Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

[caption id="attachment_4389" align="aligncenter" width="450" caption="Divi-divi na praia Arashi, em Aruba"]Divi-divi na praia Arashi, em Aruba[/caption]

[caption id="attachment_4390" align="aligncenter" width="350" caption="Praia particular de Cas Abou, Curaçao"]Praia particular de Cas Abou, Curaçao[/caption]

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

[caption id="attachment_4391" align="aligncenter" width="450" caption="Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)"]Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)[/caption]

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

[caption id="attachment_4392" align="aligncenter" width="450" caption="Praia Grote Knip, Curaçao"]Praia Grote Knip, Curaçao[/caption]

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

[caption id="attachment_4393" align="aligncenter" width="300" caption="Curaçao: na sinagoga"]Curaçao: na sinagoga[/caption]

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

[caption id="attachment_4396" align="aligncenter" width="350" caption="Baby Beach, Aruba"]Baby Beach, Aruba[/caption]

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, "fabricada",  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

[caption id="attachment_4395" align="aligncenter" width="450" caption="Breezes, Curaçao"]Breezes, Curaçao[/caption]

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Cristiane
CristianePermalink

UAU! Obrigada pela pronta resposta num dia de Natal!!! Vou trazer dicas de lá pra vcs! Abraços.

Antonio Carlos
Antonio CarlosPermalink

Olá td bem? Caso em set. de 2010 e queria passar a lua de mel num resort, qual vc indica?

Michele
MichelePermalink

Olá Ricardo,vou para Aruba em Janeiro e gostaria de saber sobre a parte histórica e cultural de Aruba, se vale a pena conhecer ou não perder tempo com isso lá. Se há algum aquário ou mergulho com animais em Aruba ou só Curaçao. Gostaria de saber se todas as lojas fecham as 18h e se fecham para almoço. Muito obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O aquário e a história estão em Curaçao, Michele. Se você ler direitinho o texto do post com atenção, vai ver que eu digo isso lá.

Como eu já respondi dez ou doze vezes neste post, as lojas de Aruba operam fundamentalmente em função dos navios de cruzeiro que vêm passar o dia.

Gente, por favor leiam o texto do post e os comentários anteriores antes de perguntar. Não há praticamente nada que eu saiba sobre Aruba e Curaçao que eu não tenha respondido anteriormente.

Obrigado.

Michele
MichelePermalink

Desculpe e Feliz Ano Novo. Obrigado.

Fernanda
FernandaPermalink

oi Ricardo!
Eu li todos os posts acima sobre aruba e curaçao, e ainda permaneço na duvida sobre alguns aspectos....rs
o meu perfil é: praia lindíssima, com poucas pessoas atravancando a paisagem com guarda-sóis, ausencia de disputa por cadeiras (ou seja, uma praia meio q exclusiva..rs), porém, sem abrir mão do conforto de um bom resort, na mesma praia, onde vc possa ir no banheiro, ou ir ao bar pegar uma marguerita a qualquer momento, deixando suas coisas la mesmo, pra voltar daqui 3 min....
nao sei se estou com a mente bloqueada pra punta cana, mas ainda nao achei um lugar como esse em aruba ou curaçao....a impressao que tenho é que ou eu opto por praia paradisíaca e sem hotel, ou por praia meia boca, e com hotel....estou com a impressao errada?
como sei que vc não foi a punta cana, se alguem precisar de alguma ajuda, é só perguntar! pelo q percebi, o esquema é totalmente diferente, e vc mesmo ja deu a dica la atras....praia bonita e bons resorts..
to quase voltando pra punta cana agora em fevereiro de medo de nao gostar de aruba e curaçao....mas como fui pra la em setembro, queria mesmo variar...
obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não fui a Punta Cana, Fernanda, não posso dar um testemunho pessoal.

Mas de todo modo está fora dos meus poderes juntar tudo o que alguém queira num lugar só. Cada lugar tem suas peculiaridades, seus pontos altos e baixos na comparação a outros. Se todos os lugares fossem iguais seria uma chatice.

Pelo que vejo, intuo que Bávaro seja uma praia mais bonita que Palm Beach. O que Palm Beach tem de superior a Bávaro é que há vida fora do hotel. Se você quer um lugar com vida fora do hotel, então Aruba pode ser uma boa. Se você se contenta com o hotel, então volte para Punta Cana.

Curaçao tem praias lindíssimas e pequenotas fora dos hotéis. Cas Abou e Port-Marie são particulares, você pode deixar todas as suas coisas na cadeira e ir ao banheiro e ir ao bar quando quiser. Só que vai precisar ir de carro. As praias dos hotéis não são meia-boca, só não são de verdade. Mas como eu te disse, você só vai saber disso porque alguém te contou.

Não há mal nenhum em voltar a um lugar do qual se gostou. Ninguém precisa usar suas férias para mapear o planeta. Se você achou em Punta Cana o seu Caribe perfeito, volte para lá.

Luciana Estefanio ( www.tonamata.com.br)

Fernanda,

Curação é uma ótima pedida, vc nao irá encontar gaurad sol atravancando a pssagem ne nada artificial. As sobbas das prias de Curação são das arvores de de cabans de sap~e que são fixas com cadeiras bem espalahas, sem crowd. Curação é bem europeia, já aruba é mais american way of life. Prais lindas, sim, ams tem essas coisas que pelo que senti vc quer algo mais rutico.

Curação vale a pena aidna pq tem noite, restaurante. Nunca fui a Punta cana, ams pelo que sei é para se ficar em resort, é aquilo e aquilo! deve ser otimo tb, mas depende do que cv procura.

Entre aruna e Curação vale Curação..se puder conheça aruba por 2 dias já que estarás tão pertinho...

abs,

Luciana

Fernanda
FernandaPermalink

Ricardo, obrigada pela rapidez em responder minha pergunta!!!!
eu to achando q curaçao é mais minha cara, com essas praias q vc disse....mas que mal há em dividir a estadia neh, ja q é tao perto uma da outra?!?
e vc tem razao, cada local tem sua peculiaridades....obrigada e feliz ano novo! beijao

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu sou totalmente a favor de dividir a estada entre as duas. Só sou contra o bate-volta (ida e volta e no mesmo dia) a Curaçao -- acho caro e pouco proveitoso.

Lisa
LisaPermalink

Nossa Ricardo, esse post responde quase tudo que eu estava buscando sobre Curaçao. Pretendo passar o carnaval lá, e estava buscando uma praia tão bonita quanto Playa Del Carmen, e tbm com um pouco de agito, acha que consigo isso lá (lugares bacanas e gente bonita)?
A minha dúvida maior é se divido o tempo entre Curaçao/Aruba, ou Curaçao e Cartagena, tem alguma sugestão?!?
Abs, Lisa

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Curaçao não é tão compacta quanto Playa del Carmen; você vai precisar de carro. Mas Seaquarium Beach é bem muvucadinha, tem um quezinho de Playa, sim (apesar de não ser muito extensa, por ser "artificial"). Não sei como é a logística de fazer Curaçao e Cartagena na mesma viagem. Como não há vôos do Panamá para Curaçao, acho que você teria que voltar para Bogotá. É um pouco más de lo mismo, porque Cartagena também é forte em história.

SYDNEY MACIEL
SYDNEY MACIELPermalink

Creio que pode ser cansativo agrupar Curacao e Cartagena na mesma viagem.

Em Cartagena, há o charme da Cidade Amuralhada, mas para você sentir-se em águas caribenhas, terá que pegar cada dia um pacote pra ulgumas de tantas Islas del Rosário, mas confesso, pode ser cansativo, geralmente são no formatão:
LANCHA+ALMOÇO+OPCIONAL OCEANARIUM(entrada a parte) ou SNORKEL
recomendo a Isla del Pirata ou a San Pedro Majagua, ambas permitem pernoite.

Em Curaçao, as praias que banham os principais resorts, são artificiais, protegidas da arrebentação por diques, recomendo Porto Marie, você paga pela estrutura, mas desfruta de bar, espreguiçadeira e guarda-sol (pago a parte), além de muito azul!

Alexandre P Tenorio
Alexandre P TenorioPermalink

Oi, Ricardo.

Estava querendo ir com a namorada em maio a Aruba (maior parte do tempo) e Curaçao (estadia menor). Você acredita que 8 dia entre as duas ilhas é razoável? Estávamos pensando em ficar 5 dias em Aruba e 3 em Curaçao. O que pensa desta divisão de tempo?

Pensei em usar milhas pela gol (30 mil milhas ida e volta) a partir de Brasilia, moro no Rio. Você acha que vale a pena? Conhece alguma outra forma melhor de otimizar as milhas do meu cartao de credito? Tenho a opção tambem pela TAM.

Obrigado desde já.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A divisão 5x3 vale, sim. Deixe os cinco dias para a ilha de que você acha que vai gostar mais.

É bem provável que valha a pena usar as milhas, mas é preciso fazer contas. Na alta temporada é mais difícil conseguir barbadas em hotéis. Simule todos os preços (inclusive o do vôo entre Aruba e Curaçao, que vai ser à parte) e compare com os pacotes. Se a diferença for pequena, não vale a pena usar milhas não.

Leia sobre programas de milhagem em http://www.aquelapassagem.com.br

Andreia Sinatora
Andreia SinatoraPermalink

Oi Ricardo, tudo bem?!

Estou indo para Aruba no Carnaval e pretendo ficar em um Hotel chamado Bananas que fica na praia Malmok. Sei que não é o padrão 5 estrelas, masqueria saber se você conhece ou já ouviu falar da praia ou do hotel e pode me dar alguma dica.

Não busco luxo, mas o que me preocupa é a segurança pq vou eu e mais uma amiga e não quero ficar em um lugar que eu tenha medo de sair a noite pra jantar ou pra me divertir a noite.

Obrigada
Andreia

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Parece ser bem bacana, Andreia. É o equivalente a uma pousada no Brasil. As resenhas no Tripadvisor são boas. http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g147249-d1006069-Reviews-Bananas_Apartments-Palm_Eagle_Beach_Aruba.html

Malmok é uma pequena praia residencial. Vocês vão precisar de carro para sair à noite.

http://www.bananas-resort.com/

Dionísio
DionísioPermalink

Posso meter minha colher?

Andei pesquisando bastante opções de hospedagem mais em conta em Aruba para a minha viagem em março e há algumas opções bem avaliadas no Trip Advisor e em outros sites e guias. Há opções além do Bananas.

Em Eagle Beach, bem na frente da praia, tem o hotel MVC.

Em Noord (bairro a 10 ou 15 minutos a pé de Eagle Beach), tem Arubiana Inn e Sasaki Apartments.

Em Paradera (bairro a uns 15 minutos de carro de Eagle Beach), tem o Paradera Park (muitíssimo bem avaliado no Trip Advisor).

São hotéis tipo pousada, mas todos bem avaliados, tidos pelos hóspedes como limpos e confortáveis. Alguns têm cozinha.

maria bonita
maria bonitaPermalink

ola o onibus passa enfrente ao seu hotel, mais a noite fica escuro sim mais a ilha de Aruba e muito tranquila e segura voce pode caminhar a noite a vontade nao se preocupe, para seu maior conforto alugue um carro eu nao gostaria de por uma roupa legal um salto e andar muito ate palm beach para me divertir

Raquel Arruda
Raquel ArrudaPermalink

Olá, Ricardo.

Vou viajar de lua-de-mel entre o final de março/começo de abril. Li várias matérias - muitas suas - sobre o Caribe e estamos pensando em Curaçao, que é menos caro que Aruba. Porém, pelos comentários aqui parece que não faz tanto sucesso quanto sua vizinha...vale a pena mesmo passarmos a lua-de-mel lá? Não estamos muito a fim de ficar fazendo baldeações entre as ilhas, por isso pensamos em ficar no Breezes (all inclusive). O que vc acha? Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Aruba faz mais sucesso porque é mais convencional. Curaçao é um ótimo destino para quem não quer ficar só no hotel.

Luciana Estefanio ( www.tonamata.com.br)

Concordo Ricardo.
Mil vezes Curaçao.
tem diversão de dia e de noite.
abs

SYDNEY MACIEL
SYDNEY MACIELPermalink

Raquel, concordo com o Ricardo, e ainda acrescento, em Aruba tudo é previsível e acessível, que boa parte da área turística parece um cenário de parque temático, já em Curaçao, na minha opinião, a região de Punda/Otrobanda é charmosamente preservada para aprazer, sem parecer artificial.
Aconselho alugar um carro, a ilha tem várias praias, e se tiverem disposição de rodar cada dia para uma enseada diferente, garanto que se surpreenderão.
Há uma escuna chamada Insulide, que faz agradáveis passeios em torno da ilha.

Gabriel
GabrielPermalink

A rede Marriot têm dois hotéis em Curaçao: o Curacao Marriott Beach Resort & Emerald Casino e o Renaissance Curacao Resort & Casino. Ambos são bons?

O Holliday Inn de Aruba chega a ser ruim? Ou só não é melhor que seus pares?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu fiquei bastante mal impressionado com o Holiday Inn Sunspree. Achei bagaceiro. Mais para Parque da Costeira do que para Pestana Natal. Mas já houve menções positivas aqui no blog.

O Renaissance é novinho, não existia na época em que estive na ilha (janeiro 2007). Fica no forte, na entrada do canal que divide Willemstad de Otrabanda. É uma localização interessante para sair à noite sem precisar de carro.

O Marriott fica na baía Piscadera, a 5/10 min. de carro do centro.

Luciana Estefanio ( www.tonamata.com.br)

O renaissence de Curaçao é um espetáculo! Recomendo.
A praia, é em cima do shopping. Fiquei surpresa ao saber que era artificial e achei que seria pessima. é inacredutável, vc nao acredita e nao diz que é praia construida.
O htl é super bem localizado. No renaissence vc so precisará de carro para ir as parias de dia, de noite td rola ali perto!
recomendo.

QQ duvida, uma btrasielira dá consultorias de Curaçao nara_aguiar@hotmail.com

Ela sabe de td que rola na ilha. Prais, shows, restaurantes etc...
abs

Gabriel
GabrielPermalink

Será que é possível eu conseguir um desconto com a rede Renaissance se eu fizer uma dobradinha ARUBA-CURAçAO com a rede Renaissance/Marriot? Os hotéis Renaissance são de bom nível nestes locais? Ou em Aruba seria melhor tentar fazer a dobradinha com o Marriot?
Obrigado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acho difícil. Esses hotéis normalmente são de proprietários diferentes que se afiliam a uma rede. Você teria que escrever e negociar por email, não existe possibilidade de obter esse desconto casado no site dos hotéis ou em sites de reservas.

Daniel Mancebo
Daniel ManceboPermalink

Olá Riq,
Sou leitor assíduo deste blog já há algum tempo... Vc está de parabéns pelos comentários, pela forma como passa as informações e pela dedicação ao blog! Estou planejando viajar na lua de mel para los roques em fevereiro próximo. Terei 11 dias sendo que estou pretendendo ficar 7 dias (tb não sei se é o suficiente, pelo que li poderia ficar muito mais e ficaria satisfeito!!) lá e estou na dúvida em relação ao próximo destino.

Pensei em ficar 3 dias em Aruba, mas realmente estou em dúvida em relação a Curaçao. Se eu for ficar em Aruba três dias são suficientes? O q vc acha mais interessante a combinação Aruba X Los Roques ou Curaçao x Los Roques?
Outra dúvida: pretendo alugar carro, seja em aruba ou seja em curaçao, é necessária Carteira de Motorista Internacional? Eu não tenho e estou preocupado com isso.
Outra e última: li no seu site que não é necessário visto para Aruba ou Curaçao, é isso mesmo?
Muito Obrigado,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não é necessário visto. A carteira internacional é bom ter, mas só por desencargo de consciência, para apresentar a policiais. Eu até hoje não fiz a minha.

Não misture Los Roques com Caribe. É um inferno confirmar passagens da Venezuela para outros países. Você teria que resolver tudo quando chegasse lá.

Estude melhor a Venezuela e faça coisas por lá.

Daniel Mancebo
Daniel ManceboPermalink

Imaginei que seria difícil, no entanto, pensei que como irei primeiro para Los Roques, daria tempo de comprar as passagens com antecedência quando chegasse em Caracas no primeiro dia (Estarei indo pela Gol e chegarei em Caracas 15:30). Acho que só conseguirei ir para Los Roques no dia seguinte né?

De qq maneira não imaginei outro lugar na Venezuela, na verdade não vi ao longo deste tempo de pesquisa nada que valesse a pena. Isla Margarita descartei logo, já que pelas comparações com Los Roques seria "covardia". Teria alguma outra opção em mente, Ricardo?

Agradecido novamente!

Cláudia Holder
Cláudia HolderPermalink

Daniel, eu fui com meu esposo a Los Roques no Carnaval do ano passado e adorei. Não era lua de mel, mas nossa viagem também durou uns 10 dias. Ficamos uns dias em Caracas (gostei bastante, o bairro Las Mercedes, onde nos hospedamos, é bem tranquilo) e o resto em Los Roques.

Se você gosta de praia, vai gostar bastante de Los Roques. O lugar é lindo. E tem pouca gente (nunca fui a Aruba ou Curaçao, mas imagino que seja meio cheio de gente e badalação). Na minha opinião, para 10 dias e em lua de mel acho que você não precisa ficar procurando outro lugar pra ir.

Não que a Venezuela não tenha outras opções. Tem sim, como Canaima (onde fica o salto Angel) e Mérida (onde fica o teleférico mais alto do mundo). Mas não ficam no caminho para Los Roques.

Ah! Em Los Roques, recomendo a pousada La Cigala, que já me foi recomendada por Riq (ótima dica, Riq!). É confortável para os padrões rústicos do arquipélago, e a comida é absurdamente deliciosa.

Larissa
LarissaPermalink

Ricardo, gostaria de saber qual desses hotéis é o mais novo e qual a data de sua inauguração? Você saberia me dizer?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não tenho como saber não, Larissa.

Lisa
LisaPermalink

Oi Ricardo,

Ufa consegui um pacote para Aruba no carnaval! E isso não foi tarefa fácil, mas estou enlouquecendo a vida do meu agente Bruno Vilaça, que enfim conseguiu o que eu queria, mas agora vai a dúvida.
Consegui um pacote que chega em Aruba no sabado a noite e volta no sabado seguinte a noite. Pensei em quebrar isso na quarta feira e ir para Curaçao, e ficar até sabado (tenho que voltar para Aruba, pois não consegui Curaçao-Brasil). Então, basicamente, seria 3 dias em cada lugar, acha que vale a pena esse entra em sai, ou 7 dias em Aruba?
Já vou agradecendo pela super ajuda!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

3x3 vale, sim.

Lisa
LisaPermalink

brigadão ricardo! confio totalmente em vocë!

Cristina
CristinaPermalink

Oi Ricardo.
Vim parar aqui meio por acaso (e desespero!). Já vi que você é O CARA quando se trata desse pedacinho do Caribe.
Rasgação à parte, vamos ao que me trouxe.
Consegui uma oportunidade de viajar e vou aproveitar. Vou usar milhas. Queria de você a dica de um hotel bom e barato. Não me importo de ficar mais longe da praia se valer a pena em termos de acomodaçao/preço e eu alugar um carro. Só que tudo isso (perto da praia = preço caro ou longe da praia+carro= preço barato)eu não sei (nem tenho tempo) de avaliar.
Também preciso saber se ir a Curaçao vale mesmo a pena (eu penso que sim). Se vale, quanto custa a passagem aérea.
Ah, e ideia de preço de aluguel de carro e se eu posso fazer aqui no Brasil, antes de viajar.
Obrigada, desde já pela sua atenção.
Um abraço,
Cristina

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

De Aruba, veja os comentários anteriores. O Dionísio andou pesquisando hotéis baratos longe da praia. Na praia, o Mill Resort está na quadra de trás de Palm Beach e tem minicozinhas equipadas. Cote o seu carro em agências online como http://www.kayak.com, http://www.expedia.com e compare com cotações feitas pelo hotel que você escolher com locadoras locais. Todo hotel simples/pousada tem algum esquema com locadora local.

Pra ver preço de passagem entre Aruba e Curaçao, veja as cias. áreas citadas nos vários comentários. Neste momento estou com conexão ruim e não consigo carregar o post inteiro.

Em Curaçao há muita hospedagem em conta, mas o padrão é irregular. Eu só ponho minha mão no fogo pelo Howard Johnson, que é tipo Ibis e fica no centrinho de Willemstad, em Otrabanda.

Erica
EricaPermalink

Olá Ricardo,após ler as dicas deste blog decidi ficar meus 8 dias em Aruba!!!Quero descansar e aproveitar aquele mar maravilhoso sem fazer sacrificios.Vou ficar em Palm beach,mas como estou indo com mais 2 casais de amigos estou pensando em passar 1 dia em baby beach, 1 dia em renaissance island e 1 dia em arashi beach com eagle beach.Os outros dias ficaremos em Palm beach.O q vc acha?
Vc acha q vale a pena este dia na renaissance Island?
E,sabe dizer se podemos levar para todas estas praias um isopor com bebidas e gelo sem parecer uma "farofada"???E talvez uns pequenos sanduiches???Estas praias possuem barracas com serviço ou não??

Obrigada e um abraço

Erica

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

No dia de Baby Beach vocês vão passar pela vila de San Nicolas, onde tem um bar/restaurante bacana, o Charlie's. Na praia há um quiosque. Dá também para alugar espreguiçadeiras.

Não me lembro de haver quiosque em Arashi.

Se a geladeirinha for bacana não é farofa não mrgreen

Eagle Beach é pro lado oposto de Arashi Beach. É uma praia contígua a Palm Beach. Dá pra ir a pé, se gostar de caminhar. Eagle tem bares na areia.

Não sei se o Renaissance aceita visitantes para a ilha. Eu não tenho vontade de ir não. (Nunca fui.0 Preferiria fazer algum passeio de barco.

Erica
EricaPermalink

Muito obrigada pelas dicas!!!!!!

Só mais duas perguntinhas...Vc acha válido o passeio de submarino??

Estou pensando muito nos passeios de barco porque eu e meus amigos estamos acostumados com Angra,Ilha Grande e Regiao dos Lagos aq no Rio de Janeiro,temos receio do passeio de barco em Aruba não ser tão diferente dos q fazemos por aq.

Abraço

Erica

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Erica, o mar do Caribe tem uma transparência que você não encontra em lugar nenhum do Brasil. É outro papo.

Eu não fiz nem passeio de barco nem de submarino, porque já acho bacana demais ficar na praia. Quando menciono os passeios é só para dar opção aos inquietos.

Acredito que o passeio de submarino seja engraçado; é uma forma diferente de entrar num aquário. Mas se eu soubesse por experiência própria, ou intuísse, ou pelo menos tivesse a informação segura de que o passeio é imprescindível e transcendental, eu teria escrito isso com todas as letras.

Nas agências de passeios você deve ver vídeos e fotos que podem ajudar a decidir. Não se estresse antes da hora.

Mary Walmsley
Mary WalmsleyPermalink

Oi Ricardo e Oi Erica,

Estive em Aruba em out/2008 e fiz o passeio do submarino. Tinha chovido um pouco nos dias anteriores e a água estava meio mexida. Isso tirou um pouco visibilidade e a graça do passeio. Faço mergulho, então isso pode ter comprometido minha empolgação. Mas o comentário dos outros passageiros foi bem parecido com o meu.

Achei o programa legal. Não mais que isso. E analisando o valor da brincadeira (U$100,00), ela perde um pouco da graça.

Para quem quer se sentir dentro do aquário, além do submarino, tem outras opções: mergulho autônomo com cilindro (Scuba); mergulho de SNUBA, um mistura de Snorkel e Scuba; barco com fundo de vidro. Fiz também o passeio de barco com paradas para Snorkel. Muiito legal e bem animado.

Espero ter ajudado!

Abraços

Cristina Diniz
Cristina DinizPermalink

Obrigada,Ricardo
Você sempre (pelo que pude ver por aqui) gentil e rápdido nas respostas. Ainda que tenha quer repetir ad nauseum as mesmas dicas.
Um abraço.
Cristina

Roberta
RobertaPermalink

Olá,

Estou tentando encontrar resorts all inclusive em Aruba. Alguma dica para quem vai com bebê de 02 anos e usará milhas??

Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tem dois: Occidental e Riu. Os dois têm localização parecida em Palm Beach. Acho o Occidental mais elegante.

Tatiane Henriques
Tatiane HenriquesPermalink

Ola!!!! Quero ir à Aruba na minha Lua de mel, que sera em setembro/2010. Estou com medo pq ouvi falar de tremores de terra e chuva... Corro o risco de me arrepender??? Me indique um hotel bom e com um preço bacana!!!! Obrigada!!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não há terremotos nem furacões. A estação chuvosa vai de outubro a dezembro e é bem menos chuvosa que no Brasil. No post há indicação de hotéis.

Ivan Yoshio
Ivan YoshioPermalink

Olá Ricardo,
Tudo bom?!
Primeiramente, Parabéns pelo blog! Está excelente!
Após ler e pesquisar por aqui e por ai, fiquei com umas dúvidas.
Pretendo vistar todas as praias recomendadas em Aruba e Curacao, mas e as cadeiras e o guarda-sol? Como funciona? Já que algumas praias como Arashi nao tem quiosque.
As praias que tem quiosque e/ou bares fornecem cadeiras e guarda-sol? É um serviço cobrado?
Abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Em Baby Beach alugam-se espreguçadeiras. Não sei quanto custa, mas chuto aí em uns 15/20 dólares.

Para Arashi você leva sua canga ou toalha, não há espreguiçadeiras para alugar.

Mary Walmsley
Mary WalmsleyPermalink

Em Arashi Beach tem umas palhocinhas, em que é possível se abrigar do sol. Só deve ter cuidado com os mosquistos.

Juliana
JulianaPermalink

Olá Ricardo, tudo bem ??
Estou planejando minha lua de mel e meu destino preditileto entre todos os lugares do mundo é conhecer o Caribe !
Caso no meio de setembro, dia 18.
Leio seu blog ha algum tempinho e toda vez que aparece um comentario novo me chega uma duvida diferente !
Pesquiso muito na net sobre o clima de Aruba e morro de medo de temporais e furacoes nessa epoca, principalmente pq ví em varios sites que setembro é mês PICO de furacoes !
Com todo esse tempo louco de hoje será que tem algum perigo?
Gostaria de sugestões tbm de hoteis bons e não muito caros e que oferecam pacotes especiais para recem casados!
vc conhece Bogotá ? Estavamos querendo passar uns dias por lá antes de ir pra Aruba, se tiver dicas tbm para me passar adoraria !
Obritgada pela atenção
Juliana

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Aruba não tem furacão NUNCA. Curaçao também não. Los roques também não.

Leia sobre Bogotá em http://pergaminhoeletronico.wordpress.com.

Ivan Yoshio
Ivan YoshioPermalink

Piscinas em Reforma.
Só para informar algo bem Importante.

Verifique se estará tudo ok com a piscina do hotel na data da sua viagem, percebi que algumas promoções são em conta disso.

Na época que vou a piscina do Westin estará em reforma que será de 08/09/10 até 15/10/10. Parece-me que de um dos Marriott tb estará em reforma em 2010 não sei a época.

Abraços

Luciana Estefanio ( www.tonamata.com.br)

Olá!

Para quem está indo a Curação, te uma barsileira que mora lá e presta uma consultoria com dicas de acordo com o perfil de cada um.
teno o e-mail ai vai nara_aguiar@hotmail.com

Fui a Aruba e Curação, e para meu estilo Curação ganhou disparado! Pretendo voltar em outubro... mas pra ficar mais tempo e assims endo quero ficar num htl mais barato ou pousada ou se forcom family em um Ap se souberem de algo em avisem.
bjs e boas viagens!
Lu

carlo ferreira capanema

neusch wanstein galera....

Juliana
JulianaPermalink

Assistam esse video do site da BBC Brasil

http://www.bbc.co.uk/portuguese/pop/070903_video_furacao_pop.shtml

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Setembro de 2007, Juliana. Não sabia que tinha ocorrido. Deve ser a coisa mais rara do mundo. Aruba é descrita em todos os lugares que você possa consultar como fora da rota dos furacões.

Aqui está um resumo de todos os furacões que passaram perto da ilha na década de 2000 a 2009.

http://www.arubabeaches.net/how-common-are-hurricanes-in-aruba/

Este Félix foi o que passou mais perto, a 40 milhas. Os danos foram mínimos, bem diferente do que ocorre com outras ilhas quando enfrentam furacões.

Juliano
JulianoPermalink

Na dúvida, optei pelos dois destinos... ficarei 7 em Aruba e 6 em Curaçao... Parabéns pelo post!

Juliana
JulianaPermalink

Sim,Ricardo, mas estamos passando por um periodo totalmente diferente, o tempo está todo descontrolado e um lugar que nunca tem furacao pode passar a ter, esse é meu medo.
Pesquisei muito e ví que em todos os lugares fala que está fora da rota..
Bom, mas mesmo assim ainda insisto em ir pra la em lua de mel...
Seja o que Deus quiser...
Obrigada pela atenção

Marcos Gomes
Marcos GomesPermalink

Estimado Ricardo, a respeito de usar milhas para ir ao caribe, uma boa alternativa é Cartagena, na colombia. Há voos de Bogotá para Cartagena por US$ 70 (decolar colombiano). VC tem informações sobre o lugar? Como é a praia? É uma boa opção? Se alguém mais tiver informações sobre Cartagena, estarei aguardando.
Desde já, muito obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Cartagena é linda, mas as praias do continente não são bacanas -- ficam num bairro anexo moderno, um balneário de prediões e mar pouco caribenho. As praias bacanas estão em ilhas a 45 min/1h de barco.

Não se fie pelos preços que encontrar no Decolar colombiano -- acho difícil você conseguir realizar a compra com cartão de crédito brasileiro.

Ricardo Almeida
Ricardo AlmeidaPermalink

Chará,
Li antentamente os posts e a parte inicial do blog, especialmente quanto a Aruba, local do meu destino neste carnaval.
Além das praias, há algum passeio ou evento julgado imperdível em uma viagem a Aruba?
Desde já agradeço e parabéns pelo site.
Abs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se você gosta de passeios, há muitos e você poderá escolher ao chegar. Entre na loja da De Palm e veja todas as ofertas.

Se você curte apenas praia de mar claro, também vai gostar.

fabiana
fabianaPermalink

Oi Riq,
Estou planejando meu casamento para abril.
Inicialmente tínhamos escolhido a República Dominicana (são realizados casamentos nos resorts com efeito legal e podem ser registrados no Brasil). Agora, às vésperas de finalizar o pacote, vieram os lamentáveis acontecimentos no Haiti. Li notícias de que toda aquela área está sendo afetada e desistimos e Punta Cana. Alternativamente pensei em Aruba. Soube que tambem são feitas cerimonias por lá. Tem alguma informação sobre esse tipo de viagem. Aruba seria uma boa opção em abril. Há outros destinos de praia onde posso realizar o casamento (que tenha efeito legal e não seja meramente simbolico)?
Obrigada antecipadamente pela ajuda.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eita, gripe suína II, a missão.

Quem te disse que Punta Cana foi afetada? Fica no OUTRO LADO da ilha, a 500 QUILÔMETROS do terremoto. É como haver um terremoto em São Paulo e você cancelar uma viagem a Belo Horizonte.

Veja o depoimento deste morador de Punta CAna no TripAdvisor:

http://www.tripadvisor.in/ShowTopic-g147293-i28-k3319461-There_was_NO_EARTHQUAKE_in_Punta_Cana-Punta_Cana_Dominican_Republic.html

Quanto à validade dos casamentos em Aruba, desculpe, não sei dizer nem onde pesquisar. Não sabia nem que os da República Dominicana teriam validade por aqui.

Dionísio (www.blogdodionisio.wordpress.com)

Fabiana, na revista Viagem e Turismo de dezembro há uma matéria bem boa sobre Aruba em que eles indicam o nome de uma brasileira (não lembro agora qual) que mora lá há muitos anos e é especialista em conseguir o que os brasileiros querem. Pensando no teu csamento, tu poderias descobrir o nome dessa pessoa e telefonar a ela, para ver se ela organiza e esclarece o que precisas.

maria bonita
maria bonitaPermalink

essa sou eu muito prazer maria jose ha 20 anos morando em Aruba , e dona do receptivo Maria Bonita Tours

Luiz
LuizPermalink

Olá Ricardo, cheguei a uma semana de Aruba e gostei muito, obrigado por todas as dicas. Gostaria de perguntar uma coisa, no check in do aeroporto Aruba cobraram uma taxa de embraque de U$35´por pessoa e me deram os tickets (canhoto)como recibo para reembolso pela agencia no Brasil pois falei que já havia pago as taxas aqui. A agencia onde comprei disse que oque paguei foi uma taxa governamental e que não tem reembolso por ser regressão de AUA??. Não entendi muito bem até porque não me falaram nada antes de viajar sobre esta taxa e paguei U$270 de taxas de embarque. Por favor voce sabe alguma coisa sobre isso????????Obrigado.

maria bonita
maria bonitaPermalink

luiz olha o teu bilhete de viagem se tiver escrito um valor com AWG(cifra monetaria florin) significa que voce ja pagou a taxa de embarque no brasil, o valor da taxa de embarque em aruba e de U$D35, existem companhias aereas que tem acordo com o aeroporto essas podem incluir na passagem a taxa a Gol por exemplo so ha dois meses passou a incluir esse valor na passagem, mais a COPA e a AVIANCA ja tem incluido. ja com os voos para curacau, nao esta incluida essa taxa no bilhete aereo o passageiro tem que pagar diretamente na hora do check-in

Daniella
DaniellaPermalink

Ola Ricardo!
Pretendo passar uma semana em Aruba em abril com meu marido.Estou na duvida entre o Riu Palace Aruba e o Occidental Grand Aruba,ambos com sistema all inclusive.Tb gostaria de uma opiniao sobre este sistema,se vc acha que em Aruba ele realmente vale a pena ,pq acabamos presos ao hotel pois nao queremos perder nenhuma refeiçao pela qual ja pagamos e pq tb acabamos nao conhecendo outros restaurantes.
Gostaria mto de sua opiniao.
Desde ja mto obrigada pela atençao,
Daniella

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você mesma já escreveu a resposta na própria pergunta.

O sistema all inclusive só vale a pena mesmo se você fizer do hotel o centro da sua viagem, passeando pouco e consumindo bastante, e apenas no hotel. Palm Beach tem restaurantes e bares em volta, vocês provavelmente vão querer sair/experimentar.

Riu e Occidental são os únicos all-inclusive da praia. Os outros de Palm Beach não são. É só escolher outro.

Rosa
RosaPermalink

Olá Ricardo, este post me chamou muito a atenção, por vários motivos, perguntas bastante batidas/repetidas, as quais você esclareceu com a sua super paciência de mestre. Esse post bateu o recorde de perguntas? Ele está no ar desde 8 de julho e não se esgota... É recorde também? Abraços.

Dionísio (www.blogdodionisio.wordpress.com)

É, este post é um sucesso! Eu mesmo o monitoro constantemente porque irei a Aruba em março e quero colher mais informações. Acho que a oferta farta de pacotes, mais os voos da Gol e o uso de Smiles deram muito gás ao post, não é?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

As tuas contribuições foram (e continuam sendo) muito importantes!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Na fase nova, é o que tem maior número de comentários, sim. Mas na primeira fase Wordpress tem uns posts sobre Europa com mais comentários. O recordista é um post sobre uma promoção de passes de trem ("Vai viajar de trem pela Europa?") que se transformou numa central de resolução de roteiros pela Europa, com grande participação da Sylvia. São mais de 1.500 comentários...

fabiana meira lima
fabiana meira limaPermalink

Obrigada pela resposta Riq.

Adoro tudo que voce escreve, já li e reli os livros muitas vezes... o blog, as materias nos jornais e revistas... leio tudo!

Registrar os casamentos feitos no exterior no Brasil é um procedimento simples. Basta que o casamento tenha valor legal no país que for realizado. Em vários lugares no Caribe é super comum o casmaento de estrangeiros. Alguns países tem uma legislação muito simplificada para o casamento o que permite que voce chegue e 24 horas depois se case (geralmente na praia) e pronto, já está em lua-de-mel! Alguns hotéis até oferecem a cerimonia como cortesia para quem faz pacotes de uma semana etc. "Wedingmoon Packages" (wedding and honeymoon)

Meu receio com a RD é que pelos jornais parece que muita ajuda internacional para o Haiti está chegando por lá e teria gente fugindo do Haiti para a RD etc etc. Então fiquei com impressão que o clima no país não estaria para "vacation". Mas obrigada pela indicação do site. Vou avaliar direitinho.

Li que em Aruba os casamentos de estrangeiros são comuns, o detalhe é que, para ter valor legal, o casal tem que ir antes numa espécie de cartório em Oranjestad e "casar no civil" depois vão para a praia do hotel e fazem uma cerimonia simbolica.

Soube que na Jamaica tambem é muito comum a realização de casamentos de estrangeiros. Mas não sei quase nada sobre o lugar. Há aqui no viajem algum post, informação etc? Pode me indicar algo para ler sobre esse destino.

Obrigada mais uma vez, Riq

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fabiana, Punta Cana está bem longe do Haiti. Não deve haver nenhum reflexo de nada do que esteja ocorrendo no Haiti.

Infelizmente, do ponto de vista prático, estas horas em que todo mundo pensa em deixar de viajar para um lugar por motivos irracionais acabam sendo boas para quem confirme sua viagem. Provavelmente as praias da RD estejam mais vazias nos próximos meses porque as pessoas não querem nem pensar em chegar perto.

Mas é como se acontecesse uma catástrofe no Paraguai e você cancelasse uma viagem a Búzios...

Dionísio (www.blogdodionisio.wordpress.com)

RIQ, a propósito desse assunto, tem uma matéria interessante no UOL Notícias, segundo a qual navios de cruzeiro - mesmo após o terremoto - continuam chegando a Labadee, no Haiti. Link: http://noticias.uol.com.br/especiais/terremoto-haiti/ultnot/2010/01/20/ult9967u127.jhtm

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

E não teriam por que não aportar, Dionísio. Não houve nenhum dano a Labadee. Qualquer questionamento moral de passar no Haiti agora é igualzinho ao questionamento de passar pelo Haiti antes -- mesmo sem terremoto, aquele já era o lugar mais pobre do hemisfério ocidental, e os cruzeiristas já se divertiam por lá mesmo assim.

(Sendo muito xiita, isso se aplica a qualquer viagem em qualquer lugar do mundo. Como você pode ir ao Nordeste se divertir enquanto tem gente passando fome nas periferias e no interior?)

Deixar de operar no Haiti nesse momento seria ainda mais prejudicial ao país. Seria condenar ao desemprego uma comunidade que vive disso (e ainda cortar uma fonte de receita em impostos). Labadee foi desenvolvida como uma ilha particular da Royal Caribbean; é genérica e sempre foi vendida assim (o Haiti nunca foi marketeável).

Luciana Estefanio ( www.tonamata.com.br)

Galera,

Indiquei em Curação a Nara uma brasileira que mora lá, conhece tudo e pode ajudá-los. nara_aguiar@hotmail.com

Em Aruba, fui recebida pelo Carlos e sua esposao Ingrid eles são da Palm Tours, tenho o contato carlos.aruba@gmail.com

Boa viagem a todos!
bjs,
Lu

Fabiana
FabianaPermalink

Ola, alguem ja ouviu falar do hotel The Aruban Resort? É bom ou ruim?

Dionísio (www.blogdodionisio.wordpress.com)

FABIANA, recentemente, pesquisando para minha viagem a Aruba em março que vem, li bastante sobre o The Aruban porque tem tarifas interessantes em sites de reservas.

Pelo que apurei, é um hotelzão, grandão, tipo econômico, que recebe muitas famílias porque os apartamentos têm cozinha.

Fica na eagle beach, considerada ótima, pertinho da praia.

O problema é que parece ser meio "cansado" e as avaliações de hóspedes no Trip Advisor são na maioria de neutras a negativas, com reclamações principalmente do serviço e do estado de conservação. Dá uma olhada: http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g147248-d148673-Reviews-The_Aruban_Resort_Casino_at_Eagle_Beach-Oranjestad_Aruba.html

Em outras fontes encontrei avaliações também nesse sentido.

A impressão que me dá é que é um hotel para quem não se preocupa com detalhes e aceita defeitos. Nesse caso, as tarifas parecem boas, considerando o custo de Aruba.

Não sei se estás procurando hotel com cozinha no apartamento. Caso positivo, se fizeres questão de ser frente mar, o Divi Phoenix parece uma opção legal (tem uma ala novinha em folha), mas é mais caro que o The Aruban, mas parece ser mais barato que similares.

Na mesma faixa de preços do The Aruban - mas com avaliações muito boas no Trip Advisor - encontrei o Sasaki Apartments (recomendado pelo New York Times) e o Paradera Park. Ambos fazem o estilo pousada, são razoavelmente simples, mas tudo parece muito limpo, funcional, direitinho, mas estão um pouco mais longe da praia (Sasaki dá para ir a pé).

Tem um outro hotel na mesma faixa de preço, também tipo pousada, a uns 15 minutos a pé de Eagle beach, que é o Arubiana Inn (microondas no quarto), com ótimas avaliações no Trip Advisor.

Acho que apesar de ser perto da praia, eu não ficaria no The Aruban, não.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eagle Beach = "low rise hotels". Hotéis mais antigos, baixinhos, a maioria construído para time sharing econômico.

Palm Beach = "high rise hotels". Hotéis mais novos, grandões, com jeito de resort, construídos para americanos (alguns com time sharing também).

Ótima tua pesquisa, Dionísio.

Dionísio (www.blogdodionisio.wordpress.com)

Pois é, inicialmente eu faria uma viagem mais econômica, o que me obrigou a fazer uma longa pesquisa de hotéis mais baratos mas confortáveis. Além desses que citei, há outro, o MVC, sem cozinha, mas muitíssimo bem avaliado.

Depois, pude dar uma afrouxada no orçamento e decidi ficar num lugar melhor, o Westin, que obtive avulso numa tarifa bem vantajosa na CVC.

Vou ficar também três dias em Bogotá e reservei lá o hotel GHL Hamilton, na Zona Rosa. Depois da viagem posso passar alguns detalhes.

Carol
CarolPermalink

Ricardo,
Vou pra Aruba agora no dia 06 de fevereiro, vespera de carnaval.
Vc acha necessario fazer reserva em restaurantes como aqueles citados anteriormente Acqua Grill e Flying Fishbone?
Obrigada
Carolina

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Reserve, mas depois de chegar.

Luciana Estefanio ( www.tonamata.com.br)

Carol,

Em Aruba ao chegar no hotel peça para reserva no Pinchos. U restaurante muito bacana! Num deck no meio do mar que cv cehga a ele por um peir.
abs e boa viagem!
Luciana

Alberto Ngai
Alberto NgaiPermalink

Nossa gostei muito dos comentários do site e da matéria! Ricardo será que você ainda pode me tirar uma dúvida? Estou quase fechando um pacote para Aruba, e estou com uma dúvida enorme se eu fico no Westin a um preço mais camarada ou se invisto em torno de uns U$700 doletas a mais no Marriott que me pareceu com qualidade superior, você acha que vale?

Abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não existe diferença significativíssima entre os dois hotéis não, Alberto. O Westin inclusive está melhor localizado do que o Marriott (mais perto dos restaurantes e lojas de Palm Beach). Alguma coisa deve ter para justificar a diferença de preço, mas eu apostaria nele, sim.

Alberto Ngai
Alberto NgaiPermalink

Ah mais uma coisa, esse valor que comentei é por pessoa, que no papel sairia quase 1400 USD a mais por casal..

Lisa
LisaPermalink

Oi Alberto,

Vou para Aruba no carnaval e tbm fiquei com essa dúvida, se pagava a mais para melhorar o hotel. Meu agente disse que a diferença nem é tão grande (vou ficar no westin), se comparada ao preço.
Eu optei por ficar no Westin pois acabo passando grande parte do dia nas praias, e como decidi ir em cima da hora não consegui nenhum preço maravilhoso. Se for depois dessa data posso dar meu parecer por aqui.
Abs, Lisa

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu ficaria no Westin na boa. Por favor nos conte na volta!!!!

Ivana
IvanaPermalink

Oi Lisa,

Vi que vc vai passar o carnaval em Aruba e se hospedar no Westin. Estou querendo comprar um pacote p ir no final de agosto. Será que vc poderia dar um retorno sobre o hotel quando voltar? Outra coisa: tem como vc verificar se na época que eu vou, o hotel ou as piscinas estarão em reforma?

Agradeço demais a sua ajuda.

abs e boa viagem

Ivana

fabiana meira lima
fabiana meira limaPermalink

Resolvido, Riq. Li a página indicada no tripadvisor e outras cositas mais e estou convencida. Vou casar em Punta Cana. Mais uma vez obrigada!
Bjoka

bruno
brunoPermalink

Acabei de chegar de Aruba ( há 40 horas) e se puder ajudar , aqui vai minhas impressões pessoais...
Pra quem quer SOSSEGO ( como eu quis, pois fui de lua de mel) fuja de Palm Beach... muito quiosque , muita gente e muito barulho ( leia-se musica) na praia.
Eu fiquei no Tamarijn Resort, em Druf Beach e achei excepcional, pois a praia do hotel é particular,quase não vi brasileiro, recomendo.
Circular entre os dois polos turisticos de aruba ( oranjestad e palm beach ) é muito facil,não gaste dinheiro com taxi, vá de onibus, os motoristas falam ingles e aceitam dolares, alem do mais tudo é muito perto. Não me fez nenhum falta não ficar em Palm beach, pois toda noite levava 5 minutos pra chegar lá, de onibus.
Ricardo, valeu pelas dicas, as praias que vc indicou ( Baby e Arashi ) são excepcionais mesmo

Dionísio
DionísioPermalink

BRUNO, irei para Aruba em Março. Te importarias em dar mais umas dicas e contar mais algumas coisas, tipo facilidade para conseguir sombra nas praias, preços de alimentação, se é bom para fazer compras (a minha esposa agradece...), alguma pérola desconhecida etc.

Muito obrigado!

bruno
brunoPermalink

Dionisio,

claro que posso ajudar, aqui vai:
Em relaçao as sombras nas praias, tanto druf beach, baby beach eagle beach. arashi beach e palm beach apresentam mini quiosques tipo guarda-sol bastante amplos para gerar sobra para uma familia de 3 ou 4 pessoas. No entanto, precisar chegar cedinho na praia para pega-los livres. No dia que fui para arashi beach cheguei as 11h e fiquei debaixo do sol. Não se intimide com os hoteis em palm beach e eagle beach, os quiosques são totalmente publicos, mesmo que vc resolva se instalar na frente do hotel.
Em relaçao as compras, tanto Orangestad quanto Palm beach são fortes no quesito souvenirs, tem de tudo, pode apostar. Ja em Orangestad, do lado do Renassence tem shoppings com joalherias, relojoarias, e lojas tipo gess, lois vitton ( e outras nesse padrão), alem de varias perfumarias (dutty free).
No quesito alimentaçao fico te devendo, pq fiquei num all inclusive e fora dele só comi no senor froggs e no hard rock.
Não sei se interessa, mas mergulhar no naufrágio "Antilla" foi excepcional e o submarino foi um pouco decepcionante considerando o custo
Abraço

Dionísio
DionísioPermalink

BRUNO, ótimas observações. Tenho lido muito sobre o "problema" da sombra nas praias de Aruba, pois as "palapas" lotam muito cedo. Cheguei a ler num forum as pessoas recomendando que o turista compre um guarda-sol e uma cadeira, que são muito baratos e quebram um galhão.

Estou bastante interessado em mergulhar no Antilla. Dá para fazer até snorkell nele, não é?

Bruno
BrunoPermalink

Dioniso

Sobre o ANTILLA, eu não fiz snorkel, fiz snuba, mas muitas pessoas fizeram snorkel nessa parada do catamarã, só não sei dizer se elas gostaram...
Não deixe de fazer esse passeio do antila, fiz com a DE PALM TOURS ,o passeio chama-se DE PALM PLESURE, foi excelente, pois ainda há 3 pontos ( corais) para snorkel; que eu fiz, e valeu a pena.
Abraço

Dionísio
DionísioPermalink

BRUNO, valeu pelas dicas!

milton
miltonPermalink

vi poucos comentarios sobre o Tamarijn Aruba e seu irmão divi aruba, gostaria de saber se são bons resorts e se sua localização é boa

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

São hotéis que ficam em Druif Beach, que se localiza entre Eagle Beach e o centrinho de Oranjestad.

A diferença de Druif pra Eagle é que não há avenida à beira-mar; a praia é rente aos hotéis, como em Palm Beach -- só que sem o calçadãozinho nem a vida noturna de Palm Beach. São hotéis voltados para holandeses, alguns funcionam como time sharing.

Veja resenhas no TripAdvisor:

http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g147249-d150690-Reviews-Tamarijn_Aruba_All_Inclusive-Palm_Eagle_Beach_Aruba.html

http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g147249-d150688-Reviews-Divi_Aruba_All_Inclusive_Beach_Resort-Palm_Eagle_Beach_Aruba.html

willians
williansPermalink

Boa Tarde , estou pesquisando algum lugar para passar minha Lua de mel, a principio seria em Paris ,mas voltamos da Europa em jan e foi uma viagem bem cansativa,entao resolvemos mudar ...praia ,sol,mar algo que tivesse mais haver conosco aqui do Brasil. Minha grande preocupação é em relação ao tempo que se encontrará lá;não sol e chuva e sim tornados,furações e ondas gigantescas(tsunami) e não tenho experiencia alguma nessa região ,gostaria de saber mais a respeito desses fenomenos naturais para ir ou começar a procurar outro destino .
Muito obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Aruba está fora da rota dos furacões.

A época das chuvas vai de outubro a dezembro, mas nem chove tanto assim.

André Lot
André LotPermalink

Tsunamis são produtos de terremotos fortes que ocorram sob a água. Como o Riq disse, furacões não são uma preocupação, não, o país está fora da área de risco (tem um movito geofísico para determinar qual é a área de risco e pq todos os furacões "nascem" no meio do Altântico e vão para o noroeste, mas vou poupá-los do tequiniquês).

Zé
Permalink

Ufa, ainda bem! Eu enfrentaria um furacãozinho numa boa só pra não ter que encarar esse tal de tequiniquês shock

Silvana
SilvanaPermalink

Ola,

Vou fazer um cruzeiro pelo Caribe agora em Fevereiro, sendo que Aruba será o destino final, porém o navio aporta as 09:00 hrs , e meu voo para o Brasil parte as 22hrs. Gostaria de curtir uma praia durante o dia, porém tem um probleminha...onde deixar as malas?! Gostaria de uma dica, se existe em Aruba algum local onde se paga para passar o dia, assim poderia deixar minhas malas e tomar um banho antes de embarcar para o Brasil, ou se for apenas para deixar as malas também serve! Li todo o post e não encontrei nada similar.
Muito obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Silvana, dei uma busca por "baggage storage" e "luggage storage" e "left luggage" e aruba e não veio nada que prestasse, não.

Acho que o melhor pra vocês vai ser alugar um carro e circular com as malas no porta-malas. Assim vocês circulam pela ilha na boa. Nâo deixem bolsas no banco de trás, é inseguro em qualquer lugar do mundo.

O Dionisio falou de um parque aquático que abriu agora, pode ser a última parada para tomar banho de verdade depois da praia.

Dionísio
DionísioPermalink

RIQ e SILVANA, interessante esse caso de fazer um day-use em Aruba, porque quem vai à praia e depois embarca para ir embora vai querer tomar banho. Mas onde?

Minha sugestão para a Silvana é tentar um day-use em algum hotel (nesse caso pode ser até um "baratinho", quem sabe na própria Oranjestad, guiando-se pelo Trip Advisor, que relaciona algumas pousadas no "centro" e arredores, como o A1 Apartments - http://www.a1apartmentsaruba.com/, que tem diárias a partir de 70 dólares), ou então utilizar o Aruba Morgan's Island, que é um parque aquático perto de Eagle Beach e que, segundo dizem, teria preços de entrada mais baratos a partir das 3 horas da tarde (acredito que uns 40 e poucos dólares por pessoa).

Pode ser até que o aeroporto de Aruba tenha banheiro com chuveiro, mas aí só vendo lá, não é?

RIQ, sabes que eu sou um entusiasta de serviços de day-use e outros que amenizem o perrengue de quem tem que esperar voos, ir à praia e depois se vestir etc. Desde que conheci um clube de praia com toda a infra em Cumbuco/CE e ouvi a experiência de um amigo que usou aquele serviço de dormir e tomar banho em Cumbica, achei que estas são ótimas idéias.

Luciana Estefanio ( www.tonamata.com.br)

Silvana

Em Aruba tema palm island que não fui por ter a ilha do meu hotel á minha disposição. mas se fosse iria no ultimo dia em aruba e levaria minahs malas para lá e deixaria em um locker por lá e de lá tomaria banho e pegaria as malas. Essa foi a dica do meu receptivo em Aruba.

de qq forma repasso o e-mail dele de repente ele te ajuda.
carlos.aruba@gmail.com

Espero que ele possa lhe atender. Ele é da Palm Tours e em atendeu pq Fiaz pacote CVC

abs,
Lu

Silvana
SilvanaPermalink

Obrigada Ricardo, não tinha pensado nesta idéia, acho que pode ser um boa mesmo!
Suas dicas valem "ouro"..ehehe

willians
williansPermalink

obrigado pela resposta,agora vai outra rs
tenho um familiar que trabalha na TAM então tenho desc de 80% de desc,gostaria de saber de vc qual o roteiro melhor e mais barato para chegada em Aruba ,tendo em vista que a TAM opera para os EUA que seria uma opção de saida por lá,qual cidade tem voo mais barato? e outra quanto tempo em Aruba e qual outro lugar para ir proximo e como chegar ?
desculpe Ricardo por te incomodar tanto,mas é que só vc pode me ajudar rs
obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tem vôos de Miami. Veja em http://www.expedia.com

Mary Walmsley
Mary WalmsleyPermalink

Oi Wllians,

Miami sem dúvida é mais atraente! Por toda infra-estrutura que a cidade oferece, além da possíbilidae de compras.
Mas vc tem a opção de ir pela Venezuela. A TAM tem voo para Caracas e de lá partir para Aruba e Curaçao pela FlyDae.
Quando fui para o Caribe, em 2008, fiz assim.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É bastante difícil confirmar vôos aqui no Brasil saindo da Venezuela. Eu não recomendo essa opção, não. Se for para usar milhas, melhor ir por Bogotá. Até porque é uma cidade que vale o pernoite na ida e na volta (também não recomendo combinar no mesmo dia vôos de milhas com suas continuações pagas.)

Dionísio
DionísioPermalink

E de Bogotá a Aruba comprei com meses de antecedência passagens pela Avianca, parcelado no cartão, taxas inclusas, com atendente no Brasil, tudo direitinho. Sem falar que a Avianca é uma boa copmanhia. Entre Bogotá e Caracas, é Bogotá sem pestanejar.