Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

[caption id="attachment_4389" align="aligncenter" width="450" caption="Divi-divi na praia Arashi, em Aruba"]Divi-divi na praia Arashi, em Aruba[/caption]

[caption id="attachment_4390" align="aligncenter" width="350" caption="Praia particular de Cas Abou, Curaçao"]Praia particular de Cas Abou, Curaçao[/caption]

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

[caption id="attachment_4391" align="aligncenter" width="450" caption="Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)"]Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)[/caption]

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

[caption id="attachment_4392" align="aligncenter" width="450" caption="Praia Grote Knip, Curaçao"]Praia Grote Knip, Curaçao[/caption]

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

[caption id="attachment_4393" align="aligncenter" width="300" caption="Curaçao: na sinagoga"]Curaçao: na sinagoga[/caption]

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

[caption id="attachment_4396" align="aligncenter" width="350" caption="Baby Beach, Aruba"]Baby Beach, Aruba[/caption]

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, "fabricada",  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

[caption id="attachment_4395" align="aligncenter" width="450" caption="Breezes, Curaçao"]Breezes, Curaçao[/caption]

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

FERNANDO-SP
FERNANDO-SPPermalink

E.. AI.. RICARDO BELEZA??

VC SABERIA ME INFORMAR SE TEM Voô direto de Aruba para MIAMI... e quantas horas ve vôô.. de Aruba ou da Caracas ate MIAMI...

obrigaduu

abraço..

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Aruba pra Miami tem e é fácil de reservar. São 3 horas de vôo. http://www.expedia.com

Caracas pra Aruba tem mas é muito difícil concretizar a compra fora da Venezuela. É um vôo de uma hora. http://www.flydae.com

fernanda
fernandaPermalink

Boa Noite,

Ricardo, conforme indicado por você, vou passar o ano novo em mambo beach, agora eu gostaria de saber, pode entrar com roupa informal (shorts / blusa / sandália) ou o restaurante é bem formal (vestido)?
Desde já agradeço as suas informações.
Fernanda

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Mambo Beach é um bar/disco ao ar livre, na praia. É freqüentado por gente jovem. Vista-se para uma festa, é só isso. Um pouco de brilho vai bem, gringos e gringas costumam usar chapéus com strass, já disse isso antes.

Luiz Henrique
Luiz HenriquePermalink

vou para Aruba em Janeiro e gostaria de saber se dá para passar um dia em curaçao e voltar para aruba no final do dia e se fica muito caro. Gostaria de saber se o taxi é caro e qual melhor lugar para compras e se é mais barato que os Duty Free. Obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É possível. Comprando com antecedência, você consegue voar ida e volta desde 120 dólares por pessoa. Criança de dois anos paga 10% da passagem. Em Curaçao é recomendável alugar um carro.

http://www.tiara-air.com
http://www.flydae.com
http://www.fly-inselair.com

http://www.curacao.com/pt/Planejamento-Da-Propria-Viagem/Transporte/Car-Rentals

Sergio Silva
Sergio SilvaPermalink

Puxa, excelente este site, parabéns! Estou pensando em ir para Curaçao na 1a. semana de fevereiro. Meu objetivo é sol, tranquilidade, conhecer praias bonitas, sem agito. Levantei um preço legal de pacote aéreo/hotel no Trupial Inn. Acha que esse hotel vale a pena? Pelo que vi, fica numa zona residencial. Um abraço e obrigado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É bastante fora de mão. Não está nem na praia nem na cidade; só vale se for muitíssimo mais barato do que os outros pacotes -- e mesmo assim, se você estiver de carro.

Luciana
LucianaPermalink

ë verdade.. passei em frete ao truppial Inn e so vale memso sefor muuito mais barato.. pq fica no meio da etsrada longde da praia e do centro como Ricardo disse.

Luiz Henrique
Luiz HenriquePermalink

Oi Ricardo, gostaria de saber se em Aruba vale a pena os passeios com guias de turismo ou alugar um carro pois vou com esposa e filho de dois anos. Qual a distancia de Palm Beach e shopping na cidade.Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Funciona exatamente como em qualquer praia do Nordeste onde você possa ter ido. Dá para fazer os passeios em grupo ou alugar um carro para fazer por você mesmo. Volte ao texto do post, leia com atenção e no item COM CRIANÇAS você vai ver três passeios que eu acho que dá para fazer com crianças. É só clicar no texto em azul.

A maior operadora de passeios é a De Palm Tours http://www.depalm.com/family/family.html

Uma corrida de táxi a Oranjestad sai 8 dólares. Cada ida à cidade vai custar,então, 16 dólares.

Todos os preços de táxi em Aruba: http://aruba-guide.info/getting.around/taxis/

A passagem ida-e-volta do ônibus é 2 dólares. http://aruba-guide.info/getting.around/buses/

Alugar carro por uns dias é uma boa idéia. Simule as datas que quer numa dessas locadoras http://www.visitaruba.com/getting-around/aruba-car-rentals/

Palm Beach tem shoppingzinhos. Oranjestad tem o comércio principal, voltado para os navios de cruzeiro. Leia os comentários anteriores por favor.

fernanda
fernandaPermalink

Ricardo,

Existem pontos de taxi nas praias?
Por exemplo, no ano novo em mambo beach, o retorno para o hotel como fica....?

Obrigado
Fernanda

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tem táxi na porta, Fernanda. Talvez tenha fila. É Réveillon. Informe-se melhor ao chegar. O pessoal da recepção do seu hotel saberá dar informações atualizadas sobre tudo o que você quiser saber.

Luiz Henrique
Luiz HenriquePermalink

Ricardo parabéns pelo site, sensacional,sei que minhas duvidas são de como ir (tipo agência deveria orientar)mas como nem sempre isso acontece, gostaria de saber quais vacinas e como proceder no caso de Aruba. Comprei uma filmadora recentemente e não pretedo comprar outra lá , como proceder para poder levá-la sem ter problemas e com relação a medicamentos (diabetes) se podem ser levados sem problemas (bagagem de mão?). Muuiiito obrigado .

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Vários sites mencionam a necessidade de vacina contra febre amarela. Eu acho que isso tem a ver com os países em que os vôos podem fazer escala (Venezuela, Colômbia, Panamá) e não ao vôo direto. De todo modo, sempre é bom estar vacinado. Sempre pode aparecer uma viagem que você seja impedido de fazer por não estar vacinado. É preciso tirar a vacina com 10 dias de antecedência. Mas quem lhe vendeu a passagem, seja a agência, seja a cia. aérea, deveria dar essa informação com certeza. Pergunte.

Leve seus medicamentos na bagagem de mão. Registre a câmera na Polícia Federal no aeroporto antes de viajar. Chegue com 3 horas de antecedência.

Joao Borges
Joao BorgesPermalink

O que vcs me dizem da praia do Super Breeze em Curacao? Tem espaço para correr?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Breezes em Curaçao fica na praia da (boa) muvuca. É uma praia "artificial" -- feita pelo homem, com areia branquinha e um recife colocado lá -- mas você só saberá disso porque eu te contei (ou alguém te contaria). À esquerda do Breezes ficam os bares mais bacanas da ilha, entre eles o meu favorito, o Mambo Beach. É uma praia suficientemente grandota para correr, mas você vai ter que desviar do frescobol e do povo tomando sol.

Michele
MichelePermalink

Olá Ricardo, vou para Aruba em Janeiro e gostaria de saber os prós e contra deste mês. Mais ou menos a que horas anoitece (ficar na praia)? Li em comentários anteriores que as lojas do centro fecham as 18h e gostaria de saber se em Palm Beach também. Atividades á noite oque pode e não pode com criança (ex: hard rock). Obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Aruba está próxima ao equador, anoitece perto das 18h.

Janeiro é o finzinho da estação das chuvas, mas chove menos do que no verão do Sudeste.

As lojas de Palm Beach não são grandonas nem duty-free como as do centro.

Michele
MichelePermalink

Ricardo, gostaria de fazer mais uma pergunta: Se você acha nescessário fechar alguns passeios e/ou aluguel de carro aqui pelo Brasil (quais você indica?).

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Lá em Aruba, vá à loja da De Palm Tours em Palm Beach e escolha todos o seus passeios.

fernanda
fernandaPermalink

Cláudia, segue o endereço que vc tanto queria para comprar um tênis......neste local o preço deve ser bem bacana...
Veja bem lá tbem tem Diesel....

Changes
Madurostraat 21, Punda
Phone: +(5999)/465 8327
Fax: +(5999)/465 8327
Email Us!
Temos marcas famosas aos melhores preços na ilha, tais como Nike, Puma, Adidas, Southpole, GBX, Diesel e JLO.

Claudia
ClaudiaPermalink

Nossa, muito obrigada FERNANDA!
Sua informação será muito útil, pois irei para esse belíssimo lugar para comprar um tênis NIKE e com certeza agora também comprarei uma calça DIESEL...
Me sinto muito feliz, pois você foi a única pessoa que me deu atenção e se preocupou em responder minhas dúvidas!
OBRIGADA!

Mário
MárioPermalink

Boa Noite, estou pensando em ir para Curacao no próximo ano de lua de mel, é só em setembro, mas já queria algumas dicas.
já to pensando em comprar as passagens aereas, pois como está bem antes os preços estão em conta (eu acho). voo de Belo Horizonte para Curacao a R$ 1500 ida e volta.
com relação a hotel to querendo olhar o esquema do Bancorbras, que vi no site da bancorbras que tem hoteis credenciados lá.
qual seria o valor médio de gasto para curacao?
abraço
Mário Andrade

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Mario, eu fui em 2007, não sei como estão os preços agora. Mas gastos, em qualquer lugar, variam conforme o perfil do freguês. Simule aluguel de carro em http://www.expedia.com ou http://www.kayak.com. Se comer em restaurantes não-gastronômicos, vai sair mais em conta do que no Brasil. Perfumes e eletrônicos são duty-free, mas não pense que vai ser mais barato do que na Flórida, porque não vai.

Mário
MárioPermalink

lá é zona livre para compras? vale a pena deixar pra comprar alguma coisa lá (roupas) que nem precisaria levar aqui do Brasil?

Mário
MárioPermalink

Ricardo,
Obrigado pela resposta e pela dica.
só mais uma dúvida. nas praias é vendido bebidas e petiscos ?
abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sempre tem um bar. Nas particulares (Seaquarium, Cas Abou, Port-Marie) vende cerveja também. Nas públicas não me lembro.

Luciana
LucianaPermalink

Oi, perguntou ao Ricardo mas vou responder, td bem ricardo?

Olha ema Cas abaou , Port marie tem com comprar.. mas em klein kinipi nao tem, nem agua eles tem. entao leve a sua wink

abs

Michele
MichelePermalink

Olá Ricardo, tenho a mesma dúvida do Mario em relação a levar menos objetos pessoais (tenis,maq. fotografica e principalmente roupas...) e comprar um pouco lá. Gostaria de saber se vale a pena mesmo não sendo preços como da Flórida.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não sei responder, Michele. Estive por lá em janeiro de 2007 sem nenhum interesse em compras.

Mas NÃO acredito que seja o paraíso para compras de roupa. O comércio é pequeno e especializado em artigos duty-free -- ou seja, coisas que são taxadas nos países ricos, como perfumes, álcool, supérfluos, grifes, artigos de luxo.

Michele
MichelePermalink

Ricardo vou para Aruba e não curaçao

márcio
márcioPermalink

Ricardo, o que vc me fla od RIU PALACE ARUBA?

obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É uma das maiores redes de all-inclusive no mundo. É uma cadeia espanhola. Está numa boa localização em Palm Beach.

No TripAdvisor http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g147249-d151277-Reviews-Riu_Palace_Aruba-Palm_Eagle_Beach_Aruba.html

LUCIANA
LUCIANAPermalink

OLÁ RICARDO!

PASSEI MINHA LUA DE MEL EM ARUBA E CURAÇÃO EM MARÇO DE 2008.
EM ARUBA FIQUEI NO HOLLIDAY E ACHEI MUITO BOM E EM CURAÇAO FIQUEI NO HILTON. TIVEMOS ALGUNS CONTRA-TEMPOS NOS 2 HÓTEIS, MAS NADA DE SÉRIO. O HILTON É MT CHARMASO, MAS PRECISA DE REFORMAS. JÁ NO HOLLIDAY, FICAMOS NA ALA MAIS NOVA E FOI MT BOM!
AMEI OS DOIS LUGARES. AGORA ESTAMOS PLANEJANDO UM VIAJEM PARA MARÇO/10 E ESTOU NA DÚVIDA ENTRE PUNTA CANA E SAN ANDRES. SERÁ QUE VC PODE ME AJUDAR. ACHO QUE AS BELEZAS NATURAIS SÃO O MAIS IMPORTANTE, PORÉM SMPRE É BOM UM POUCO DE CONFORTO E UM HOTEL A BEIRA MAR.
UM ABRAÇO,
LUCIANA

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Luciana, permita-me um toque: evite escrever em maiúsculas, é deselegante na internet. Maiúsculas = GRITAR.

Punta Cana tem melhores hotéis do que San Andrés, e a praia em frente ao hotel sempre vai ser melhor. San Andrés é para mergulhar.

Julia Lamas
Julia LamasPermalink

Olá Ricardo

Em Curacao se pratica o topless?
Grata

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim.

Bruno
BrunoPermalink

Olá Ricardo! Vc tem alguma informação do hotel Tamarijn? Eu queria um all inclusive, minha agente de viajem me indicou esse como a melhor relação custo-benefício.O que me diz?
Gracias
Bruno

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fica pé-na-areia na praia Druif, que é mais próxima do centro do que de Palm Beach. É mais indicado para quem quer ficar à noite no hotel.

As resenhas no TripAdvisor são boas.
http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g147249-d150690-Reviews-Tamarijn_Aruba_All_Inclusive-Palm_Eagle_Beach_Aruba.html

Bruno
BrunoPermalink

Neste caso, indica locar um auto, pra podermos curtir Palm Beach? Alguma sugestão de locação?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Há transporte público, mas vocês vão estar melhor de carro.

Faça cotações em http://www.expedia.com , http://www.kayak.com .

Dããã
DãããPermalink

Vcs aí sabem escrever no google ?
Que chatice essa montanha de perguntas pessoais que podem ser respondidas com uma pesquisa rápida .

Bruno
BrunoPermalink

No meu caso eu sei escrever no google, mas a idéia é a opinião do blogueiro, que alias deu boas dicas. Sempre tem alguem pra se meter onde não é chamado

Luciana
LucianaPermalink

Oi Ricardo e tds.. qureo agradecer pelas dicas que deram.

Olha, chegando lá conheci de cara uma brasileira que mora lá em curaçao e me deu varias dicas... ela nao trablha com tursismo nao ela deu dica pq mora lá é casa do com Holandes e saca tudo, restaurantes, onde rolam os ponts e salsa, comidas etc...
Como ela acabpu de ter nenem está dando consultorias , essas dics, por e-mail e nao é caro.. algum problema Ricardo em indicar o e-mail dela aqui? Ela é gente boa, super familia e gentil!

gente fiquei no renaissance que é perto de tudo e dos melhore srestaurantes... se gostamd e comida mexicana vao no cantina Chiuaua... fica no Rif fort do renaissance... nao é cacaro nao Um burrito dá pra duas pessoas!!!

me avisa ricardo s eposso indicá-la pq ela so me deu dica boa, incluisve de aluguel de carro mias barato.

abs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pode dar o email sim, claro.

Luciana
LucianaPermalink

Galera, para compras de eletronico aruba é mais barato que curaçao! Cremes para mjulher tb achei mais barato
abs

fernanda
fernandaPermalink

Luciana uma pergunta....como é a política de entrega das mercadorias em curaçao?
Só eletrônicos são entregues no avião..
Roupa, tenis, creme, perfume, vc compra e sai com os produtos na mão?

Muito Obrigado pelas suas dicas
Fernanda

Luciana
LucianaPermalink

Valeu Ricardo!
Gente quem quiser saber td sobre curaçao e saber dicas maneiras de acordo com o que vc quer fazer entre me contato com nara_aguiar@hotmail.com

Ela é super bacana, gente boa, brasiliera e vai ajudar e vc acerta com ela o preço da consultoria. Nada caro. vale a pena!

fernanda, td que comprei leve na hora.. nada de entregar no avião.... nem sabia disso. era comprar e levar. nao fix muitas compras nao, pq as lojas fecham as 18 horas e nao tava a fim de deixar a praia e ir pra shopping, mesmo estando do lado de tudo.. queria curtir até o sunset wink mas o que comprei levei na hora.
Abs

Lu

Luciana
LucianaPermalink

Michele,
Em Aruba na loja da Palm Tours pergunte pelo Cralos e Iris.. soa otimos e vao te dizer o que é melhor comprar como passeios.. ele te indicam com transparencia!
E se fizer algum tranpotrte eles conhece, uma pessoa qeu trablaha com eles que faz city tour e tb te leva a noite para os restaurante scom preós mais baratos.. o nome dele é tonni bennet... ele já foi cover do maichael Jackson, uma pessoa muito do bem e de muito alto astrla. Nos mostrou as fotos da familia e ainda adora Brasilieros.
boa viagem
Lu

Michele
MichelePermalink

Luciana e Ricardo, embora pretendo levar dolares gostaria de saber se vale a pena trocar alguns reais por moeda local e se tanto faz o cambio dos aeroportos como os das cidades de Aruba e Curaçao.

Mary Walmsley
Mary WalmsleyPermalink

Oi Michele,

Fui para Aruba e Curaçao em outubro de 2008 e em, praticamente, todos os lugares os nossos dólares foram aceitos.
E melhor, nós levamos muitos Traveler's Check e foram tão bem aceitos quanto as notas vivas.
No nosso hotel, era possível trocar os check's por dinheiro vivo, sem nenhuma taxa. Acho que o limite era U$100,00 por dia.
Muitas vezes a gente pagava em dólar e recebia o troco na moeda local.
Então, se vc precisar da moeda local, quando você precisar, talvez valha mais a pena sacar no cartão de crédito ou usar o troco recebido.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Mary, apesar de aceitos com facilidade nos Estados Unidos e nos mercados dirigidos a americanos, os travelers cheques dão trabalho de trocar na maioria dos países. É melhor já fazer um cartão de débito internacional tipo Visa Travel Money, que serve para outras viagens e é o sucedâneo com vantagens dos TC.

Quando você fala em saque de cartão de crédito, espero que esteja se referindo a saque em caixa eletrônico com cartão de banco na função conta corrente. (Na função crédito incorrem juros.)

https://www.viajenaviagem.com/2009/05/pros-x-contras-dolar-euro-peso-real-travelers-cartao-de-credito-saque-internacional-ou-visa-travel-money/

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não leve reais para nenhum lugar que não se chame Argentina ou Uruguai (no máximo Santiago do Chile). O real não tem valor fora do Cone Sul.

Não é preciso usar casa de câmbio em nenhum dos dois lugares; o dólar é moeda corrente.

Mary Walmsley
Mary WalmsleyPermalink

Oi Ricardo,

Realmente tivemos um pouco de trabalho em Bonaire. Mas em Curação e Aruba, não. Em Aruba lembro de ter comprado no supermercado com os check´s.
Mas sem dúvida o Travel Money é muito melhor.
Na época nós ainda não eramos viciados nos blogs sobre viagens e como estavamos em pela organização de casório, não pesquisamos o suficiente. Por isso usamos os travelers.
Quanto ao saque, fizemos na conta corrente, em um dos milhares de caixas que encontramos em Curação.

Luciana Estefanio (www.tonamata.com.br)

Michele, nao tive probelmas em pagar minhas coisas com dolar. nao me preoucpei com cambio. As vezes o inconveniente é que els retornam com troc em florin Mas é muito raro. Isso aconteceu tb em Aruba num mercado e eu coloquei pé firme e disse que queria troco em dolar e logo,, logo apareceu o trco em dolar. Entao nao esquenet em ficar indo a casa de cambios..o dolar é aceitável em tds os lugares.

Boa viagem!

Luiz
LuizPermalink

Gostaria de saber se alguem me recomenda um site em que eu possa baixar um mapa rodoviária ou detalhado de Aruba. Grato

Luciana Estefanio (www.tonamata.com.br)

Luiz, os hoteis t~em este mapa e no proprio aerporto.

Michele
MichelePermalink

Luciana, que lojas você recomenda em Aruba, se os cartões foram bem aceitos e se conhece algum supermercado (nome e local) Obrigado.

Luciana Estefanio (www.tonamata.com.br)

Michelle,

Para eletronicos tds indicam a Bouchalands (não sei escrevre direito) e praa cosmeticos tds indicam a Penha.

bjs

Juliana
JulianaPermalink

Ricardo e pessoal vou para ARuba e Curaçao em junho de 2010 e gostaria de saber se é possível ir de barco de Cracas para estas ilhas e entre elas ? Obrigada!
Ahh e vocês tem dicas de onde comprar coisas boas por lá ? Tem algum Outlet ?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não há barco. Não há outlets. O forte não é o comércio tipo Flórida, mas as lojas de artigos duty-free (perfumes, jóias, grifes) voltadas aos passageiros de cruzeiro.

Leia os comentários anteriores, por favor.

Luciana Estefanio (www.tonamata.com.br)

Pra quem vai para Curação e quer dicas de restaurantes, melhores praias etc.. de acordo co o seu perfil eu indico a Nara que mora lá o e-mail dela é nara_aguiar@hotmail.com

bjs e aproveitem!

Michele
MichelePermalink

Luciana, Ricardo e Mary muito obrigado pelas dicas e pela atenção, até a próxima dúvida, obrigado

fernanda
fernandaPermalink

Luciana e Mary,

Gostaria de saber qual supermercado, lojas vcs indicam fazer compras?
As coisas nos supermercados são muito caras?
E nas lojas o que compensa comprar (roupa, eletrônico,calçados,cosméticos, perfumes) o que vcs me indicam?
Vcs sabem me informar, se dá para pegar um barco em curaçao e ir para Bonaire?
Agradeço a ajuda de todos.
Muito Obrigado
Fernanda

Luciana Estefanio (www.tonamata.com.br)

Fernanda,

bem os Frigors bar dos meus hoteis eram vazios ( fqiuei no renaissance) oq ue indica que podemos levar coisas para os quartos.. aliás nao imede tb que vc leve e reponha caso eles fossem cehios. Eu ia no metrcado e comprava cerveja, refri sucos para quando fosse á praia. Mesmo tendo estrutura vc gastara menos.
Uma cerva no mrecao é USD 1,70 nos bares sao 5 a 7 dolares. Entao vale a pena.
mas atenção Levem uma bolsa tremica, eu esqueci a minha e senti muita falata. Vc pode levar tb sanduiches na paraia etc.. tds em Curação faziam isso. Em aruba nao reparei, mas nao ligo de fazxer e outros nao. me aliemnto muito melhorq uando sou eu quem prepara.. entao levava uns snacks, um sanduiche e s cervas pro marido e os refri. Comprava tb lá, bebidas pq vale a pena beber uma frozzen etc... mas eu levaav mais pq já na chegada vc sente uma sede enorme e na hora d fome ainda tem o que cv quer.
Bem, o mercado em aruba que me falaram ser mais barato foi eay way.. dizem que este esdtá quebrando tds os outros. na correia nao passei nele, ams passei por outro, comprei paozinho bem maico, chesse philadelhia com queijo e presunto e coremos para fazer o off road em Conchi. Os sanduiches foram preparados no carro memso... enauqnto achavamos o caminho. deixo para fazer auma boa refeição a noite, pq assim conhe~ço lugares bonitos jantando.
Bem, quanto ás compras, se vc precisa dealgum eletronico e vai comprar de qq jeito, pé melhor comprar por lá! Pq é mais barato que aqui. na bouchlands é a que indico para maquinas e demsi eletronicos. PS# nao está comepnsando por lá. Vi brasieliro trazendo receiver para som e vi o preço, comprado com aqui está ótimo!!! Nao recordo ao certo, mas aqui custa mais que o dobro! Sõ é um trambolhao pra vc levar..mas mete num malão e leva ou na caixa mesmo na mao... tá indo embora mesmo!

Eu , por querer curtir praia nao fiquei muito concentrada em copras, caçados etc... mas sei que a penha em curação é para comprar comseticos e perfumes e em Aruba melhor preço é Palace ´perfums bem pertinho do Htl renaissance.
Existe uma loja lá que tudo é 10,00 dolraes, atem pachiminas de td quanto é cor! Compensa, pq aqui no Barsil vejo por 60.,00 a 100,00 entao essas coisinhas são boas tb... e cada cor linda! E pior que fiquei de voltar lá e na correria nao comprei, fiquei sem sad
Qunato ao barco o icardo informou..tb cahava que nao tinha.

bjs

fernanda
fernandaPermalink

Luciana e Mary,

Gostaria de saber qual supermercado, lojas vcs indicam fazer compras?
As coisas nos supermercados são muito caras?
E nas lojas o que compensa comprar (roupa, eletrônico,calçados,cosméticos, perfumes) o que vcs me indicam?
Vcs sabem me informar, se dá para pegar um barco em curaçao e ir para Bonaire?
Agradeço a ajuda de todos.
Muito Obrigado
Fernanda

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não há barcos entre as ilhas. Os ferries que existiam pararam de operar. A viagem era terrível porque o mar é agitado. Só é possível viajar entre as ilhas de avião.

Luciana Estefanio (www.tonamata.com.br)

Ahh esqueci das roupas. em Curação e Aruba tem deizel, Tommy, guess swarowski (???) etc... em aruba estavam todas sale neste novembr.. a galera tava fazeno a festa. mas nem ei dizer quanto estava pq fiquei mais preocupada em ficar na praia até tarde.

fernanda
fernandaPermalink

ok, obrigado Ricardo!
Vc acha que vale a pena ir de Curaçau para Aruba e Bonaire?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bonaire é para mergulhadores.

O bate-volta a Aruba é caro. Se você está tão preocupada com o preço das coisas, não vale a pena.

Já dividir a estada entre as duas ilhas é interessante. Leia o texto do post, por favor.

Para compras:
http://www.isc.an/images/other/Shopping%20in%20Curacao.pdf

Kempler Reis
Kempler ReisPermalink

Estou programando uma viagem com miha namorada para Aruba em Janeiro/2010, e gostaria de tirar umas dúvidas com os amigos que já conhecem bem o lugar.

Entre os hotéis 5 estrelas (resorts) o menor custo é ficar naqueles que oferecem o serviço all inclusive, ou ficar nos que só oferecem café da manhã, e pagar pelo almoço, jantar em reestaurantes e bebidas e petiscos na praia?

Entre os que oferecem o serviço all inclusive, sem considerar o preço, qual o melhor: Occidental ou Riu?

Grato

Dionísio
DionísioPermalink

KEMPLER REIS, eu irei a Aruba em março sem pacote, por conta própria. Pesquisei muito os hotéis lá durante meses.

Não cheguei a olhar pacotes, por isso não posso falar sobre eles.

Mas se tua idéia é ir por conta própria, então posso te dizer que vi que as tarifas das diárias com all inclusive aumentam muito em relação à tarifa com café da manhã.

Minha idéia antes era fazer uma viagem econômica e vi vários hotéis interessantes e bem recomendados para gastar pouco. Se quiseres, posso indicar alguns.

Mas me sobrou um dinheirinho extra e resolvi dar uma melhorada na estadia e saí a procurar hotéis melhores. Nesses hotéis, o all inclusive estava aumentando muito a tarifa.

Vou te dar um exemplo. Eu reservei para mim e minha esposa o hotel Westin, pela CVC, estadia avulsa, por uma tarifa bem interessante só com café: 230 dólares. A CVC não tinha all inclusive para o Westin, então mandei um email para o hotel perguntando quanto custaria contratar o all inclusive à parte e me informaram que seriam 125 dólares por pessoa. Eu e minha esposa com certeza não vamos gastar 250 dólares por dia com alimentação, então achamos que não valia a pena.

A CVC oferece o Holiday Inn com e sem all inclusive, com uma diferença de 220 dólares para casal. No meu caso pessoal, continuo achando caro. Se for para gastar essa grana, prefiro então escolher onde eu quiser comer e beber na ilha e não ficar preso ao hotel.

Claro que tudo depende do tipo de viagem que vais querer fazer, não é? Se estás a fim de ficar quase o tempo todo no hotel, talvez o all inclusive seja melhor.

Mas eu e minha esposa gostamos de ir para a praia, variar de praia, passear por todo o lado, ir ao centro, às lojas, e comer em lugares diferentes. Então, o all inclusive para nós não é atrativo, principalmente porque Aruba tem boas opções fora dos hotéis. E, de novo, sem falar que eu e ela não gastaremos 220, 250 dólares por dia em alimentação.

Vamos conversando, se quiseres, para trocarmos informações, pois logo logo iremos ao mesmo detsino.

Abraço!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não indo com milhas, e não tendo certeza de que está pegando uma boiada de aéreo, vale a pena pelo menos comparar com os pacotes nos destinos em que as operadoras brasileiras têm força junto à rede hoteleira, como é o caso de Aruba.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dionísio, se vocês se dedicarem a almoçar e jantar em restaurantes de verdade e beber todas as cervejas de 6 dólares e os drinks de 10 dólares que tiverem vontade durante o dia, esses 200 dólares vêm fácil smile

Mas é claro que dá pra passar o dia com muito, muito menos do que isso.

Dionísio
DionísioPermalink

RIQ, sem dúvida, aí a grana voa rápido.

Mas como minha esposa e eu comemos e bebemos pouco e não me importamos de ir a restaurantes mais simples, achamos que vamos ficar longe desses 200 e tantos dólares por dia.

Tirei a febre por mim mesmo agorinha: fiquei seis dias no Iberostar Praia do Forte, pelo aniversário do meu pai, e, mesmo no all inclusive, no terceiro dia eu já não estava bebendo mais nada de alcoólicos e já estava comendo com parcimônia. Toda aquela livre oferta teve pouquíssima saída comigo.

Agora uma informação a mais sobre hotéis em Aruba, aproveitando que vi uma mensagem tua acima comentando sobre ter cozinha no quarto, para economizar: descobri que a ala nova do Divi Phoenix está quase pronta e já operando, com apartamentos muito bons, desde studios até aptos. com um quarto, todos bem equipados e decorados. As últimas avaliações no TripAdvisor estão boas. As tarifas na alta temporada, para casal, estão bem interessantes: 186 dólares no studio e 216 dólares no apto. de um quarto, sem café, na ala nova (http://www.diviarubaphoenix.com/DiviAruba/)

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu prefiro o estilo do Occidental. O Riu é meio over. Mas é o meu gosto.

Ficar em all-inclusive vale a pena quando se pensa em ficar o tempo todo no hotel, e consumindo muito.

Se a idéia for fazer passeios, visitar outras praias, sair à noite, não vale a pena.

É mais recomendável em lugares sem nada para fazer, sem vida social, como Punta Cana, Varadero ou resorts isolados na Riviera Maia.

Kempler Reis
Kempler ReisPermalink

Caro Dionísio,

Obrigado pela dica e disposição.

Pergunto, esse valor de diária que conseguiste para o Westin (230 dólares) é por pessoa, ou diária do casal?

Grato.

Dionísio
DionísioPermalink

Este valor é para o casal, com café da manhã, em Guest Room (apto. com vista para ilha e parcial para o mar). O apto. com vista total do oceano fica apenas 40 reais mais caro que o outro.

Acabei de simular no site da CVC o Westin para janeiro e achei, para o casal, com cafe, 422 reais no Guest Room e 480 reais no Ocean View.

Mencionaste antes RIU e Occidental. RIU, 931 reais standard all inclusive; Occidental, 1.129 reais no deluxe all inclusive.

As tarifas na CVC estão mais em conta que as da Turnet, especializada em Caribe. A CVC foi o lugar mais barato que encontrei para os hotéis de melhor padrão em Aruba.

Dá uma simulada no site da CVC.

fernanda
fernandaPermalink

Pessoal além da cvc, veja na nascimento turismo....
Eles são d+++, e o preço é bem parecido ao da Cvc e às vezes pode ser até mais barato.

fernanda
fernandaPermalink

Pessoal, estou indo no Ano Novo para Curaçau, gostaria de saber se compensa alugar um carro para fazer os passeios ou então usar taxi?
Andar de taxi é caro ou barato?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Alugue um carro pelo menos por alguns dias para ir às praias. (Eu alugaria por toda a estada, para ter liberdade de ir à cidade quando quisesse sem depender de condução.)

Além de táxis, há vans, usadas pelos moradores.

Os táxis não têm taxímetro. Há listas de preços. A recomendação é para combinar o preço antes de sair.

Dos hotéis de Piscadera ao centrinho de Willemstad as corridas saem entre 10 e 26 dólares segundo o site oficial da ilha, que está em português e tudo.

http://www.curacao.com/pt/Planejamento-Da-Propria-Viagem/Transporte/Servico-de-Taxi

Página em inglês sobre transporte público:

http://www.curacao.com/pt/Planejamento-Da-Propria-Viagem/Transporte/Public-Transportation

fernanda
fernandaPermalink

Ricardo lá não tem ônibus (transposte público) fácil?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não andei de ônibus. Aluguei um carro. Te passei o link do transporte público, está no comentário imediatamente superior.

A recepção do teu hotel te dará as informações detalhadas de transporte público do seu hotel para onde você precisar. Eu não dependeria de transporte público, em Curaçao você sempre está longe de algum lugar que queira ir.

Luciana Estefanio (www.tonamata.com.br)

Fernanda, a Nara, brasileira que mora em curação , conhecça uma locadora de carro super boa a e bem amis em conta veja com ela, pq eu esqueci o nome nara_aguiar@hotmail.com

boa viagem

Luciano
LucianoPermalink

Olá,

Pretendo ir ao Caribe em Janeiro e tenho visto vários
comentários atrativos sobre lua de mel, casais e afins.
Pergunta: para quem está solteiro, é melhor Aruba ou
Curaçao?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Curaçao é mais jovem e um pouco menos careta/família que Aruba.

Mas nesse quesito o melhor, disparado, é Playa del Carmen.

https://www.viajenaviagem.com/2009/09/enquanto-isso-em-playa-del-carmen/

Sem visto, e em janeiro, o seu objetivo é muito mais fácil de ser alcançado em Morro de São Paulo, Caraíva, Arraial d'Ajuda, Jeri, Pipa, Noronha, Itaúnas e Santa Catarina.

Luciana Estefanio (www.tonamata.com.br)

Luciano,
Vi muita gente solteira em Curação festas e bares, show de reagge em restaurante e vi genet solteira se divertindo. Tb vi casal, como eu e meu marido, mas fui a essas festas, aos bares e show e nos divertimos asim como vi os solteiros fazendo.

abs

gustavo
gustavoPermalink

Estou querendo ir pra Curaçao, passar 7 dias com a esposa e a filha que na época terá 9 meses. No breezers tem a vantagem de ser all-inclusive e todos os dias está saindo U$1800, mas tenho receio de não ser tão bom, principalmente para minha filha, já que vi várias resenhas negativas em sites como o tripadvisor. Será que o custo/benefício de ficar no breezers é a melhor opção ou seria melhor procurar outro hotel de mesmo nível ou melhor, mesmo que somente com café da manhã? E quais seriam esses?

Abs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Gustavo, entrei no TripAdvisor para ver essas resenhas negativas do Breezes. A maioria delas se queixa do serviço; os funcionários são descritos como desinteressados e pouco simpáticos. Uns poucos se decepcionam com a comida (e nunca é bom esperar demais nesse quesito em hotéis all-inclusive e resortões em geral) mas há muito poucas referências a outros defeitos objetivos do hotel. A maioria das resenhas é positiva (apesar de algumas serem visivelmente plantadas, uma tática comum dos hotéis para esconder as resenhas negativas nas páginas de trás).

Para mim, a maior vantagem do Breezes de Curaçao é que o hotel não está isolado como os outros grandes hotéis de Piscadera Bay (Hilton e Marriott, que seriam as melhores opções no departamento resort, e que não trabalham com all-inclusive). A praia do Breezes é a do Seaquarium, que é relativamente extensa e onde se encontram também bares de praia e o próprio Seaquarium. Ou seja: dá pra sair a pé do hotel e andar na praia, ver gente de fora do hotel e, no caso de vai com crianças maiores do que a sua, fazer o programa do aquário sem pegar carro.

Com uma criança de 9 meses, não sei se você vai poder fazer as férias ideais em Curaçao, que normalmente incluem alugar um carro e ir a praias diferentes todos os dias. Se você acha que vai ficar a maior parte do tempo no hotel, o all-inclusive é sempre uma opção a considerar.

gustavo
gustavoPermalink

Em primeiro lugar, muito obrigado pela resposta, nem esperava que fosse tão rápido. E aproveitando para fazer só mais uma pergunta (prometo que é só mais essa), seria melhor transferir a viagem pra Aruba então, já que lá existem resorts com mais infra estrutura?

Muitíssimo obrigado

Abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Para uma viagem mais sossegada, sem necessariamente pegar carro, e para curtir o hotel e os arredores, Aruba é mais indicada. Ficando num dos hotéis em Palm Beach você tem gastronomia e footing perto. Nem precisa optar por all-inclusive.

Curaçao é mais diversificado que Aruba, mas dá mais trabalho para curtir. Com bebê acho que você vai relaxar mais em Aruba.

Fernanda
FernandaPermalink

Ricardo e pessoal,

Antes que fale para eu ler todos os posts, aviso que já li e continuo com dúvida... rs

Pretendo passar a Lua-de-mel em julho em Curaçao e estou com dificuldade para escolher o hotel. Entre Hilton e Marriot, qual é melhor? Onde estão localizados é possível sair p/ comer ou ficam isolados tipo os resorts de Punta Cana?? Nesse caso, o Breezes seria melhor?

Meu mundo perfeito seria: conforto, praia legal e opções de comidas/bar/qq coisa fora do hotel.

Obrigada pela paciência!!

PS: quem tiver mais opções/sugestões, agradeço. Tb vou pesquisar o Kura Hulanda.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Esse hotel que você procura não existe em Curaçao. Este hotel que você procura existe em Palm Beach, em Aruba. Está escrito no post e repetido dezenas de vezes ao longo dos comentários.

Hlton e Marriott são isolados. Estão na baía de Piscadera, fora do centro.

O Breezes fica na praia do Seaquarium, que tem agito de dia mas só ocasionalmente à noite.

Aos hotéis do Centro citados desde o começo desta novela (Kurá Hulanda para ficar com charme, Howard Johnson para economizar) acrescentou-se recentemente nos comentários o novo Renaissance de Curaçao, que abriu há pouco mais de um ano e está no centro da cidade, junto à noite. É ideal para quem vai alugar carro e quer curtir as praias selvagens da ilha.

Fernanda
FernandaPermalink

É, mas minha opção é Curaçao mesmo, por isso não li os posts de Aruba. Quando me refiro a locais p/ comer, não necessariamente falo de "agito". Não quero nem ficar no centro, nem totalmente "presa" no hotel (em Punta Cana é assim, por isso estou frizando essa questão).

Sobre Hilton, Marriot e Breezes, são os hotéis que as agências costumam oferecer. Estou em busca de novas opções. Já vi o site do novo Renaissance, no Centro, é lindo mesmo, super alto astral, mas como não quero ficar no Centro, continuo procurando.

Uma outra pessoa me indicou o Lions Dive, que, pelo que entendi, fica numa praia (Mambo Beach) e tem opções de locais p/ comer fora do hotel. Até agora foi o que mais me interessou...

Se alguém tiver algum comentário a respeito do Lions, agradeço.

Abraços.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Mambo Beach é um clube de praia em Seaquarium Beach, já referido várias vezes no post. Esse hotel numa praiazinha vizinha do Seaquarium -- ou seja, emendada na praia do Breezes.

A praia do hotel é pequena e artificial (recife construído, areia trazida de fora). A praia ao lado, Seaquarium, é agitadíssima de dia. De noite tem o Mambo Beach, onde em alguns dias rola festa, outros não.

O centro tem grande variedade de restaurantes. (Seaquarium tem apenas clubes de praia que têm restaurantes.) Uma das razões mais fortes para se escolher Curaçao sobre qualquer outra ilha no Caribe É aproveitar o centro histórico. Se você não quer curtir o centro histórico de Curaçao, não faz sentido ir pra lá.

Fernanda
FernandaPermalink

Não disse que não quero curtir o centro histórico. Disse que não quero ficar HOSPEDADA lá. Caramba, parece até que estou desejando algo totalmente fora da realidade... Se fosse assim, só teria hotel no centro...

Se eu conhecesse Curação e toda sua geografia (nomes de praias, localização dos hotéis, distâncias para o centro e outras praias, etc) não estaria pedindo a ajuda de quem já esteve lá.

De qualquer forma, obrigada pela sua boa vontade em responder.

Abraços.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É assim, Fernanda. Pelo que você tem escrito, eu acho que você está escolhendo o Caribe errado. O seu briefing 'quero algo como Punta Cana, só que sem ficar presa no hotel' não é bem respondido em Curaçao, porque nenhum hotel de lá está numa praia bacana como você tinha em Punta Cana.

Palm Beach em Aruba é exatamente isso que você procura. Cancún também oferece isso. Playa del Carmen (o hotel Mosquito Beach seria uma ótima escolha) também.

A fórmula de Curaçao é: alugar um carro para ir às belíssimas praias onde não há hotéis, curtindo eventualmente a muvuca de Seaquarium Beach ou a praia do hotel, se houver. Mas em termos de praia você, que conhece Punta Cana, só vai se satisfazer com essas praias onde não há hotel.

Fernanda
FernandaPermalink

Ricardo, devo ter me expressado mal. Não quero algo como Punta Cana, mas adoraria ficar num hotel que eu pudesse sair direto p/ praia sem muita dificuldade... e isso vejo direto nas fotos nos sites.

Pretendo alugar carro e, sem dúvida conhecer as praias mais desertas, que são as que eu mais gosto <por ex, se vc conhece Ilha Grande, Abraão é tipo de lugar que eu não curto e nunca fico!). Também quero curtir o centro, mas creio que seja até mais fácil o deslocamento, pois vários hotéis oferecem transporte. O que não quero é ter que necessariamente pegar carro/transporte todos os dias para ir à praia. Um ou outro dia pretendo ficar mais relax na praia do hotel, entendeu? E nas fotos dos sites são todos lindos, por isso é mais fácil alguém que já conhece opinar! Em Punta Cana só tem hotel all inclusive, então vc não consegue dar uma fuginha e fazer um lanche fora por ex. Lá, se vc não comprar os passeios fica o tempo inteiro no hotel! Como em Curaçao tem muitas opções não all inclusive, estou deduzindo que existe opção de sair por conta própria...

Mas esse seu último post com a "fórmula de Curaçao" foi bem mais esclarecedor.

Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Só esclarecendo... as praias selvagens de Curaçao a que me refiro não são desertas; apenas não têm construções. Cas Abou e Port-Marie têm serviço de bordo, e as paias públicas (Kenepa Grandi/Grote Knip e sua vizinha) são bastante freqüentadas pelos moradores.

cristiano
cristianoPermalink

Oi Ricardo, você tem alguma informação sobre o hyatt que está sendo construído em Curaçao? Se ele é muito isolado ou algo assim?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fica ao sul de Willemstad, beeem depois da praia do Seaquarium, numa região que eu não percorri quando estive lá.

Certamente vai ser mais distante de Willemstad do que o pólo hoteleiro de Piscadera Bay (onde estão Marriott e Hilton), que está cinco minutos ao norte da capital.

Mas deve ser o lugar mais conforta´vel para se hospedar por lá.

Wilson
WilsonPermalink

Ricardo e Luciana Estefanio
Estou indo para Aruba em abril de 2010 em lua de mel, estava pensando em ficar no reinassance por estar perto dos bares, restaurante, lojas e ter uma ilha particular com isso sendo mais uma opção, mas vi comentários dizendo que lá não e bom devido a sua localização.
Por isso pensei também no Marriot e no Westin o que vcs acham dessas três opções? e se as praias de Palm Beach são publicas ou particular??
Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Repetindo: o Renaissance está no centro da cidade, cuja oferta de lazer e comércio é voltada para os navios que aportam durante o dia e vão embora à noite. À noite a área é bem desanimada.

A ilha particular do Renaissance tem uma praia artificial, feita pelo homem. É privativa dos hóspedes do Renaissance.

Palm Beach tem um calçadãozinho pé-na-areia e shoppingzinhos na rua de trás. É mais animada do que o centro. A praia é pública, como todas as da ilha.

O Westin está mais perto desses shoppingzinhos do que o Marriott.

Luciana Estefanio ( www.tonamata.com.br)

Wilson, Ricardo e tds FELIZ ANO TODO pra tds vcs!

me desculpe, mas com a correria de fim de ano fiquei sem acessar a internet a lazer wink
Bem, Wilosn,

Eu vou discordar u pouco do Ricardo 9 desculpe-me Ric) Gostei muito do renaissence marina, meso estando ele fora da chamada "badalação". E te digo porque.
Primeiro o Ren.. Marina tem uma ilha só nossa (hospedes) em que o braco entra no Htl pra te pegar! E isso é uma Bossa falando ao estilo meus pais sem qualquer deboche. wink ). E a ilha, mesmo tendo as praias sido formadas por Dickes, a ilha e´linda e gostosa!
Logo ali proximo tem o Mambo jambo e o Sr Frog... para saidads mais animadas etc... e anda tem proximo um restaurante maravilhoso que é o PINCHOS. Fomos à pé.. caminhando pela beira-mar ali na rua. Voltamos de taxi, pq todos comemos muitos!!! Além de u lugar muito lindo, romantico, as pessoas são amigaveis, gentis e a comida é ótima!!!
O renss.. Marina ainda está perto do centro de compras, como disse o Ricardo, e pelo que percebei tudo ( comercio) lá abre a nove e fecha as 18 horas até em Palm Beach!

Agora palm becah é linda tb!!! Não digo que não é e a noite tem a s garnde badalações e fomos tb!
Eu gostei muito de ficar no renaissence, pq ao inves de ir a uma ilha que esqueci o nome que é meio artificial, tem aquele mergulho tipo pessoal da nasa ( Ric me ajuda que esqueci o nome), eu fiquei na minha que éconstruida pelo homem tb, mas mais estilo natural, sabe? E não gatei 80 dolares além do que´havia gasto de hote, Ja que tinah uma ilha, pra que ir pra outra? E resolvemos curti-la no ultimo dia, para descansar mesmo, pq é muita correria gente! pedi um late cheak out e um quarto de hospitalidade, deixei minhas mals no bagaiero, voltei da ilha tomei banho e fui pro aeroporto.

Agora, Wilson, deixa eu te atentar para uma coisa, por favor. O renaisence de Curação e´que está perto das badalações, Sopranso bar, Iguana café, etc... isso é em curação pq as badalações ficam no Rif Fort wink

gente, estou pretendendo voltar em outubro, mas para ficar só em Curação que, pra mim, ganhou disparado .
Boa viagem a tds e grande abraço!

Luciana

P.s. desculpe-me pelos erros de digitação, são os dedinhos nervosos que não acompanham a aveloccidade do pensamento.

Cíntia
CíntiaPermalink

Oi, Ricardo

Estou acompanhando este blog desde o início e estou encantada com suas dicas (e paciência com a galera!). Moro no Rio e vou passar o natal em Aruba com minha filha de 16 anos (viajamos no próximo domingo, dia 20). Pretendemos passar um dia em Curaçao (naquele esquema ida e volta no mesmo dia). Gostaria de ajuda nas questões abaixo:
- qual a idade mínima para entrar nos cassinos?
- que praia e locais devemos visitar em Curaçao, já que só teremos um dia na ilha?
- como estou sem licença internacional para dirigir, qual a melhor alternativa para deslocamento em Aruba: van, ônibus, táxi?
- ficaremos no Holliday Inn. Que praias você recomenda em Aruba?
Desculpe o tamanho do post! Agradeço desde já sua atenção.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

18 anos.

Com um dia em Curaçao, o mais importante é o centro histórico, o mercado, a sinagoga. Se quiserem ir ao Aquário, só vai dar tempo para ir à praia do SEaquarium. Se não forem ao Aquário, escolham entre Cas Abou e Port-Marie (privadas) ou Grote Knip. Essas praias estão todas citadas aí em cima na seção praias. Se estiverem de táxi, a praia do Seaquarium é a mais próxima, Grote Knip a mais distante.

Não é preciso carteira internacional para dirigir. Basta levar a carteira brasileira. Há ônibus, táxis e também um ônibus turístico que faz o circuito das praias em Aruba. As melhores praias de Aruba estão citadas no texto.

Cíntia
CíntiaPermalink

Valeu, Ricardo!

Eduardo Medeiros
Eduardo MedeirosPermalink

Ricardo, parabéns pela paciência e presteza em passar informações ao pessoal.
Estarei indo em julho próximo para Aruba e gostaria de saber qual o preço médio de uma refeição, sem ser em restaurantes muito sofisticados.
Outra coisa: temos algum restaurante brasileiro perdido na ilha? Tem MCDonalds?

Obrigado! Um abraço!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Na Viagem & Turismo deste mês o repórter que fez a matéria encontrou refeições por menos de 20 dólares na quadra de trás dos hotéis de Palm Beach.

Tem McDonalds, sim. Tem churrascaria "brasileira", a Amazônia, mas é cara.

Carolina Severo
Carolina SeveroPermalink

Olá Ricardo! Vou passar minha lua de mel em Aruba e depois vamos para Curaçao, ficaremos no Holiday In Sunspree em Aruba e no Superclubs Breezes em Curaçao, poderia me dizer se esses hotéis são bons e se ficam bem localizados? Qual a opção para ir de Aruba a Curaçao? Quanto tempo dá de viagem e qual a distância entre as duas cidades?

Muito Obrigada

Carol

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ambos hotéis estão comentados no texto principal do post e em vários comentários.

Repetindo: O Holiday Inn é o mais meia-boca dos hotéis pé-na-areia de Palm Beach, por isso é o mais barato dos pacotes. Westin, Radisson, Marriott valem a diferença de preço.

O Breezes está na praia do agito de Curaçao, Seaquarium Beach.

Vai-se de avião entre as duas ilhas. Leva-se meia hora.

Patricia
PatriciaPermalink

Olá!

Estou indo para Aruba sabado e gostaria de saber qual é a quantia (Dolar) que devo levar por dia, sei q é muito relativo aquilo q eu quero fazer... mas uma média séria qual?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não tem média, Patrícia. Não é como numa cidade européia onde eu posso dizer: o passe de metrô custa tanto, o menu do almoço custa tanto. Vai depender do hotel em que você esteja, se você bebe ou não bebe, se vai fazer passeio... se o seu cartão de banco não faz saque no exterior, faça um Visa Travel Money que pode ser recarregado à distância se o seu dinheiro faltar.

https://www.viajenaviagem.com/2009/05/pros-x-contras-dolar-euro-peso-real-travelers-cartao-de-credito-saque-internacional-ou-visa-travel-money

Patricia
PatriciaPermalink

Quais são os passeios q vc indica??? e uma média de preço para os mesmos?? Quando falamos em refeição, consigo comer em um lugar "simples" por 25 dolares sem considerar bebidas alcoolicas??

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Leia os comentários anteriores, Patricia. Não faz nem três perguntas atrás eu mencionei o que saiu na V&T deste mês sobre preço de refeição na quadra de trás do hotel.

Eu não fiz passeios, só aluguei carro para ir às praias sem hotéis. Para ver os passeios, clique nos links em azul do texto principal. (Nâo sei se você notou, tem um texto principal que antecede a todas as perguntas. Muitas delas já estão respondidas lá.) Os links vão levar você ao site das agências, daí você dá uma pré-olhada e vê preços do que você se interessar.

Bruno
BrunoPermalink

Oi Ricardo,
aproveitando o gancho de sua resposta a Patricia: tambem quero alugar carro em Aruba, quais praias sem hotéis que vc foi que aconselha? É necessário alugar jipe ou algo con tração 4X4? Obrigado desde já pela paciência.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Estão no texto do post, Bruno. Logo depois de "Praia de hotel" tem "Outras praias". Arashi e Baby Beach.

Já respondi a pergunta do 4x4 umas três vezes. Não precisa.

Eles oferecem passeios em jipes 4x4 para o outro lado da ilha, o "sertão" de Aruba, onde não tem praia (só uma piscina natural marromenos).

Crcunha
CrcunhaPermalink

Olá Ricardo,

Estou indo em meados de janeiro com minha esposa e minha filha de 9 anos para Aruba (4 noites) e Curação (3 noites). Nunca estive no caribe. Estou procurando um lugar para relaxar com praias paradisíacas. Pretendo ficar no RIU em Aruba e no Marriott em Curação. Estou gastando neste pacote voando pela Avianca em torno de R$ 15000,00 reais. O que você acha ? Está proporcional ao número de dias e à categoria dos hoteis ou está fora do normal. As praias tem o mar realmente transparente ?

Obrigado pelas informações,

Carlos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carlos, não estou por dentro dos preços da alta temporada, e minha conexão no momento está bem ruinzinha para fazer pesquisas. Normalmente os destinos são anunciados com os preços dos hotéis mais em conta, e em Aruba você pegou um caro, o Riu, por causa do all inclusive.

As praias das duas ilhas são lindas. As praias sem hotéis são mais bonitas, então nas duas eu recomendo que você alugue um carrinho por um ou dois dias para dar uma voltinha por elas (Arashi e Baby Beach em Aruba, Cas Abou, Port-Marie/Porto Mari e Grote Knip/Kenepa Grandi em Curaçao).

Marcelo
MarceloPermalink

Ricardo,

sabe se em Aruba consigo alugar moto ?

ABÇ