Gouverneur é muito bom e não é caríssimo, não. https://www.de-gouverneur.com/index.html

    Quanto a restaurante, caso va pra Aruba não deixe de jantar no http://www.flyingfishbone.com . Eh a beira mar,com mesas sobre a areia e num clima muito romantico com frutos do mar de excelente qualidade e preço.

    Eu achei o Marriott otimo (fiquei no Ocean Club mas jantei algumas vezes no Stella Maris, sao vizinhos), verifique com o hotel se por causa da manutencao da piscina voce tera direito a usar a piscina do Marriott Ocean Club ou do Marriott Surf Club que ficam lado a lado e tem otimas piscinas.

    Como o Riq falou, os dois tem acomodacoes do mesmo nivel. Uma coisa legal da localizacao do Radisson e que e so atravessar a rua e voce esta em frente a um montao de restaurantes legais, alem dos restaurantes do hotel e da beira-mar, nao precisa pegar carro pra ir jantar mesmo.

Gente…. eu já estou em ritmo de feriado!!! Hahahaha 😆
Eu tenho que dividir essa loucura minha, já entrei aqui umas 10 vezes desde antes do almoço para pegar a charada de 6ºFeira, hahahaaha…. imagina isso! 🙄
Estou doida de tudo!!!! 🙂

Beijos e bom feriado a todos…

Uma coisa que achei interessante quando fui, é a tranformação de água do mar em água potável, que você toma, se quiser, até no quarto do hotel.
Toda vez que eu vejo os ecochatos falarem que a água do universo tá acabando, eu lembro desse exemplo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito